Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luiz-SP

Duvida Qto A Litragem De Caixas...

Recommended Posts

To com uma dúvida... eu vejo por ai o pessoal montando caixa e queria saber... Qual a vantagem de se ter caixas de maior ou menor litragem no carro ?

Por exemplo, tem um amigo meu que montou um selenium extreme de 15' em uma caixa dutada de 98 litros, o que, segundo o instalador, seria para ter mais graves no carro... isso está certo ? como que funciona isso ? pois se a litragem recomendada pela selenium é de 58 litros, qual a vantagem ou desvantagem de ter caixas maiores ?

Abs !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
To com uma dúvida... eu vejo por ai o pessoal montando caixa e queria saber... Qual a vantagem de se ter caixas de maior ou menor litragem no carro ?

Por exemplo, tem um amigo meu que montou um selenium extreme de 15' em uma caixa dutada de 98 litros, o que, segundo o instalador, seria para ter mais graves no carro... isso está certo ? como que funciona isso ? pois se a litragem recomendada pela selenium é de 58 litros, qual a vantagem ou desvantagem de ter caixas maiores ?

Abs !

Pelo meu conhecimento em caixas... com uma litragem maior o sub iria descer até frequencias mais baixas... Por ex...se a litragem da caixa especificada pelo fabricante é de 58 litros a 40 Hz... com 98 litros ela vai reproduzir graves a 30 hz por ex... (tudo no chute é claro). Daí entra o programinha simulador de caixas...

Acho que vem daí o ter mais graves no carro... quer dizer reproduzir mais frequencias de graves... :banghead Mas tem aquilo de quanto maior a caixa menor SPL... o-o-

É isso aí!

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas atenção que uma litragem muito grande pode ocasionar uma sobre-excursão do cone do falante danificando-o. Tem de saber o que se está fazendo e não simplesmente aumentar o volume na doida.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs !

Cara, no caso do seu sub, eu colocaria a litragem indicada, pq os JL cumprem o que prometem, e descem bem.

Se vc aumentar o volume da caixa, alem do que ja citaram, ocorrera um aumento no delay da resposta do sub, ou seja, ele vai ficar mais lento.

Se vc aumentar a caixa seu sub realmente vai descer mais, mas em contrapartida vc nao podera aplicar a potencia maxima no sub, resultando em menor SPL.

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, no caso do seu sub, eu colocaria a litragem indicada, pq os JL cumprem o que prometem, e descem bem.

Se vc aumentar o volume da caixa, alem do que ja citaram, ocorrera um aumento no delay da resposta do sub, ou seja, ele vai ficar mais lento.

Se vc aumentar a caixa seu sub realmente vai descer mais, mas em contrapartida vc nao podera aplicar a potencia maxima no sub, resultando em menor SPL.

ah nao ehhe..

Essa caixa foi um amigo meu que monto no carro... só tava perguntando pq não entendo mto de caixas.. e não tava entendendo o porque de a caixa ter uma litragem tão maior em relação ao especificado pelo fabricante ...

Compartilhar este post

Link para o post

o especificado pelo fabricante geralmente é um meio termo entre desempenho e volume ocupado pela caixa..

pois se o fabricante divulgar q a caixa do falante é de 120litros.. muita gente não vai comprar o sub.. ai o fabricante indica um caixa com o menor volume possivel, mas q tenha um resultado satisfatório.

alguns fabricantes indicam até 02 volumes.. um pra Graves "normais" e outro pra graves "estendidos" ou "deep bass" como alguns chamam.. a 1ª caixa é menor e a 2ª caixa é maior..

Os JL são uns dos poucos subs q vc pode seguir a indicação ao pé da letra.. tem até um review de um sub da JL em uma revista gringa .. onde o cara q faz o review sempre liga pro fabricante pra que o proprio fabricante indique qual a melhor litragem da caixa pra poder tirar tudo o q o sub pode dar.... ai os fabricantes sempre indicam volumes diferentes dos q estão no manual.. só nos da JL é q o fabricante indica usar exatamente o q está no manual... q o volume indicado ali é realmente o melhor volume q eles encontraram pro sub, onde ele tem o maior desempenho.. e não apenas um volume com boa relação volume x desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...