Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Destroyer x

Um Amplificador Que Eu Recalculei

Recommended Posts

falo de potência de som também..... além de transformadores.....necessário, já

que ambos são expressos em watts e volts.... fator comum entre os dois... a tal da potência:

Lembre que tem que multiplicar o AC por 1.41 pra

saber o resultado que vais ter.

Então se enrolaste o transformador.... re-enrolaste quero dizer, para 12 volts

alternados, medidos nos fios de saída (se dois fios apenas...sem center tape, sem tomada central quero dizer).... o resultado, após retificado e filtrado com condensadores eletrolíticos vai ser de 12 multiplicado por 1.41..... isso resulta em

16.92 volts... e geralmente é o limite máximo que aparelhos 12 volts podem aguentar sem queimar... ainda dá pra ligar no som de 12 volts... ainda dá...mas se passar pra 18 daí vais queimar teu amplificador...muito provàvelmente.

Então, transformadores não são problemas...são soluções, são modificáveis, adaptáveis, porisso são ótimos de trabalhar.

Ainda mais, tens transformadores em tôdos os amplificadores de sucata que encontrares...os velhos Gradientes da vida e muitos outros...pega os transformadores e usa amigo!...qual o problema?

Outra coisa.... podes ligar transformadores em série.

Imagine dois transformadores de 12 volts...cada um com dois fios...numere os fios com os dígitos 1, 2, 3 e 4.... agora junte 2 e 3 e ligue os primários na rêde.... então vais ter 12 mais 12 volts...e isso retificado e filtrado resultam em 17 mais 17 volts alternados que já servem pra muitos amplificadores transistorizados.

E se pegares quatro transformadores de fontes de PX...fácil de achar...alguns com 20 amperes....e os mais baratos com 5 amperes...dai ligas os danados de forma a ter... 24 mais 24 volts alternados.... 10 mais 10 amperes é muito bom amigo!.... vai bombar muito!....vai produzir 34 mais 34 volts contínuos que ligado ao meu amplificador, por exemplo, e muitos outros também, vai ter quase 100 watts RMS de som.....3000 PMPO pra quem gosta de potencia PMPO... ou o dobro disso se usar 2 ohms...e os transformadores aguentam o pau.... se aquentam!

P= Potência

M= Musical

P= Para

O= Otários.

Portanto, PMPO é chamado de Peak Music Power Output...Potencia de saída e pico musical ou Potência Musical para otários....depende do ponto de vista.

segue.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E vamos em frente....isso tudo está na Comunidade Dx amplifier no Orkut.

Potencia meus amigos. é voltagem multiplicado pela

corrente.

Potência é expressa em watts...e a potência real é expressa em

RMS..que significa Root Means Square..... Regra da Raiz Quadrada...o resto

é conversa pra boi dormir..xarope..conversa fiada..mentira, enrolação e exagêro.

Pegas a voltagem alternada (som) medindo encima dos terminais dos alto falantes,

e a unidade amplificadores "bombando" audio limpo, sem distorcer, saturar ou enrolar tudo...som limpo amigos...daí meças e espere (se multimetro) os picos de medidas...

Imagine que mediste 20 volts máximos.... era som puro (pouca gente sabe definir

isso, porisso usamos osciloscópios).... a maioria ouve som "clipado"... saturado..distorcido e acha bom..... enfim, imagine que você tem bom ouvido (muito raro..um em 50 milhões tem isso...o resto é surdo metido à besta) .... considere

então que o teu amplificador forneceu 20 volts.

Agora multiplique 20 volts por esse mesmo valor (elevar ao quadrado).... 20 vezes

20 é igual a 400

Agora divida os 400 obtidos pela impedancia do falante...imagine 4 ohms.... pronto

descobrimos a potência... 100 watts RMS sobre 4 ohms, com sinal, provàvelmente, não distorcido.

segue.....

Compartilhar este post

Link para o post

Ultimo segmento que engloba transformadores....parte importante de um amplificador é a alimentação....que inclui transformadores.

Não é tópico nem sub item, é informação complementar necessária:

Mas eu achei um transformador que dá 60 mais 60

volts alternados quando ligado.... é muito não é?

Depende..... se estiveres numa rede de 120 volts e resultando

60 mais 60 volts, então se ligares o transformador para 220 volts

ou seja, o transformador vai ser enganado.... vai esperar que entrem

220 volts e na verdade vai entrar a metade disso.

Então a sáida vai ser a metade também...vais ter 30 mais 30 volts!

E 30 mais 30 volts alternados (1.41) vão resultar em 42,3 volts mais 42,3 volts

continuos que farão um trabalho excelente em amplificadores dessa faixa de potência

do meu querido e maravilhoso Dx Classic...dando inclusive mais potência...chegando a fornecer mais que 80 em 8 ohms e 140 em 4 ohms (tem saturação dos transistores de saída.... a potência em 4 ohms nunca é o dôbro da potência em 8 ohms.

Perguntem.... quando o pessoal lê de verdade, entende em parte e surgem dúvidas..quem não pergunta é porque não entendeu absolutamente nada!

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Kyashmansh de Singapura (Singapore) montou um HRII e mandou fotos...na verdade êle montou dois, no entanto eu dividi a imagem pra caber aqui.

hehehehe

Carlos

post-47-1202640148.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Destroyer x, primeiramente gostaria de lhe parabenizar por todo seu trabalho, e em seguida tenho uma duvida:

posso usar esse amplificador em carro (12v)?

eu li o começo do tópico, porém vi você falando em 24v, 30v, parei por lá mesmo e resolvi perguntar né...

se sim, estou pensando seriamente em fazer um desses pra mim

obs: posso pegar um desses esquemas que vc postou, que seja em 24v, e montar um esqueminha de dobrador de tensão, pra usar no carro?

sou formado técnico em eletrônica (entendo um pouco do que vc diz, porem os cursos técnicos de hj realmente, não estão valendo mto, e não trabalhei mto na area tbm)...

desculpa se falei alguma coisa errada, se sim, por favor me corrija...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Dobradores de tensão operam com tensões alternadas..... dentro de um automóvel o que temos é tensões continuas..... dobradores não funcionam com tensões contínuas.

O que funciona com tensões contínuas são fontes chaveadas, que tem osciladores e controladores para "transformar" o sinal oscilante (de maior amplitude que a tensão da fonte, que é a bateria) em maior tensão contínua,

Dobradores de tensão geram um maldito subproduto, que é a diminuição da corrente disponível...porque não existe magica...não se cria energia....tudo se transforma..

Para usar em automóveis precisas de potência....no teu caso são fontes chaveadas que elevam a tensão da bateria para algumas dezenas de volts, inclusive criam tensões simetricas, positivas e negativas com relação à alguma referencia, que pode ser o terra ou tensão differente do terra..... a fonte chaveada aumenta a voltagem e suga enorme corrente da bateria para criar potência disponível pra você.

Se os amplificadores de 10000 watts realmente produzissem 10000 watts de som, consumiriam 14000 watts de energia da bateria.... potência é voltagem multiplicada por corrente...... e corrente, por sua vez é a potencia dividida pela tensão.... a bateria do seu carro teria que fornecer 1166 watts..... não é possível isso...mesmo em curto uma bateria dessas não fornece mais que 400 amperes....se você puxar uma potência dessas, a bateria se acaba em cerca de 2 minutos!

abraços,

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado..tá meio vazio e inóspito por aqui.... dá até mêdo...tá escuro e a gente ouve o vento zunindo... sem alma humana no pedaço.

Aparecem alguns espíritos vagando por aqui.... Tiochico, você, stell e mais unzinho só...... brrrrrr!.. dá calafrios.... tá meio devagar.

Que pena... a turma não é muito chegada ao tópico.... é porque o assunto é mais voltado para automóveis.... e não é bem o caso.

abraços

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Destroyer x, realmente seu trabalho é algo fenomenal, parabéns denovo...

agora duas perguntinhas:

Você já tentou adequar algum de seus projetos para trabalhar em automóveis (12v)???

Se não, Seria muito difícil bolar um projeto para som automotivo???

a galera aqui iria ao delírio, eu com certeza colocaria em prática, mais enfim, ainda vou ler o seu tópico todo, e aprender muita coisa por aqui...

até +

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui tem um esquema de fonte PWM (que o Kleber postou em outro tópico) que casa bem com esse amp do Carlos:

http://img115.imageshack.us/my.php?image=a...onte20paun0.jpg

Dos componentes utilizados, só não encontrei à venda o acoplador óptico, mas adaptando corretamente, creio que qualquer um sirva pra função.

Quanto ao meu amp, anda (ou melhor, não anda... hahaha!) encostado, coitado... todos os meus projetos pessoais andam a passos de tartaruga sonolenta; mas ainda vou terminar o HRII, e tenho vontade de montar um DX automotivo.

Compartilhar este post

Link para o post

se eu conseguir vender meus LM4780, eu vou cego montar o DX.

falta de $$ é constante, e ainda mais que eu tenho q trocar a caixa do sub, a atual jah me enxeu o saco, ai eh mais gasto, e as outras coisas vão se adiando

Compartilhar este post

Link para o post
Aqui tem um esquema de fonte PWM (que o Kleber postou em outro tópico) que casa bem com esse amp do Carlos:

http://img115.imageshack.us/my.php?image=a...onte20paun0.jpg

Dos componentes utilizados, só não encontrei à venda o acoplador óptico, mas adaptando corretamente, creio que qualquer um sirva pra função.

Quanto ao meu amp, anda (ou melhor, não anda... hahaha!) encostado, coitado... todos os meus projetos pessoais andam a passos de tartaruga sonolenta; mas ainda vou terminar o HRII, e tenho vontade de montar um DX automotivo.

Cara, pode montar essa fonte sem medo, eu montei e funciona muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Obrigado..tá meio vazio e inóspito por aqui.... dá até mêdo...tá escuro e a gente ouve o vento zunindo... sem alma humana no pedaço.

Aparecem alguns espíritos vagando por aqui.... Tiochico, você, stell e mais unzinho só...... brrrrrr!.. dá calafrios.... tá meio devagar.

Que pena... a turma não é muito chegada ao tópico.... é porque o assunto é mais voltado para automóveis.... e não é bem o caso.

abraços

Carlos

fala destroyer!!show de bola seus trabalhos,também estou penando em montar tambem um ampli desses em 12v,esse ampli com 3 5200 e 3 1943 por canal da em torno de quantos rms a 4ohms com 40v simetricos na fonte?desculpa se falei alguma besteira!!!!

pensei em montar um 2 canais.

sds

Ramon.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho visitado, ando muito preso no Orkut e um Blog que eu criei.

Aqui tá meio devagar, dá pra ouvir um mosquito voando tão silencioso que está.

Eu tenho os transistores (fets)..tenho um 30 aqui.... esse que termina com 11.... mas não tenho o maldito chip e nem o opto acoplador...isso é que atrapalha.... e pra piorar não tenho fonte parruda de 12V, só a do computador.

Eu tou meio fora da realidade daqui desse forum....não é minha praia esse negócio de carro...mas vou arranjar um amigo de Recife que tenha amplificador com fonte chaveada dentro e vou tirar o amplificador que vai estar lá e colocar alguns canais do Dx Classic, deste que estão chegando placas dos States... daí vou pedir o sujeito pra mostrar pra turma..... se êle vender fica com parte do negócio.

Eu mesmo não tenho saquinho sabe..... o pessoal vai começar a falar de 1000 watts quando eu sei que um amplificador de 4 canais, com 5 watts cada um, usando certos artifícios de calculo e um pouco de malandragem vira uma coisa que você pode anunciar por 4000 watts PMPO.... daí eu fico aborrecido e me afasto pra não discutir e criar inimigos.

Criar inimigos porque se o sujeito pagou uma fortuna pelos 4000 watts, e descobre que o que tem dentro são 20 watts!... vai ficar danado comigo porque eu terei provado que êle foi feito de bôbo né?

Meu amplificador funciona com 12 volts.... desde que o sujeito tenha a fonte chaveada para elevar a tensão para 35 volts simetricos, que quer dizer mais 35 volts, menos 35 volts e terra... saida de três perninhas.... três fios de alimentação de energia, fornecendo tensão continua bem filtrada pros amplificadores.

Eu modifiquei para 12 Volts se querem brincar...muda muita coisa...o zener them que ser de 4V7... tem muitas resistências que precisam mudar de valor...e saí uma mer... mer.... mercadoria de potência bem pequenina...já que 12 volts, ou mesmo 16 volts não dá pra fazer milagre...deve dar uns 15 watts.... vai depender da impedancia do falante e da tensão exata..... faz um sonzinho..um brinquedo com excelente qualidade sonora, mas raqúitico, sub alimentado mesmo.

abraços

Carlos

post-47-1204046540.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Carlos, tô pensando aqui, não dá pra uma bateria de carro dar 12V simétricos sem nenhum outro circuito adicional, né? Aí, já que há necessidade de elaborar um circuito adicional, melhor partir pra fonte chaveada mesmo, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como você vê, são 12 mais 12 volts...o que quer dizer duas baterias.....ou duas fontes ligadas de geito a teres isso... sem problema ligar duas baterias assim.... tem a bateria numero um à tua esquerda e a numero dois à tua direita.

Pega o positivo da bateria numero 1 e liga no negativo da bateria numero dois...isso vai virar o fio terra..puxa um fio grosso de lá.

Agora pega o negativo (o pino livre é claro) da bateria numero um que vai ser teus -12 Volts...e puxa um fio grosso de lá

Agora pega o positivo (o pino livre né?) da bateria numero dois, que tá à sua direita e tens os + 12 volts... e puxa um fio grosso de lá.

Para ligar duas fontes o raciocínio é o mesmo... se esforce e gaste o miôlo amigo!

Dá para produzir uns 8 volts RMS...isso é 64 watts RMS em 1 ohms

isso é 32 Watts RMS em 2 ohms

isso é 16 watts RMS em 4 ohms

isso é 08 watts RMS em 8 ohms

Mas se gosta de numero grande...vamos pensar em 2 ohms tá (1 ohm é muito baixo..o som fica droga!)... vamos juntar 4 canais tá...vamos montar 4 canais...vamos usar 2 ohms e vamos converter pra PMPO.

Daí teu amplificador tem a potência de MARAVILHOSAMENTE MENTIROSOS E LINDÍSSIMOS 3840 WATTS DE POTENCIA PMPO!!!!!

ahahahahah!

E tudo isso consumindo das baterias uns 400 watts de energia....veja que agora estão criando energia.... 400 watts da bateria..tu tiras 400 da bateria, os watts fazem sexo, tem nenem e daí nascem wattzinhos que crescem e se juntam e daí viram 3840 watts mentirosos lindões!.... não se cria energia na natureza amigos!..existem perdas... com 400 watts tirados das baterias podes produzir, no máximo, no máximo, no maximo!... 250 watts de som. Eficiencia de 60 porcento dos amplificadores classe AB.

Abraços mentirosos, cascateiros e canalhas pros amigos

mentí e me vou...fiquem com os 3840 watts amigos

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, com duas baterias dá sim...

Acredito que, para o nível de pressão sonora que eu costumo ouvir no carro, uns 8 a 16W RMS pro estéreo dêem conta mesmo; só vai faltar um pouco de dinâmica, e nos subgraves, mas isso já é outra história.

Compartilhar este post

Link para o post

Em casa... a potência máxima, de pico, são 2 watts RMS...isso é o que a maioria da pessoas ouvem.

Isso foi resultado de pesquiza feita em Universidade Inglesa...não é achismo não, nem minha opinião pessoal..foi medido e foi concluido isso.

2 watts encima de um alto falante sensivel pode criar pressão sonora equivalente a 1000 watts com um alto falante porcaria.

Isso quer dizer que os watts adicionais que a turma usa são pros outros ouvirem..pros vizinhos, pro pessoal da rua e assim por diante.

Outra coisa amigo potato...não acredite não...meça e teste em casa... quando quiser ouvir musica mesmo... de geito decente, sem incomodar os outros...no volume suficiente para ouvir de noite e deixar os outros dormirem...meça e veja que são uns 3 volts de audio... e isso não dá nem um watt.

Acostume-se a testar e verificar o que eu digo e o que os outros dizem..porque isso força a experiencia prática que é o unico caminho possível para a verdadeira aprendizagem... assim quando você disser que sabe...é porque sabe mesmo.... acredito são crendices, e muitas delas uma tremenda ilusão.

abraços

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem razão Carlos; eu mencionei entre 8 e 16W, pois o carro, em geral, é mais barulhento que uma residência normal, aí tem que aumentar um pouco o "volume"; no meu carro, com dois amplificadores, subwoofer e tudo mais, na última configuração que instalei, tenho certeza absoluta de que nunca passei dos 100W RMS (sonoros), pois uso lá um fusível bem chulé (15A) pros dois amplificadores JUNTOS (e não preciso de mais que isso, mesmo nos momentos mais "insanos").

Outro dia, num encontro que fizemos na casa de um amigo, levei meu amp cujo fusível é de somente 20A; ele ouviu, depois viu o fusível e falou: isso prova que potência não é nada! (o amp tem um som excelente, e pôs o kit dele pra tocar com vontade e força).

Compartilhar este post

Link para o post

-"e ai rapaiz .. eu ando lendo seus postes vejo q vc é um kra q entende bastante de eletrônica e tal ... cara eu tenho uma duvida q n sei até hj e n axo aonde me responda ... gostaria q vc pude-se me dizer ... qual diferença entre amplificadores A , B , AB , C , D , E , H .... termos de qualidade qual é o melhor .. eu sei q o A pega onde inteira so q tem so 50% de rendimento o B pega 180º da onda algo assim o resto eu nem lembro ... gostaria q vc pude-se me da uma explicação se der eu tenho uma base em eletronica :D

Flww obrigado ... se n entendeu a pergunta dps eu faço outra explicando melhor e mais curta ! vlw !"

Isso, acima, chegou via forum, mensagem direta que lamento não ter sido colocada aqui, como teria sido melhor, como deveria.... talvez o amigo seja tímido, porque se fôr egoísta, daí eu vou ter um treco!!!!

Olha amiguinho....primeiro, teria sido melhor se tivesses colocado aqui mesmo... assim todos aprendem, e não só você...o assunto interessa à todos, e o que eu quero nesse fim de vida que eu tenho, é passar tudo que eu sei, gratúitamente, e jamais pra uma pessoa só...se eu pudesse falaria com todos os jovens brasileiros, e ao mesmo tempo ensinaria à todos os interessados..... jamais vou atender gente particularmente, não quero criar "reizinhos"...porque o nosso Brazil já tem escravos demais.... subalternos demais, mau remunerados demais, explorados demais e ignorantes em excesso...em eletrônica então... se ignorância assobiasse ninguém conseguia dormir de noite mais.

Eu fico no Orkut, adoro esse forum, mas o meu assunto, Amplificadores de Audio, Residenciais, Transistorizados, não automotivos, não é o foco desse forum, eu então estou super deslocado aqui..acho que a turma da moderação me tolera, deve me detestar porque o meu assunto é estranho ao forum.

Fico no Orkut porque lá eu vendo coisas, falo o que eu quero, faço o que eu quero, chamo a turma de "entupida"....digo que se cair de quatro vai comer capim..e elogio os caras que tem conhecimento também....é lá a bagunça e é la´que pretendo colocar 47 anos de bagagem eletrônica...lamentàvelmente, a turma lá é muito nova, e acho que não vou ter um bom aproveitamento por lá não... são mais meninos que querem watts...querem ter o negocio maior que do outro menino sabes?.... querem mais potencia, mais barulho e não entendem de nada....tá sendo um trabalho danado, e me pergunto porque insisto...tem vezes que acho que falo sozinho.... é uma barra pra mim....muito devagar mesmo.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=49302714

Acima o endereço no Orkut, nas fotos tem tutoriais, tem esquemas, fotos de gente que montou meu amplificador no mundo inteiro, macetes, truques, fontes, instalações, como ajustar amplificadores, como fazer medidas...enfim... tem muito material por lá...e mais de 200 fotos de alta resolução e dezenas de esquemas.

Nos recados tem tutoriais, esquemas e recados também, macetes, truques, ensinamentos, tutoriais...tudo por lá... visite todas as paginas de recados, visite todos os albuns de fotos e todas as fotos.

Na Comunidade do Dx Amplifier tens um forum.... e nêle os mais diversos assuntos são debatidos..convido porque vale a pena.... eu coloquei 1 porcento..vou escrever talvez umas mil paginas, fotos serão cerca de 3000 fotos, esquemas serão cerca de 600 esquemas.... e assuntos de 6 livros Internacionais serão colocados por lá, traduzidos e com fotos.

O que me perguntas daria para escrever dois livros de 500 paginas.... e me estranha que perguntes com tamanha simplicidade.... acho que realmente não tens ideia da extensão e complexidade do assunto que propões.... numa Universidade gastariam varias aulas com o assunto, só pra dar uma ideia pra turma.

Mas vou encolher, vou resumir absurdamente:

No proximo, já que talvez hajam limites de palavras..tem sempre disso nos foruns.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa.... perguntas coloque aqui...pra tôdo mundo lêr.

Particulares não respondo mais!

Classe A... corrente sempre, muito calor gerado, eficiência baixissima.... se usares push pull, se fôr sofisticado o circuito, consegues uns 20 porcento de eficiencia..ou seja..precisas de 200 watts de calor para produzir 40 watts de som... e olhe lá...coisa de audiófilo tarado e maluco, o som é um pouco melhor, no entanto é comprimido, tem pouca dinamica e esquenta o ambiente..serve pros países mais frios..aqui só serve mesmo pra esquentar o bule de café ou cozinhar ovos.

Classe B.... corrente nunca, todo mundo cortado, polarização insuficiente...o circuito depende do sinal de entrada pra funcionar.... consome pouca corrente ou nenhuma corrente em repouso, sem sinal, e manda bastante potência... não serve para audio, à não ser que você opere o amplificador na maxima potencia (ou media potencia) o tempo todo..volume baixo não dá..fica com um som distorcido, horrivel

Classe AB, a melhor delas, os transistores ficam em condução mas com pouca corrrente circulando, em stand by, como se fosse um carro com o motor ligado e já engrenado e o motorista pisando o pedal de embreagem...enfim, pronto pra saltar pra frente e arrancar com tudo.... a maior parte dos amplificadores usa esse metodo que tem eficiencia de 65 porcento, ou seja... 65 porcento da energia consumida vira som...se consumir 200 watts da rede elétrica vais ter 130 watts nos alto falantes......o anterior, o classe B tem eficiencia perto de 90 porcento.

Classe C eu não me lembro

Classe D é o digital, usa Fets, que ficam chaveando, produzindo onda quadrada com toda a potencia da fonte...se for mais e menos 45 volts vais ter ondas de 45 volts de tamanho...não esquenta nada, nem usa dissipador de calor, eficiencia perto de 100 porcento, já que quando em condução a resistência dos fets é baixissima, perto de zero ohms.. e isso não gera calor nem desperdício...e quando está cortado, não conduz... portanto funciona em dois estados que não geram calor.... essa onda quadrada é modulada em largura de pulso... e essa largura de pulso é transformada em som na sáida onde vais encontrar um filtro L e C..indutor e condensador...depois do filtro tens o som..eu gosto, mas distorce, não reproduz graves profundos, ou então sacrificas os agudos para ter graves profundos... se decidires ter agudos..daí tens que sacrificar os graves profundos...legal, eficiente, barato, moderno, chique, mas meio...lerdinha...ocozinho.

G e H usam duas fontes e um esquema de transistores montados como totem pole, um encima do outro, a ideia é reduzir o calor e fornecer alto potencia de pico, instantâneo de Potência musical..tem que gosta..eu não gosto!.... o chaveamento automatico de uma fonte de tensão menor pela mais parruda, onde entram outros transistores, .... bem...você nota a coisa.... dá potencia instantãnea, mas se você arregaçar pra valer..daí não serve!

Amigo, pra resumir é só isso....pensa no classe AB e esquece o resto...é o que te aconselho depois de 47 anos montando, fazendo e ouvindo.

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa.... perguntas coloque aqui...pra tôdo mundo lêr.

Particulares não respondo mais!

Classe A... corrente sempre, muito calor gerado, eficiência baixissima.... se usares push pull, se fôr sofisticado o circuito, consegues uns 20 porcento de eficiencia..ou seja..precisas de 200 watts de calor para produzir 40 watts de som... e olhe lá...coisa de audiófilo tarado e maluco, o som é um pouco melhor, no entanto é comprimido, tem pouca dinamica e esquenta o ambiente..serve pros países mais frios..aqui só serve mesmo pra esquentar o bule de café ou cozinhar ovos.

Classe B.... corrente nunca, todo mundo cortado, polarização insuficiente...o circuito depende do sinal de entrada pra funcionar.... consome pouca corrente ou nenhuma corrente em repouso, sem sinal, e manda bastante potência... não serve para audio, à não ser que você opere o amplificador na maxima potencia (ou media potencia) o tempo todo..volume baixo não dá..fica com um som distorcido, horrivel

Classe AB, a melhor delas, os transistores ficam em condução mas com pouca corrrente circulando, em stand by, como se fosse um carro com o motor ligado e já engrenado e o motorista pisando o pedal de embreagem...enfim, pronto pra saltar pra frente e arrancar com tudo.... a maior parte dos amplificadores usa esse metodo que tem eficiencia de 65 porcento, ou seja... 65 porcento da energia consumida vira som...se consumir 200 watts da rede elétrica vais ter 130 watts nos alto falantes......o anterior, o classe B tem eficiencia perto de 90 porcento.

Classe C eu não me lembro

Classe D é o digital, usa Fets, que ficam chaveando, produzindo onda quadrada com toda a potencia da fonte...se for mais e menos 45 volts vais ter ondas de 45 volts de tamanho...não esquenta nada, nem usa dissipador de calor, eficiencia perto de 100 porcento, já que quando em condução a resistência dos fets é baixissima, perto de zero ohms.. e isso não gera calor nem desperdício...e quando está cortado, não conduz... portanto funciona em dois estados que não geram calor.... essa onda quadrada é modulada em largura de pulso... e essa largura de pulso é transformada em som na sáida onde vais encontrar um filtro L e C..indutor e condensador...depois do filtro tens o som..eu gosto, mas distorce, não reproduz graves profundos, ou então sacrificas os agudos para ter graves profundos... se decidires ter agudos..daí tens que sacrificar os graves profundos...legal, eficiente, barato, moderno, chique, mas meio...lerdinha...ocozinho.

G e H usam duas fontes e um esquema de transistores montados como totem pole, um encima do outro, a ideia é reduzir o calor e fornecer alto potencia de pico, instantâneo de Potência musical..tem que gosta..eu não gosto!.... o chaveamento automatico de uma fonte de tensão menor pela mais parruda, onde entram outros transistores, .... bem...você nota a coisa.... dá potencia instantãnea, mas se você arregaçar pra valer..daí não serve!

Amigo, pra resumir é só isso....pensa no classe AB e esquece o resto...é o que te aconselho depois de 47 anos montando, fazendo e ouvindo.

Carlos

Muito Obrigado, e me descupe por pergunta no private... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

muuuuuuuito interessante...

estou lendo de pouco a pouco, muito bom mesmo!

só para ter nocao, um ampli desse eu teria que gastar quanto em média?

só pra ver se é viavel eu meter a cara e TENTAR fazer!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...