Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

l4l4u

Caixa Selada Sub Nar 10sw2

Recommended Posts

Galera ja deve ta de saco cheio das minha perguntas...mas so obrigado a fazer mais uma hehehe

Esse é o setup que vou montar:

Pioneer Premier DEH-P880PRS

Kit 2 vias Morel Tempo

Amp Blaupunkt GTA 480

Sub: NAR 10SW2

Devo comprar uma caixa pronta tipo essa?

http://www.somcuritiba.com.br/loja/selado-...tado-p-253.html

Ou na hora da instalacao os cara fazem uma? eu queria botar o amp e o sub no porta malas...e queria q eles ficassem "preso" sem ocupar muito espaco

tipo embutido como nesta foto...nao precisa ser extamente como esta na foto eh claro

http://farm2.static.flickr.com/1062/141100...a8292cd.jpg?v=0

Qual a litragem mais recomendada? curto todas as musicas..mas oq mais escuto eh pink floyd, coldplay, jackjohnson, akon etc

enfim qual melhor caixa? como devo proceder?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo o que vc procura tem nos tópicos do sub-forum DIY. Caixa, rack para o modulo, etc...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Tudo o que vc procura tem nos tópicos do sub-forum DIY. Caixa, rack para o modulo, etc...

:legal:

afinal oq quer dizer diy? hehehe

pelo oq eu pesquisei pude ver que muita gente faz suas proprias caixas....nao sei se eh muito recomendavel eu fazer ja q nao entendo nada....aonde eu deveria ir pra tentar fazer algo mais sobre medida? em loja de auto som ? ou alguem q mexa com mdf?

Compartilhar este post

Link para o post

DIY = Do It Yourself .. ou Faça Você Mesmo.

Fazer a caixa não é complicado não.. com um pouco de habilidade dá pra fazer tranquilo... se puder , use MDF de pelo menos 18mm.. qto maior a espessura, maior a rigidez da caixa.. menos vibração e menos distorção.

Qto à litragem.. esse sub pede caixa grande pra ter resposta plana... ja vi gente q fez caixa na casa de 56 litros.. ms tb tem gente q usa com 28 litros.. vai depender do tipo de resposta q vc quer do sub.. caixa maior da resposta mais plana.. com graves mais "macios" .. caixa menor dá resposta menos plana e com graves mais "secos"

Compartilhar este post

Link para o post

28L n fica legal não, testei e desaprovei. Tanto que em simulações tbem acusa excurssão excessiva.

25L pra selada trapezional fica legal! Pra selada foi a melhor litragem que encontrei.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Opa.

Uso o meu 10sw2 em uma lateral becari... reforçada...

28l... se comporta muito bem o sub viu...

Quiser essas caixas, me manda MP....

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
28L n fica legal não, testei e desaprovei. Tanto que em simulações tbem acusa excurssão excessiva.

25L pra selada trapezional fica legal! Pra selada foi a melhor litragem que encontrei.

abs

tu dexo ela menor ainda...e fico melhor? por apenas 3l?

complicado..... eu nao me importo tanto com o tamanho..pra mim ate gostaria de um meio termo pra nao ter erro...soh gostaria de ter ela tipo embutida assim...talvez eu me arrisque a fazer uma...ja vi alguns tutoriais...axo q na parte de montar e fazer ateh consigo...soh nao sei como funciona os calculos enfim o projeto eh q me complica

Compartilhar este post

Link para o post

abs

tu dexo ela menor ainda...e fico melhor? por apenas 3l?

complicado..... eu nao me importo tanto com o tamanho..pra mim ate gostaria de um meio termo pra nao ter erro...soh gostaria de ter ela tipo embutida assim...talvez eu me arrisque a fazer uma...ja vi alguns tutoriais...axo q na parte de montar e fazer ateh consigo...soh nao sei como funciona os calculos enfim o projeto eh q me complica

Cara eu a fiz com 30L

Coloquei uma garrafa pet cheia de areia, bem socada e molhada pra dar mais densidade, testei em 28L nao rolou...

Coloquei outra garrafa.. melhorou!

Ficando com 26L aprox.

Como em simulações os parametros melhores era a de 25L... encurtei a caixa pra essa litragem e ficou boa.

Acho que o primeiro passo eh ver a inclinação do banco traseiro.. a partir disso vc pega algum simulador que tem mesmo nos tutoriais/artigos do autosom.com.br se nao me engano e verifique a angulacao e medidas que chegue à litragem desejada.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Galego ... conforme eu comentei com ele , a minha tinha 52L dutada , caiu para 40L dutada.... e se eu fosse ficar com o sub, com certeza partiria para uma selada com litragem menor ainda.

Nunca pensei que iria citar isso mas para este sub, não recomendo a litragem dutada recomendada pelo fabricante... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

realmente aquela caixa da foto do guto adorei...mas parece q tem por volta de 55l com duto de 3....como eu to pensando em selada daria para fazer algo menor entao mas mantendo aquela caracteristica de "embutido"?

amei:

http://www.gutodealmeida.com/images/fotosp...o_r9_c7_f14.gif

nao quero:

http://www.gutodealmeida.com/images/fotos2...6_r9_c7_f17.gif

Compartilhar este post

Link para o post
realmente aquela caixa da foto do guto adorei...mas parece q tem por volta de 55l com duto de 3....como eu to pensando em selada daria para fazer algo menor entao mas mantendo aquela caracteristica de "embutido"?

amei:

http://www.gutodealmeida.com/images/fotosp...o_r9_c7_f14.gif

nao quero:

http://www.gutodealmeida.com/images/fotos2...6_r9_c7_f17.gif

desistiu da selada?

Compartilhar este post

Link para o post

valeu pela mp galegorafa..

vc esta dizendo que este sub rende bem em selada... mas eu ouço bastante pagode, black e sertanejo.. não eh melhor dutada?

qual seria a caixa recomendada pra que o sub desse o grave legal.. quando digo um grave legal quero dizer uma batida forte..

Compartilhar este post

Link para o post
valeu pela mp galegorafa..

vc esta dizendo que este sub rende bem em selada... mas eu ouço bastante pagode, black e sertanejo.. não eh melhor dutada?

qual seria a caixa recomendada pra que o sub desse o grave legal.. quando digo um grave legal quero dizer uma batida forte..

Opa, precisando...

Eu relatei o que ouvi.. nao posso te dizer como eh em dutada pq nunca testei...

Rende bem pro meu gosto musical, pro seu deixaria a desejar as vezes...Sim é melhor dutada pra vc.

O beraldo teve experiencia com a dutada, ele pode te orientar melhor.. apesar de nao ter nada d+, só fazer sua caixa com uma litragem por volta dos 40L como ele mencionou que fica melhor do que o indicado pela propria NAR...

Sei la, vai de gosto... Se quer encaixar seu gosto vai ter que trabalhar testando qual litragem te agrada ow vai direto no q a NAR especifica

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o BIBA Guto mandou muito bem no acabamento... falar o quê da BIBA beiçuda....

Mas o "não quero".... Kkkkkkkkkkk... é igual meu malas.... PIOR, nem "encarpetei" ainda o rack !!!

o-o-o-o-

Quanto ao dutada, complica para o meu lado pois eu curto rock.... mas Às vezes eu sou obrigado a ser eclético e não gostei da dutada recomendada pelo fabricante.

E eu considero estranho isso pois não tenho muito saco para passar o dia simulando caixa e bla bla... sempre parto para a litragem recomendada pelo fabricante e acabou.

No caso da Nar eu me dei mal... lá no sub-forum Diy tem um tópico só sobre caixas da Nar e o Rodizzi também cita 40 ou 42L se não me engando.... longe do 52L resposta plana do manual.

Compartilhar este post

Link para o post

Haaaaaa.... olha o meu "não quero" aqui:

14lw1.jpg

:vts

Compartilhar este post

Link para o post

Pô Beraldo..

Cria vergonha e pelo menos põe carpete nesse rack ai..

se quiser te indico um cara em São José q faz esse trampo pra vc.. e nem cobra caro não.. umas latinhas de Skol e tá tudo certo.. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

ta mas nao da pra fazer selada e parecida com a do guto? "em acabamento"

Compartilhar este post

Link para o post
ta mas nao da pra fazer selada e parecida com a do guto? "em acabamento"

Lógico que pode... faz uma caixa selada pequena e de boa... só que a madeira "frontal" da caixa, pegue o malas de fora a fora...

Eu ia fazer isso com a minha caixa, só que o falante tem uma bela bunda e se eu fechasse de fora/ fora a frente da caixa, perderia o malas todo.

Compartilhar este post

Link para o post
Lógico que pode... faz uma caixa selada pequena e de boa... só que a madeira "frontal" da caixa, pegue o malas de fora a fora...

Eu ia fazer isso com a minha caixa, só que o falante tem uma bela bunda e se eu fechasse de fora/ fora a frente da caixa, perderia o malas todo.

blz....axo q vou tirar uma foto do porta malas e postar as medidas...fica mais facil de pedir ajuda

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu prometi, ae vai uma foto do meu porta malas....

28493260fk0.jpg

A 110 cm

B 45 cm

C 83 cm

D 30 cm

Queira fazer uma selada pro 10sw2 tipo a do guto...o modulo pode ir junto, ou na parte do lado....agora sera que alguem poderia me ajuda, nas medidas (litragem) e calculos pra caixa +- pra mim ter uma nocao?

fotospolor9c7f14hs5.gif

A medida D seria do angulo dos bancos traseiros...nao sei como se mede....entao imaginei uma linha reta vindo da parte de cima do banco ate em baixo...chegando em baixo a linha reta imaginaria se distancia 30cm do banco....

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
A medida D seria do angulo dos bancos traseiros...nao sei como se mede....

Apenas como exemplo para medir isso.... Peguei aqui no forum:

As medidas para esta caixa sao: 57cm...40cm...25cm...nao importa onde as colocam....para ter uma caixa trapezoidal use um prumo(linha com peso na ponta) coloque na parte alta do banco e deixe o peso encostar na mala, entao use uma trena da parte baixa do banco ateh onde encosta o prumo, e divida a medida achada por 2...pegue o resultado e diminua pela profundidade da caixa p/ obter a parte menor....para ter a base maior da caixa soma-se....

EX: 25cm de profundidade....e do banco ao prumo 20cm...

20/2= 10

base superior- 25-10= 15cm

base inferior- 25+10= 35cm

Compartilhar este post

Link para o post
Apenas como exemplo para medir isso.... Peguei aqui no forum:
As medidas para esta caixa sao: 57cm...40cm...25cm...nao importa onde as colocam....para ter uma caixa trapezoidal use um prumo(linha com peso na ponta) coloque na parte alta do banco e deixe o peso encostar na mala, entao use uma trena da parte baixa do banco ateh onde encosta o prumo, e divida a medida achada por 2...pegue o resultado e diminua pela profundidade da caixa p/ obter a parte menor....para ter a base maior da caixa soma-se....

EX: 25cm de profundidade....e do banco ao prumo 20cm...

20/2= 10

base superior- 25-10= 15cm

base inferior- 25+10= 35cm

entao supondo que a caxa teja 40cm de profundidade....seria 30/2= 15 40+15= 55 em baixo e 40-15 = 25 em baixo axo q eh isso ne.....

ja andei lendo sobre litragem da caixa sobre 10sw2 eh complicado cada um diz uma coisa....mas ainda axei mais posts falando sobre 53l dutada por ae pra qualidade...confirma?

baxei um programa para calculo que me pede o volume ocupado pelo falante em litros alguem sabe?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
ja andei lendo sobre litragem da caixa sobre 10sw2 eh complicado cada um diz uma coisa....mas ainda axei mais posts falando sobre 53l dutada por ae pra qualidade...confirma?

O sw2 que eu vendi para o Galego, segui a litragem recomendada pelo fabricante, resposta plana 52L duto 3", etc... não gostei.

Daí li os artigos do Rodizzi sobre "40L já está bom", que segundo o manual seria "aplicação normal".... achei que ficou bem melhor.

Se eu fosse ficar com ele, já estaria em uma selada, pois eu curto mais rock do que qualquer outro tipo de música.

Acredito que para o seu gosto musical, 42L dutada irá te atender. Acho besteira fazer a caixa d´agua como eu fiz...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...