Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

meirellesead

Litragem P/ Hinor Hpl 15 (4 Ohms) P/ Trio

Recommended Posts

Postado em

COMPANHEIROS FORISTAS... me ajudem pelo amor de DEEEEEEUS....

é o seguinte... tou montando um SET... com os seguintes itens..

* 2 HINOR HPL 15 450 RMS cada (4 ohms)

* 1 Módulo T1600 Taramp's

* 2 drivers D 305

* 2 Drivers D 250 x

* 2 Super Tweters

* 1 Módulo Hurricane 4.120

cabos 35mm, porta fusiveis, RCA's, fios dos Woofers e estéreo, tudo nos conformes.. comprei com o Wagner... SOMCURITIBA..

daí o problema.... NAUM ACERTO NA LITRAGEM DA CAIXA DE JEITO NENHUM.... JÁ TENTEI VARIAS HIPÓTESES..

É O SEGUINTE:

1ª TENTATIVA:

caixa com 125 litros brutos (cada woofer) coim dois dutos de 4"x10.. depois coloquei 4"x15

resultado: o grave sai feio demais.. dá a impressaõ q o falante vai rasgar. e o T1600 naum pára de clipar....(a caixa está forrada com lã de vidro) isso influi algo?

2ª tentativa:

diminui o tamanho da caixa p/ 105 litros brutos (parece q o som ficou pior).. a mesma coisa.. o woofer parece q vai rasgar..uma batida horrivel...reaproveitei a caixa.. e por cima do revestimento de lã de vidro.. coloquei 1cm de espuma..... isso influi?

ATUALMENTE TOU COM A CAIXA COM 105 LITROS BRUTOS (CADA WOOFER) E COM, REVESTIDA COM UMA CAMADA DE LÃ DE VIDRO E POR CIM UMA CAMADA DE 1 CM DE ESPUMA E OS BURACOS DOS DUTOS (4".... PORÉM NAUM SEI O Q FAÇO.. POIS TENHHO MEDO DE MEXER E PERDER A CAIXA...

já vi o q o Rodrigo Carvalho colocou aqui nno foeum.. e pelo q vi aqui... é quase o q ele indiaca...acho q naum vai mudar naum..

me ajudem parceiros...

qualquer coisa:

MSN: meirelles_ead@hotmail.com (o dia todo online)

:legal:

Postado em

bom o revestimento interno quanto externo da caixa eu tenho ctz q nao tem nada a ver .. porem .. eu iria eliminando por partes. . testaria com outro modulo .. ate mais fraco mesmo . .com a caixa q tu ta .. soh pra ter ideia ..

pode ser tb regulagem do modulo .. aterramento . .alimentacao .. os RCAs ..

tem q ir devagar pra descobrir ..

mas creio q outros mais experientes deêm dicas melhores q as minhas .. grande abraço e boa sorte ae!

Postado em

75L LIVRES para cada falante com 2 dutos de 15cm , sem revestimento nenhum

e da próxima vez , seja menos chato pra pedir ajuda brother ... Eu não tenho obrigação de te responder !

PS: pra quem num tá entendendo nada ... o cara chegou na minha lista de MSN me torrando o saco querendo ajuda ... Eu ia Ajudar , mas o cara tava muito chato ... chamando atenção ... Poxa ... que saco né gente ? se coloquem em meu lugar ?

E tem outra coisa ... me add no MSN só pra pedir ajuda ??? e depois SOME como muitos fazem , isso enche o saco =( ...

Bom ... desabafei ...

Postado em
75L LIVRES para cada falante com 2 dutos de 15cm , sem revestimento nenhum

e da próxima vez , seja menos chato pra pedir ajuda brother ... Eu não tenho obrigação de te responder !

PS: pra quem num tá entendendo nada ... o cara chegou na minha lista de MSN me torrando o saco querendo ajuda ... Eu ia Ajudar , mas o cara tava muito chato ... chamando atenção ... Poxa ... que saco né gente ? se coloquem em meu lugar ?

E tem outra coisa ... me add no MSN só pra pedir ajuda ??? e depois SOME como muitos fazem , isso enche o saco =( ...

Bom ... desabafei ...

parceiro........muito obrigado pela resposta... e mais uma vez DISCULPAS POW... sei q fui um pouco chato... pertubei seu saco siim... depois vou ter a oportunidade de explicar a situação e vc vai entender.... e naum costumo sumir do conato de quem me ajuda naum cara...pois tbm tenho minha área de formação... sou bom em algo..e naum nego meu conhecimento naum.. mais.. sem estresss..

GUTO.. VLW CARA... MUITO OBRIGADO MESMO

SÓ UMA DÚVIDA... ESSES 75 LITROS (SÃO BRUTOS.. OU COM O FALANTE DENTRO DA CAIXA... ME EXPLICA MAIS ESSA.. POR FAVOR..

PARA DIMINUIR A LITRAGEM DO FALANTE DA LITRAGEM BRUTA (SEM O FALANTE) DIMINUI 23 %.. É ISSO.

EXEMPLO.. PEGA A LITRAGEM FINAL E DIMINUI 23% (CORRESPONDENTE AO WOOFER) DAI DÁ A LITRAGEM COM O FALANTE DENTRO.......TÁ CERTO ISSO?????

FLWS PARCEIRO.. ABRAÇO

FICA COM DEUS

Postado em

GUTO.... vc falou 75 litors livres.. q significa exatamente "livres"....

tenho q fazer a caixa maior p/ quando colocar o Woofer ela cair p/ 75L.. é isso?

quanto seria esse valor?...

ou seria 75L e pronto....?

cara me disculpas mais uma vez..

é q já fiz umas tres caixas... passei mais de cinco noites em claro..

agora mesmo meus amigos estão me esperando lá na oficina p/ passar mais uma.. ate acetar no SET..

flws.. abraço........... :legal:

Postado em
ninguem mais me ajuda....?

bem claro la meo, 75 litros LIVRES...

pesquisa ai no manual qto ocupa o HPL, ou então, c não quiser pesquisar, faça a medição ai...

abraço

Postado em
ninguem mais me ajuda....?

muito obrigado pelo toque parceiro...

vc num tem ideia o quanto já pesquisei..... mais tem q levar em consideração q sou um pouco leigo nessa a´rea pow....

qlq forma vlws.....

abraço :legal:

Postado em

diminui mais tuas caixas, deixa com 80 litros brutos em cada camara por exemplo, sem forração interna e pronto.

boa sorte pra regula o t-1600 suaheua

Postado em
diminui mais tuas caixas, deixa com 80 litros brutos em cada camara por exemplo, sem forração interna e pronto.

boa sorte pra regula o t-1600 suaheua

vlws .. vou ter q diminuir esses caxotões mesmo hehe.........

parceiro.. abraço...obg pelo toque :legal:

Postado em

vou seguir a dica do guto.....

e seja o q deus quiser........

flws.. abraço...

aceito opiniões de corte... etc. :legal:

Postado em

flws.. abraço...

Eu também estou com problemas com 2 HPL 18", mandei os 2 pra garantia.

Liguei no telefone da hinor e contei os meus problemas. Eles conferiram meu set e me mandaram devolver os falantes pq o se estava correto.

O telefone da Hinor está so site deles na opção contato.

Abraços

Postado em

flws.. abraço...

Liguei no telefone da hinor e contei os meus problemas. Eles conferiram meu set e me mandaram devolver os falantes pq o se estava correto.

Abraços

:bangheblz parceiro... entrei em contato com eles.... com dois tecnicos da HInor...

vai entender.... um mandou eu fazer a caixa com 70 litros livres.... e o outro com 63 litros brutos...eu hein....

.

em quem acreidto??????????

na dúvida.... fui pelo Guto....

quantos litros tinha sua caixa.. e dutos?

flws.. abraço companheiro.... :legal:

Postado em

flws.. abraço...

Abraços

:bangheblz parceiro... entrei em contato com eles.... com dois tecnicos da HInor...

vai entender.... um mandou eu fazer a caixa com 70 litros livres.... e o outro com 63 litros brutos...eu hein....

.

Tudo é questão de gosto musical pelo grave mais encorpado ou seco, segue a orientação do forum que é mais garantido pois deve ser um tiro certo de algum que já usou o equipamento em questão hand26

Postado em

flws.. abraço...

Abraços

.

Os meus de 18" pedem no manual 100litros com 2 dutos de 10x15cm.

Mas conforme orientação da Hinor, eu fiz caixa de 75 litros com 2 dutos de 10x20cm.

Ia bater bem seco, tipo para se ouvir a kilometros de distância (hehehehehehe).

Mas não bateu foi necas, vc acredita que só pra verificar minha ICE eu liguei o que estava bom (porque o outro simnplesmente estava com o cone quebrado, a calota movimentava e o resto do cone ficava parado e só fazia ploc ploc ploc) num bridge da 9.8 que teoricamente manda 250 rms a 4 ohms e ele distorceu antes de 50rms? Meus midbass das portas abafaram eles põe fé? Os bichos só gritavam (mesmo assim ditorcendo) quando ia bater não dava nada.

Não deu outra, devolvi os 2 pra garantia.

Ah, aqui em minha cidade os seus modelos impõem respeito. Mas a caixa que usam é 75 litros. Os dutos eu tenho que conferir, pq acho que eles fazem os dutos quadrados.

Veja a F250 treme tudo: os WPU de 15" foram substituidos por HPL de 15" e meu amigo, até o momento eu nunca ví ela ser abafada nem mesmo pelo pessoal mascarado de BH (cavernas e Oliver sound).

post-29-1204680237.jpg

Postado em

flws.. abraço...

Abraços

.

Tudo é questão de gosto musical pelo grave mais encorpado ou seco, segue a orientação do forum que é mais garantido pois deve ser um tiro certo de algum que já usou o equipamento em questão hand26

vlws parceiro....

muito obrigado...abraço :legal:

Postado em

flws.. abraço...

Abraços

.

Os meus de 18" pedem no manual 100litros com 2 dutos de 10x15cm.

Mas conforme orientação da Hinor, eu fiz caixa de 75 litros com 2 dutos de 10x20cm.

Ia bater bem seco, tipo para se ouvir a kilometros de distância (hehehehehehe).

Mas não bateu foi necas, vc acredita que só pra verificar minha ICE eu liguei o que estava bom (porque o outro simnplesmente estava com o cone quebrado, a calota movimentava e o resto do cone ficava parado e só fazia ploc ploc ploc) num bridge da 9.8 que teoricamente manda 250 rms a 4 ohms e ele distorceu antes de 50rms? Meus midbass das portas abafaram eles põe fé? Os bichos só gritavam (mesmo assim ditorcendo) quando ia bater não dava nada.

Não deu outra, devolvi os 2 pra garantia.

Ah, aqui em minha cidade os seus modelos impõem respeito. Mas a caixa que usam é 75 litros. Os dutos eu tenho que conferir, pq acho que eles fazem os dutos quadrados.

Veja a F250 treme tudo: os WPU de 15" foram substituidos por HPL de 15" e meu amigo, até o momento eu nunca ví ela ser abafada nem mesmo pelo pessoal mascarado de BH (cavernas e Oliver sound).

ok parceiro.. já apanhei demais desta caixa.. ontem fiz como o Guto mandou.... 75 litros livres...... (81 brutos).... e os dutos.. já tentei de todo tamanho.. e nada ainda... mais ainda ontem tarde da noite... percebemos q a caixa estava vazando...... mandei tapar tudo..........e a dúvida....

tava muito ruim o som.. será q é só por conta dos vazamentos.. ou pode ser outra coisa....?????

flws....abraço.... se puder me ajuda...por favor :(

Postado em
75L livres + 2X4" X15cm

seja feliz!

caixa com sintonia boa essa que o guto passou!

ok parceiro.. como falei p/ o amigo acima. fiz a caixa com 81 litros (brutos).. ( menos 6 litros do falante) ..75 livres...... os dutos já tentei de todo os tamanhos..... e nada de som bom....mais aí descobrimos q a caixa estava vazando....tava muito ruim o som.. e baixissimo o grave....aí pergunto....

será q vazamento faz o som ficar tão ruim assim???????? :(

flws.. se puder me ajuda....... abraço

Postado em
75L livres + 2X4" X15cm

seja feliz!

caixa com sintonia boa essa que o guto passou!

ok parceiro.. como falei p/ o amigo acima. fiz a caixa com 81 litros (brutos).. ( menos 6 litros do falante) ..75 livres...... os dutos já tentei de todo os tamanhos..... e nada de som bom....mais aí descobrimos q a caixa estava vazando....tava muito ruim o som.. e baixissimo o grave....aí pergunto....

será q vazamento faz o som ficar tão ruim assim???????? :(

flws.. se puder me ajuda....... abraço

Amigo, após ouvir um som tão horrivel quanto se pode imaginar dos meus HPL eu procurei 1 cara que já montou deles para dar opinião (no meu caso o montador da pick-up que postei) ele ouviu e condenou os falantes.

Então eu não tive dúvidas e mandei de volta para garantia.

Recomendo que faça o mesmo pq só quem já montou deles pode sanar suas dúvidas por ter parametros comparativos.

Eu não acredito que vazamentos em caixas Dutadas podem influenciar o som com mais de 15% de perda.

Postado em

Bom ... desabafei ...

po guto, acho que não é bem assim... até a parte de chamar atenção blz, eu tb fico puto com isso, fo** que não da pra desabilitar... mas por exemplo tenho o zé chedid no msn, realmente falei bastante com ele quando precisava de ajuda... mas não vou ficar enchendo o saco dele sem "precisar" (pq da puta vontade de ficar falando com um cara daquele que manja pra ca*****) ainda mais sabendo que o cara tá super apertado com o tempo! o estranho é que ele num sai do msn :vts

não tenho tu no msn mas se tivesse tava enchendo o saco tb!... auahauhauahauhuah

Postado em

É GALERA. DEPOIS DE MUIIIIIIIIIIITO SOFRIMENTO E NOITES EM CLARO.. PARECE Q O PROBELMA FOI RESOLVIDO HEHE.. GRAÇAS A AJUDA DE VCS... FORISTAS....

LOGO MAIS VOU POSTAR AQUI.. FOTOS, DO ANTES E DEPOIS.. DOS ERROS E ACERTOS ATE RESULTARAM NO SOM Q FICOU... UM ABSURDO DE GRAVE HEHE.... MAIS AINDA FALTAM ALGUMAS COISINHAS..=]

=) =) =)

ABRIGADO A TODOS Q ME AJUDARAM..... QUANDO POSTAR AS FOTOS... VOU CITAR O NOME DE CADA UM Q ME AJUDOU.....

FLWS ABRAÇOS A TODOS....... :legal:

Postado em

Para quem disse que num era dakeles que sumia.....

SUMIUUU e num explicou nem o que era o problema para o pessoal que pode a vir ter o mesmo problema...

Triste isso...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...