Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcusdiegos

°° Bi-amp. ? Como Fazer? °°

Recommended Posts

Pessoas experientes do forum , ajudem esse pobre mortal rsrss [-]

me ajudem a ligar meu kit two way em bi-amp!

valew

EDIT: é meio urgente!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcus,

Ligar o kit em bi-amp, siginifica ligar cada um dos componentes do kit em um canal exclusivo do amplificador.

ai pra isso vc vai precisar de um amp 4 canais, ou 02 amps de 02 canais.

num amp 4 canais ficaria o canal 1 pra um TW , canal 02 pro outro TW.. canal 03 pra um mid e canal 04 pro outro mid.

nos amps de 02 canais.. usaria um amp pro TW, sendo um canal pra cada.. e o mesmo no outro amp pros MIDs

ai vc tem 03 opções..

1ª - Vc tem q ter um player q faça ligação em 3 way.. ou seja o proprio player faça os cortes HP e LP pra MID, TW e SUB.

2ª - O kit tenha um crossover pq permita a ligação em bi-amp.. o cross tem q ter 02 entradas e 02 saidas independentes... isso vc vai encontrar em kit mais TOPs.. nos kit de entrada ou intermediários o cross tem apenas 01 entrada e 02 saidas.

3ª - O player não faz 3way, e nem o cross do kit tem as entradas pra bi-amp.. ai vc elimina o cross original do kit e compra cross separados 02 pro mid ( HP e LP) e outro pro tw ( HP).

qualquer duvida é só perguntar...

Compartilhar este post

Link para o post

Opaaa

calma que em 10minutos nem o mais aciduo forista ve seu topico...

Detalha o que vc tem, o que vai usar... especificações de kits..

Compartilhar este post

Link para o post
Marcus,

Ligar o kit em bi-amp, siginifica ligar cada um dos componentes do kit em um canal exclusivo do amplificador.

num amp 4 canais ficaria o canal 1 pra um  TW , canal 02 pro outro TW.. canal 03 pra um mid e canal 04 pro outro mid.

nos amps de 02 canais.. usaria um amp pro TW, sendo um canal pra cada.. e o mesmo no outro amp pros MIDs

ai vc tem 03 opções..

1ª - Vc tem q ter um player q faça ligação em 3 way.. ou seja o proprio player faça os cortes HP e LP pra MID,  TW e SUB.

2ª - O kit tenha um crossover pq permita a ligação em bi-amp.. o cross tem q ter 02 entradas e 02 saidas independentes... isso vc vai encontrar em kit mais TOPs..  nos kit de entrada ou intermediários  o cross tem apenas 01 entrada e 02 saidas.

3ª  - O player não faz 3way, e nem o cross do kit tem as entradas pra bi-amp.. ai vc elimina o cross original do kit e compra cross separados 02 pro mid ( HP e LP) e outro pro tw ( HP).

Royo, aproveitando a dica ai: como é aligação player/amp? Usa-se cabo Y dividindo os canais frontais ou usa os quatro (frontais para mid e traseiros para tw)?

PS: boa sorte com seu 604 no "hospital"...

Compartilhar este post

Link para o post

Royo

ô ...aew valew ... vou dar uma lida no mini-tutorial e qualquer duvida eu te mando sim .. valew

galegorafa

rsrs blz galego sei q é complicado mesmo o tempo ...

é q postei um topico um tempim atras e não recebi muitas infos.. axo q é pq o kit 2 vias é pouco conhecido !

foi mal aew rsrs :legal:

URSOBHZ

aproveita e sana suas duvidas tb rsrs economiza tópico !

falow!

Compartilhar este post

Link para o post
3ª - O player não faz 3way, e nem o cross do kit tem as entradas pra bi-amp.. ai vc elimina o cross original do kit e compra cross separados 02 pro mid ( HP e LP) e outro pro tw ( HP).

ok me enquadro na 3º opção

meu player é modelo de entrada , akeles paraguas um é o deh-2900 ou algo assim , o outro é o 4980, algo assim tb

não tem 3 saidas rca, só duas

no caso eu passo usar o cross do kit para os mids e fazer um cross pros tw, vice-versa, qual é melhor usar o cross original?

meu amp é um roadstar RS-4500 lendário , muito bom em qualidade, mas to querendo usar pyramid pb600, sei q ambos não são adequados pro meu lindo kit, mas é o q tenho... conhece algum dos amps.. o que axa?

axo q é isso

por enquanto valew

Compartilhar este post

Link para o post

Marcus,

eu usaria o cross original para o mid.. pois se vc tem a opção de usar um player da serie 4xxx da pionner.. ele ja deve ter a opção de fazer o corte HP pelo player.. ai vc faz esse corte no player e usa o cross do kit pra fazer o corte LP.. ai o mid trabalha na sua faixa ideal .. sem sub graves e sem agudos..

ai pro TW fica mais fácil.. pois se vc não quiser comprar um cross pronto... basta colocar um capacitor na entrada positiva do TW ... pois um cross de 1ª ordem , nada mais é do q um unico capacitor.. o valor do corte vc define de acordo com o valor do capacitor.. não vai ter a proteção contra queima q alguns cross mais elaborados tem.. mas o corte de frequencia vai estar ok..

mas se seu player não faz 3 way , provavelmente tb não tem TA... ai qual seria a sua intenção em fazer a ligação em bi-amp??

pois até onde eu vejo.. o bi-amp traz 02 vantagens sobre a ligação normal:

1 - poder aplicar potencias diferentes entre mid e TW.. isso ajuda a diminuir alguus Tw q são mais estridentes.

2 - poder fazer a regulagem independente de TA pra mid e TW .. pois geralmente eles são instalados em locais diferentes e tem distancias diferentes tb.. e necessitam de ajustes de atraso diferentes tb.

agora se vc não tem como ajsutar o atraso, pois o player não~tem TA.. só sobra a 1ª vantagem...

a não ser q vc ja esteja pensando em fazer um up grade futuro de player.

Compartilhar este post

Link para o post
Marcus,

num amp 4 canais ficaria o canal 1 pra um TW , canal 02 pro outro TW.. canal 03 pra um mid e canal 04 pro outro mid.

ai vc tem 03 opções..

1ª - Vc tem q ter um player q faça ligação em 3 way.. ou seja o proprio player faça os cortes HP e LP pra MID, TW e SUB.

2ª - O kit tenha um crossover pq permita a ligação em bi-amp.. o cross tem q ter 02 entradas e 02 saidas independentes... isso vc vai encontrar em kit mais TOPs.. nos kit de entrada ou intermediários o cross tem apenas 01 entrada e 02 saidas.

No terceiro caso, não dá para usar o cross do amp?? Porque era isso que eu pretendia fazer.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Urso,

O ideal pra poder usar tanto ajsute de potencias, qto de TA separdos pra MID e TW no bi-amp é ter um player com 03 pares de saidas RCA,

Mas se vc quiser apenas o ajuste de potencia .. tb dá pra fazer um meio termo com menos saidas.. até com 01 par de saidas dá pra fazer tb.. mas ai tem q usar "Y" .. ou um amp 4 canais q faça o esquema de entrada de 02 canais e saida de 4 canais.. ( o amp faz a função do Y internamente ) .. ai o ajuste das potencia diferentes vc faz ajustando os ganhos do amp de forma diferente tb..

Compartilhar este post

Link para o post
Marcus,

num amp 4 canais ficaria o canal 1 pra um  TW , canal 02 pro outro TW.. canal 03 pra um mid e canal 04 pro outro mid.

ai vc tem 03 opções..

1ª - Vc tem q ter um player q faça ligação em 3 way.. ou seja o proprio player faça os cortes HP e LP pra MID,  TW e SUB.

2ª - O kit tenha um crossover pq permita a ligação em bi-amp.. o cross tem q ter 02 entradas e 02 saidas independentes... isso vc vai encontrar em kit mais TOPs..  nos kit de entrada ou intermediários  o cross tem apenas 01 entrada e 02 saidas.

3ª  - O player não faz 3way, e nem o cross do kit tem as entradas pra bi-amp.. ai vc elimina o cross original do kit e compra cross separados 02 pro mid ( HP e LP) e outro pro tw ( HP).

No terceiro caso, não dá para usar o cross do amp?? Porque era isso que eu pretendia fazer.

[]'s

Crawling Chaos

Dá sim..

se o amp tiver cross q permita fazer o corte pro HP pro TW( 2,5Khz pra cima) pode usar só o cross do amp sim..

mas isso só tem em amps mais elaborados... nos amps mais "comuns" .. tipo Hurricane e Blau.. acho q o corte não "suba" tanto.. ai acho q daria pra fazer só o corte HP do MID.. mas isso um player intermediário tb ja faz.

tem q ver quais as frequencias de corte q o cross do amp faz. .. pois alguns amps só vão até uns 500hz... ja outros vão até uns 5000Hz.

Compartilhar este post

Link para o post
Marcus,

eu usaria o cross original para o mid.. pois se vc tem a opção de usar um player da serie 4xxx da pionner.. ele ja deve ter a opção de fazer o corte HP pelo player.. ai vc faz esse corte no player e usa o cross do kit pra fazer o corte LP.. ai o mid trabalha na sua faixa ideal .. sem sub graves e sem agudos..

ai pro TW fica mais fácil.. pois se vc não quiser comprar um cross pronto... basta colocar um capacitor na entrada positiva do TW ... pois um cross de 1ª ordem , nada mais é do q um unico capacitor.. o valor do corte vc define de acordo com o valor do capacitor.. não vai ter a proteção contra queima q alguns cross mais elaborados tem.. mas o corte de frequencia vai estar ok..

mas se seu player não faz 3 way , provavelmente tb não tem TA... ai qual seria a sua intenção em fazer a ligação em bi-amp??

pois até onde eu vejo.. o bi-amp traz 02 vantagens sobre a ligação normal:

1 - poder aplicar potencias diferentes entre mid e TW.. isso ajuda a diminuir alguus Tw q são mais estridentes.

2 - poder fazer a regulagem independente de TA pra mid e TW .. pois geralmente eles são instalados em locais diferentes e tem distancias diferentes tb.. e necessitam de ajustes de atraso diferentes tb.

agora se vc não tem como ajsutar o atraso, pois o player não~tem TA.. só sobra a 1ª vantagem...

a não ser q vc ja esteja pensando em fazer um up grade futuro de player.

então royo

eu não sei se meu player temCortes HP/ LP

ele é um meio antigo deve ser de 2005 ou 2006, o modelo é DEH-P4700MP

ele não tem TA, é bem vagabundo

ele tem 2 pares de saídas, mas não achei nenhum corte nele não

então .. o propósito de bi-amp. na verdade nem eu sei , é pq todo mundo fala q bi-amp é melhor e tal ... e pensei:" poxa dizem q o kit beyma é bom , então se bi-amp melhora, eu vou nessa"

a real situação é q ainda não tenho componentes pra um SQ de fato

é só o kit (me disseram ser bom)

o amp. provavelmente será um pyramid pb600 com cortes reguláveis

e o player é o pioneer deh-p4700mp

acha q o bi-amp fará diferença?

olha as principais caracteristicas dele

- SLA (Source Level Adjustment)

- Dual 2.2-Volt RCA Preouts (Front & Rear)

- FIE (Front Image Enhancer) with 3 Modes

- NEW! Digital SpeedRead II CD Mechanism for Faster File Access

- NEW! Large Memory for Improved Track Access Times

- Disc / Folder Repeat

- Audible Fast Forward / Reverse

- Playback Compatible with CD-R and CD-RW Discs

- BMX (Bit Media Expander) Digital Compression/Expansion

- 3-Beam Laser Pick-Up with AGC (Automatic Gain Control)

- 1-Bit D/A Converter with 8x Oversampling

- Supertuner IIID with Digital Processing

- BSM (Best Station Memory)

- Up/Down Seek with Selectable Local Seek Tuning

Compartilhar este post

Link para o post

Marcus..

como o player não tem TA.. .a unica vantagem de fazer bi-amp seria poder aplicar potencias diferentes entre mid e TW.. se fosse um kit Bravox CS60D q tem o TW estridente eu diria q é valeria a pena fazer o bi-amp.

mas pro kit da beyma.. não acho q seja necessário.. o TW é mais suave.. não vejo necessidade de fazer bi-map nele não.

eu uso bi-amp no meu kit .. mas uso por causa do TA.. pois meu kit tem cross q faz bi-amp e o player tem TA independente pra todos canais

qto a potencia o cross do kit até tem possibilidade de atenuar o TW em 4 niveis.. mas ele tá sem atenuação nenhuma.. achei q ficou bom assim.

q sub vc tá usando? pois pra fazer o bi-amp . vc vai precisar de um amp 4 canais exclusivo só pro kit.. e outro amp pro sub..

se não for usar bi-amp.. pode usar apenas 02 canais do amp e ainda sobra a opção de usar os outros 02 canais em bridge pra tocar um sub..

eu não conheço esse modelo especifico da Pyramid.. mais ainda to pra ver algum amp deles q seja bom pra qualidade..

eu pensaria em pegar um amp ou player melhor.. e deixa o kit com a ligação normal mesmo..

pois se o player não tem TA.. ligar em bi-amp não vai te dar ganho nenhum em termos de qualidade do som.

Compartilhar este post

Link para o post

compreendo..

então ... to cogitando a possibilidade de trocar o player, continuando ainda na pioneer pq é o q meu bolso suporta, clarion, alpine e outros do estilo ficam fora do orçamento

ainda não sei se vou por um sub atras, eu to cheio de equipamento e tenho q decidir o que vou desfazer, e o q vou comprar

minha vontade é comprar um N.A.R. 12" 180rms ou ainda um protech light 12"

mas aih preciso gastar com amps de qualidade, pq é burrice usar um kit beyma dos bons, + um sub de qualidade e cagar na hora de colocar os amps...

na verdade eu era (sou) do time do trio´elétrico,

olha os equipos na assinatura

voltei pro SQ, por q preciso de espaço na mala, mas já q vou perder o trio , que seja substituido por um set SQ

por enquanto não vou gastar com amps.

somente com o player

e subwoofer por enquanto tb não, melhor ficar sem sub, do que colocar um street bass né

rsrs

valew pela colaboração, Royo presente em todos os topicos!

mandou bem

Compartilhar este post

Link para o post

o sub NAR de 180W é um sub legal.. mas pede uma caixa grande se for pensar em resposta plana... ( la na casa de 56 Litros) mas ja da pra conseguir um grave razoável com uns 28litros..

e com esse sub dá pra usar um amp 4 canais pro tocar kit + sub tranquilo. .. um Hurricane, Blau GTA 480 ou Wharf Flex cairia muito bem.. nesse set ai..

agora entre um street bass.. e sem sub... eu ainda prefiro o street.. por mais q não seja um sub voltado pra SQ... é sempre bom ter uns graves no som né.. hehehe

qto ao player.. vai acompanhando os classificados .. sempre aparecer um player legal num preço rasoável.. até qto vc pretende investir no player?

Compartilhar este post

Link para o post
o sub NAR de 180W é um sub legal.. mas pede uma caixa grande se for pensar em resposta plana... ( la na casa de 56 Litros) mas ja da pra conseguir um grave razoável com uns 28litros..

e com esse sub dá pra usar um amp 4 canais pro tocar kit + sub tranquilo. .. um Hurricane, Blau GTA 480 ou Wharf Flex cairia muito bem.. nesse set ai..

agora entre um street bass.. e sem sub... eu ainda prefiro o street.. por mais q não seja um sub voltado pra SQ... é sempre bom ter uns graves no som né.. hehehe

qto ao player.. vai acompanhando os classificados .. sempre aparecer um player legal num preço rasoável.. até qto vc pretende investir no player?

R$600,00 no máximo (por sinal foi o q eu paguei nessa mer** do 4700mp

eu ouvi falar muito bem do premier 880prs

tava olhando tb o pioneer 4980ub

mas ...soh sabendo impressões pra eu investir!

o street tb pede caixa grande... tenho uma caixa com 1 street 12" e 2 pw3 10", e tenho amp pra tocar essa caixa, quem sabe eu não use... to pensando só sobre os pw3 enconbrirem os mids do kit

..rsrs e as dúvidas não cessam

Compartilhar este post

Link para o post
Urso,

O ideal pra poder usar tanto ajsute de potencias, qto de TA separdos pra MID e TW no bi-amp é ter um player com 03 pares de saidas RCA,

Mas se vc quiser apenas o ajuste de potencia .. tb dá pra fazer um meio termo com menos saidas.. até com 01 par de saidas dá pra fazer tb.. mas ai tem q usar "Y" .. ou um amp 4 canais q faça o esquema de entrada de 02 canais e saida de 4 canais.. ( o amp faz a função do Y internamente ) .. ai o ajuste das potencia diferentes vc faz ajustando os ganhos do amp de forma diferente tb..

Olá. Sim, me refiro aos casos de 3 pares de saidas

Compartilhar este post

Link para o post
o sub NAR de 180W é um sub legal.. mas pede uma caixa grande se for pensar em resposta plana... ( la na casa de 56 Litros)  mas ja da pra conseguir um grave razoável com uns 28litros..

qto ao player.. vai acompanhando os classificados .. sempre aparecer um player legal num preço rasoável..  até qto vc pretende investir no player?

R$600,00 no máximo (por sinal foi o q eu paguei nessa mer** do 4700mp

eu ouvi falar muito bem do premier 880prs

tava olhando tb o pioneer 4980ub

mas ...soh sabendo impressões pra eu investir!

o street tb pede caixa grande... tenho uma caixa com 1 street 12" e 2 pw3 10", e tenho amp pra tocar essa caixa, quem sabe eu não use... to pensando só sobre os pw3 enconbrirem os mids do kit

..rsrs e as dúvidas não cessam

O p880prs é uma ótima opção .. tem TA, faz 3 way, equalizador com váárias bandas. ( 15 se não me engano)

ele tava em promoção na somcuritiba por R$ 650,00.. nessa faixa de preço acho q seja a melhor opção mesmo.. é o top de linha da pioneer.. muuuito melhor q o 4980.

se vc não pensa em usar 3 way. uma outra boa opção é o Sony 707dx.. tem TA e EQ de 13 bandas independente pros 4 canais , conversor 24bit bur brown, 3 pares de saidas RCA , cross HP e LP indepentes pra front e rear.. e cross LP pro sub.

eu uso um a 4 meses e gosto bastante... nos classificados as vezes aparece uns na faixa de R$ 450,00 a R$ 500,00.

qto ao subs.. acho q se vc usar a caixa q tem.. vai ser mesmo muita coisa pro kit acompanhar.. teria q ser um pouco menos pra som interno.. hehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Urso,

O ideal pra poder usar tanto ajsute de potencias, qto de TA separdos pra MID e TW  no bi-amp é ter um player com 03 pares de saidas RCA,

Olá. Sim, me refiro aos casos de 3 pares de saidas

Fala Urso..

pra ligação do player com 3 pares de RCA.. usa um par de saidas pro TW , outro par pro MID e outro pro SUB.

nos p880prs..qdo usa o 3 way.. usa-se as Front pro MID e as rear pro TW.. mas vem identificado nos cabos o q é pro mid e o q é pro tw..

em outros players q não tem 3 way.. pode ser qualquer uma.. mas eu usaria Front pra TW e Rear pra MID mesmo.. o meu tá assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Marcus,

ai vc tem 03 opções..

[]'s

Crawling Chaos

Dá sim..

se o amp tiver cross q permita fazer o corte pro HP pro TW( 2,5Khz pra cima) pode usar só o cross do amp sim..

mas isso só tem em amps mais elaborados... nos amps mais "comuns" .. tipo Hurricane e Blau.. acho q o corte não "suba" tanto.. ai acho q daria pra fazer só o corte HP do MID.. mas isso um player intermediário tb ja faz.

tem q ver quais as frequencias de corte q o cross do amp faz. .. pois alguns amps só vão até uns 500hz... ja outros vão até uns 5000Hz.

Então, no meu caso eu pretendo fazer um 3 way + sub. A idéia é colocar o gta 480 para empurrar um par de pmb6 com os canais traseiros, tocando de ~60 hz até 250 hz (o cross do gta é de 50 a 250 hz) e os canais dianteiros ligados em cross passivos, que alimentarão um tweeter seas e um midrange peerless cada. Se o midrange não descer até os 250 hz, aí eu não sei como fazer... talvez usar um cross ativo para fazer os cortes...

A idéia é mais ou menos essa:

setupmd2.jpg

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Crawling,

ai no seu caso podemos dizer q é um 4 way... hehehe..

TW + MIDrange + MIDBass + Sub..

mas acho q fique muito bom... as vezes esse ajuste de frequncia de corte da um certo trabalho até achar o ponto ideal.. seria mais fácil se vc tivesse cross variável pra todos os falantes.. pq ficar mudando cross passivo pra achar a freq de corte ideal é mais trabalhoso. e mais caro tb.

Compartilhar este post

Link para o post

Royo, como você entende melhor que eu nisso.

Quais são pontos a favor e contra de um sistema com Bi-amplificação ??

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

As vantagens q eu vejo no bi-amp é poder aplicar potencias diferentes entre MID e TW.. apesar q em alguns cross mais elaborados vc ja tem a opção de atenuação do TW em diversos niveis.. ai isso daria pra fazer sem usar o bi-amp.

mas a maior vantagem q eu vejo é poder ter ajuste de TA diferente pra MID e TW... pois como geralmente eles são montados em posições diferentes.. ( mid na porta e TW na coluna ou painel) as distancias do mid e tw até os seus ouvidos são diferentes.. ai pra poder fazer um ajuste correto.. o ajuste de TA tb precisa ser diferente entre eles..

ai se vc tem um player q tenha ajuste de TA e usa MID na porta e TW na coluna ou painel.. fazer o bi-amp vai te dar um ganho em qualidade pelo ajuste mais fino do TA...

agora se vc usa player sem TA .. ou usa TW e MID no mesmo plano da porta.. (alguns carros tem o local do TW perto da maçaneta ou no acabamento do retrovisor) .. um kit com um bom cross q tenha controle de atenuação do TW é mais q suficiente.. o bi-amp não vai te trazer gandes ganhos não.

o ponto contra é o custo.. pois vc vai precisar do dobro de fiação.. ja q elas são independentes pra MID e TW.. vai precisar de 4 canais só pro kit.. ai ou usa 02 amps.. ou um amp de pelo menos 05 canais..

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela ajuda, mas queria mais tirar a duvida mesmo, nem devo usar bi-amp no meu set nao.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...