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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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Lunatico

Atualização De Som: Stetsom 4200 + Cs60d + Sub 10"

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Senhores, boa noite!!

 

Tenho acessado o fórum já há algum tempo, lido bastante, baixando umas apostilas pelo eMule pra entender um pouquinho melhor o sistema de som automotivo, pois assim como muito eu também sou novato nessa área!

 

Como pode ver pelo tópico, eu tenho a seguinte aparelhagem, que montei pensando mais em qualidade do que som pra fora.

 

-----

Head: Panasonic CQ-7103L com 3 saídas pré amplificadas de 2,0v. (2 + subwoofer), que chegou ontem e que eu já instalei, rs!

 

Amp: Stetsom 4200.

Número de Canais - 3

· Potência PMPO - 4200W

· Potência RMS

· 1 Ohms - 2 x 90W + 150W

· 2 Ohms - 2 x 90W + 145W

· Consumo - 300mA a 45A (Pico)

· Tensão de Alimentação - 13,8V

· Resposta de Freqüência STEREO - 100Hz a 30.000Hz

· Resposta de Freqüência MONO - 20Hz a 100Hz

· Impedância de Entrada - 50 Ohms

· Impedância mínima de Saída - / 1 (mono) Ohms

· Dimensão - 6 x 21 x 33 cm

· Peso - 3,34 Kg

 

Falantes: Kit 2 vias Bravox CS60D nas portas dianteiras.

 

Sub: Bravox PremiumIIe Export PSW 10", numa caixa selada de fibra que comprei pronta (não sei a litragem, teria que medir... coisa que vou fazer amanhã).

 

Carro: Gol G2 4 portas

-----

 

Lógico que quando montei essa som, sabia bem menos do pouco que já sei hoje. E hoje, já me disseram que esse módulo num é dos bons... que caixa selada ou dutada boa tem que ser em madeira MDF, etc.

 

Enfim, passou-se algum tempo, e eu estou querendo dar uma modificada. Após muito ler sobre as discussões de palco sono x falantes traseiros, decidi incluir um outro kit nas portas traseiras, ou no espaço que há ao lado do tampão do porta malas, que se não me engano cabe um falante de 5".

 

Como não pretendo comprar logo agora o kit traseiro, estou pensando primeiro em trocar o módulo por algo melhor, que já suporte os falantes dianteiros + traseiros + sub. Pesquisando pela net, eu vi que módulos de 6 canais tendem a ser bem caros, e meu orçamento não é coisa muito alta. Quero algo de qualidade, mas se possível de preços não exorbitantes.

 

Quero manter a possibilidade de regular o balanço, fader e crossover do sub tudo certinho, pelo próprio aparelho (além dos cortes no sub e nos crossovers dos kits, claro), e se não me engano isso tem que ser feito em conjunto com um modulo MOSFET, com suporte a conectores RCA. Como modulo de 6 canais custa lá pelos 900 contos, o que possibilitaria ligar em um módulo só os 4 canais dos falantes dianteiros + traseiros, e os 2 canais restantes em bridge pro sub pra empurrar mais potência, pensei em comprar um Hurricane 4120 (dizem ser um bom custo benefício) pros falantes, e de repente comprar um módulo BBB de 2 canais só pro sub, ligando em bridge se pudesse. Teria condições de fazer isso, não exagerando no orçamento ??

 

Aí ficam as dúvidas: O meu raciocínio está correto, em escolher um modulo separado pro sub, e um de 4 canais pro kit 2 vias ??

 

No site da Bravox, o meu sub tem Potência Nominal de 180 Wrms. Os kits bravox tem 70W RMS. O meu módulo tava devendo pros falantes e pro sub, ou tava razoável ? (pergunto porque a configuração foi montada na época pelo funcionario da loja, alegando que ficaria muito bom). Como a gente não entende, basta concordar e esperar pelo melhor...

 

Li que meu módulo só trabalha em 1Ohms e 2Ohms, sendo que o CS60D e o Sub são todos de 4Ohms. Isso daria algum ganho ou perda de performance na minha configuração atual ??

 

Quando eu for comprar o modulo novo, devo procurar módulos de qual potência pra que o som fique bem dimensionado pros falantes ??

 

Vocês aconselham retirar o sub da caixa de fibra e mandar montar numa caixa de madeira MDF com a litragem especificada pela Bravox lá no site, ou não fará muita diferença ??

 

Provavelmente quando eu for trocar o módulo, o cara vai ter que passar toda uma fiação nova, pela utilização do RCA. Aconselham algum cabo específico, ou basta escolher um cabo de boa qualidade com uma bitola de acordo com o uso ??

 

Desculpem as várias perguntas... espero que não seja muita pentelhação, hehe!

 

Aquele abraço a todos!!

 

Lunatico

rdoliv@gmail.com

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Fala Lunatico,

 

Levando em consideração q vc ja deicidiu usar falantes na parte traseira do carro.. a ideia de ter um amp 4 canais pro stereo e outro pro sub tá correta sim..

 

se o seu módulo tem 90W em 02 ohms.. em 04 ohms ele vai ter a metade dessa potencia.. ou seja 45W .. pra um kit de 70W é pouca coisa..

 

e mesmo supondo q o sub tb seja de bobina dupla de 04 ohms, o q resultaria em 02 ohms ligando as bobinas em paralelo.. 145W pra um sub de 180W tb é pouca potencia.

 

O ideal é sempre ter uma folga de potencia no amp em relação aos falantes.. eu considero q 50% a mais de potencia nos kits e 100% a mais no sub seja o ideal..

 

isso é pro amp trabalhar com alguma folga .. pra qdo a musica tiver as suas variações, o amp ter essa folga pra poder reproduzir perfeitamente todas as variações da musica.. um amp com pouca potencia vc vai ter q deixar ele quase no máximo o tempo todo pra poder ter um rendimento satisfatório dos falantes.. mas ai qdo tiver as variações da musica.. o amp não tem "reserva" ´pra conseguir reproduzi-las. e vai acabar distorcendo o som.

 

se seu modulo trabalha em 01 e 02ohms.. usar falantes com impedância maior que isso não traz problemas pro amp.. só q ai ele não vai conseguir liberar toda a potencia q poderia.. em regra geral.. qdo vc dobra o valor da impedancia ( de 02ohms pra 04ohms) a potencia cai pela metade.

 

pro seus falantes.. eu acho q o ideal seja um amp de uns 100W pro kit e uns 350W pro sub.

 

Desde q a caixa seja bem feita , tanto faz ser de MDF ou de Fibra.. o problema das de fibra q se encontra no mercado é q elas não são bem feitas.. são muito finas.. ai não tem a rigidez necessária pra não gerar distorção no som... uma opção é reforçar a caixa com mais 1 ou 2 camadas de fibra por dentro..

 

e o principal a ser verificado é a litragem da caixa... ela influencia diretamente no tipo de som q o sub vai produzir.. um ótimo sub .. montado numa caixa com litragem incorreta.. não vai ter um resultado satisfatório.

 

Fiação é bem importatnte.. na parte de alimentação o mais importante é a bitola dos fios pra poder fornecer a energia necessária pro amp sem perdas... pois o amp só vai conseguir fornecer 100% da sua potencia se for devidamente alimentado.

 

pros RCAs e cabos de falantes.. a bitola é importante mas nem tanto.. a qualidade do cabo em sim ( qualidade do fio utilizado, esquema de trançagem ou não , isolação qto a ruidos ) é bem mais importante.. pois por eles é q vai passar o sinal sonoro.. se o cabo não tiver uma qualidade boa.. esse sinal vai ser prejudicado e o som não vai ter a qualidade q poderia ter caso se usasse um cabo de boa qualidade.

 

Ah.. qto ao modulo Hurricane.. ele tem um custoxbeneficio bom.. não é um excelente amp pra qualidade , mas toca bem pelo valor q custa.. na mesma faixa de preço.. vc pode procurar um Fosgate 4.6x usado.. um pouco menos de potencia.. mas com qualidade bem superior.

 

Qualquer coisa posta ai q a galera procura esclarecer as duvidas.

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Fala Royo! Boa tarde!!

 

se o seu módulo tem 90W em 02 ohms.. em 04 ohms ele vai ter a metade dessa potencia.. ou seja 45W .. pra um kit de 70W é pouca coisa..

 

e mesmo supondo q o sub tb seja de bobina dupla de 04 ohms, o q resultaria em 02 ohms ligando as bobinas em paralelo.. 145W pra um sub de 180W tb é pouca potencia.

 

Então sendo o kit 2 vias de 4 Ohms, e o modulo mandando a 2 Ohms pra ele, não gera nenhum "efeito colateral" (dos falantes queimarem, ou da qualidade do som piorar). Pelo fato da impedância ser menor no amp, ele manda o dobro de potência ? Então sempre seria melhor eu comprar falantes de 2 Ohms, ou colocar o amp empurrando o som a 2 Ohms, não ???

 

O sub eu tenho praticamente certeza absoluta que não tem bobina dupla. Esse sub tem dos dois tipo, bobina simples e bobina dupla, e se não me engano foi comprado um de bobina simples. Se fosse bobina dupla, o som dele teria mais potência por trabalhar em 2 Ohms, combinando com o módulo ?

 

O ideal é sempre ter uma folga de potencia no amp em relação aos falantes.. eu considero q 50% a mais de potencia nos kits e 100% a mais no sub seja o ideal..

 

isso é pro amp trabalhar com alguma folga .. pra qdo a musica tiver as suas variações, o amp ter essa folga pra poder reproduzir perfeitamente todas as variações da musica.. um amp com pouca potencia vc vai ter q deixar ele quase no máximo o tempo todo pra poder ter um rendimento satisfatório dos falantes.. mas ai qdo tiver as variações da musica.. o amp não tem "reserva" ´pra conseguir reproduzi-las. e vai acabar distorcendo o som.

 

Eu pensava que caso o módulo fosse mais potente, poderia correr o risco de queimar os falantes. No caso então, ele simplesmente fica sendo subutilizado, no limite máximo do falante... o que também imagino ser bom por não sobrecarregar o módulo, ja que vejo vários queimando um ou outro canal.

 

 

se seu modulo trabalha em 01 e 02ohms.. usar falantes com impedância maior que isso não traz problemas pro amp.. só q ai ele não vai conseguir liberar toda a potencia q poderia.. em regra geral.. qdo vc dobra o valor da impedancia ( de 02ohms pra 04ohms) a potencia cai pela metade.

 

Calma, então se eu tiver 100W no módulo em 2 Ohms, se eu utilizar falantes de 4 Ohms daria o mesmo resultado caso eu utilizasse um do mesmo modelo, só que de de 2 Ohms ?? Porque se for assim, é muito importante configurar a impedância do modulo, desconsiderando a impedância dos falantes. Acredito que eu devo estar errado em algum ponto, hehehehe! O ideal deve ser o casamento de impedâncias, não ?

 

Desde q a caixa seja bem feita , tanto faz ser de MDF ou de Fibra.. o problema das de fibra q se encontra no mercado é q elas não são bem feitas.. são muito finas.. ai não tem a rigidez necessária pra não gerar distorção no som... uma opção é reforçar a caixa com mais 1 ou 2 camadas de fibra por dentro..

 

Eu arrumei aqui uma fita metrica, e vou fazer os cálculos da litragem, comparando com o aconselhável no site da Bravox. Se estiver muito abaixo ou acima do específicado, vou tentar mandar fazer uma de MDF. Se estiver na faixa correta, mas se estiver com a fibra muito fina, vou então mandar reforçar com umas demãos a mais de fibra.

 

Fiação é bem importatnte.. na parte de alimentação o mais importante é a bitola dos fios pra poder fornecer a energia necessária pro amp sem perdas... pois o amp só vai conseguir fornecer 100% da sua potencia se for devidamente alimentado.

 

pros RCAs e cabos de falantes.. a bitola é importante mas nem tanto.. a qualidade do cabo em sim ( qualidade do fio utilizado, esquema de trançagem ou não , isolação qto a ruidos ) é bem mais importante.. pois por eles é q vai passar o sinal sonoro.. se o cabo não tiver uma qualidade boa.. esse sinal vai ser prejudicado e o som não vai ter a qualidade q poderia ter caso se usasse um cabo de boa qualidade.

 

Quando você diz alimentação, refere-se tanto ao player quando ao módulo, né ? Porque infelizmente cabeamento é uma parada que essas lojas de som mais releva... Certamente vou ter que pedir um cabo com bitola maior, e um cabo RCA de melhor qualidade. Como o meu som não é nada SUPER HIGH QUALITY, não preciso comprar os mais caros... mas certamente vou procurar algo de qualidade boa. A bateria foi trocada recentemente, e to com uma bateria acho que de 78 ou 80A no carro. O carro só tem ar condicionado, então acho que não terei problemas com carro morrendo e etc.

O cabo de alimentação então basta ter um de bitola maior, não importando muito a marca... Qual bitola seria recomendável ??? Já o cabo RCA, sendo a qualidade mais importante, qual marca aconselharia ? Porque dependendo, prefiro eu mesmo ir numa eletrônica e comprar um cabo melhor, com tamanho suficiente pra instalar no carro. Tipo, uns 20m deve dar, né ? :P

 

Ah.. qto ao modulo Hurricane.. ele tem um custoxbeneficio bom.. não é um excelente amp pra qualidade , mas toca bem pelo valor q custa.. na mesma faixa de preço.. vc pode procurar um Fosgate 4.6x usado.. um pouco menos de potencia.. mas com qualidade bem superior.

 

Qualquer coisa posta ai q a galera procura esclarecer as duvidas.

 

Show de bola. Na época eu tinha comprando um RF 4.6x, mas acabou ocorrendo uns imprevistos, e nem instalei no carro... vendi direto. Esses modelos Punch da Rockford também são bons ?? Vejo muitos comentando sobre o Tarantz, e do Banda. No caso do módulo, se eu conseguir eu preferiria juntar um pouquinho mais e comprar um de qualidade boa, mas não queria algo muuuito caro. Tipo algo pouco acima do Hurricane, já que ele é um bom CxB mas a qualidade não é tão compensadora.

 

 

No mais, agradeço bastante pela resposta. Suas explicações sanaram várias dúvidas minhas. Tu e o fórum estão de parabéns!

 

Abração!!

 

Lunatico

rdoliv@gmail.com

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vamos tentar explicar melhor o lance da impedancia de amp e falantes..

 

 

os falantes tem impedancia determinada.. tipo bobina simples de 04 ohms.. ou bobina dupla de 04 ohms.. isso não muda..

 

o valor de impedancia do amp.. é o menor valor q ele suporta sem correr o risco de queimar... é o valor q ele foi projetado pra trabalhar..

 

a potencia q o amp vai liberar.. vai depender de impedancia do falante q estiver ligado nele.. ele não tem impedancia "fixa" .. o q determina em qual impedancia ele vai trabalhar é o falante q estiver ligado nele..

 

se vc usar um falante de 04 ohms.. o amp vai trabalhar a 04 ohms.. se vc usar um falante de 2ohms.. o amp vai trabalhar a 02 ohms.

 

não tem como um amp trabalhar a 02 ohms . .tendo um falante de 04 ohms ligado nele.. mesmo q o amp suporte trabalhar em 02 ohms.

 

no caso do amp suportar trabalhar em 02 ohms e digamos q ele tenha 100w se trabalhar nessa impedancia.. se vc ligar um falante de 04 ohms.. ele vai trabalhar em 04 ohms.. só q ai vai liberar apenas 50W..

 

o q é perigoso é usar um amp q suporte impedancia minima de 04 ohms e ligar um falante de 02 ohms.. pois ai vai estar abaixo do limite minimo do amp...

 

o amp até vai trabalhar nesses 02 ohms.. e vai liberar o dobro da potencia q liberaria em 04 ohms.. se no caso fosseum amp q foeneça 100W em 04 ohms.. se ligar o falante de 02 ohms.. o amp vai liberar 200W... só q vai estar trabalhando sobrecarregado.. fora do q foi projetado .. os componentes internos não foram calculados pra suportar essa carga.. ai a chance de vc queimar o amp é bem grande.

 

 

 

é mais fácil queimar um falante de 100W com um amp de 30W.. do q com um amp de 200W.

 

pois com o amp de 30w vc vai ter q trabalhar com ele no máximo o tempo todo.. e vai acabar mandando sinal clipado pro falante... e isso é o maior motivo de queima de falantes..

 

agora com o amp de 200W.. ele vai trabalhar com folga.. e com distorçaõ muito baixa.. e desde q naõ exista distorção no sinal de audio.. a potencia em si não danifica o falante... claro q mantendo um certo com senso né.. não vai aplicar 1000W num falante de 10W né.. hehehe.. mas até umas 4x a potencia nominal do falante da pr aplicar se o sinal for isento de distorção.

 

Qdo falo em alimentação .. é do módulo mesmo.. ela q precisa ser dimensionada corretamente.. pois ele cosnume uma grande quantidade de energia.. a do player não chega a ser tão critica assim.. pois o consumo dele é baixo..

 

pra um módulo de até uns 400W rms ( 4canais de 100W) o ideal é usar fiação de uns 21mm²... se for até ums 300W ( 75 w por canal) dá pra usar fiação de 16mm².. acima de uns 800W ai ja usa fiação de 35mm²

 

isso tanto pro positivo qto pro negativo do amp..

 

se vc for ligar o amp no malas e o kit nas portas.. uns 5 metros de cabo de falante pra cada kit dá .. total de 10m

 

os RCAs tb com 5m

 

qto a marcas.. um RCA de qualidade satisfatória e preço baixo são os Stetsom , os Uniq Power ou os DB Dribe mais simples.. custam na faixa de R$ 50,00 o par de cabos ( 2 canais) .. abaixo disso eu não recomendaria não.. (fuja dos hurricane, Golden e outros xing ling)

 

pra fiação de alimentação pode usar os cabso da pompeia ou Beyma.. dá até pra usar cabos residenciais mesmo.. mas eles sõa bem mais rigidos e dificeis de manusear.. e passar esses cabos grossos no carro não é das coisa mais fáceis não..

 

pros falantes.. procure os cabos da Santo Angelo.. ou Beyma.. ou Techsound Hi-definition..

 

pro kit use pelo menos bitola de 2x1,5mm² e pro sub no minimo 2x2,50mm².. isso pra potencia baixa.. qto maior a potencia maior a bitola tb..

 

acima do Hurricane.. tem os Audiobank ou Blaupunkt GTA.. são melhores em qualidade e naõ custam tão mais caro.. ( uns R$ 100,00 a 150,00 a mais )

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Puta ignorância, hehehehe! Pra mim, não era os falantes que definiam a impedância jogada pelo módulo, e sim algum botão ou switch no mesmo, onde você escolheria 2 Ohms ou 4 Ohms! ;P

 

Na forma em que tu explicou, então devo entender que meu módulo atual Stetsom 4200 ( 3 canais - 2 Ohms - 2 x 90W + 145W) está devendo pros meus falantes, já que em 4 Ohms essas potências seriam cortadas na metade (2x 45W pro meu Kit 2 vias de 70W RMS nas portas dianteiras e 1 de 70W aprox. pro Sub de 180W RMS).

 

Se for isso, eu vou ficar muito puto com quem me aconselhou esse módulo na época, hehehehehe!!! (Sacanagem, eu também não tinha cacife pra montar algo que gastasse mais grana).

 

Se eu aprendi alguma coisa nessas mensagens todas, e concluindo então o meu raciocínio, eu tenho uma espaço bastante confortável de "upgrade" e melhoria do meu som atual, se eu simplesmente comprar um outro módulo de 4 canais e um outro de 2 canais pra rodar em bridge pro sub, pois ambos os modulos atenderiam melhor os specs dos falantes. Isso procede ??

 

Assim, ainda sobrariam 2 canais para a futura aquisição dos falantes traseiros, e eu venderia o meu Stetsom fdp baratinho pra compensar os gastos! ;P

 

Abração!

 

Lunatico

rdoliv@gmail.com

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o q vc pode fazer é comprar bom amp de 4 canais. .( blau GTA 480 ou audiobank 4100) .. eles tocam o kit nos canais dianteiros e o sub no bridge..

 

as potencias ja vaõ ficar bem mais "casadas".. e a qualidade vai melhorar e muuuuito..

 

ai se vc for usar outros falantes na parte traseira ( isso é dispensável) ainda pode usar as saidas traseiras (direto do player) pra tocar um mid ou coaxial na porta traseira. ou local original do lado do tampão.

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o amp q vc tem é esse?

 

g1312200615530394.jpg

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o amp q vc tem é esse?

 

g1312200615530394.jpg

Sim, é exatamente esse. Se não me engano ele não é mosfet, não tendo conexões rca.

 

A idéia de usar um amp apenas é até boa, mas nesse caso eu perderia o fader né ?? Teria condições de ligar os falantes dianteiros e traseiros em série (tipo, o lado esquerdo todo e o lado direito todo), baixando pra 2 Ohms a impedância e aumentando a potência fornecida pra eles ?? Assim sobraria também o bridge pra empurrar o sub.

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A idéia de usar um amp apenas é até boa, mas nesse caso eu perderia o fader né ?? Teria condições de ligar os falantes dianteiros e traseiros em série (tipo, o lado esquerdo todo e o lado direito todo), baixando pra 2 Ohms a impedância e aumentando a potência fornecida pra eles ?? Assim sobraria também o bridge pra empurrar o sub.

Me corrijam se eu estiver errado, mas fazendo dessa forma, ou seja, diminuindo a impedância, haverá também queda na qualidade de áudio.

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Me corrijam se eu estiver errado, mas fazendo dessa forma, ou seja, diminuindo a impedância, haverá também queda na qualidade de áudio.

Não sei, mas a idéia do Royo é boa. Pelo visto Royo, você é adepto apenas doa falantes dianteiro e da manutençao de um bom palco sonoro, né ? Hehehehe!

 

Mas realmente faz sentido. Como eu não pretendo comprar nesse exato momento os falantes traseiros, de repente apenas com a troca do meu módulo atual por um de melhor potência e qualidade, pode acabar me satisfazendo de tal forma que dispense a instalação dos falantes traseiros. E tanto o Blaupunkt GTA 480 ou o Audiobank 4100 empurram podem ser usados em 3 canais né ? (2 canais pro kits 2 vias, e os outros dois poderiam ser ligados em bridge pro sub né ?)

 

Fiquei interessado pelo Audiobank 4100, pelas especificações baterem com as informações que você passou, sobre o sub ter uma folga, e por já ter visto também muitos comentando sobre a qualidade dele no fórum. No shopping do Autosom.net encontrei-o por R$ 440,00

 

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes....4100_R$440

 

É realmente esse o modelo do sub ?? A faixa de preço é mais ou menos essa mesma, ou seria possível encontrar algum com preço mais baixo ?

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Fala Lunático..

 

se o seu módulo e o da foto.. acho q as potencias não estejam tão fora assim... pelo menos nas specs do site da stetsom.. o amp tem 65W por canal em 04 ohms.. e 170w no bridge em 04ohms tb.. só se o seu for alguma versão mais antiga q tenha potencia mais baixa..

 

mas por ser booster e não mosfet.. a qualidade de audio dele ja é inferior.. tem distorção bem maior..

 

trocando ele por um mosfet , vc vai sentir uma boa melhora na qualidade do som.

 

é.. eu não sou fã de falantes na parte traseira do carro mesmo não.. mas quem tem q decidir o q usar é quem vai ouvir o som.. o som tem q agradar ao dono do carro.. e não à conceitos.

 

dá pra ligar kit e falante traseiro num mesmo canal sim.. só q ai vai acontecer 02 coisas.. vc não vai ter a possibilidade de atenuar os falantes traseiros caso queira ... até tem como atenuar com um l-pad.. mas vai ser um valor de atenuação fixo.. vc não vai conseguir variar essa atenuação...

 

e com a ligação em conjunto.. a impedância vai cair pra 02 ohms.. e com impedância menor a distorção harminica ( thd) é maior..

 

talvez vc nem chegue a perceber isso.. pois o ouvido humano só vai começar a se "irritar" com THD acima de 10%.. mas q tem um aumento tem..

 

e se vc sair de um booster q ja tem THD bem alta.. e passar pra um mosfet.. acredito q mesmo ligando o msfet em 02 ohms.. a THD dele ainda vai ser menor q o booster em 04 ohms.

 

o preço do AB 4100 é esse mesmo..

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vamos tentar explicar melhor o lance da impedancia de amp e falantes..

 

 

os falantes tem impedancia determinada.. tipo bobina simples de 04 ohms.. ou bobina dupla de 04 ohms.. isso não muda..

 

o valor de impedancia do amp.. é o menor valor q ele suporta sem correr o risco de queimar... é o valor q ele foi projetado pra trabalhar..

 

a potencia q o amp vai liberar.. vai depender de impedancia do falante q estiver ligado nele.. ele não tem impedancia "fixa" .. o q determina em qual impedancia ele vai trabalhar é o falante q estiver ligado nele..

 

se vc usar um falante de 04 ohms.. o amp vai trabalhar a 04 ohms.. se vc usar um falante de 2ohms.. o amp vai trabalhar a 02 ohms.

 

não tem como um amp trabalhar a 02 ohms . .tendo um falante de 04 ohms ligado nele.. mesmo q o amp suporte trabalhar em 02 ohms.

 

no caso do amp suportar trabalhar em 02 ohms e digamos q ele tenha 100w se trabalhar nessa impedancia.. se vc ligar um falante de 04 ohms.. ele vai trabalhar em 04 ohms.. só q ai vai liberar apenas 50W..

 

o q é perigoso é usar um amp q suporte impedancia minima de 04 ohms e ligar um falante de 02 ohms.. pois ai vai estar abaixo do limite minimo do amp...

 

o amp até vai trabalhar nesses 02 ohms.. e vai liberar o dobro da potencia q liberaria em 04 ohms.. se no caso fosseum amp q foeneça 100W em 04 ohms.. se ligar o falante de 02 ohms.. o amp vai liberar 200W... só q vai estar trabalhando sobrecarregado.. fora do q foi projetado .. os componentes internos não foram calculados pra suportar essa carga.. ai a chance de vc queimar o amp é bem grande.

 

 

 

é mais fácil queimar um falante de 100W com um amp de 30W.. do q com um amp de 200W.

 

pois com o amp de 30w vc vai ter q trabalhar com ele no máximo o tempo todo.. e vai acabar mandando sinal clipado pro falante... e isso é o maior motivo de queima de falantes..

 

agora com o amp de 200W.. ele vai trabalhar com folga.. e com distorçaõ muito baixa.. e desde q naõ exista distorção no sinal de audio.. a potencia em si não danifica o falante... claro q mantendo um certo com senso né.. não vai aplicar 1000W num falante de 10W né.. hehehe.. mas até umas 4x a potencia nominal do falante da pr aplicar se o sinal for isento de distorção.

 

Qdo falo em alimentação .. é do módulo mesmo.. ela q precisa ser dimensionada corretamente.. pois ele cosnume uma grande quantidade de energia.. a do player não chega a ser tão critica assim.. pois o consumo dele é baixo..

 

pra um módulo de até uns 400W rms ( 4canais de 100W) o ideal é usar fiação de uns 21mm²... se for até ums 300W ( 75 w por canal) dá pra usar fiação de 16mm².. acima de uns 800W ai ja usa fiação de 35mm²

 

isso tanto pro positivo qto pro negativo do amp..

 

se vc for ligar o amp no malas e o kit nas portas.. uns 5 metros de cabo de falante pra cada kit dá .. total de 10m

 

os RCAs tb com 5m

 

qto a marcas.. um RCA de qualidade satisfatória e preço baixo são os Stetsom , os Uniq Power ou os DB Dribe mais simples.. custam na faixa de R$ 50,00 o par de cabos ( 2 canais) .. abaixo disso eu não recomendaria não.. (fuja dos hurricane, Golden e outros xing ling)

 

pra fiação de alimentação pode usar os cabso da pompeia ou Beyma.. dá até pra usar cabos residenciais mesmo.. mas eles sõa bem mais rigidos e dificeis de manusear.. e passar esses cabos grossos no carro não é das coisa mais fáceis não..

 

pros falantes.. procure os cabos da Santo Angelo.. ou Beyma.. ou Techsound Hi-definition..

 

pro kit use pelo menos bitola de 2x1,5mm² e pro sub no minimo 2x2,50mm².. isso pra potencia baixa.. qto maior a potencia maior a bitola tb..

 

acima do Hurricane.. tem os Audiobank ou Blaupunkt GTA.. são melhores em qualidade e naõ custam tão mais caro.. ( uns R$ 100,00 a 150,00 a mais )

[-][-] Royo parabéns pela aula... ajudou e muito eu também...rsrs

Valeu!!!

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Fala Lunático..

 

se o seu módulo e o da foto.. acho q as potencias não estejam tão fora assim...  pelo menos nas specs do site da stetsom.. o amp tem 65W por canal em 04 ohms.. e 170w no bridge em 04ohms tb..  só se o seu for alguma versão mais antiga q tenha potencia mais baixa..

 

mas por ser booster e não mosfet.. a qualidade de audio dele ja é inferior.. tem distorção bem maior..

 

trocando ele por um mosfet , vc vai sentir uma boa melhora na qualidade do som.

 

é.. eu não sou fã de falantes na parte traseira do carro mesmo não..  mas quem tem q decidir o q usar é quem vai ouvir o som..  o som tem q agradar ao dono do carro.. e não à conceitos.

 

dá pra ligar kit e falante traseiro num mesmo canal sim..  só q ai vai acontecer 02 coisas.. vc não vai ter a possibilidade de atenuar os falantes traseiros caso queira ...  até tem como atenuar com um l-pad.. mas vai ser um valor de atenuação fixo.. vc não vai conseguir variar essa atenuação... 

 

e com a ligação em conjunto.. a impedância vai cair pra 02 ohms.. e com impedância menor a distorção harminica ( thd) é maior..

 

talvez vc nem chegue a perceber isso.. pois o ouvido humano só vai começar a se "irritar" com THD acima de 10%..  mas q tem um aumento tem..

 

e se vc sair de um booster q ja tem THD bem alta.. e passar pra um mosfet..  acredito q mesmo ligando o msfet em 02 ohms.. a THD dele ainda vai ser menor q o booster em 04 ohms.

 

o preço do AB 4100 é esse mesmo..

 

 

Royo,

 

Realmente, eu não tinha os specs do módulo, e inicialmente só consegui os valores em anuncios do mercado livre, que estavam incompletos. Depois quando eu acessei o link da loja da AutoSom, vi que os valores não estão tão baixos mesmo (acredito que o canal pro sub que está fraco, tendo o módulo 3x 90W em 4 Ohms, o sub de 180W deve estar recebendo 90W... Mas nada que não possa ser melhorado com uma nova aquisição, hehehe!

 

Enfim, agora eu fiquei amarradão pra comprar o Audiobank 4100. Vou tentar adquirir por aqui mesmo no Espirito Santo, já que posso talvez comprá-lo com entrega imediata em mãos, parcelando umas 2 ou 3x no cartão. Na loja da Autosom acho que o pagamento é só a vista.

 

E sendo assim, a princípio devo apenas trocar o módulo e ver o ganho de qualidade que terei. Pode ser que eu fique realmente já satisfeito com o ganho, e mantenha só com os falantes dianteiros e o subwoofer. E alias, vou medir em breve as dimensões pra ter idéia se o tamanho está bom ou não pra ele, pra depois comparar com o especificado na Bravox.

 

No mais, agradeço imensamente a boa vontade em ajudar. Nota-se que tu tem bastante conhecimento, e muitos as vezes se recusam a responder perguntas "primárias" como as minhas. Sem dúvida tu me ajudou a entender bem melhor o funcionamento geral de um sistema de som automotivo. Uma bela aula.

 

Obrigado pela tempestividade!

 

Abração,

 

Lunatico

rdoliv@gmail.com

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Fala Lunático..

 

se o seu módulo e o da foto.. acho q as potencias não estejam tão fora assim...  pelo menos nas specs do site da stetsom.. o amp tem 65W por canal em 04 ohms.. e 170w no bridge em 04ohms tb..  só se o seu for alguma versão mais antiga q tenha potencia mais baixa..

 

mas por ser booster e não mosfet.. a qualidade de audio dele ja é inferior.. tem distorção bem maior..

 

trocando ele por um mosfet , vc vai sentir uma boa melhora na qualidade do som.

 

é.. eu não sou fã de falantes na parte traseira do carro mesmo não..  mas quem tem q decidir o q usar é quem vai ouvir o som..  o som tem q agradar ao dono do carro.. e não à conceitos.

 

dá pra ligar kit e falante traseiro num mesmo canal sim..  só q ai vai acontecer 02 coisas.. vc não vai ter a possibilidade de atenuar os falantes traseiros caso queira ...  até tem como atenuar com um l-pad.. mas vai ser um valor de atenuação fixo.. vc não vai conseguir variar essa atenuação... 

 

e com a ligação em conjunto.. a impedância vai cair pra 02 ohms.. e com impedância menor a distorção harminica ( thd) é maior..

 

talvez vc nem chegue a perceber isso.. pois o ouvido humano só vai começar a se "irritar" com THD acima de 10%..  mas q tem um aumento tem..

 

e se vc sair de um booster q ja tem THD bem alta.. e passar pra um mosfet..  acredito q mesmo ligando o msfet em 02 ohms.. a THD dele ainda vai ser menor q o booster em 04 ohms.

 

o preço do AB 4100 é esse mesmo..

 

 

Royo,

 

Realmente, eu não tinha os specs do módulo, e inicialmente só consegui os valores em anuncios do mercado livre, que estavam incompletos. Depois quando eu acessei o link da loja da AutoSom, vi que os valores não estão tão baixos mesmo (acredito que o canal pro sub que está fraco, tendo o módulo 3x 90W em 4 Ohms, o sub de 180W deve estar recebendo 90W... Mas nada que não possa ser melhorado com uma nova aquisição, hehehe!

 

Enfim, agora eu fiquei amarradão pra comprar o Audiobank 4100. Vou tentar adquirir por aqui mesmo no Espirito Santo, já que posso talvez comprá-lo com entrega imediata em mãos, parcelando umas 2 ou 3x no cartão. Na loja da Autosom acho que o pagamento é só a vista.

 

E sendo assim, a princípio devo apenas trocar o módulo e ver o ganho de qualidade que terei. Pode ser que eu fique realmente já satisfeito com o ganho, e mantenha só com os falantes dianteiros e o subwoofer. E alias, vou medir em breve as dimensões pra ter idéia se o tamanho está bom ou não pra ele, pra depois comparar com o especificado na Bravox.

 

No mais, agradeço imensamente a boa vontade em ajudar. Nota-se que tu tem bastante conhecimento, e muitos as vezes se recusam a responder perguntas "primárias" como as minhas. Sem dúvida tu me ajudou a entender bem melhor o funcionamento geral de um sistema de som automotivo. Uma bela aula.

 

Obrigado pela tempestividade!

 

Abração,

 

Lunatico

rdoliv@gmail.com

Royo, deixa eu te pentelhar de novo e perguntar 2 coisinhas.

 

Qual o papel da voltagem pras saídas RCA na qualidade do som ? O meu aparelho não tem uma voltagem muita alta (2 volts) quando comparado a outros heads que tem até 4v.

 

Uma última dúvida sobre fiação: Os cabos RCA se limitam apenas até o módulo, né ? A fiação que saí do módulo continua sendo aqueles desencapados, que tu parafusa nas laterais do módulo. Esses cabos ele deve manter os mesmos, ou seria bom mandar refazer esses cabos também ?? To perguntando porque vi umas mensagens sobre fiação, aconselhando passar cabo de energia em um lado, e cabo de som em outro, pra evitar interferência. Isso influencia muito na qualidade ??

 

Abração!!!!

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Fala Lunático..

 

A voltagem do RCA é pra reduzir a possibilidade de interferências, qto maior a voltagem menor a chance de vc ter interderencas ou ruidos no som..

 

voltagem maior não quer dizer potencia maior. .. o q vai definir a potencia do sistema é o amplificador .. se ele tem 100W.. tanto faz vc ligar nele um player de 1,0v ou de 6,0v.. q ele continua a fornecer 100W.

 

só tem q verificar se o amp tem ajuste de sensibilidade que case com a voltagem do player... por exemplo um amp pode ter ajuste sensibilidade de 1,0 a 4,0v ,, ele traabalha com qualquer player dentro dessa faixa..

 

mas se o player tiver voltagem de 0,5v.. a amp não vai conseguir forneceer os 100W.. pois pra isso ele precisa de um voltagem de no minimo 1,0v.. como o player tem 0,5v máximos nas RCAs... o amp só vai chegar a fornecer 50W qdo o palyer estiver no volume máximo.

 

agora se o player tiver RCA de 6,0v.. vai vai aumentar o collume do playe r até chegar um ponto em q a voltagem na RCA vai ser maior q 4,0v e como o amp não suporta mais q isso.. desse ponto pra frente o sinal de entrada vai estar saturado pro amp... e isso vai gerar um sinal de saida clipado.. (onda quadrada) e isso gera muita distorção no som e pode queimar os falantes.

 

A fiação com terminais RCA é usada pra ligar o player no amp... do amp pros falantes usa-se otros tipos de conectores/terminais.. e os fios são de bitolas bem maiores.. ( rca geralmente não passa de 0,5mm²) ... mas a qualidade dos cabos tem a mesma influencia na qualidade do som..

 

tanto RCA qto cabos de falantes devem ser de boa qualidade.. ter cobre ( ou prata em alguns casos) de boa qualidade , ser isento de oxigenio em sua composição, ter bitola adequada a potencia/amperagem q passa por ele pra eveitar aquecimeto e perda de potencia , ter boa isolação qto a interferencia e uma boa proteção qto a danificações... pois a função dos cabos é levar o sinal de audio de um ponto ao outro, mas eles não devem inserir nenhum tipo de ruido e nem atenuar nenhuma frequencia do som.. o sinal q entra no cabo tem q sair dele com a maior fidelidade possivel.

 

qto a passagem dos cabos no carro.. o ideal é separar mesmo cabos de alimentação e de sinal de audio.. pois se eles forem passados juntos. os cabos de alimentação podem causar interferencia nos cabos de audio.

 

caso seja necessário q os cabos passem por um mesmo lugar. procure deixa-los cruzados perpendicularmente ( 90°) pois ai a área de contato entre eles será a menor possivel.. minimizando a possibilidade de interferencias.

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Fala Lunático..

 

A voltagem do RCA é pra reduzir a possibilidade de interferências, qto maior a voltagem menor a chance de vc ter interderencas ou ruidos no som..

 

voltagem maior não quer dizer potencia maior. .. o q vai definir a potencia do  sistema é o amplificador ..  se ele tem 100W.. tanto faz vc ligar nele um player de 1,0v ou de 6,0v.. q ele continua a fornecer 100W.

 

só tem q verificar se o amp tem ajuste de sensibilidade que case com a voltagem do player...  por exemplo um amp pode ter ajuste sensibilidade de 1,0 a 4,0v ,, ele traabalha com qualquer player dentro dessa faixa..

 

mas se o player tiver voltagem de 0,5v.. a amp não vai conseguir forneceer os 100W.. pois pra isso ele precisa de um voltagem de no minimo 1,0v.. como o player tem 0,5v máximos nas RCAs...  o amp só vai  chegar a fornecer 50W qdo o palyer estiver no volume máximo.

 

agora se o player tiver RCA de 6,0v..  vai vai aumentar o collume do playe r até chegar um ponto em q a voltagem na RCA vai ser maior q 4,0v e como o amp não suporta mais q isso.. desse ponto pra frente o sinal de entrada vai estar saturado pro amp... e isso vai gerar um sinal de saida clipado.. (onda quadrada)  e isso gera muita distorção no som e pode queimar os falantes.

 

A fiação com terminais RCA é usada pra ligar o player no amp... do amp pros falantes usa-se otros tipos de conectores/terminais.. e os fios são de bitolas bem maiores.. ( rca geralmente não passa de 0,5mm²) ...  mas a qualidade dos cabos tem a mesma influencia na qualidade do som..

 

tanto RCA qto cabos de falantes devem ser de boa qualidade.. ter cobre ( ou prata em alguns casos) de boa qualidade , ser isento de oxigenio em sua composição, ter bitola adequada a potencia/amperagem q passa por ele pra eveitar aquecimeto e perda de potencia , ter boa isolação qto a interferencia e uma boa proteção qto a danificações...  pois a função dos cabos é levar o sinal de audio de um ponto ao outro, mas eles não devem inserir nenhum tipo de ruido e nem atenuar nenhuma frequencia do som..  o sinal q entra no cabo tem q sair dele com a maior fidelidade possivel.

 

qto a passagem dos cabos no carro.. o ideal é separar mesmo cabos de alimentação e de sinal de audio.. pois se eles forem passados juntos. os cabos de alimentação podem causar interferencia nos cabos de audio.

 

caso seja necessário q os cabos passem por um mesmo lugar. procure deixa-los cruzados perpendicularmente ( 90°) pois ai a área de contato entre eles será a menor possivel.. minimizando a possibilidade de interferencias.

 

 

Ótimo!!

 

Royo, vamos a revisão das aulas e um último checklist dos produtos que irei comprar, pra ver se eu aprendi alguma coisa de fato! Estou visando realmente a qualidade, embora o kit 2 vias que eu instalei seja o mais simples dos modelos de 6 polegadas, que é o CS60D... Hehehe!

 

 

O módulo a ser comprado será o Audiobank 4100 ou o Blaupunkt GTA 480, nessa ordem de preferência. Nessa faixa de preço deles e visando a qualidade, as duas melhores opções seriam essas, correto ?

Eu poderia também tentar encomendar um módulo melhor no paraguai. Como não estou com muita pressa, eu poderia aguardar a entrega de um módulo melhor, comprado no PY.

 

Fiação para alimentação do amplificador: 5 metros de fiação Pompeia 21mm² (R$ 14,00 o metro).

 

Cabo RCA pro amplificador: 5 metros de cabo Techsound Professional 2x0,50mm² 5 metros (Umas 50 pratas o par. Como vou ter que comprar 2, dá um total de R$ 100,00)

 

Fiação pros falantes: 11 metros de fiação Pompeia de 2x2,5mm (1m pro subwoofer e 5m para as portas dianteiras equipadas com o kit 2 vias.

 

Fusível: Seria bom comprar agum porta fusível ?? Pois o fusivel instalado no meu carro foi daquele jeito "gambiarrado", com fita isolante, na ponta do terminal lá da bateria (borne ou jacaré, sei lá o nome :P). Qual amperagem pro fusível, caso tu aconselhe ?

 

Aterramento: O mais curto possível, num parafuso fixo diretamente no chassis.

 

O que é remote ? Preciso comprar um cabo também pra isso ??

 

Acho que isso seria o necessário pra trocar os aparelhos. Ou tá faltando algo ?

 

No mais, aquele abraço!!

 

Lunatico

rdoliv@gmail.com

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Fala Lunático..

 

A voltagem do RCA é pra reduzir a possibilidade de interferências, qto maior a voltagem menor a chance de vc ter interderencas ou ruidos no som..

 

voltagem maior não quer dizer potencia maior. .. o q vai definir a potencia do  sistema é o amplificador ..  se ele tem 100W.. tanto faz vc ligar nele um player de 1,0v ou de 6,0v.. q ele continua a fornecer 100W.

 

só tem q verificar se o amp tem ajuste de sensibilidade que case com a voltagem do player...  por exemplo um amp pode ter ajuste sensibilidade de 1,0 a 4,0v ,, ele traabalha com qualquer player dentro dessa faixa..

 

mas se o player tiver voltagem de 0,5v.. a amp não vai conseguir forneceer os 100W.. pois pra isso ele precisa de um voltagem de no minimo 1,0v.. como o player tem 0,5v máximos nas RCAs...  o amp só vai  chegar a fornecer 50W qdo o palyer estiver no volume máximo.

 

agora se o player tiver RCA de 6,0v..  vai vai aumentar o collume do playe r até chegar um ponto em q a voltagem na RCA vai ser maior q 4,0v e como o amp não suporta mais q isso.. desse ponto pra frente o sinal de entrada vai estar saturado pro amp... e isso vai gerar um sinal de saida clipado.. (onda quadrada)  e isso gera muita distorção no som e pode queimar os falantes.

 

A fiação com terminais RCA é usada pra ligar o player no amp... do amp pros falantes usa-se otros tipos de conectores/terminais.. e os fios são de bitolas bem maiores.. ( rca geralmente não passa de 0,5mm²) ...  mas a qualidade dos cabos tem a mesma influencia na qualidade do som..

 

tanto RCA qto cabos de falantes devem ser de boa qualidade.. ter cobre ( ou prata em alguns casos) de boa qualidade , ser isento de oxigenio em sua composição, ter bitola adequada a potencia/amperagem q passa por ele pra eveitar aquecimeto e perda de potencia , ter boa isolação qto a interferencia e uma boa proteção qto a danificações...  pois a função dos cabos é levar o sinal de audio de um ponto ao outro, mas eles não devem inserir nenhum tipo de ruido e nem atenuar nenhuma frequencia do som..  o sinal q entra no cabo tem q sair dele com a maior fidelidade possivel.

 

qto a passagem dos cabos no carro.. o ideal é separar mesmo cabos de alimentação e de sinal de audio.. pois se eles forem passados juntos. os cabos de alimentação podem causar interferencia nos cabos de audio.

 

caso seja necessário q os cabos passem por um mesmo lugar. procure deixa-los cruzados perpendicularmente ( 90°) pois ai a área de contato entre eles será a menor possivel.. minimizando a possibilidade de interferencias.

 

 

Ótimo!!

 

Royo, vamos a revisão das aulas e um último checklist dos produtos que irei comprar, pra ver se eu aprendi alguma coisa de fato! Estou visando realmente a qualidade, embora o kit 2 vias que eu instalei seja o mais simples dos modelos de 6 polegadas, que é o CS60D... Hehehe!

 

 

O módulo a ser comprado será o Audiobank 4100 ou o Blaupunkt GTA 480, nessa ordem de preferência. Nessa faixa de preço deles e visando a qualidade, as duas melhores opções seriam essas, correto ?

Eu poderia também tentar encomendar um módulo melhor no paraguai. Como não estou com muita pressa, eu poderia aguardar a entrega de um módulo melhor, comprado no PY.

 

Fiação para alimentação do amplificador: 5 metros de fiação Pompeia 21mm² (R$ 14,00 o metro).

 

Cabo RCA pro amplificador: 5 metros de cabo Techsound Professional 2x0,50mm² 5 metros (Umas 50 pratas o par. Como vou ter que comprar 2, dá um total de R$ 100,00)

 

Fiação pros falantes: 11 metros de fiação Pompeia de 2x2,5mm (1m pro subwoofer e 5m para as portas dianteiras equipadas com o kit 2 vias.

 

Fusível: Seria bom comprar agum porta fusível ?? Pois o fusivel instalado no meu carro foi daquele jeito "gambiarrado", com fita isolante, na ponta do terminal lá da bateria (borne ou jacaré, sei lá o nome :P). Qual amperagem pro fusível, caso tu aconselhe ?

 

Aterramento: O mais curto possível, num parafuso fixo diretamente no chassis.

 

O que é remote ? Preciso comprar um cabo também pra isso ??

 

Acho que isso seria o necessário pra trocar os aparelhos. Ou tá faltando algo ?

 

No mais, aquele abraço!!

 

Lunatico

rdoliv@gmail.com

Fala Royo,

 

Hoje eu tirei as medidas da caixa de fibra (trapezoidal) onde tá montado o sub. Medi meio que na pressa por causa da faculdade, mas as medidas são aproximadas em:

 

Altura: 12 cm;

Largura: 15 cm;

Base maior: 10 cm;

Base menor: 5 cm.

 

Digo aproximada, porque ela tem os cantos e arestas arredondadas.

 

No site da Bravox, eles indicam pra uma resposta normal, uma caixa de 40 litros. Usando a calculadora lá do site, ele me deu como resposta 0,715 litros. Entendi nada, hehehe!

 

Coloquei como espessura 1mm, mas não sei se deveria usar essa medida... imagino que a fibra deva ser mais fina. Mas pra ter certeza acho que só tirando o falante pra medir a espessura.

 

Abração!

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