Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baboo

(((((review: Fosgate 4.6x)))))

Recommended Posts

panela velha é que faz comida boa? :vts

os engenheiros tão perdendo o foco, ou o mercado que só pede potência e o resto é relevante?

Acho que nem é isso... mas sim o fato do mercado não se importar com os outros fatores apenas com a potência mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eae Pessoal!!!! []-[]

Esta semana, passei na casa do Potato e estávamos conversando sobre bons amplificadores para SQ, pois estou a procura de um, e até comentei com ele que o 4.6x tinha uma boa qualidade como muitos daqui referem e até o Potato que tem um ligado no carro dele sabe, mas o que me deixa com o pé atrás é a questão da pouca potência dele, e até então o Potato me disse sobre os Fosgates sempre declararem uma potência menor que a real... e também havia conversado com o Beraldo a respeito da relação potência e qualidade, pois não adianta ter potência e um áudio sujo, como aquele ditado que o Beraldo sempre cita: "Potência não é nada sem controle"...

Quando cheguei em minha casa lembrei deste teste e venho compartilha-lo com vcs foristas.

outside1kn9.jpg

outside1kn9.36757f139f.jpg

O teste não foi realizado por mim... e sim pela equipe técnica da extinta revista Quatro Rodas - Som Nº1 de outubro de 1997, onde extraí tudo que se dirigia ao Rockford Fosgate 4.6x na íntegra.

Bastidores do teste:

Esteve presente ao teste o representante da Troy imports, Renato Linguanotto.

O amplificador foi ligado ao sistema de alimentação que fornecia algo em torno de 14.4v, simulando sua real aplicação e condições de uso, sendo o mais próximo de um automóvel.

Foi utilizado um analisador de áudio Neutrik A1, um multímetro digital e um conjunto de resistores.

O analisador de áudio possui um gerador de sinais conectado às entradas do amplificador, esse gerador emite todos os sons para simular a reprodução dos limites da audição humana.

Os resistores simulam alto-falantes e são ligados nas saídas do amplificador; o multímetro foi utilizado para monitorar a tensão de alimentação na entrada do amplificador, para que ficasse dentro dos padrões do teste.

Foi utilizado um período de aquecimento de 1 hora, com as saídas ajustadas para 1/3 da potencia total.

Foi utilizado 3 condições para o teste:

4 ohms em 4 canais

2 ohms em 4 canais

4 ohms em 2 bridges

inside1kk4.jpg

inside1kk4.477be2063f.jpg

Foi verificado o perfeito funcionamento dos 4 canais do amplificador.

Ele utiliza apenas uma fonte chaveada de alimentação para alimentar os 4 canais, por isso o teste de funcionamento dos 4 canais para não haver diferenças de potência declarada.

O amplificador é feito em chapa de ferro pintada em prata, possui um dissipador de calor lateral na cor rosa metalizada.

Tem controle de ganho que aceita níveis entre 350mv e 6V. “Pode ter também saídas amplificadas ligadas diretamente nele.”

Fazer o ajuste da freqüência de corte do crossover embutido (que vem fixado em 100hz) exige trabalho, pois é necessário abrir o chassi com uma pequena chave Allen para se chegar a pequena placa de circuito impresso e fazer a substituição dos resistores soldados.

Deve-se instalar um porta-fusível próximo a bateria pois o mesmo não possui proteção contra curto-circuito.

Resultados do teste:

Potência Nominal a 14.4v

Valor medido a 4 ohms distorção 0,5%

42,1 w rms (40%+)

Valor declarado

30 w rms

Valor medido a 2 ohms distorção 0,5%

85,7 w rms (43%+)

Valor declarado

60 w rms

Bridge a 4 ohms distorção 0,5%

Medido

149,6 w rms (25%+)

Declarado

120 w rms

Relação sinal/ruído

82,5 db em 4 ohms com 1 watt

Resposta de freqüência

1 watt/ 4 ohms entre 20hz – 20khz

0,36 db de desvio na resposta de graves entre 20hz a 50hz

(isso quer dizer que a curva da resposta tem uma queda nos Sub-graves)

Distorção Harmônica

1 watt/ 4 ohms

0,019%

É isso aí, espero que ajude alguém!!!!!

Baboo

:legal:

Só pra complementar, pois muitos vieram me perguntar no encontro, a potência aqui declarada nestes testes, foram medidas em 14.4V então atenção em relação a este fato, pois é muito difícil e quase impossível estabilizarmos um sistema elétrico convencional em 14.4v.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Baboo..

acho q seja valido o review do 4.6x sim.. pois a grande maioria dos fabricantes tb declaram a potencia em 14,4v... e em grande parte... nem q vc tivesse como conseguir essa voltagem.. o amp não teria a potencia declarada...

mesmo sendo a 14,4v.. a potencia obtida no teste do fosgate 4.6x foi superior ao declarado..

os amps Old School tem muito disso.. declarar potencia abaixo do real... pois nas competições tinham categorias separadas por potencias.. e o q valia era o declarado pelo fabricante.. ai os fabricantes declaravam valores abaixo do real pra ter uma certa "vantagem".. pois ai um amp de 45W reais acabava se "encaixando" na categoria de até 30w...

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Baboo..

acho q seja valido o review do 4.6x sim.. pois a grande maioria dos fabricantes tb declaram a potencia em 14,4v... e em grande parte... nem q vc tivesse como conseguir essa voltagem.. o amp não teria a potencia declarada...

mesmo sendo a 14,4v.. a potencia obtida no teste do fosgate 4.6x foi superior ao declarado..

os amps Old School tem muito disso.. declarar potencia abaixo do real... pois nas competições tinham categorias separadas por potencias.. e o q valia era o declarado pelo fabricante.. ai os fabricantes declaravam valores abaixo do real pra ter uma certa "vantagem".. pois ai um amp de 45W reais acabava se "encaixando" na categoria de até 30w...

O teste foi válido sim, só que a questão era que o pessoal achou que como ele fornecia maior potência que o declarado, queriam fazer uma alimentação maior só pra ele e acahvam que era declarado em 12.6v, o que alguns achavam interessante o uso de um vaso de 2v pra elevar a potência mais ainda, só que aí que eu me referi que os testes foram realizados em 14.4v e não em 12.6v como vieram me perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post
esse teste é valido? pode ser incorporado ao tópico de testes?

Vindo de quem veio, eu confio !

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom mesmo esse review, show de bola!!!

Eu encomendei um Fosgate Punch 200.2 esses dias atrás (ainda não chegou) para tocar um kit 2 vias que ainda estou na dúvida de que modelo comprar, acreditando totalmente na qualidade de som e na potência real dos amplificadores da Fosgate que parece ser sempre acima do valor declarado.

Não achei nenhum teste de potência do Punch 200.2 mas o Ernany fez do Punch 400.4, e acredito que os resultados sejam parecidos, ou seja, old school ou NEW school, os Fosgates ainda continuam dando mais potência do que o declarado. :legal:

Detalhes do teste Fosgate 400.4:

Rockford Fosgate Punch 400.4 Bridge 4 Ohms (com carga nas duas saídas)

Tensão de Entrada = 13,18v

Tensão de Saída = 31,3v

Potência Total = 244,9225wrms @ 13,18v

Declarado pelo Fabricante=200wrms

Canal a 4 Ohms (carga em dois canais L e R)

Tensão de Entrada = 13,93v

Tensão de Saída = 17,8v

Potência Total = 79,21wrms @ 13,93v (4ohms stereo)

Declarado pelo fabricante=50wrms

Canal a 2 Ohms ( carga em somente 1 canal)

Tensão de Entrada = 13,89v

Tensão de Saída = 15,7v

Potência Total = 123,245wrms @ 13,89v

Declarado pelo Fabricante=100wrms

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh galera...

O meu muambeiro não achou o 200.2 e acabei pedindo o 400.4 mesmo, aí quem sabe mais pra frente rola mais upgrades!

Agora estou na dúvida em que kit 2 vias investir para acompanhar a qualidade do amplificador.

Qual é o melhor entre Bravox Hi-End CS60K Kevlar e Rockford Fosgate P162S??

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...