Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tarcizio.z

Caixa Para 10w6v2

Recommended Posts

O sub vai chegar para min dentro de uns 10 dias, e ja estou em busca de informações de como deve ser feita a caixa.

Meu carro e um xsara 2 portas, o ampli do sub vai ser o 500/1 da JL,

A caixa recomendada pela própria JL e de 21L com um duto retangular,

http://mobile.jlaudio.com/pdfs/7954.pdf

Esse duto retangular tenho que fazer ou acho pronto para compra? será que um duto redondo não ficaria bom?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

o q importa no duto é o volume dele.. se é redondo ou quadrado não pega nada..

acho q no proprio site da JL deva ter alguma coisa sobre como converter as medidas do duto quadrado pra duto redondo.. ai é so fazer os calculos q vc acha o diametro e comprimento do duto.

geralmente é usado duto quadrado onde o duto redondo tenha um comprimento muito grande e a caixa seja pequena.. pois ai fica dificil conseguir colocar o duto na caixa..

Compartilhar este post

Link para o post
o q importa no duto é o volume dele.. se é redondo ou quadrado não pega nada..

acho q no proprio site da JL deva ter alguma coisa sobre como converter as medidas do duto quadrado pra duto redondo.. ai é so fazer os calculos q vc acha o diametro e comprimento do duto.

geralmente é usado duto quadrado onde o duto redondo tenha um comprimento muito grande e a caixa seja pequena.. pois ai fica dificil conseguir colocar o duto na caixa..

Royo.. me corrija se eu tiver errado.. mas a área da seção transversal também importa, não?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

sim.. o volume é a área multiplicada pelo comprimento do duto.

a área transversal e o comprimento do duto definem a frequencia de sintonia da caixa.. ( Fb)

que é calculada pela formula:

Fb.jpg

onde:

Av = Área transversal

Lv = Comprimento do duto

Vb = Volume da Caixa ( liquido)

ele q vai fazer o "controle" do sub..

as medidas dele são calculadas pra gerar um resitencia à passagem do ar.. e em algumas frequencias essa passagem de ar cria um reforço dos graves..

ai em dutos redondos.. se vc alterar o diametro do duto.. tb tem q mudar o seu comprimento.. se aumentar o diametro.. tb tem q aumentar o comprimento do duto... pra manter a mesma resistencia à passagem do ar.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já fez uma caixa para 10w6? Amanha o w6 esta chegando. Minha duvidas são mais em ralação ao duto, será melhor usar o de 4'' ou de 3'' e qual o tamanho.

Vou fazer conforme o manual, 22 litros, mas e o duto com faço?

Compartilhar este post

Link para o post
Alguém já fez uma caixa para 10w6? Amanha o w6 esta chegando. Minha duvidas são mais em ralação ao duto, será melhor usar o de 4'' ou de 3'' e qual o tamanho.

pelo manual o duto retangular tem que ter essa medida: 32mm x 267mm x 762mm

Minha matemática não e lá muito boa, e pelos meus cálculos o duto deve ser de 6 1/2 litros. Ta certo isso?

Usando um duto redondo de 4'' vou precisar de 82 cm ?

Ta certo isso? To achando muito duto para um sub de 10.

Compartilhar este post

Link para o post

a intenção de usar duto quadrado é justamente qdo o duto redondo fica tão grande q inviabiliza o uso de duto redondo.

mas não sei se é só calcular o volume do duto quadrado e usar o mesmo volume pra um duto redondo..

pois mesmo quando se usa dutos redondos.. os calculos não são tão simples assim.. por exemplo se o duto da caixa pede 4" x 100cm.. e vc decidir usar 02 dutos no lugar de um só.. não é só dividir o comprimento do duto por 02 e usar 02 dutos de 4" x 50cm...

eu tinha visto em um site de algum fabricante um programa q fazia a conversão de duto quadrado pra redondo.. mas não lembro em qual foi.. ja olhei no site da JL e não é... pode ser q seja no da Fosgate.. vou dar uma olhada e depois posto o q eu achar.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não é o sub que o Capone Rasta tem ?

Entra em contato com ele...

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não é o sub que o Capone Rasta tem ?

Entra em contato com ele...

O capone usa selada pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Fala tarcizio..

então cara.. meu sub JL 10w6v2 tbm ta chegando aí nessa segunda-feira, junto com quase todo o meu set =D !!

e to na mesma duvida q vc ta... "a caixa" hehe... a principio não vai ser eu qm vou fazer, vai ser o instalador da loja... mas queria dar uma força pra ele.. se bem q a loja é top e já deve saber o q fazer...

já deu uma olhada nessas caixas aqui da JL ? deve ser apropriada para os nossos subs..

http://mobile.jlaudio.com/products_enclosu...u=2&prod_id=295

será q da para fazer uma = pegando os parametros ali q eles usam ?

+1 link

http://mobile.jlaudio.com/products_enclosu...nu=2&page_id=19

Compartilhar este post

Link para o post
Fala tarcizio..

então cara.. meu sub JL 10w6v2 tbm ta chegando aí nessa segunda-feira, junto com quase todo o meu set =D !!

e to na mesma duvida q vc ta... "a caixa" hehe... a principio não vai ser eu qm vou fazer, vai ser o instalador da loja... mas queria dar uma força pra ele.. se bem q a loja é top e já deve saber o q fazer...

já deu uma olhada nessas caixas aqui da JL ? deve ser apropriada para os nossos subs..

+1 link

w6v2howedgetechit1.th.jpg

Vc vai usar como? selada, dutada ou essa da JL?

Essa caixa deve ser perfeita para o W6, mas não vou me arriscar a fazer uma dessa não, vou de dutada mesmo, mas esse bendito duto que esta me dando dor de cabeça, bem que alguém podia aparecer e disser: '' usa um duto de x''por tanto centímetros, fiz um duto assim e ficou perfeito. ''

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Fala tarcizio..

+1 link

w6v2howedgetechit1.th.jpg

Vc vai usar como? selada, dutada ou essa da JL?

Essa caixa deve ser perfeita para o W6, mas não vou me arriscar a fazer uma dessa não, vou de dutada mesmo, mas esse bendito duto que esta me dando dor de cabeça, bem que alguém podia aparecer e disser: '' usa um duto de x''por tanto centímetros, fiz um duto assim e ficou perfeito. ''

[]-[]

cara.. quando vi essa caixa no site da JL achei um tesão..

mas aí para mandar trazer de la dos states..acho q só de navio mesmo, pq ela pesa bastante hehe..

entãoo.. vou dar uma conversada com mais instaladores aqui de ctba..

essa loja q eu fui (rally som).. o cara parece q entende, pq ele mesmo vai fazer cursos lá na fábrica da JL... e ver o q ta surgindo de novo e etc...

qndo eu cheguei na loja ele perg. vc qr estética ou qualidade?.. eu falei qualidade..

dai ele me falou em fazer uma caixa com duto de madeira e retangular.. mas ainda não sei bem as medidas.. o detalhe da caixa é q achei estranho..pq ele me falou de uma caixa de madeira não que ficasse rente ao bando com o sub direcionado para a tampa do porta malas, mas sim uma caixa q saisse da lateral e fosse até a metade do porta malas.. o sub ficaria virado para a outra lateral..

aí não sei se o cara viajo e tals..pq nunca vi assim..

eu com crtz irei passar lá semana q vem e vou dar uma nova conversada com ele..até mesmo para dar um chorada no preço e passar em mais 3 lojas aqui da cidade pra ver..

qlqr coisa daí eu te falo, o q me falaram da caixa..

valeu t+

Compartilhar este post

Link para o post
o detalhe da caixa é q achei estranho..pq ele me falou de uma caixa de madeira não que ficasse rente ao bando com o sub direcionado para a tampa do porta malas, mas sim uma caixa q saisse da lateral e fosse até a metade do porta malas.. o sub ficaria virado para a outra lateral..

Viajou não... tem tudo haver com cancelamento de ondas... inclusive melhora e muito em carros sedans.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
o detalhe da caixa é q achei estranho..pq ele me falou de uma caixa de madeira não que ficasse rente ao bando com o sub direcionado para a tampa do porta malas, mas sim uma caixa q saisse da lateral e fosse até a metade do porta malas.. o sub ficaria virado para a outra lateral..

Viajou não... tem tudo haver com cancelamento de ondas... inclusive melhora e muito em carros sedans.

:legal:

salve salve...

Hmnm..então qr dizer q fica bom é ??

nunca vi isso.. acho q o povo não adota por causa da estética..

mas o cara falou q o negócio fica bommm....

bommm, se em carro sedan fica bom, em um hatch como o meu, não fica ?

é um PalioG2...

abraçoo t+ !

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, também tenho um 10w6v2 e mandei fazer a que vem no manual mesmo, com duto retangular. Para não arriscar sair diferente, fiz o projeto no Google SketchUp, exportei umas imagens, imprimi e levei ao marceneiro hoje.

CaixaSubwoofer1.jpg

CaixaSubwoofer2.jpg

CaixaSubwoofer3.jpg

CaixaSubwoofer4.jpg

CaixaSubwoofer5.jpg

CaixaSubwoofer6.jpg

Furo:

229mm (Diâmetro)

Frente:

559mm x 305mm (MDF 19mm)

Fundo:

559mm x 305mm (MDF 19mm)

Lateral Direita:

234mm x 267mm (MDF 19mm)

Lateral Esquerda:

234mm x 267mm (MDF 19mm)

Superior:

559mm x 234mm (MDF 19mm)

Inferior:

559mm x 234mm (MDF 19mm)

Interno:

202mm x 267mm (MDF 19mm)

438mm x 267mm (MDF 19mm)

Espero ter ajudado! Se alguem precisar, manda mp que eu mando o projeto original com as imagens em tamanho maior.

abs

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom os desenhos! Acompanha o projeto pra ver se o marceneiro faz um bom trabalho no travamento da caixa! []s

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, também tenho um 10w6v2 e mandei fazer a que vem no manual mesmo, com duto retangular. Para não arriscar sair diferente, fiz o projeto no Google SketchUp, exportei umas imagens, imprimi e levei ao marceneiro hoje.

CaixaSubwoofer1.jpg

CaixaSubwoofer2.jpg

CaixaSubwoofer3.jpg

CaixaSubwoofer4.jpg

CaixaSubwoofer5.jpg

CaixaSubwoofer6.jpg

Furo:

229mm (Diâmetro)

Frente:

559mm x 305mm (MDF 19mm)

Fundo:

559mm x 305mm (MDF 19mm)

Lateral Direita:

234mm x 267mm (MDF 19mm)

Lateral Esquerda:

234mm x 267mm (MDF 19mm)

Superior:

559mm x 234mm (MDF 19mm)

Inferior:

559mm x 234mm (MDF 19mm)

Interno:

202mm x 267mm (MDF 19mm)

438mm x 267mm (MDF 19mm)

Espero ter ajudado! Se alguem precisar, manda mp que eu mando o projeto original com as imagens em tamanho maior.

abs

Lucas

cara... me diga uma coisa.. vc tem esses mesmos projetos e medidas só q para o 12w6v2 ? vc pegou tais medidas no manual q tá lá no site da JL no manual do sub ?

ou alguem ai q usa ou ja viu e ouviu esse meu sub em uma dutada, sabe me dizer qntos litros q ficaria bom ?

abraço !

Compartilhar este post

Link para o post

Palamar

Fiz uma caixa seguindo a risca essas medidas, que por sinal são as mesmas do manual, fiquei muito satisfeito, e digo que foi o melhor sub grave que já escutei (nao sou expert), forte mas com qualidade, sem embolar, bem definido, ágil, enfim recomendo a todos a ouvirem,

Uma empresa com a JL nao iria recomendar uma caixa para não proporcionar o que esse sub pode oferecer de melhor.

A caixa ficou ate pequena coube na lateral do meu carro (xsara 2pt).

Compartilhar este post

Link para o post
Palamar

Fiz uma caixa seguindo a risca essas medidas, que por sinal são as mesmas do manual, fiquei muito satisfeito, e digo que foi o melhor sub grave que já escutei (nao sou expert), forte mas com qualidade, sem embolar, bem definido, ágil, enfim recomendo a todos a ouvirem,

Uma empresa com a JL nao iria recomendar uma caixa para não proporcionar o que esse sub pode oferecer de melhor.

A caixa ficou ate pequena coube na lateral do meu carro (xsara 2pt).

fala tarcizio.z.. tranquilo ?

então, poderia tirar uma fotos para nós e postar aqui ?

seguinte.. o meu sub mudou, era um 10w6v2, mas aí veio errado e to com um 12w6v2 hehehe...

dai as medidas devem mudar..alguem tem ?

abraço !

Compartilhar este post

Link para o post

em 99,9% dos casos.. o valor q vem no manual é um valor médio com bom "custoxbeneficio".. um caixa não tão grande..(pra não assustar o comprador e ele achar q vai ter q por uma caixa d'agua no porta malas.. hehehe) mas q não vai dar todo o grave q o sub poderia dar tb..

esse 0,1% q foge à regra são os subs da JL.. pode seguir à risca os dados do manual q vc vai ter uma caixa q tira tudo o q poderia tirar do sub..

tarcizio.. vc usou duto quadrado mesmo? ou refez o calculo pra duto redondo?

Compartilhar este post

Link para o post
em 99,9% dos casos.. o valor q vem no manual é um valor médio com bom "custoxbeneficio".. um caixa não tão grande..(pra não assustar o comprador e ele achar q vai ter q por uma caixa d'agua no porta malas.. hehehe) mas q não vai dar todo o grave q o sub poderia dar tb..

esse 0,1% q foge à regra são os subs da JL.. pode seguir à risca os dados do manual q vc vai ter uma caixa q tira tudo o q poderia tirar do sub..

tarcizio.. vc usou duto quadrado mesmo? ou refez o calculo pra duto redondo?

Quadrados mesmo segui a risca o manual, ate mm, vou forrar a caixa e coloco as fotos aki, fiz a caixa pesando no sub e não como ela iria fica no carro, pois o carro eu vou trocar mais o sub não penso em trocar tão cedo,

Compartilhar este post

Link para o post

execelnte tava com essas duvidas tbm... to pegando um 10w6v2.... tarcizio.z posta fotos do Xsara...

abrçao.s

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...