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Zuia

Projeto Grave Marea Sedan

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Senhores,

 

estou com 2 kicker cvr12 + sd1000. Fiz uma caixa selada com 29 litros para cada e não gostei muito do resultado. Na verdade, ficou bom, mas dentro do carro achei que deixou a desejar.

 

Lendo alguns tópicos, tenho algumas coisinhas ainda para ajeitar para ficar 100:

 

- Trocar minha bateria (60 Ah) por uma mais forte;

- Abrir algum buraco no tampão para o som poder entrar mais um pouco;

- Inclinar os subs para diminuir o cancelamento;

- Acertar a regulagem do radio e do modulo.

 

Enfim, tenho algumas duvidas com relação a regulagem dos ganhos:

 

No aparelho (SONY CDX-M7817), o loud esta desligado, o bass esta no 0 e as frequencias baixas estão no 0. so o controle do sub q esta um pouquinho mais alto. Ah, LPF em 78Hz

 

No modulo, reparei que só 1 RCA funciona. Isso está correto ?

 

A configuracao do modulo está com sub sonic em 25 Hz, LPF em 100 Hz e o ganho no minimo, visto que o minimo é 4V e o meu radio manda 4V.

 

As configurações estão boas ? essas modificações que estou pensando em fazer, vão dar resultado ?

 

Outra coisa que não estou contente, que mesmo antes de chegar em 70% do volume maximo, dependendo da musica, o modulo clipa e desliga... isso que o ganho ta no minimo...

 

RESUMINDO, com essa configuração, como tirar o melhor aproveitamento possível ?

 

Obrigado a todos...

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Acho q seu post tá mais pra SPL do q pra Qualidade.. mas vamos tentar ajudar.

 

Tb tenho um Marea e o carro é complicado pra passar graves pra dentro mesmo.. a parte de lata do carro é praticamente selada.. não tem passagem de ar pra dentro do carro... só uma passgem na lata no centro.. mas é fechada pelo Tampão.. se for pra mexer eu faria um novo tampão com a parte vazada em cima dessa área. ( é o q pretendo fazer no meu tb)

 

Qto ao ajuste de ganho.. eu mexeria nele.. pois esse valor de 4V do Sony é valor nominal.. e vc só vai conseguir isso qdo o player estiver no volume máximo.. da uma aumentada nesse ganho ai.

 

mas tá estranho essa clipagem ai... não era pra clipar não.. pois com o ganho no minimo não era pra clipar nem mesmo com o player no volume máximo.. como faler o certo seria até dar um ajuste no ganho.

 

Mas antes de mecher em caixa.. eu tentaria melhorar a passagem de graves pra dentro do carro... pois por melhor q seja o sub , amp e projeto.. se não tiver passagem de graves pra dentro do carro vc não vai ouvir eles corretamente.

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Dei uma regulada no ganho e deu uma boa melhorada... em qual frequencia eh melhor regular o ganho ?? 60 Hz ? 70 Hz ?

 

Com relação a clipagem, talvez por eu estar usando uma bateria q ja esta fraca, pode ser por falta de energia (ou estou falando bobeira ?)

 

Esse fim de semana vou tirar o tampão e vou verificar o resultado, se deu uma boa diferença... Se for significativa, vou fazer um novo tampão, com a parte vazada, como vc falou e q já estava na minha mente.

 

Abraços

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qto a clipagem.. se a bateria esta fraca.. o amp tb desliga.. mas nao por sinal clipado.. mas sim por falta de energia..

 

qto a regeulagem de ganho.. meu sony tb é de 4v e amp vai de 0,4 a 4,0v de sensinilidade.. pela teoria eu deveria deixar o ganho do amp no minimo..

 

mas fiz uns testes ontem.. e depois de testar várias variáveis.. acabei deixando o ganho quase no máximo.. (1/4 de volta antes) .... o q pude ver é q os 4v do sony são vão aparecer com o player no volume máximo, com loud ligado e todas as regulagens de equalização tb no maximo..

 

deixando o ganho quase no máximo.. o amp só tem clipagem acima de 80% do volume do player..

 

se fizer o tampão.. posta umas fotos.. tb to querendo fazer no meu.. mas tocom dó de cortar o original.. e não to com paciência pra bolar uma fixação pro brake ligth original..

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Royo eu tava lendo nao sei onde q falta de alimentação é igual a led clip piscando antes do normal...

 

acho q foi o zuia mesmo que me perguntou sobre o que tinha feito no meu carro... é um siena e tnto de mala aberta qto fechada o grave muda muito pouco dentro do carro...

 

eu segui a recomendação do Rafaelsound, que falou que um dos problemas da falta de grave de mala fechada era cancelamento de ondas, por conta da mala ficar paralela com a frente da cx... ai o projeto do meu carro ficou assim...

 

cx002nx5.jpg

 

dsc04661gw6.jpg

 

abs...

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Royo eu tava lendo nao sei onde q falta de alimentação é igual a led clip piscando antes do normal...

 

acho q foi o zuia mesmo que me perguntou sobre o que tinha feito no meu carro... é um siena e tnto de mala aberta qto fechada o grave muda muito pouco dentro do carro...

 

eu segui a recomendação do Rafaelsound, que falou que um dos problemas da falta de grave de mala fechada era cancelamento de ondas, por conta da mala ficar paralela com a frente da cx... ai o projeto do meu carro ficou assim...

 

cx002nx5.jpg

 

dsc04661gw6.jpg

 

abs...

Então,

 

hoje fiz uns testes rápidos e notei que com o porta-malas aberto, não da muita diferença do que com ele fechado. Inclusive achei que até ficou um pouco mais fraco (posso tar enganado, depois faço mais testes).

 

Creio que meu grande problema é a bateria e a passagem de grave para dentro do veículo. So rebatendo os bancos, já senti uma boa diferenca no grave. amanha irei tirar o tampão e irei fazer mais testes.

 

Fiz um teste também para verificar pq o modulo desliga qdo aumenta muito. Coloquei uma musica na altura que a luz do clip começa a piscar. Aumentei um numero do volume e ele nem chegou a acender a luz do clip e ja desligou e ficou piscando a luz do clip. Então creio que a falta de energia faz com q o modulo clip antes. É só o que eu acho. Posso estar enganado.

 

Fiz uma caixa selada com 28,3 litros para cada sub, conforme o manual. Não sei mexer no WinISD e mesmo que soubesse, não sei interpretar os dados e como melhorar meu projeto. Não sei se alguem tem alguma outra sugestão de caixa, mudança de disposição, de litragem.

 

Aguardo comentários.

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eu segui a recomendação do Rafaelsound, que falou que um dos problemas da falta de grave de mala fechada era cancelamento de ondas, por conta da mala ficar paralela com a frente da cx... ai o projeto do meu carro ficou assim...

Viajei nessa .... no caso então para carro sedan onde o malas fica tipo "lacrado" ?

Porque carro hatch, o meu por exemplo no caso, a porta traseira (malas) também fica paralelo a frente da caixa do mesmo jeito.... e ?!?!?!

Conheço o carro do Royo e é duro passar os graves para dentro...

Se pensar assim o ideal/certo seria "caixa lateral"....

Não estou criticando ninguém ... apenas não entendi... ou entendi totalmente errado.

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Viajei nessa .... no caso então para carro sedan onde o malas fica tipo "lacrado" ?

Porque carro hatch, o meu por exemplo no caso, a porta traseira (malas) também fica paralelo a frente da caixa do mesmo jeito.... e ?!?!?!

Conheço o carro do Royo e é duro passar os graves para dentro...

Se pensar assim o ideal/certo seria "caixa lateral"....

Não estou criticando ninguém ... apenas não entendi... ou entendi totalmente errado.

Beraldo,

 

eu sei muito pouco pra explicar, ou até para lembrar exatamente o que ele me falou 06 meses atras.... rs

 

vou tem dar um exemplo... eu tinha 2 upgrade, e dpois tive 1 BP de 15... com caixas converncionais frentes retas... eu furei o tampão e coloquei dutos... tirei os falantes originais... e resultado???? nenhum... ou quase nenhum...

 

ja tava desanimado... achando q tinha feito mer** por causa do carro... carro sem som é a morte pra mim.... ai lança o protech, e tals... ai conversei com o Rafael, e ele tinha falado que é comum ter perdas mas que elas são minimizadas, com tipos de cxs e tals... a unica coisa que lembro que ele falou... é que de mala fechada se a cx ficar paralela acontece cancelamento de onda (nem lembro direito é + - isso) e que pra ter mais grave dentro do carro (melhorar) que eu colocasse a cx com angulo na frente e dutos pra cima...

 

e esta muito show... tenho oferecido protech em lojas aki e os lojistas que levei não acreditaram muito ate ver tocando pra dentro... esta muito + forte de qualquer um dos que eu tinha anteriormente...

 

abs...

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Não sei se alguem tem alguma outra sugestão de caixa, mudança de disposição, de litragem.

Vende essa caixa, CVR em caixa selada é um pecado.

O kicker CVR é um dos melhores falantes que já tive, mas apanhei bastante, tive em caixa de 64L , 56L e por ultimo 50L todas dutadas.

Tanto com 64L ou 56L embolava muito, com 50L ficou perfeita, continuou descendo horrores e reproduzindo qualquer tipo de musica muito bem.

Faça a caixa com 50L para cada sub dutada sintonizada por volta 32hz, o formato da caixa do user Sorriso-rj achei uma ótima opção, com um SD de 1000 na bunda deles vai ficar muito loco isso ai, não sei em carro sedan mas se fosse um carro hatch podia ja preparar um tapa ouvido [¨]

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Vende essa caixa, CVR em caixa selada é um pecado.

  O kicker CVR é um dos melhores falantes que já tive, mas apanhei bastante, tive em caixa de 64L , 56L e por ultimo 50L todas dutadas.

  Tanto com 64L ou 56L embolava muito, com 50L ficou perfeita, continuou descendo horrores e reproduzindo qualquer tipo de musica muito bem.

  Faça a caixa com 50L para cada sub dutada sintonizada por volta 32hz, o formato da caixa do user Sorriso-rj achei uma ótima opção, com um SD de 1000 na bunda deles vai ficar muito loco isso ai, não sei em carro sedan mas se fosse um carro hatch podia ja preparar um tapa ouvido  [¨]

Cara,

 

pelo que li no site so autosom mesmo, devido as caracteristicas do sub, ele toca melhor em caixa selada do que em dutada. E montei em selada tbm por causa do espaço.

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... a unica coisa que lembro que ele falou... é que de mala fechada se a cx ficar paralela acontece cancelamento de onda (nem lembro direito é + - isso) e que pra ter mais grave dentro do carro (melhorar) que eu colocasse a cx com angulo na frente e dutos pra cima...

Saquei... tem um fundamento tudo isso... ele mandou bem.

Só que o termo correto seria, " pode haver cancelamento de onda... ", que no seu caso era com certeza o que estava acontecendo pois ficou bom agora né ?

Legal isso... pode salvar muitas vidas, ou seja, rsss, muitos graves por aí !

:legal:

 

Agora quanto selada ou dutada, além de depender do falante, depende muito do que vc busca e gosto musical.

90% das vezes eu estou curtindo rock, heavy,etc... então dificilmente um sub em dutada me agrada.

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pelo que li no site so autosom mesmo, devido as caracteristicas do sub, ele toca melhor em caixa selada do que em dutada. E montei em selada tbm por causa do espaço.

Quem compra kicker geralmente procura graves terremoto, no manual do cvr 12 caixa dutada diz 63,7L SPL/Deep Bass e 49,6L compact. Quem parte para caixa dutada todos acabam fasendo com 63,7litros imaginando ter um melhor rendimento, com eu também imaginei, o rendimento é bom mas embola muito. Se quiser perder espaço no porta mala vai de 50litros dutada, o rendimento vai ser muito maior.

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Saquei... tem um fundamento tudo isso... ele mandou bem.

Só que o termo correto seria, " pode haver cancelamento de onda... ", que no seu caso era com certeza o que estava acontecendo pois ficou bom agora né ?

Legal isso... pode salvar muitas vidas, ou seja, rsss, muitos graves por aí !

:legal:

 

Agora quanto selada ou dutada, além de depender do falante, depende muito do que vc busca e gosto musical.

90% das vezes eu estou curtindo rock, heavy,etc... então dificilmente um sub em dutada me agrada.

Beraldo,

 

parece que o pessoal tem conseguindo resultados legais com essa inclinação... qdo eu falei com ele... ele tinha conversado sobre o mesmo problema com um amigo dele dono de um santana e fez + - o mesmo projeto e o cara gostou....

 

+ é isso...

 

abs...

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Quem compra kicker geralmente procura graves terremoto, no manual do cvr 12 caixa dutada diz 63,7L SPL/Deep Bass e 49,6L compact. Quem parte para caixa dutada todos acabam fasendo com 63,7litros imaginando ter um melhor rendimento, com eu também imaginei, o rendimento é bom mas embola muito. Se quiser perder espaço no porta mala vai de 50litros dutada, o rendimento vai ser muito maior.

Tenho um amigo meu que manja mexer no WinISD. Vou pedir para ele fazer umas simulações la para mim...

 

Com relacao a aquele calculo Fs/QES que indica se é mais indicado caixa dutada ou selada, esse calculo realmente funciona ?

 

Vou projetar uma caixa com 50 litros e vou ver se vai ocupar mto espaço no porta malas.

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Saquei... tem um fundamento tudo isso... ele mandou bem.

Só que o termo correto seria, " pode haver cancelamento de onda... ", que no seu caso era com certeza o que estava acontecendo pois ficou bom agora né ?

Legal isso... pode salvar muitas vidas, ou seja, rsss, muitos graves por aí !

:legal:

 

Agora quanto selada ou dutada, além de depender do falante, depende muito do que vc busca e gosto musical.

90% das vezes eu estou curtindo rock, heavy,etc... então dificilmente um sub em dutada me agrada.

Beraldo,

 

parece que o pessoal tem conseguindo resultados legais com essa inclinação... qdo eu falei com ele... ele tinha conversado sobre o mesmo problema com um amigo dele dono de um santana e fez + - o mesmo projeto e o cara gostou....

 

+ é isso...

 

abs...

e se eu fizer a inclinação ao contraria da sua ? Da na mesma ?

 

não sei se deu para entender minha ideia, mas ao inves dos subs ficarem direcionados para fora, ficarem direcionados para dentro.

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Zuia,

 

eu ia fazer exatamente como vc falou... só que meu carro tem GNV, e do tamanho e dimensões que ela ficou o ´´V`` ficou no meio...

 

pelo que eu lembro... ele me falou pra fazer no min 10 cm de inclinação...

 

no seu caso a lateral terá 10cm a mais que o meio... e vai ficar assim ´´/\``

 

abs....

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Senhores,

 

retirei o tampão do carro e agora sim tenho um grave forte e bom...

 

agora só falta estudar como fazer um novo tampão...

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Senhores,

 

retirei o tampão do carro e agora sim tenho um grave forte e bom...

 

agora só falta estudar como fazer um novo tampão...

Faz tipo ASSIM, que não tem erro...

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Senhores,

 

retirei o tampão do carro e agora sim tenho um grave forte e bom...

 

agora só falta estudar como fazer um novo tampão...

Faz tipo ASSIM, que não tem erro...

Eles não tem tampão de marea... tampão de marea é meio complicado... eh todo cheio de detalhes, tem o brake light e td mais...

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