Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Daniel-Ceara

Como Melhor Som Para Trio?

Recommended Posts

Pessoal, tenho dois woofers 15HPL de 2Ohms e 450w, duas drivers HDI320 e dois tweeters 5HI320 tudo da Hinor. O amplificador que estou usando é um HBuster HBM2200 de 2x400w. Está tudo montado em um Vectra.

Sempre achei esse som muito fraco para trio. Para dia-a-dia fiz um esquema com uma chave que passa os woofer somente para graves e da uma verdadeira pancada dentro do carro. Chega a fazer cócegas no couro cabeludo de tanto grave. Mas para o que eu queria, que é trio tipo pancadão, tá muito ruim. Até tem boa qualidade, mas só em volume muito abaixo do que eu esperava.

Sei que meu amplificador é péssimo, mas na época foi o que pude comprar. Já testei com um AB800 e não melhorou muita coisa (sei que o AB800 também é ruim mas foi o único que consegui para comparar). Minha caixa teve que ficar um pouco abaixo da litragem para entrar no porta malas. Mas os dutos foram redimensionados pela própria Hinor, então acho que não é este o problema.

Estou pensando em comprar um amplificador de vergonha. Pelo menos uns 2500w e trocar os alto-falantes por 2 Eros (SDS) ou Selenium (WPU ou Tornado).

Mas se alguém me puder da uma dica de como melhorar meu som sem ter que gastar muita grana, ajudaria muito. Será que se eu trocasse somente o amplificador melhoraria consideravelmente? Tenho medo de gastar 1500 reais num amplificador e ficar a mesma coisa.

Se tiver que trocar de alto-falante, o que é melhor? 2 de 15" ou 4 de 12"? Lembrando que quero pancada forte para fora do carro. Só não sei se cabe 4 de 12 no porta-malas. O Vectra tem um porta-malas enorme mais a abertura é pequena e quero um som que possa tirar quando precisar.

Outra dúvida: Capacitor realmente faz diferença?

Obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer que as tweeters e os drivers estão ligados em crosovers passivos de 2ª ordem com cortes em 2khz para os drivers e 5khz para as tweeters.

Compartilhar este post

Link para o post

cara..uma grande melhora no seu som seria colocar um modulo somente para os HPL. Eles estão passando uma bela de uma fome, ja que está tudo ligado nesse tue modulo..

quantos litros está usando pra cada HPL ?

EDIT: Corte em 2khz pros drives eh muito alto em um sistema 3 vias. Este corte só é bom quando vc tem médio grave. Os drives vc deveria cortar por volta de 800~1000 hz. Os HPL vc poderia deixar subindo até essa faixa dai (acho meio alto, eu deixaria no maximo até 400hz)

Compartilhar este post

Link para o post
cara..uma grande melhora no seu som seria colocar um modulo somente para os HPL. Eles estão passando uma bela de uma fome, ja que está tudo ligado nesse tue modulo..

EDIT: Corte em 2khz pros drives eh muito alto em um sistema 3 vias. Este corte só é bom quando vc tem médio grave. Os drives vc deveria cortar por volta de 800~1000 hz. Os HPL vc poderia deixar subindo até essa faixa dai (acho meio alto, eu deixaria no maximo até 400hz)

Fiquei com medo de colocar o corte muito baixo e danificar os drivers já que a potência do amplificador é muito alta para ele. Esse amplificador entrega 400w em 2Ohms e 250w em 4Ohms. Não diz quanto fica em 8Ohms mas deve ficar bem acima dos 75w nominais do driver. Por isso coloquei o corte em 2kHz. Você acha que não tem problema? O chato vai ser encomendar os indutores para o crossover de novo.

Quanto ao amplificador: Se eu deixasse essa porqueira do HBuster só para os drivers e tweeter e comprasse um amplificador melhor para os HPL... Você acha que melhoraria muito? Pra mim seria ótimo pois não ia sair tão caro. Mas é aquele negocio: tenho medo de gastar um nota em um amplificador e não da resultado algum... Você ja viu um HPL desses tocando? Eles são bons a todo vapor?

Tem alguma sugestão de amplificador para alimentá-los?

Mais tarde passo a litragem das caixas.

Obrigado pelas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei com medo de colocar o corte muito baixo e danificar os drivers já que a potência do amplificador é muito alta para ele. Esse amplificador entrega 400w em 2Ohms e 250w em 4Ohms. Não diz quanto fica em 8Ohms mas deve ficar bem acima dos 75w nominais do driver. Por isso coloquei o corte em 2kHz. Você acha que não tem problema? O chato vai ser encomendar os indutores para o crossover de novo.

Quanto ao amplificador: Se eu deixasse essa porqueira do HBuster só para os drivers e tweeter e comprasse um amplificador melhor para os HPL... Você acha que melhoraria muito? Pra mim seria ótimo pois não ia sair tão caro. Mas é aquele negocio: tenho medo de gastar um nota em um amplificador e não da resultado algum... Você ja viu um HPL desses tocando? Eles são bons a todo vapor?

Tem alguma sugestão de amplificador para alimentá-los?

Mais tarde passo a litragem das caixas.

Obrigado pelas dicas.

Eita... o que houve com o forum?!

Bem, minha caixa tem 63 litros e 2 dutos de 10x27cm para cada auto-falante. Estes dutos foram recalculados pela Hinor porque o cara que montou não conseguia ajustar os dutos. Eles ficavam soprando muito.

Esta caixa é só para os woofers. Os drivers e os tweeters estão em uma caixa menor.

Aqui vão as especificações dos woofer:

Impedância : 2 Ohms

Fs : 38,5 Hz

Re : 1,95 Ohms

Qts : 0,388

Qms : 4,62

Qes : 0,424

Vas : 112 litros

Sd : 0,083 m²

Vd : 0,45 litros

Xmax linear : +/- 5 mm

Diâmetro efetivo do cone : 0,330 m

Potência RMS : 450 Watts

(ABNT 10303)

Potência musical : 900 Watts

SPL : 95,50 dB/W/m

Resp. Frequência : 30-3300 Hz

(-10dB)

Volume do alto-falante : 6 litros

Peso do alto-falante : 10 Kg

Caixas Vented : 70 litros

Diâmetro Duto : 2 x 10 cm

Comprimento Duto : 16 cm

Reparo : 30.340

Ou seja, minhas caixas estão 7l menores que o recomendado.

Alguém tem mais sugestões de como melhorar esse som? Se diminuir muito o corte dos drivers como o amigo acima sugeriu não vai queimar ou ficar chiando pela baixa potência desses drivers?

Outra coisa que vi no site da selenium é que diferente do que eu pensava, quanto mais potente o amplificador menor a chance de queimar os woofers (claro que sem exageros). Eles recomendam 4x a potencia nominal para quem usa DSP com limitador de picos e 2x a potência nominal para quem não usa. Isto por dois fatores: primeiro porque a potência dos woofer é erroneamente indicada como RMS (efetiva). O correto seria potência média. Então podemos colocar picos muito maiores que a potencia nominal desde que não ultrapassemos a média. segundo porque quando o amplificador chega no limite ele ceifa a onda que pode virar quase quadrada exigindo um deslocamento muito rápido do cone. O que acaba quebrando o mesmo. Talvez seja esse o meu maior problema. Odeio som ruim e quando começo a ouvir uns estalos dos auto falantes já diminuo um pouco o volume. Por isso o som fica baixo. E esses estalos devem ser justamente esse deslocamento errado do cone.

Estou correto?

Eu tenho boa experiencia em eletrônica... afinal faço Engenharia Elétrica... mas em som eu sou um zero a esquerda. Então estou totalmente aberto a críticas... o importante é que no final eu consiga meu som funcionando 100%... ou tenho que juntar grana e comprar tudo de novo.

Abraços a todos

Compartilhar este post

Link para o post

oba!

rpz...

eu colocaria um modulo so para os hp...

tipo um T1000 ou um SD1000....

nao pode esqecer que bom tem uma bateria auxiliar....

vllw...

ernan

Compartilhar este post

Link para o post

Um amplificador melhor ai pros HPL e vai ter um belo de um rendimento. um ampli que te forneça uns 1500W e que tenho filtro subsonico seria o ideal.

Compartilhar este post

Link para o post
Outra coisa que vi no site da selenium é que diferente do que eu pensava, quanto mais potente o amplificador menor a chance de queimar os woofers (claro que sem exageros). Eles recomendam 4x a potencia nominal para quem usa DSP com limitador de picos e 2x a potência nominal para quem não usa. Isto por dois fatores: primeiro porque a potência dos woofer é erroneamente indicada como RMS (efetiva). O correto seria potência média. Então podemos colocar picos muito maiores que a potencia nominal desde que não ultrapassemos a média. segundo porque quando o amplificador chega no limite ele ceifa a onda que pode virar quase quadrada exigindo um deslocamento muito rápido do cone. O que acaba quebrando o mesmo. Talvez seja esse o meu maior problema. Odeio som ruim e quando começo a ouvir uns estalos dos auto falantes já diminuo um pouco o volume. Por isso o som fica baixo. E esses estalos devem ser justamente esse deslocamento errado do cone.

você acaba de descobrir o headroom :legal:

sim, isso está certo sim

não é atoa que seu som não tá muito legal

esses HPL estão pedindo um amplificador legal só para eles

Compartilhar este post

Link para o post
Esqueci de dizer que as tweeters e os drivers estão ligados em crosovers passivos de 2ª ordem com cortes em 2khz para os drivers e 5khz para as tweeters.

Posso falar do 2200 pq tenho 2 no meu set.

Realmente, ele nao eh uma maravilha pra qm deseja q toque o grave do sistema, mas naum deixa tanto a desejar.

Os dois, q tenho, levam bem dois Over 15 1600, transmitem um grave gostoso de ouvir.

O problema maior deles eh q consomem muiiiiita bateria.

Tenho duas(75 + 100) e o carro eh tb um vectra, o alternador ajuda, mas nao matenho o carro sempre ligado.

O q chateia tb no HBM eh sua proteçao, o voltimetro do capacitor qnd baixa de 11.7v ele arma logo proteçao e o som começa a cortar.

Creio q vc esta bem abaixo da potencia, pois tenho ctz q o HBM naum transmite os 800w q promete.

No seu caso teria q ser ainda mais q 800w, pois ele tem q carregar, sozinho, seu sistema inteiro. pasmafaute

Como soluçao, revise a alimentaçao do sistema(eh preciso bateria extra, sim)

e se possivel coloque outro ampli(de preferencia classe D, to pegando um T2500) para tocar os HPL,

q sao otimos falantes(ja escutei e gostei) e deixe o HBM com os drivers e tweeters. :legal:

flw!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda de todos.

É consenso que meu problema é com o amplificador. Então andei dando uma pesquisada e vou comprar um Taramp's T2500 que entrega 1980w em 4Ohms que vai ser o meu caso. (vai da mais ou menos o dobro da potencia como recomenda no site da Selenium) e um crossover STX62 da Stetsom para ligar os dois. Vou usar o crossover porque fica melhor para regular os cortes e o filtro subsônico (apesar do Taramp's já vir com um). E ainda vou poder tirar o crossover passivo dos drivers e testar diminuir o corte como foi sugerido.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal... andei dando uma olhado no som hoje... infelizmente não pude aumentar muito o volume por causa das outras pessoas aqui em casa, mas coloquei os woofer com o corte de subwoofer do meu CD que não sei em qual frequência é, mas deve ser bem baixo pois quase não sai som dos woofers e eles ficam deslocando muito ar pelos dutos. A quase 30 mt o quadro medidor de energia daqui tava vibrando mesmo com o som em volume mediano. Apesar do muro ajudar a conter o som, aqui é bem grande e a ceu aberto.

Acho que isso é um sinal que meu som está espalhando bem o grave... to pensando aqui duas coisas:

Ou quando ligo tudo (woofers, drivers e tweeters) não sobra muita carga para os woofers ou como haviam dito acima, está faltando medio-grave no meu som...

O que vocês acham?

Algumas pessoas aqui no forum adam criticando o Taramp's... o que é melhor? Um T2500 ou um SD2300?

Para mim o SD2300 é melhor por ter versão 4Ohms e ficaria com os 2300w, mas o T2500 em 4Ohms já daria mais que o dobro dos 900w dos meus woofers e talvez seja mais versátil para futuros upgrades no som. Então o que é melhor já que eles possuem o mesmo preço?

E outra: Capacitor realmente faz diferença? Com o meu HBM2200 já piscam os farois do carro... mas isso não é porque eu tenho pouca bateria (65AH)?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal... andei dando uma olhado no som hoje... infelizmente não pude aumentar muito o volume por causa das outras pessoas aqui em casa, mas coloquei os woofer com o corte de subwoofer do meu CD que não sei em qual frequência é, mas deve ser bem baixo pois quase não sai som dos woofers e eles ficam deslocando muito ar pelos dutos. A quase 30 mt o quadro medidor de energia daqui tava vibrando mesmo com o som em volume mediano. Apesar do muro ajudar a conter o som, aqui é bem grande e a ceu aberto.

Acho que isso é um sinal que meu som está espalhando bem o grave... to pensando aqui duas coisas:

Ou quando ligo tudo (woofers, drivers e tweeters) não sobra muita carga para os woofers ou como haviam dito acima, está faltando medio-grave no meu som...

O que vocês acham?

Algumas pessoas aqui no forum adam criticando o Taramp's... o que é melhor? Um T2500 ou um SD2300?

Para mim o SD2300 é melhor por ter versão 4Ohms e ficaria com os 2300w, mas o T2500 em 4Ohms já daria mais que o dobro dos 900w dos meus woofers e talvez seja mais versátil para futuros upgrades no som. Então o que é melhor já que eles possuem o mesmo preço?

E outra: Capacitor realmente faz diferença? Com o meu HBM2200 já piscam os farois do carro... mas isso não é porque eu tenho pouca bateria (65AH)?

Abraços

Oi Daniel-Ceara...

Tenho Quase os Mesmo Equipamento que vc tem... a unica diferença, é que eu estou usando 1 Banda 9.8 so para tocar os 2 Falantes de 15, e a Banda 2.4 para tocar as 4 Corneta e os 2 Super Tweeters.... e estão bem alimentando...

Posso te falar uma coisa, o grave q esses falantes proporciona são mtooooo bons....

Eu Ate tava pensando trocar esses 2 de 15' e colocar 4 de 12' HPL...

Eu Gostei mto deles sim e o grave, como pra dentro e para fora do carro (principalmente) são mto bonsss, gostei mto... !!!

Acredito q se vc colocar uma potencia so para tocar os 2 falantes, vc tera uma boa melhora...

Falow !!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O que vocês acham?

Abraços

Oi Daniel-Ceara...

Tenho Quase os Mesmo Equipamento que vc tem... a unica diferença, é que eu estou usando 1 Banda 9.8 so para tocar os 2 Falantes de 15, e a Banda 2.4 para tocar as 4 Corneta e os 2 Super Tweeters.... e estão bem alimentando...

Posso te falar uma coisa, o grave q esses falantes proporciona são mtooooo bons....

Eu Ate tava pensando trocar esses 2 de 15' e colocar 4 de 12' HPL...

Eu Gostei mto deles sim e o grave, como pra dentro e para fora do carro (principalmente) são mto bonsss, gostei mto... !!!

Acredito q se vc colocar uma potencia so para tocar os 2 falantes, vc tera uma boa melhora...

Falow !!! :legal:

Então acho que meu problema se resume a amplificador mesmo... Vou juntar uma grana e ver se próximo mês eu compro outro amplificador.

Também gosto muito do grave deste woofer. Para dentro fica tão forte que doi os ouvidos... então estou satisfeito para dentro... pra fora é que ta sem peso. Se aumentar muito começa a fazer uns estalos nos woofer e as cornetas chiam. Mas depois que colocar outro amplificador deve ficar muito melhor... eu espero.

Agora quem pode me ajudar nas outras dúvidas?! Taramp's ou Soundigital? E capacitor faz diferênça?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...