Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

D. Castro

Midrange Oversound 6"

Recommended Posts

http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=665

A algum tempo ja tinha visto esse falantezim no site da over, mas nem tinha dado importância... ai esses dias tava projetando um trio pequeno/médio que tivesse um bom redimento e sem buracos na resposta ai pensei o seguinte:

2 woofer 12" no grave ( HPL, WPU...) de 50 a 250 Hz

2 woofer de 8" pra medio-grave/médio ( 8pw3 e similares) de 250 Hz a 1,5~2k

2 drivers Ti ( d-210ti) de 1,5~2k pra cima

ai foi que lembrei dos midrange, como ele diz que responde plano de 300 Hz a 8 K, achei que seria uma opção interessante pra substituir drivers fenolicos,nao so nesse meu projeto mais em qualquer outro trio, já que tem uma faixa de atuação mais ampla, talvez com um ganho em qualidade, e também uma economia de espaço, pois a over recomenda uma caixinha selada de apenas 3 L.

implementando esse mid no projeto, ficaria assim:

2 woofer 12" no grave ( HPL, WPU...) de 50 a 300Hz

2 mids over 6" de 300 Hz a 5k ( possibilidade de caixa cornetada?)

2 STW ( ST-200, que te resposta bem plana) de 5K acima

ficaria mais agradável e com mais qualidade assim?

outra duvida: seria muito dificil calcular uma caixa cornetada pra esse mid? que respondense bem na faixa de freq. que indiquei acima? nao tenho conhecimeto nenhum sobre esse tipo de caixa, portanto peço aos mais experientes que deem uma luz por favor.

entao é isso pessoal, vamos analizar se compensa, tanto auditivamente quanto financeiramente, limitações, vantagens e desvantagens. vamo ver se sai coisa boa desse tópico!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  dulibass disse:

A algum tempo ja tinha visto esse falantezim no site da over, mas nem tinha dado importância... ai esses dias tava projetando um trio pequeno/médio que tivesse um bom redimento e sem buracos na resposta ai pensei o seguinte:

ai foi que lembrei dos midrange, como ele diz que responde plano de 300 Hz a 8 K, achei que seria uma opção interessante pra substituir drivers fenolicos,nao so nesse meu projeto mais em qualquer outro trio, já que tem uma faixa de atuação mais ampla, talvez com um ganho em qualidade, e também uma economia de espaço, pois a over recomenda uma caixinha selada de apenas 3 L.

2 mids over 6" de 300 Hz a 5k ( possibilidade de caixa cornetada?)

outra duvida: seria muito dificil calcular uma caixa cornetada pra esse mid? que respondense bem na faixa de freq. que indiquei acima? nao tenho conhecimeto nenhum sobre esse tipo de caixa, portanto peço aos mais experientes que deem uma luz por favor.

entao é isso pessoal, vamos analizar se compensa, tanto auditivamente quanto financeiramente, limitações, vantagens e desvantagens. vamo ver se sai coisa boa desse tópico!

Eles não tem sensibilidade pra tocar pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post
  PFernando disse:
  dulibass disse:

2 mids over 6" de 300 Hz a 5k  ( possibilidade de caixa cornetada?)

olha só:

PARÂMETROS TS

Frequência de ressonância: Fs 125 Hz

Resistência da bobina: Re 5,7 Ohms

Fator de qualidade total: Qts 0,28

Fator de qualidade mecânica: Qms 3,1

Fator de qualidade elétrica: Qes 0,31

Volume equivalente do falante: Vas 4 L

Área efetiva do cone: Sd 0,012 m2

Deslocamento máximo: Xmax ± 1,0 mm

ESPECIFICAÇÕES

Impedância nominal: 8 Ohms

Resposta de freqüência: 200 ~ 8.000 Hz

Sensibilidade 1w/1m: 99 dB

Potência: 120 W

Potência de programa: 240 W

http://www.oversound.com.br/index.php?pag=...at=123&pro=3342

99 dB de sensibilidade é pouco? :huh:

esse mid é de uso profissional, axo que vc pensou que eu tava falando desses mid automotivos, que se usa na porta, pezinho,etc... dá uma olhda no link ai.

Compartilhar este post

Link para o post
  dulibass disse:
  PFernando disse:
  dulibass disse:

2 mids over 6" de 300 Hz a 5k  ( possibilidade de caixa cornetada?)

olha só:

PARÂMETROS TS

Frequência de ressonância: Fs 125 Hz

Resistência da bobina: Re 5,7 Ohms

Fator de qualidade total: Qts 0,28

Fator de qualidade mecânica: Qms 3,1

Fator de qualidade elétrica: Qes 0,31

Volume equivalente do falante: Vas 4 L

Área efetiva do cone: Sd 0,012 m2

Deslocamento máximo: Xmax ± 1,0 mm

ESPECIFICAÇÕES

Impedância nominal: 8 Ohms

Resposta de freqüência: 200 ~ 8.000 Hz

Sensibilidade 1w/1m: 99 dB

Potência: 120 W

Potência de programa: 240 W

http://www.oversound.com.br/index.php?pag=...at=123&pro=3342

99 dB de sensibilidade é pouco? :huh:

esse mid é de uso profissional, axo que vc pensou que eu tava falando desses mid automotivos, que se usa na porta, pezinho,etc... dá uma olhda no link ai.

Continuo achando que não dá certo. Os drivers tem 107 e tem gente que acha duas pouco. Se vc ver a curva dos mid bass de 8 ou 10, eles tocam tbm ate 5k, mas pra carro sem gritaria não dá.

Compartilhar este post

Link para o post

mas veja bem, a minha idéia nao é gritaria, isso é coisa pra corneteiro que quer abafar todo mundo... meu objetivo nao é esse, o que pretendo é ter um som bem equlibrado, entao acredito que com esse mid a resposta fique melhor do que drivers. veja que estou falando do uso dele em trios pequenos, onde se ouve som com amigos ou numa festinha, nada de botar do lado do outro carro pra ver quem toca mais...

edit: alguem ai que entende de caixa cornetada dá uma luz por favor!

Compartilhar este post

Link para o post

Não é isso que tou dizendo, não é ser corneteiro, é pq trio tem que ter corneta. Se vc ver a curva de resposta de um falante MG de 10" ele tá equilibrado legal até uns 5k, mas todo mundo bota corneta senão o trio fica morto. Uma vez queimei meus dois drives no carnaval e os 10kw3 seguraram legal a voz, mas corneta é corneta, pelo menos na minha opinião. Vê no carnaval, o som do trio elétrico é profissional, e tem o som típico cornetado, sempre foi assim, senão tira a graça. E quando eles tão tocando de verdade, o som dos médios e agudos somem, mesmo com drives direcionando, imagine esse aí que toca 1/8 de um driver. Pra som pequeno até que deve dar legal, mas grande não tem condição, ia ficar igual a trio de goiano, cheio de 6x9;

Compartilhar este post

Link para o post

sim cara , mas eu to falando de um MIDRANGE PROFISSIONAL DE 6", e resposta dele é bem diferente de um falante de 10"... e veja que falei de caixa cornetada pra esse mid, mas até agora ninguem respondeu a duvida...

e sobre as cornetas, tem gente que usa elas com 7 dB de atenuação, resultando em 100db/1w/m

se usar woofer + drive + st pode ter uma deficiencia na resposta ali entre o woofer e o driver, pq geralmente o povo corta o driver em 800~1k, e com esse mid, a resposta dele começa em 300hz, ou seja o woofer nao precisa subir tanto pra xegar na faixa dos médios , eliminado possiveis "buracos"... e tambem tornado o som mais pratico, ja que nao precisaria gastar com mais 1 via pra tocar o medio-grave, teoricamente seria 1 via fazendo o papel de 2... mas por enquanto tudo isso é teoria, vamos esperar alguem que ja tenha testado ou estudado mais a fundo sobre isso.

E eu continuo botando fé no midzim, até que me provem o contrário :vts

Compartilhar este post

Link para o post

kra pra som pequeno mg + st fik muito bom

s eu fosse tu pegava ou 4 pw3 + 2 st ou de preferencia 2 10pw3 + 2 st

fik bem legal

se eu fosse tu pra fik melhor ainda botaria um de 15" ou 18" q vai te da um grave mais gostosa e toca subgrave legal, com esse de 12 tu n vai t isso

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...