Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

urban

Falante Invertido?

Recommended Posts

Galera, aqui em Fortaleza tá uma modinha incrivel de inverter os alto-falantes, tipo uma inspiração numa caixa Band-pass de 4. Tão usando principalmente em som grande.

Simplesmente eles colocam o lado da bombina pra fora, calculam uma litragem (Que eu não tenho nem idéia de onde vem o calculo,pois já vi de praticamente todo tamanho de litragem com o mesmo tipo de caixa e falante) e invertem os polos do falante, a foto no link ai no rapidshare mostra basicamente como é o esquema, mas em geral é assim

http://rapidshare.com/files/102119364/inve...ertido.jpg.html

Mas enfim, isso funciona em que? Aumenta o SPL, o falante consegue tocar numa frequência mais baixa, resposta mais rapida ?

Tirando por experiencia própria, em caixas pequenas de sub, as caixas feitas assim chegavam num grave mais intenso, mas em compensação perdiam feio em distância percorrida pelo som com caixas dutadas normais. A 4 metros você praticamente nao escutava quase nenhum grave, enquanto q dentro do carro ele só faltava se desmontar, as dutadas você escutava bem dentro do carro e a 4 metros ainda conseguia escutar o grave tocando.

Não sei se essa regra vale também pra esse tipo de caixa "novo"

Ou seja, como o meu som é trio-elétrico eu quero que ele vá o mais longe possível! E não que toque um grave incrivel só pra quem fica até a 5/6 metros dele.

Daqui a pouco eu tou fazendo uma caixa nova pro meu som, pois fizeram um crime com a litragem para as minhas 6 tornados, tem 110 l para cada par apenas :pirou:

Logo eu tava pensando em inverter 2 tornados, e deixar 4 em caixas dutadas normais, ou vice-versa, dependendo do resultado, mas até agora ninguem conseguiu me explicar bem oque que muda e se vale a pena, pois aqui o pessoal só segue a moda da hora <_<

Segue um video dele ai embaixo com uma brincadeirazinha que eu nao consegui resistir de fazer; entao nao me crucifiquem-me hehehehe :vts

http://br.youtube.com/watch?v=utOScYFMfvM

E antes de qualquer coisa, esse apelido dele nao fui eu quem dei! aueihueai

Caracteristicas:

6 tornados selenium de 1.100 W rms cada

3 Vulcan 2k6 ( 1 para cada par)

14 Driver's Selenium de 100 W rms cada

8 Tweeter's Selenium de 100 W rms cada

e 1.300 W rms tocando driver's e tweeter's

Já tou com outro Vulcan 2k Esperando o novo caixote ficar pronto para instalar 4 Mid-bass de 500 W rms cada e finalmente termino o projeto!

É a primeira vez q eu falo do meu som aqui, pois só terminei praticamente há pouco, então estou aberto a qualquer criticas e sugestões!

Abração moçada

post-27-1206408606.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa daí é uma modificação da MTL-2 me parece, pelo que sei a MTL toca até que bem, mais tem um grave mais seco, vai de gosto pessoal, te indico a pesquisar sobre a mesma, mas se vc quer mesmo ver seus tornados rendendo o cão, mete as TB, que emboram sejam mal faladas por aqui e me outros lugares, tocam muito bem viu, ainda mais para o que vc quer.

Tu não acha que tem muito driver aí não?

Ah e com o que tais alimentando esse teu trio?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

só não entendi 2 coisitas na foto.

pq os tweeter tinham que estar ali..o que ja é um pequeno probleminha.

o que é aqueles 2 dutos de 3~4 polegadas ??

Compartilhar este post

Link para o post
só não entendi 2 coisitas na foto.

pq os tweeter tinham que estar ali..o que ja é um pequeno probleminha.

o que é aqueles 2 dutos de 3~4 polegadas ??

é msm ne'' fui reparar nos dutos agora

eahuaeiheuiheaae

as tweeter o espertalhao deve ter colocado ali so por "estética"

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou expert em projetos profissionais e nem automotivos, mas venho pesquisando um pouco e tentando conciliar o estudo sobre assuntos relacionados e o meu trabalho, para dizer que é uma modificação muito grosseira de uma caixa MTL-2, que tem rendimento para perto e para longe.

Meteram um duto, que com certeza altera a sintonia.

Precisaria então presenciar o som com um projeto original de MTL-2.

As MTL-2 são originalmente para falantes de 18", especificamente para um modelo de falante especifíco, mas já alguns comentários com bom rendimento com Sub 800 da Oversound.

Precisaria de um teste bem mais detalhado para se chegar a alguma conclusão ou então uma pessoa com bom conhecimento técnico para tentar talvez fazer adaptações com vistas a melhorar a resposta de acordo com os falantes utilizados.

Alguns colegas daqui desse fórum e um pessoal da Audiolist, seria o indicado para isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Não sou expert em projetos profissionais e nem automotivos, mas venho pesquisando um pouco e tentando conciliar o estudo sobre assuntos relacionados e o meu trabalho, para dizer que é uma modificação muito grosseira de uma caixa MTL-2, que tem rendimento para perto e para longe.

As MTL-2 são originalmente para falantes de 18", especificamente para um modelo de falante especifíco, mas já alguns comentários com bom rendimento com Sub 800 da Oversound.

Precisaria de um teste bem mais detalhado para se chegar a alguma conclusão ou então uma pessoa com bom conhecimento técnico para tentar talvez fazer adaptações com vistas a melhorar a resposta de acordo com os falantes utilizados.

Alguns colegas daqui desse fórum e um pessoal da Audiolist, seria o indicado para isso.

tem acho que 1 ou 2 videos no youtube (antigos até) de um corsinha com MTL-2, se nao me engano são 2 over 800 (15 ou 18..) e um sd2300. Pena que agora eu to no sitio e a internet aqui é via celular (115kbps), se não eu até procuraria os videos la.

Alguem se habilita ? :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns colegas daqui desse fórum e um  pessoal da Audiolist, seria o indicado para isso.

tem acho que 1 ou 2 videos no youtube (antigos até) de um corsinha com MTL-2, se nao me engano são 2 over 800 (15 ou 18..) e um sd2300. Pena que agora eu to no sitio e a internet aqui é via celular (115kbps), se não eu até procuraria os videos la.

Alguem se habilita ? :rolleyes:

Ôpa eu me habilito, basta vc mandar +ou- como tá o título dele pra facilitar a pesquisa.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post
mas se vc quer mesmo ver seus tornados rendendo o cão, mete as TB

É, tem um absurdo de driver msm, depois do carnaval eu fui parar no médico 3x com dor no ouvido, e agora sou obrigado a andar com um abafador de ouvido no carro quando tou nas viagens com esse som... :(

Na proxima caixa eu acho q vou reduzir pra 10 drivers, já que vou colocar os mid-bass.

Ah, alimentação é um problema, pois deixei as baterias por ultimo, mas por enquanto oque segura legal foram os 4 alternadores extras q eu instalei no meu buggy pra suprir, motor de fusca e ainda aquele espaço todo q o buggy dispõe lá atrás pra fazer adptações ajudou muito, só em uma viagem comum eu levo no min 6 correias reserva, pois é correia correndo pra todo lado.

Além dos alternadores uso uma fonte banda digital de 150 A, 2 impact de 120 a cada e uma moura velha de 150 A

Mas no pro mês vou trocar todas as minhas baterias em 5 mouras pratas de 200 A cada, pois com a alimentação que eu tenho atualmente, eu nao consigo segurar o som no max por nem meia hora :(

com os alternadores me ajudando e 1000 A de carga eu já seguro legal o som por um tempinho bacana!

E uma dúvida, ignorancia a parte, mas como são as caixas TB que você falou?

Valeu pela ajuda :legal:

Peter

Compartilhar este post

Link para o post
mas se vc quer mesmo ver seus tornados rendendo o cão, mete as TB

É, tem um absurdo de driver msm, depois do carnaval eu fui parar no médico 3x com dor no ouvido, e agora sou obrigado a andar com um abafador de ouvido no carro quando tou nas viagens com esse som... :(

Na proxima caixa eu acho q vou reduzir pra 10 drivers, já que vou colocar os mid-bass.

Ah, alimentação é um problema, pois deixei as baterias por ultimo, mas por enquanto oque segura legal foram os 4 alternadores extras q eu instalei no meu buggy pra suprir, motor de fusca e ainda aquele espaço todo q o buggy dispõe lá atrás pra fazer adptações ajudou muito, só em uma viagem comum eu levo no min 6 correias reserva, pois é correia correndo pra todo lado.

Além dos alternadores uso uma fonte banda digital de 150 A, 2 impact de 120 a cada e uma moura velha de 150 A

Mas no pro mês vou trocar todas as minhas baterias em 5 mouras pratas de 200 A cada, pois com a alimentação que eu tenho atualmente, eu nao consigo segurar o som no max por nem meia hora :(

com os alternadores me ajudando e 1000 A de carga eu já seguro legal o som por um tempinho bacana!

E uma dúvida, ignorancia a parte, mas como são as caixas TB que você falou?

Valeu pela ajuda :legal:

Peter

o-o- 3 vezes é fods, hahauhau.

Sobre as TB, vou te passar um link aqui do forúm sobre as mesmas, onde tem tudo explicadinho.

Link

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

putz grilo, essas turbo bass tocando devem ser um absurdo!

O projeto q fica meio complicado, dependendo do tamanho da carretinha, pois só de caixa vou ter q ter quase 1 metro de comprimento, fora o espaço pra caixa de modulos e pra um gerador... Dentro de um carro é praticamente impossível.

Mas se os montadores onde eu fiz conseguiram errar no volume de uma caixa retangular, imagina montar um projeto complicado desse, onde qualquer detalhe errado muda a onda, mas q com ctz, funcionando deve ser horrores!

Por enquanto eu acho q vou ficar com minhas caixas normais retangulares mesmo :unsure:

Dizem que quanto mais simples o projeto, menos chance se tem de dar algo errado, né?

Abraços

Peter

Compartilhar este post

Link para o post
putz grilo, essas turbo bass tocando devem ser um absurdo!

O projeto q fica meio complicado, dependendo do tamanho da carretinha, pois só de caixa vou ter q ter quase 1 metro de comprimento, fora o espaço pra caixa de modulos e pra um gerador... Dentro de um carro é praticamente impossível.

Mas se os montadores onde eu fiz conseguiram errar no volume de uma caixa retangular, imagina montar um projeto complicado desse, onde qualquer detalhe errado muda a onda, mas q com ctz, funcionando deve ser horrores!

Por enquanto eu acho q vou ficar com minhas caixas normais retangulares mesmo :unsure:

Dizem que quanto mais simples o projeto, menos chance se tem de dar algo errado, né?

Abraços

Peter

No caso quem busca algo forte, tem que usar das técnicas necessárias, como caixas melhors, falantes melhores, baterias melhores, e algumas pequenas coisas, que já mudam bastante.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz...... em Fortal ja tem essas turbo bass(ao menos tentativas eu acho)

so que com cornetas mais curtas. Bate um bocado... Passou uma Hilux

hj aqui na rua so faltou derrubar minha casa, tinha 6 de 18" invertido.

Aqui ta uma moda de falante invertido, vi ate uma caixa com 2 x 12" pra

vender, o cara da loja disse que tocava muito....

Evento que rolou por aqui.

071022012.jpg

071022011.jpg

071022013.jpg

071022005.jpg

071022048.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

071022012.jpg

071022011.jpg

071022013.jpg

071022005.jpg

071022048.jpg

Exatamente essas caixas que eu tava querendo saber a performace, pois tava querendo fazer um projeto igual o paredão dessa foto (Que é do Tico Som né?) Se for, todo mundo diz q toca muito, mas agora eu nao sei se o som dele toca muito por força bruta de amp's ou se essa caixa é melhor mesmo.

Aqui ninguem quer nem saber, se é novidade e chega alguem falando q toca mais, no outro dia tá todo mundo mandando fazer! uaehuaeh

Agora tou pensando seriamente em montar pelo menos um Turbo Bass completo, fiquei curioso demais pra ver a performace dele, vou montar com todas as medidas perfeitas, já peguei muitos projetos dele aqui especificados, e comparar do lado de uma caixa comum com o msm falante, modulo e msm saida de aúdio e ver se realmente toca muuuito mais, na prática mesmo!

Dependendo do resultado eu mudo tudo pra TB e jogo aqui oque aconteceu :vts

Abraços

Peter

Compartilhar este post

Link para o post

Então faz isso mesmo cara, manda fazer 1 TB, e testa 1 TB contra 1 Dutada, e faz os testes, depois posta aqui o que tu achou.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

071022012.jpg

071022011.jpg

071022013.jpg

071022005.jpg

071022048.jpg

Exatamente essas caixas que eu tava querendo saber a performace, pois tava querendo fazer um projeto igual o paredão dessa foto (Que é do Tico Som né?) Se for, todo mundo diz q toca muito, mas agora eu nao sei se o som dele toca muito por força bruta de amp's ou se essa caixa é melhor mesmo.

Aqui ninguem quer nem saber, se é novidade e chega alguem falando q toca mais, no outro dia tá todo mundo mandando fazer! uaehuaeh

Agora tou pensando seriamente em montar pelo menos um Turbo Bass completo, fiquei curioso demais pra ver a performace dele, vou montar com todas as medidas perfeitas, já peguei muitos projetos dele aqui especificados, e comparar do lado de uma caixa comum com o msm falante, modulo e msm saida de aúdio e ver se realmente toca muuuito mais, na prática mesmo!

Dependendo do resultado eu mudo tudo pra TB e jogo aqui oque aconteceu :vts

Abraços

Peter

Pode fazer sem medo... as turbobass arrebentam mesmo, o pessoal daqui de jampa usa muito.. é um grave fdp. Agora eu não sei ao certo.. mas a única loja daqui da cidade que eu confio faz as turbobass com uma curva na parte do meio que separa os 2 falantes.. eu perguntei e o cara disse que era para evitar ressonancia e sei lá mais oque, além disso ela é dutada. Dutada com a corneta na frente e no meio a madeira que separa os 2 falantes eh assim \/ tipo um "v". Eu notei que o controle do cone é melhor, agora a turbo bass toca mais que ela se vc ficar na frente mesmo do som.. se vc for afastando vai ver que a dutada cornetada joga mais longe e o som é mais agradavel tipo sinal limpo e não tipo sinal clipado que é oque eu vejo nessas turbobass.

Eu tinha umas fotos no meu celular de uma caixa dessa dutada cornetada mas fui roubado e perdi, lembro-me de ter enviado a foto para igormiranda, vou pedir a ele pra ver se dar pra postar aqui pra vcs darem uma olhada.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode fazer sem medo... as turbobass arrebentam mesmo, o pessoal daqui de jampa usa muito.. é um grave fdp. Agora eu não sei ao certo.. mas a única loja daqui da cidade que eu confio faz as turbobass com uma curva na parte do meio que separa os 2 falantes.. eu perguntei e o cara disse que era para evitar ressonancia e sei lá mais oque, além disso ela é dutada. Dutada com a corneta na frente e no meio a madeira que separa os 2 falantes eh assim \/ tipo um "v". Eu notei que o controle do cone é melhor, agora a turbo bass toca mais que ela se vc ficar na frente mesmo do som.. se vc for afastando vai ver que a dutada cornetada joga mais longe e o som é mais agradavel tipo sinal limpo e não tipo sinal clipado que é oque eu vejo nessas turbobass.

Eu tinha umas fotos no meu celular de uma caixa dessa dutada cornetada mas fui roubado e perdi, lembro-me de ter enviado a foto para igormiranda, vou pedir a ele pra ver se dar pra postar aqui pra vcs darem uma olhada.

Daqui umas 2 semanas vou fazer um D.I.Y e comecar a montar elas na oficina, não tou confiando muito no trabalho do pessoal daqui ultima mente <_<

espero terminar ao menos 1 no fds pra testar, mas agora eu me confundi todo!

aiuehae

Todos os projetos q eu peguei dela, pelo menos deu a entender de que era selada, tu tinha como postar um desenho nem que seja do paint mostrando como que o pessoal monta ai em jampa ?

É tipo o esquema desse video só que mais esticado, essa parada do 'V' q tu falou?

http://br.youtube.com/watch?v=VaI8JlGnsZk

Pow, se tu conseguir essa foto eu vou ficar muito grato, porque eu nao consigo encontrar nenhuma foto de uma TB completa, ia ajudar muito na montagem da caixa!

Segue abaixo o projeto da TB da selenium, é desse modo que o pessoal monta ai?

Abraços

Peter

post-27-1207175986.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

karaio ?!?!?! precisa da quote nas fotos tambem ??? <_<

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis