Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Furious

Sub 10 , 12 , 15 Pol

Recommended Posts

Turma , gostaria se aprender um pouco sobre as diferenças de spl , qualidade , subgrave entre outros sobre os subs de diferentes tamanhos e a experiencia conta bastante.....

Algumas questões a serem observadas:

1 ) 1 sub de 15 pol x 2 subs de 10 pol , qual a vantagem em cada caso?

Creio que 2 x 10 pol tenha mais qualidade e mais spl por ter 10 + 10= 20 pol de cone , 1 de 15 tem alguma vantagem ?

2 ) Com relação a caixa dutada e subwofers de 10 , 12 , 15.....tem alguma relação com o tamanho , especificação particular do sub pra se decidir q eh melhor uma caixa dutada do que uma selada por exemplo?

3 ) Pra qualidade se usam subs grandes ? porque ?

4 ) E a resposta de frequencia dos subs de 10 , 12 , 15 pol , como se comporta ? tem diferença com picos ? não faz diferença ? ou é mais plana com sub de 10 por exemplo ?

Sei que tem o fator litragem da caixa nessas considerações acima , mas incluindo esse fator como que seria as questões acima?

Essas duvidas vão me ajudar e também a muitos que estão na duvida sobre a melhor opção de escolha de sub pra finalidade desejada.

Agradeço .

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Turma , gostaria se aprender um pouco sobre as diferenças de spl , qualidade , subgrave entre outros sobre os subs de diferentes tamanhos e a experiencia conta bastante.....

Algumas questões a serem observadas:

1 ) 1 sub de 15 pol x 2 subs de 10 pol , qual a vantagem em cada caso?

Creio que 2 x 10 pol tenha mais qualidade e mais spl por ter 10 + 10= 20 pol de cone , 1 de 15 tem alguma vantagem ?

2 ) Com relação a caixa dutada e subwofers de 10 , 12 , 15.....tem alguma relação com o tamanho , especificação particular do sub pra se decidir q eh melhor uma caixa dutada do que uma selada por exemplo?

3 ) Pra qualidade se usam subs grandes ? porque ?

4 ) E a resposta de frequencia dos subs de 10 , 12 , 15 pol , como se comporta ? tem diferença com picos ? não faz diferença ? ou é mais plana com sub de 10 por exemplo ?

Sei que tem o fator litragem da caixa nessas considerações acima , mas incluindo esse fator como que seria as questões acima?

Essas duvidas vão me ajudar e também a muitos que estão na duvida sobre a melhor opção de escolha de sub pra finalidade desejada.

Agradeço .

1) bom pra começar acredit q realmente 2x10'' tenham mais qualidade mas sendo subs da mesma marca e potencia normalmente o subde 15 tem maior spl

caso vc goste de spl é melhor 1 de 15'' que vai ter mais grave e gstando menos potencia

ja que vai alimentar apenas um sub vale lembra q cada vez que vc dobra a sua potencia vc ganha 3db

entao nao é simplesmente somar a area do cone.

2)em relaçao a caixa cada sub trabalha melhor em um tipo de caixa e existem alguns que poder usar

os 2 tipos sem problema para isso vc usa parametros do sub ai vc faz uma conta simples

EBP=FS/QES se o resultado obtido for proximo de 50, a caixa sera selada, para resultados

proximos de 100 o melhor e dutada. resultados perto de 75 indicam que qualquer caixa pode ser utilizada.

3) gosto mesmo é de SPL entao nao sei muito de qualidade mas ja vi comentarios e concordei que sao melhores subs menores pois as respostas sao mais planas.

espero ter esclarecido algumas das duvidas caso alguem saiba algo mais ou acha que errei em algum comentario favor corrigir valew

Compartilhar este post

Link para o post

1 - pelo que eu li em algum canto 1 de 15 seria = a 2 de 10 no quesito area de cone... se li errado alguem me explica tb... rs

os de 10 são mais rápidos, e tem menos subgrave, qdo comparados aos de 15, que são bem mais lentos...

2 - a cx dutada ou selada é de acordo com o seu gosto e especificações do sub...

3 - acho q não... acho q são os de 10... e em seladas... pq é mais facil um sub lerdo embolar em batidas rapidas...

4 - resposta plana ou não é de acordo com a cx...

eu iria de 12... é meio termo...

abs...

Compartilhar este post

Link para o post
1 - pelo que eu li em algum canto 1 de 15 seria = a 2 de 10 no quesito area de cone... se li errado alguem me explica tb... rs

os de 10 são mais rápidos, e tem menos subgrave, qdo comparados aos de 15, que são bem mais lentos...

2 - a cx dutada ou selada é de acordo com o seu gosto e especificações do sub...

3 - acho q não... acho q são os de 10... e em seladas... pq é mais facil um sub lerdo embolar em batidas rapidas...

abs...

Pessoal , muito util as opiniões....gostaria de mais opiniões...

A principio devo ficar com meu voxer expert....980 wrms a 2 ohms 14,4v

O sub vai para o peugeot 206 , não dá pra fazer milagre , as opções são:

1 sub de 15

1 sub de 12

2 subs de 10

A principio o sub seria o E2K , tive de 10 pol e adorei os subgraves , não tenho experiencia com ous outros mas observando um pouco as especificações de resposta acho que o comportamento de outros subs é bastante diferente.

Pensando seriamene em por um E2K de 15 4 + 4 q casa certo com o voxer expert e pelas especificações ele toca bastante subgrave.

Os UXP não sei bem se seriam legal....a resposta de frequencia dos de 10 pol vai de 30 a 1500 Hz

Uma observação:

Resposta de frequencia do sub de 15 selenium extreme:

30 Hz a 3000 Hz .................... 650 wrms - sensibilidade 91

Resposta de frequencia do sub de 15 E2K 4+4 :

15 Hz a 1500 Hz .................... 800 wrms - sensibilidade 88

Comentem por favor com experiencias , observações , so falta bater o martelo pra colocar o puguento pra tremer.

Obrigado ae pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

abs...

Pessoal , muito util as opiniões....gostaria de mais opiniões...

A principio devo ficar com meu voxer expert....980 wrms a 2 ohms 14,4v

O sub vai para o peugeot 206 , não dá pra fazer milagre , as opções são:

1 sub de 15

1 sub de 12

2 subs de 10

A principio o sub seria o E2K , tive de 10 pol e adorei os subgraves , não tenho experiencia com ous outros mas observando um pouco as especificações de resposta acho que o comportamento de outros subs é bastante diferente.

Pensando seriamene em por um E2K de 15 4 + 4 q casa certo com o voxer expert e pelas especificações ele toca bastante subgrave.

Os UXP não sei bem se seriam legal....a resposta de frequencia dos de 10 pol vai de 30 a 1500 Hz

Uma observação:

Resposta de frequencia do sub de 15 selenium extreme:

30 Hz a 3000 Hz .................... 650 wrms - sensibilidade 91

Resposta de frequencia do sub de 15 E2K 4+4 :

15 Hz a 1500 Hz .................... 800 wrms - sensibilidade 88

Comentem por favor com experiencias , observações , so falta bater o martelo pra colocar o puguento pra tremer.

Obrigado ae pessoal.

bom na realidade tudo depende do que vc quer o extreme pra mim é bem melhor pelo spl e pela potencia e é bem melhor pra som pra fora q o 2k que tem uma qualidade muito boa, a diferença de tamanho so depnde de espaço se nao for usar a mala pra mais nada coloca de 15 que vai ser um grave animal se nao coloca de 12 os de 10 acho q talves so em ultimo caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Moçada... área de cone seria, a grosso modo, a área de uma circunferência.

A área de uma circunferência envolve o quadrado do diâmetro portanto não se pode comparar de forma "linear".

De forma meramente ilustrativa: 15² = 225 u.a.

já 10² = 100 u.a.;

Logo um sub de 15" tem área de cone maior que dois subs de 10".

Entretanto deve-se levar em consideração ainda uma série de outros fatores, tais como o acolamento acústico e o x-max por exemplo, com o x-max e a área de cone pode-se estimar volume de ar deslocado por cada conjunto(projeto). Um projeto não é simplesmente comparar área de cone.

Qto as dúvidas:

1- Um sub de 15" normalmente atinge frequências mais baixas que subs de menor polegada, desce mais.

Dois subs de 10" são mais rápidos e isso pode significar mais qualidade.

2- Caixas seladas tendem a descer menos e ter uma resposta mais rápida. São mais voltadas para qualidade, não exclusivamente. Em geral ocupam menores volumes que as dutadas.

Caixas dutadas tendem a descer mais e produzir maior SPL (3dbs a mais), além de necessitarem de maiores volumes.

3- Para qualidade é usual a utilização de subs menores (geralmente 10" ou 12") justamente pela agilidade deles.

4- A resposta ser plana ou picuda depende muito da caixa, pode-se se ter respostas planas ou picudas independente do diâmetro do sub.

DICA: procure ler bastante material no fórum, mas nunca perca a oportunidade de escutar sets diferentes, teoria é sim importante, mas não é 100%.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...