Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jgcweb2007

Fusivel Ou Dijuntor

Recommended Posts

pessoal seguinte... to na duvida se coloca o fusivel bananinha no meu som ou boto um dijuntor... o som é 1 RS1200D que ta tocando 1 307D2 em 1 ohm.... mas pro mês que vem pretendo ligar 2 307D4 no 1200D e a fiação que vai da bateria pro módulo é cabos de 21mm... quero saber o seguinte... qual seria melhor pra protejer meu som, o fusivel bananinha ou um dijuntor!?!?!? outra duvida é que em caso de sobrecarga.... o fusivel ele queima e o dijuntor ele corta a energia, oq eu quero saber é se o dijuntor qndo corta a energia tem que ser trocado ou não?! tipo, ele queima e tem que ser substituido ou é apenas ligar novamente o mesmo dijuntor!?!?!?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
pessoal seguinte... to na duvida se coloca o fusivel bananinha no meu som ou boto um dijuntor... o som é 1 RS1200D que ta tocando 1 307D2 em 1 ohm.... mas pro mês que vem pretendo ligar 2 307D4 no 1200D e a fiação que vai da bateria pro módulo é cabos de 21mm... quero saber o seguinte... qual seria melhor pra protejer meu som, o fusivel bananinha ou um dijuntor!?!?!? outra duvida é que em caso de sobrecarga.... o fusivel ele queima e o dijuntor ele corta a energia, oq eu quero saber é se o dijuntor qndo corta a energia tem que ser trocado ou não?! tipo, ele queima e tem que ser substituido ou é apenas ligar novamente o mesmo dijuntor!?!?!?

Abraço

O disjunto "desarma" apenas. Ele não queima com um fusível. Após a solução do problema que ocasoinou a sobrecarga vc simplesmente religa ele novamente.

Em sistema como esse eu utilizaria um porta-fusível mesmo, principalemnte em relação ao custo. Um disjuntor automotivo é muito mais caro que um porta-fusível

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço

O disjunto "desarma" apenas. Ele não queima com um fusível. Após a solução do problema que ocasoinou a sobrecarga vc simplesmente religa ele novamente.

Em sistema como esse eu utilizaria um porta-fusível mesmo, principalemnte em relação ao custo. Um disjuntor automotivo é muito mais caro que um porta-fusível

POis é... o dijuntor eu achei no ML na faixa dos 60 reais... o porta fusivel com fusivel eu consigo por 30 reais... é a metade... mas qual seria mais seguro!?!?! pq pelo oq eu vi eu terei que fica andando com fusiveis extras e 1 fusivel ta custando por aqui 7 reais... então... derrepente o dijuntor seja até mais barato pois não teria necessidade de fik trocando...

Mas em questão de qualidade e segurança... oq vcs acham melhor... o DIJUNTOR ou o PORTA FUSIVEL BANANINHA???

Abraço e agradeço desde ja

Compartilhar este post

Link para o post

Bah 30 reais o porta fusivel + 7 do fusivel O.O aqui custa 15 reais o porta fusivel + 1,60 o fuzivel de 80a

No seu caso eu utilizaria porta fuzivel mesmo, é mais em conta :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

fiz minha instalação estes dias, e fiquei na mesma dúvida:

paguei no porta fusível bananinha 9,90 + 2 reais do fusível. Enquanto um disjuntor custava 70tão + o frete!!

fui pelo preço mesmo....

Markto

Compartilhar este post

Link para o post
Bah 30 reais o porta fusivel + 7 do fusivel O.O aqui custa 15 reais o porta fusivel + 1,60 o fuzivel de 80a

Pois é... aqui é foooodaaa... rsrs.. td caro, pra se ter uma idéia... os conectores de cabo (aquele pra ligar um cabo no outro, pra qndo tiver que tirar o sub não ter que soltar la do módulo) custa R$3,00 e é uma BooosTaaaa... mt do vagabundo.... por isso acho que preço não influencia mto, pois sai um pelo outro e o dijuntor não teria necessidade de fik substituindo fusivel, eu to usando um porta fusivel com fusivel daquele tipo U e me custo R$15,00.... e o fusivel que vai no bananinha o de 70A aqui é esse preço R$7,00 e isso quando tem, na net até acha mais barato mas sai um pelo outro pois tem mais o frete e a incerteza se vai chegar ou não... o fusivel do meu primo queimo e não tem em lugar nenhum pra compra... tem que esperar chegar na loja.

Então.... todos concordam que o dijuntor é melhor que o porta fusivel bananinha!?!?! Seria mais seguro, no caso do dijuntor não tem riscos de passar alguma coisa pro módulo!?!?!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Bah 30 reais o porta fusivel + 7 do fusivel O.O  aqui custa 15 reais o porta fusivel + 1,60 o fuzivel de 80a

Pois é... aqui é foooodaaa... rsrs.. td caro, pra se ter uma idéia... os conectores de cabo (aquele pra ligar um cabo no outro, pra qndo tiver que tirar o sub não ter que soltar la do módulo) custa R$3,00 e é uma BooosTaaaa... mt do vagabundo.... por isso acho que preço não influencia mto, pois sai um pelo outro e o dijuntor não teria necessidade de fik substituindo fusivel, eu to usando um porta fusivel com fusivel daquele tipo U e me custo R$15,00.... e o fusivel que vai no bananinha o de 70A aqui é esse preço R$7,00 e isso quando tem, na net até acha mais barato mas sai um pelo outro pois tem mais o frete e a incerteza se vai chegar ou não... o fusivel do meu primo queimo e não tem em lugar nenhum pra compra... tem que esperar chegar na loja.

Então.... todos concordam que o dijuntor é melhor que o porta fusivel bananinha!?!?! Seria mais seguro, no caso do dijuntor não tem riscos de passar alguma coisa pro módulo!?!?!

abraço

"seguro" é o disjuntor ou o fusível banana estar bem dimensionado......

Compartilhar este post

Link para o post
Bah 30 reais o porta fusivel + 7 do fusivel O.O  aqui custa 15 reais o porta fusivel + 1,60 o fuzivel de 80a

abraço

Uma coisa tem que ser considerada. Durabilidade do mecanismo de acionamento. Eu não conheço relatos acerca da "durabilidade" desses disjuntores. Quantas vezes o mecanismo dele aguenta ser desarmado e armado novamente? Pq se não for bem feito, confiaria mais no fusível Até pq não é uma cosia que se queima a todo momento.

Já pensou? Vc está com o som ligado, queima um fusível. Vc troca e fica tranquilo (depois compra outro para ficar na reserva).

Agora , vc usa disjuntor. Ele desarma uma vez e vc arma novamente. E passa um tempo a mesma coisa.. e se numa dessas ele não armar outra vez(quebrar, soltar, etc)? acaba a festa...

Compartilhar este post

Link para o post

cara

eu iria de dijuntor

meu colega tem um sistema parecido ao seu

e cara o 1200D em certos pico consome muito mais q 80ah ai queima o fuzivel todoa hr !

o dele pelo menos

quando da akelas pancada forte mesmo o fuzi n guenta

as vez pode se um fuze vagabundo o dele ou ate mesmo o porta fuzivel os originais q vem com o amp n presta !

Compartilhar este post

Link para o post
cara

eu iria de dijuntor

meu colega tem um sistema parecido ao seu

e cara o 1200D em certos pico consome muito mais q 80ah ai queima o fuzivel todoa hr !

o dele pelo menos

quando da akelas pancada forte mesmo o fuzi n guenta

as vez pode se um fuze vagabundo o dele ou ate mesmo o porta fuzivel os originais q vem com o amp n presta !

Huuummm... to pensando sériamente em pega o dijuntor mesmo... a bateria é de 60A... antigamente quando eu tinha um JBL1000 de 18 ele não puxava tanta bateria... agora ligado em 1 ohm da uma baixada legal na luz qndo o sub bate, a luz do teto, farol e a luz do aparelho da uma baixada significativa... Será que 1 dijuntor protegeria melhor meu som!?!?! oq eu não quero é acabar perdendo meu 1200D de bobeira... qndo queimo a primeira vez, foi que eu desliguei o som com o vol no talo... e qndo ligo novamente deu uma cacetada.... toco pos mais uns min e paro... esse esquema de iniciar o som ja com o vol alto é perigoso?? será que isso influencia mto?? eu penso nisso pois foi assim que aconteceu e ninguém acorda e ja sai correndo a todo gas né...

Qual a opinião de vocês: Dijuntor ou Fusivel?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso porta-fusível. Acho que fica visualmente mais bonitoe é mais versátil. E confio mais nele também. Não concheço a confiabilidade destes disjuntores. Ai, como sempre me atendeu não tenho pq mudar

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso porta-fusível. Acho que fica visualmente mais bonitoe é mais versátil. E confio mais nele também. Não concheço a confiabilidade destes disjuntores. Ai, como sempre me atendeu não tenho pq mudar

Pois é... eu uso o fusivel tipo U... mas sei la... eu queria algo mais seguro... até hj só levei 1 susto com esse fusivel e creio que foi cagada minha...

Alguém ae que utiliza ou ja utilizo os dijuntores pra fla mais sobre eles!??!!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... eu uso o fusivel tipo U... mas sei la... eu queria algo mais seguro... até hj só levei 1 susto com esse fusivel e creio que foi cagada minha...

Abraço

o modulo tem uns fusiveis, n pode deixar so neles n?!?!

pra um sd2300 preciso de quantos A de disjuntor?

o cabo é curto, coisa de 20-30cm

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço

Se vc usar apenas ops que vêm no módulo apenas ele estará com proteção. O resto do carro não. Imagine uma situação, uma pequena batida na traseira. Pode acontecer de romper o cabo de aliemntação e esse encostar na lataria. Como ainda estará ligado diretamente na fonte de enrgiavc pode torrar oda sua aprte elétrica (até mesmo pegar fogo num carpete, por exemplo). Acho que, pelo valor, (seja o prta-fuse ou o disjuntor) não colocar é economia porca.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço

Se vc usar apenas ops que vêm no módulo apenas ele estará com proteção. O resto do carro não. Imagine uma situação, uma pequena batida na traseira. Pode acontecer de romper o cabo de aliemntação e esse encostar na lataria. Como ainda estará ligado diretamente na fonte de enrgiavc pode torrar oda sua aprte elétrica (até mesmo pegar fogo num carpete, por exemplo). Acho que, pelo valor, (seja o prta-fuse ou o disjuntor) não colocar é economia porca.

Pois é, deixar sem fusivel é ser mto mão de vaca né... nego gasta ae no mínimo 1 barão e meio de som e acaba economizando numa coisa que no máximo vai custar uns 70 conto que é o caso do dijuntor...

No meu caso eu quero protejer meu módulo, afinal de contas não é mto baratinho não, por aqui ta custando 700 conto usado!!! E olhe, 700 conto não cai do céu... e por aqui é td caro como eu ja tinha dito antes.

Será que o dijuntor proteje mais doq o fusivel, digamos um fusivel no bananinha de 70A que é o máximo encontrado por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Aew galera eu prefiro um disjuntor d boa,

muito mais praticidade, imagina tu lá com som no "Talo" queima o bendito "FUZIL" e tu caçando o fusível dentro do carro enquanto se tivesse um disjuntor era só re-armar o bichim.

aí se desarmar denovo é um indício q alguma coisa num está 100%.

tem os disjuntores automotivos q eu nunca gostei acho muita "perfumaria"

prefiro os residenciais mesmo. akeles pretos quadradão, aí vcs me perguntam " Mas ele num é pra 110~220?"

sim tbm, a Isolação deles é pra essa voltagem, mas a Amperagem q interessa pra nós,

amantes loucos pelo som automotivo.

mas o certo é colocar um fusível pra cada módulo, e eu prefiro um disjuntor pra rede Geral.

se eu estiver errado me corrijam mas pelo lado prático é isso aí,

abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Por causa do custo, muitos usam disjuntores residenciais. O siemens "branquinho".

E pode usar na boa sem problema algum...

Foto !!

Compartilhar este post

Link para o post
Por causa do custo, muitos usam disjuntores residenciais. O siemens "branquinho".

E pode usar na boa sem problema algum...

Foto !!

mas no caso dos dijuntor doméstico... ele não é mais fraco que os automotivo!?!?!?

O disjuntor que vcs mostraram ae na foto é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709...erlin-gerin-_JM

Ou esse seria melhor???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69798053-_JM

qual vcs acham que proteje mais meu som!?!?!?

Compartilhar este post

Link para o post
Foto !!

mas no caso dos dijuntor doméstico... ele não é mais fraco que os automotivo!?!?!?

Eu acho q os automotivos são mais fracos, principalmente esse aí, Pq vc já viu um desses de perto? acha q algum terminal q seja capaz de suportar 140 ampéres daria certo naquele "parafusinho" alí? Eu já vi uma monte desses com problema, eles desarmado sem ao menos estarem ligados ( EX já vem desarmado de Fábrica e num Arma mais, ou seja vem aberto e não fecham mais, mesmo se vc Voltar ele pro lugar.

O disjuntor que vcs mostraram ae na foto é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709...erlin-gerin-_JM

Esse tbm é bom Bonitinho e thals

Ou esse seria melhor???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69798053-_JM

qual vcs acham que proteje mais meu som!?!?!?

Os dois tem o mesmo princípio de funcionamento, passou de determinada amperagem ele desarma.

Mais eu prefiro esse aki

Pretão combina com o motor, principamente o gol do nosso amigo.hehe(é um gol né?)

só tem q achar um local bom pra fixar ele, nada d grudar ele com fita dupla face na bateria, e nem deixar ele pendurado junto com o cabo, o bom mesmo é amarrar ele com amarril travante.

FLw

abçs

1399.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Cara ... tenho quase certeza que esse preto aí nem se mexe se der curto.

É bom lembrar que disjuntor residencial é feito pra trabalhar em corrente alternada chegando a 220V, e no carro é 12V de corrente contínua.

Se realmente quiserem usar disjuntor residencial, comprem os termo-magnéticos (e ainda há risco de não desarmar em caso de curto ou desarmar só depois que algo já tiver queimado ou pegando fogo).

Compartilhar este post

Link para o post

hehe.... o carro é um fiesta 2005 cinza, modelo parecido com os novo corsa....

E agora... Será que o dijuntor residencial se sai melhor que o disjuntor automotivo!?!?! ou seria melhor o tradicional fusivel!?!?!? só que com esse fusivel tipo U eu to meio assim... será que o bananinha resolve!?!?! se bem que depois de ver um fusivel de 80A queima brincando no 1200D do meu primo eu fico meio assim...

Mais opiniões?!?!!?

Obrigado ao pessoal ae... abraço

Compartilhar este post

Link para o post

E agora... Será que o dijuntor residencial se sai melhor que o disjuntor automotivo!?!?! ou seria melhor o tradicional fusivel!?!?!? só que com esse fusivel tipo U eu to meio assim... será que o bananinha resolve!?!?! se bem que depois de ver um fusivel de 80A queima brincando no 1200D do meu primo eu fico meio assim...

Mais opiniões?!?!!?

Use fusível ... um bom fusível tem o retardo suficiente pra não queimar com besteiras e pra abrir de imediato quando necessário. Qualquer AGU ou "faca" serve ...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais opiniões?!?!!?

Use fusível ... um bom fusível tem o retardo suficiente pra não queimar com besteiras e pra abrir de imediato quando necessário. Qualquer AGU ou "faca" serve ...

pois é to vendo que o fusivel é mais seguro mesmo hein

Compartilhar este post

Link para o post

Mais opiniões?!?!!?

pois é to vendo que o fusivel é mais seguro mesmo hein

pega um fuse de 80A e um disjuntor residencial de 80A , coloca eles em serie e fecha um curto proposital, quem abrir primeiro eh o mais rapido.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...