Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

l4l4u

Novato 1 Som

Recommended Posts

Ola sou novo no forum e no mundo do som automotivo e queria ve se a galera da um forca.....

Tenho um astra gl 2001, com um player sony bem velho e caixas originais...

Estou pensando em gastar uns R$2000 em tudo para melhorar meu som, prezo nitidez e qualidade, nao curto xiado e caixas "estourando", esse som seria para mim mesmo, e nao para as "pessoas da rua" Curto pink ployd, coldplay, jack johnson, nesse estilo...e musica dance...

Primeiramente estou procurando um player até uns R$600...ouvi falar muito dos alpine e clarion (DXZ555MP, gostei desse modelo mas ta dificil de encontra)....estou com dificuldades de encontrar essas marcas aqui em porto alegre/rs, se alguem quiser indicar um loja na minha cidade fico grato tb....

Sou novato, entao qualquer dica de player loja caixas etc sao bem vindas

VLW

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala cara, bem vindo ao fórum.

Pelo visto vc ja ta começando bem.. player Clarion e Alpine são muito bons mesmo.. mas são bem caros tb. .. mas sempre aparecem alguns usados com bom preço nos classificados.

da uma olhada no site:

www.somcuritiba.com.br

é uma loja q vende on-line e tem bastante opções de equipamentos.

pra um som de qualidade.. a receita básica é o seguinte ( itens na ordem de importancia.. gaste mais nos primeiros itens e menos nos ultimos) :

- Player de boa qualidade , de preferencia com TA ( Alinhamento de tempo)

- Kit 2 vias nas portas ou em pézinhos.

- Amp pro stereo ( pode ser um 4 canais pra tocar tudo, .. ou um 2 canais só pro kit)

- Sub : subs de 10" ou 12" - os de 10" são mais rápidos nas respostas.

- Amp pro Sub ( no caso de usar o amp de 2 canais pro stereo)

Coaxiais ( caso decida por alguam coisa na parte traseira do carro.. mas é opcional.. não tem necessidade não )

se vc pretende gastar 2000 no total e 600 no player ... vçao sobrar 1400 pro restante certo?

Player Alpine - R$ 600 ( tem alguns nos classificados)

Kit 2 vias: Morel Tempo - R$ 580,00

Amp Stereo: Blaupunkt GTA 480 - R$ 450,00

Sub: NAR 10SW2 - R$ 180,00

RCAs: Uniq Top - R$ 80,00 cada. vai precisar de 03 pares

Vai dar R$ 2050,00 no total.. ainda vai faltar caixa e instalação.. mas vai dar um boa qualidade de som..

se quiser baratear um pouco , pode trocar o kit Morel por um NAR ou Bravox na casa de 250 a 300 reais.

mas se tiver condições.. pege o Morel mesmo.. é um excelente kit.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala cara, bem vindo ao fórum.

Pelo visto vc ja ta começando bem.. player Clarion e Alpine são muito bons mesmo.. mas são bem caros tb. .. mas sempre aparecem alguns usados com bom preço nos classificados.

da uma olhada no site:

www.somcuritiba.com.br

é uma loja q vende on-line e tem bastante opções de equipamentos.

pra um som de qualidade.. a receita básica é o seguinte ( itens na ordem de importancia.. gaste mais nos primeiros itens e menos nos ultimos) :

- Player de boa qualidade , de preferencia com TA ( Alinhamento de tempo)

- Kit 2 vias nas portas ou em pézinhos.

- Amp pro stereo ( pode ser um 4 canais pra tocar tudo, .. ou um 2 canais só pro kit)

- Sub : subs de 10" ou 12" - os de 10" são mais rápidos nas respostas.

- Amp pro Sub ( no caso de usar o amp de 2 canais pro stereo)

Coaxiais ( caso decida por alguam coisa na parte traseira do carro.. mas é opcional.. não tem necessidade não )

se vc pretende gastar 2000 no total e 600 no player ... vçao sobrar 1400 pro restante certo?

Vai dar R$ 2050,00 no total.. ainda vai faltar caixa e instalação.. mas vai dar um boa qualidade de som..

se quiser baratear um pouco , pode trocar o kit Morel por um NAR ou Bravox na casa de 250 a 300 reais.

mas se tiver condições.. pege o Morel mesmo.. é um excelente kit.

royo valeu pela resposta, queria te pergunta outra coisa...eu tava afim de compra tudo de uma vez so e ja instala tudo tipo numa loja especializada...ou quase tudo, sera q vale a pena? essas pecas sao faceis de achar? eu tava pensando em derrepente comprar soh o player separado...

ps: eu imaginava q iria precisar de umas 5 caixas....ae tu citou 3 contando com o sub estou certo? o numero de caixas nao influencia? pq no meu carro ja tem 6 se nao me engano...nao tem sub mas tem duas caixas dos lados do banco atras duas nas portas da frente e mais duas pequenas que acredito q seja tweeters

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, corrigindo aqui:

Não seriam dois pares de cabos??? Um ampli, kit em dois canais, sub em outro... Não estou certo? Dá R$ 80,00 a menos na conta final aí...

Abraço.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post

OPa..

tá certo Edu .. são só dois cabos mesmo.. pensei em uma coisa e escrevi outra.. pensei em 01 amp 4 canais pra stereo e outro mono pro sub..

lAlAu,

O set-up q eu postei são 05 falantes no total:

o kit 2 vias é composto pro 02 Mid e 02 Tw. e + 1 sub.

os mid vc instala na porta.. os TW tb vão nas portas .. no astra se não me engano eles vão ou perto do retrovizor.. ou perto da maçaneta de abertura das portas.

e sub vai no porta malas.

Nas portas traseira não tem necessidade de por falantes.

Qdo se fala em SQ ( Som pra Qualidade) o q se busca é a sensação de estar ouvindo a um show ao vivo .. ai o som deve vir todo da parte da frente do carro.. pois vc qdo vai a um show não fica de costas pro palco fica??? ( a não ser q vc seja segurança de palco né.. hehehe)

ai se colocar falantes na parte de tras do carro .. vc vai ouvir o som vindo de trás.. ai vc perde o q se chama de "efeito de palco".

algumas vezes o pessoal opta por por um par de coaxias na porta traseira ou tampão.. mas nem liga eles nos amplificadores.. liga direto no player mesmo.. isso é feito pra qdo vc for levar alguem no banco traseiro , quem for lá tras ter alguma fonte de som mais proxima... mas o motorista do carro não deve chegar a ouvir o som desses coaxiais.

Qdo o carro tem local pra falante na porta traseira ainda não é tão prejudicial.. mas qdo o local original é no tampão.. ai é a pior situação possivel.. pois o som é refletido no vidro traseiro.. e acaba com qualquer efeito de palco.

Se a loja onde vc for comprar for de confiança.. pode comprar tudo num lugar mesmo.. mas pesquise antes.. na net ou aqui mesmo no fórum tem muitos representantes de boas marcas q vendem produtos a bons preços..

se for levar em loja.. procure ver a qualidade do serviço q é executado.. pergunte sobre qual fiação ele vai usar... e desconfie de valores de mão de obra muito baixas.. geralmente ou o serviço é de baixa qualidade.. ou o valor real está embutido no preço dos equipamentos.

faça uma cotação dos produtos nas lojas e com os vendedores aqui do fórum ( capone rasta, rodizzi, Indounourrx e outros tb.. )

Manda um MP pro Sepacheco.. o cara é de Curitiba e manja muito de som.. ele pode te indicar algum lugar de confiança pra instalar o som ai no Sul.

Ou.. tras o carro aqui pra SP q a gente instala o so pra vc.. [¨]

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
OPa..

tá certo Edu .. são só dois cabos mesmo.. pensei em uma coisa e escrevi outra.. pensei em 01 amp 4 canais pra stereo e outro mono pro sub..

lAlAu,

O set-up q eu postei são 05 falantes no total:

o kit 2 vias é composto pro 02 Mid e 02 Tw. e + 1 sub.

os mid vc instala na porta.. os TW tb vão nas portas .. no astra se não me engano eles vão ou perto do retrovizor.. ou perto da maçaneta de abertura das portas.

e sub vai no porta malas.

Nas portas traseira não tem necessidade de por falantes.

Qdo se fala em SQ ( Som pra Qualidade) o q se busca é a sensação de estar ouvindo a um show ao vivo .. ai o som deve vir todo da parte da frente do carro.. pois vc qdo vai a um show não fica de costas pro palco fica??? ( a não ser q vc seja segurança de palco né.. hehehe)

ai se colocar falantes na parte de tras do carro .. vc vai ouvir o som vindo de trás.. ai vc perde o q se chama de "efeito de palco".

algumas vezes o pessoal opta por por um par de coaxias na porta traseira ou tampão.. mas nem liga eles nos amplificadores.. liga direto no player mesmo.. isso é feito pra qdo vc for levar alguem no banco traseiro , quem for lá tras ter alguma fonte de som mais proxima... mas o motorista do carro não deve chegar a ouvir o som desses coaxiais.

Qdo o carro tem local pra falante na porta traseira ainda não é tão prejudicial.. mas qdo o local original é no tampão.. ai é a pior situação possivel.. pois o som é refletido no vidro traseiro.. e acaba com qualquer efeito de palco.

Se a loja onde vc for comprar for de confiança.. pode comprar tudo num lugar mesmo.. mas pesquise antes.. na net ou aqui mesmo no fórum tem muitos representantes de boas marcas q vendem produtos a bons preços..

se for levar em loja.. procure ver a qualidade do serviço q é executado.. pergunte sobre qual fiação ele vai usar... e desconfie de valores de mão de obra muito baixas.. geralmente ou o serviço é de baixa qualidade.. ou o valor real está embutido no preço dos equipamentos.

faça uma cotação dos produtos nas lojas e com os vendedores aqui do fórum ( capone rasta, rodizzi, Indounourrx e outros tb.. )

Manda um MP pro Sepacheco.. o cara é de Curitiba e manja muito de som.. ele pode te indicar algum lugar de confiança pra instalar o som ai no Sul.

Ou.. tras o carro aqui pra SP q a gente instala o so pra vc.. [¨]

:legal:

vlw mesmo royo ta me salvando, da vontade de ir na loja e te passa para o vendedor no telefone hehehe....eu tava afim de compra oq for possivel aqui por porto alegre mesmo....ja nao entendo de som...ainda compra pela net ja viu neh

ps: tu falo em fiacao...qual seria fiacao correta? ou pelo menos oq eu devo aceitar ou nao?

vlw mais uma vez

Compartilhar este post

Link para o post

Fiação da alimentação vai depender de qual amp vc vai usar... ai de uma olhada em

www.autosom.net/artigos.asp

tem um artigo denominado "Calculando fusível e bitola de cabo de força"

ai é só entrar com a potencia do amp q o site diz qual a bitola da fiação q vc vai precisar..

use no minimo fiação da Pompeia... pode ser UNIQ , ou Beyma tb..

se for usar o GTA 480 .. o recomendado seria um fio de bitola de 13,3mm² ou maior.. o mais comum de se encontrar é o de 16mm².. pra fiação na duvida use sempre bitolas maiores.

Algumas lojas nem conhecem cabos maiores q 6mm². fuja dessas lojas.

pros RCAs.. tem os Stetsom e Uniq q são bons e não custam tão caro.. fuja dos Golden ou outros cabos xing ling.

pros falantes.. usando o GTA como base .. pode usar fios de 1,5mm² pro kit e 2,5mm² pro sub. .. aqui vale a mesma regra.. se puder usar bitola maior ( fio mais grosso) melhor.

no mesmo site .. tem tb um artigo entitulado "Tabela de cabos para falantes " .. é só ar uma olhada lá pra saber qual bitola usar.

Qualquer duvida posta ai q a galera te ajuda a escolher o melhor set-up.

Compartilhar este post

Link para o post
Fiação da alimentação vai depender de qual amp vc vai usar... ai de uma olhada em

www.autosom.net/artigos.asp

tem um artigo denominado "Calculando fusível e bitola de cabo de força"

ai é só entrar com a potencia do amp q o site diz qual a bitola da fiação q vc vai precisar..

use no minimo fiação da Pompeia... pode ser UNIQ , ou Beyma tb..

se for usar o GTA 480 .. o recomendado seria um fio de bitola de 13,3mm² ou maior.. o mais comum de se encontrar é o de 16mm².. pra fiação na duvida use sempre bitolas maiores.

Algumas lojas nem conhecem cabos maiores q 6mm². fuja dessas lojas.

pros RCAs.. tem os Stetsom e Uniq q são bons e não custam tão caro.. fuja dos Golden ou outros cabos xing ling.

pros falantes.. usando o GTA como base .. pode usar fios de 1,5mm² pro kit e 2,5mm² pro sub. .. aqui vale a mesma regra.. se puder usar bitola maior ( fio mais grosso) melhor.

no mesmo site .. tem tb um artigo entitulado "Tabela de cabos para falantes " .. é só ar uma olhada lá pra saber qual bitola usar.

Qualquer duvida posta ai q a galera te ajuda a escolher o melhor set-up.

veio valeu muito pelas respostas mas ta dificil achar essas pecas em porto alegre

vou sitar 4 sites de lojas aqui de porto alegre, gostaria de saber se tu conhece alguma, ou se seria possivel trocar alguma dessas pecas que voce citou por alguma de algum desses sites vlw

http://www.overdriveautosom.com.br/

http://www.starcar.com.br/loja/index.php?cPath=27

http://www.backsom.com.br/produtos.php

http://www.artsom.com.br/produtos.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico do colega, alguém pode me explicar o que é TA (alinhamento de tempo), citado pelo Royo? Como é chamado, comercialmente, esse recurso?

A intuição diz que com isso da pra compensar o atraso de caixas dutadas, por exemplo.

l4l4u,

Se seguir essa receita do Royo vai se dar muito bem! Não vai se arrepender!

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Aproveitando o tópico do colega, alguém pode me explicar o que é TA (alinhamento de tempo), citado pelo Royo? Como é chamado, comercialmente, esse recurso?

A intuição diz que com isso da pra compensar o atraso de caixas dutadas, por exemplo.

l4l4u,

[]s

o problema eh que nao se axa essas pecas aqui...pelo menos nao achei ainda...os cara querem empurra por exemplo uns kit duas vias bravox ou selenium por 150 pila fo**

Compartilhar este post

Link para o post

l4l4u,

[]s

Fala bro´

Digitalmente ele alinha o tempo da saida sonora dos falantes ... fazendo com que crie um ambiente sonoro mais uniforme aproximando os falantes mais longe por ex ou jogando o grave do sub mais pra frente no palco... por ai..

Depende. Soh vi ate hj kenwood usando outro nome alem de TA.

Compartilhar este post

Link para o post

veio valeu muito pelas respostas mas ta dificil achar essas pecas em porto alegre

vou sitar 4 sites de lojas aqui de porto alegre, gostaria de saber se tu conhece alguma, ou se seria possivel trocar alguma dessas pecas que voce citou por alguma de algum desses sites vlw

http://www.overdriveautosom.com.br/

http://www.starcar.com.br/loja/index.php?cPath=27

http://www.backsom.com.br/produtos.php

http://www.artsom.com.br/produtos.htm

alguem da uma luz?

Compartilhar este post

Link para o post

l4l4u,

não conheço nenhuma das lojas q vc postou..

mas vc encontra todos os produtos q eu falei com os representantes das marcas aqui no fórum.. da uam conversada com o capone rasta, rodizzi e www.bloomp.com.br...

hzambom,

TA é o alinhamento de tempo dos sons produzidos pelos falantes do carro..

a condição ideal para um som perfeito.. é q todos os falantes estejam numa mesma distancia dos ouvidos de quem está ouvindo a musica..

mas no carro isso não é possivel... pois vc não fica sentado no centro do carro... ai os falantes da porta do motorista ficam mais proximos e os da porta do passageiro fica mais longe.

como o som é emitido ao mesmo tempo pelos falantes ele acaba chegando aos seus ouvidos em tempos diferentes... o mais proximo chega primeiro... isso prejudica a qualidade do som q vc ouve.

ai o q o TA faz e adiantar ou atrasar o momento em que o som é emitido em cada falante pra que eles cheguem ao mesmo tempo aos seus ouvidos.

vc precisa medir a distancia entre cada falante e seus ouvidos .. ai em alguns players vc vai entrar com essa distancia .. em outros vc vai ter uma tabela onde tem a relação entre a distancia e tempo de atraso pra cada falante.. ai vc entra com o tempo de atraso.

com isso vc vai ter o som chegando ao mesmo tempo de todos os falantes.

Compartilhar este post

Link para o post
l4l4u,

não conheço nenhuma das lojas q vc postou..

mas vc encontra todos os produtos q eu falei com os representantes das marcas aqui no fórum.. da uam conversada com o capone rasta, rodizzi e www.bloomp.com.br...

hzambom,

TA é o alinhamento de tempo dos sons produzidos pelos falantes do carro..

a condição ideal para um som perfeito.. é q todos os falantes estejam numa mesma distancia dos ouvidos de quem está ouvindo a musica..

mas no carro isso não é possivel... pois vc não fica sentado no centro do carro... ai os falantes da porta do motorista ficam mais proximos e os da porta do passageiro fica mais longe.

como o som é emitido ao mesmo tempo pelos falantes ele acaba chegando aos seus ouvidos em tempos diferentes... o mais proximo chega primeiro... isso prejudica a qualidade do som q vc ouve.

ai o q o TA faz e adiantar ou atrasar o momento em que o som é emitido em cada falante pra que eles cheguem ao mesmo tempo aos seus ouvidos.

vc precisa medir a distancia entre cada falante e seus ouvidos .. ai em alguns players vc vai entrar com essa distancia .. em outros vc vai ter uma tabela onde tem a relação entre a distancia e tempo de atraso pra cada falante.. ai vc entra com o tempo de atraso.

com isso vc vai ter o som chegando ao mesmo tempo de todos os falantes.

vlw royo....vo tenta falar com eles.....andei pesquisando bastante...

soh encontrei o ampli e o sub.....e apenas em um lugar...apenas uma loja no mercado livre que os possui, pelo que parece eh confiavel...e agora a bloomp que tu indicou

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681...nf-garantia-_JM

jah o kit 2 vias morel tempo, parece q nao existe nao encontrei em lugar NENHUM

eu nao queria comprar pela internet (somente ultimo caso)

Se tu puder me indicar um combo equivalente a este que tu me postou, mesmo q seja um pouco mais caro, mas que seja facil de encontrar, pra mim ter uma alternativa eu agradeco...ja q provavelmente estarei comprando as pecas que vc me indicar

abraco

Compartilhar este post

Link para o post

é.. NAR já não é tão fácil de achar fora das grandes capitais..

eu moro a 90Km de SP-capital e por aqui não vejo NAR pra vender em nenhuma loja... qdo preciso pego pela net mesmo.

se NAR já é dificil de achar.. MOREL é mais complicado ainda.. eu só conheço o capone mesmo q tem eles pra vender..

o ampli vc acha até no site das lojas americanas.. e tem como parcelar em vááárias vezes..

talvez seja mais fácil achar os kits 2 vias da Bravox.. ai tem os de kevlar ou os de fibra de carbono.. mas são mais caros q os MOREL.. e não sei se tocam igual.. nunca vi esses kits bravox top tocando.

da uma olhada tb em: www.autosom.net/shopp

mas pode pegar os produtos pela net mesmo.. tem gente aqui no fórum q ja faz negócios a bastante tempo e são confiáveis.. e se der algum problema vc ainda tem o apoio da galera do fórum pra poder cobrar o cara.. duvido q algum dos vendedores daqui vá querer se arriscar a se queimar por um kit ou amp q seja.

Compartilhar este post

Link para o post
é.. NAR já não é tão fácil de achar fora das grandes capitais..

eu moro a 90Km de SP-capital e por aqui não vejo NAR pra vender em nenhuma loja... qdo preciso pego pela net mesmo.

se NAR já é dificil de achar.. MOREL é mais complicado ainda.. eu só conheço o capone mesmo q tem eles pra vender..

o ampli vc acha até no site das lojas americanas.. e tem como parcelar em vááárias vezes..

talvez seja mais fácil achar os kits 2 vias da Bravox.. ai tem os de kevlar ou os de fibra de carbono.. mas são mais caros q os MOREL.. e não sei se tocam igual.. nunca vi esses kits bravox top tocando.

da uma olhada tb em: www.autosom.net/shopp

mas pode pegar os produtos pela net mesmo.. tem gente aqui no fórum q ja faz negócios a bastante tempo e são confiáveis.. e se der algum problema vc ainda tem o apoio da galera do fórum pra poder cobrar o cara.. duvido q algum dos vendedores daqui vá querer se arriscar a se queimar por um kit ou amp q seja.

vlw royo....axo que vai ter q ser mesmo...um saco isso, nao eh soh pra som automotivo....tudo q eu compro eu pesquiso e normalmente o cara tem q encomenda, parece q as lojas do brasil soh vendem produtos de segunda impressionante...

Compartilhar este post

Link para o post

royo e quanto ao player soh se econtra pionner sony e kenwood...sera q nao tem nenhuma pionner com TA por uns 600 conto que de pra arrisca?

Compartilhar este post

Link para o post
royo e quanto ao player soh se econtra pionner sony e kenwood...sera q nao tem nenhuma pionner com TA por uns 600 conto que de pra arrisca?

promoção se nao me engano na SomCuritiba.com.br tava rolando Pioneer 880PRS Top da Pioneer... em qualidade e recursos... por 600 e poco..

Compartilhar este post

Link para o post
promoção se nao me engano na SomCuritiba.com.br tava rolando Pioneer 880PRS Top da Pioneer... em qualidade e recursos... por 600 e poco..

poiseh era esse player q eu tinha axado nas minhas pesquisas aqui....falei com o wagner parece q n tem mais...:( ele foi da uma conferida

Compartilhar este post

Link para o post

dá uma olhada nos classificados aqui do fórum.. sempre tem um Alpine com TA na faixa de 600 a 800 reias...

alpine e clarion são tidos como os melhores player em qualidade de audio.

Compartilhar este post

Link para o post
dá uma olhada nos classificados aqui do fórum.. sempre tem um Alpine com TA na faixa de 600 a 800 reias...

alpine e clarion são tidos como os melhores player em qualidade de audio.

mas dai seria usado neh?

eu ja nao gosto de compra pela internet ainda compra um player de 800 conto pela inet usado fica ruim pra mim

Compartilhar este post

Link para o post

é..mas pra pegar Alpine novo e com TA.. pode separar mais de 1200 reias.. e mesmo assim vai ter q ser pela NET.. se for em lojas.. pode por mais de 2000 reais fácil fácil.

Compartilhar este post

Link para o post
é..mas pra pegar Alpine novo e com TA.. pode separar mais de 1200 reias.. e mesmo assim vai ter q ser pela NET.. se for em lojas.. pode por mais de 2000 reais fácil fácil.

royo sei que o ideal seria alpine, mas pela dificuldade de encontrar, e por ser meu primeiro setup acabei encomendando o DEH-P880PRS na SomCuritiba, efetuei o pagamento hoje

http://www.somcuritiba.com.br/loja/promoca...lity-p-327.html

agora me ficou a duvida esse player vai se tornar gargalo desse setup?

Kit 2 vias: Morel Tempo (ou NAR) - R$ 580,00

Outra duvida que tenho eh o tamanho dos falantes que devo comprar..eh para um astra gl 1.8 modelo 2001

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...