Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Destroyer x

Um Amplificador Que Eu Recalculei

Recommended Posts

Desculpa ai Potato!..... peguei meio pesado contigo..que pena, você e um cara muito legal..não merecia meu ataque de frescura!.....fui rude contigo.... leva a mau não....tou velho e esclerosado, e, de vez em quanto eu dou chilique.

Você tem pai e mãe e casa e sabe que os "velhos".. são um saquinho!

ahahahah.

Que bom...o nosso forum tá no ar novamente...e de novo!

Graças a Deus e aos que trabalharam pra que isso acontecesse.

bom...muito bom...melhor que bom...isso é "bótimo"

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlos, tá tudo certo... nem lembrava mais disso... ehehe!

Bom, comecei a escrever um texto sobre acústica / psico-acústica, e quando terminar, posto aqui, ok:

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde pessoal

como havia prometido, aqui estao algumas fotos do meu DX... ainda em fase de testes e ajustes, mas ta ae :legal:

dxpowersupply01zj5.th.jpg

dxpowersupply02yq3.th.jpg

mydxclassic01xu7.th.jpg

mydxclassic02jm1.th.jpg

por enquanto é isso... quando terminar e ele estiver 100% posto mais algumas fotos :mac1

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

As fotos do Tiochico e muitas outras mais estão no Orkut.

Estou centralizando as fotos lá.

Também tem centenas de imagens no:

www.diyaudio.com

Aqui vái o link para um dos albuns de fotografias, com esquemas e instruções, e também textos tutoriais, que coloquei nos albuns de fotografia no Orkut.

Esse aqui é um dêles...vou depois colocar tôdos os links..inclusive um atalho melhor para o www.diyaudio.com

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=155582...&aid=1201608636

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino que este endereço aqui:

http://www.orkut.com/AlbumList.aspx?uid=15...228424290132321

seja mais geral, e dê acesso à todos os albuns de fotografias...tem muita coisa que

complementa o que escrevi aqui...ilustra pelo menos.

abraços,

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui tem a comunidade Dx aberta no Orkut.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=49302714

Tem tópicos com perguntas e respostas e vai ter fotos de todos os construtores Nacionais e Internacionais, bem como de suas montagens.

Assim, complementa bastante o forum porque abre outro afluente com dados e imagens, e no caso do Orkut eu não tenho limite de tamanho de imagens, sendo assim atua como um "armazenador" de imagens pra gente.

Eu não sou lá muito bom com computadores, imagino que o link provido para vocês funcione bem..que não seja exclusivo do meu uso, liberado por meus "cookies"

abraços

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

vamu la galera, não deixem o topico cair no esquecimento... o que aconteceu, perderam o interesse no amplificador???

vamu la :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal perdeu o gaz..... o período de novidade passou...eu entendo, também adoro novidades!

Mas no Orkut está havendo atividade, tem gente interessada, gente montando, gente pedindo placas e por aí vai.

Também criei um blog e mantenho atividade no www.diyaudio.com

Devo voltar a dar aulas de eletrônica de som no mês que vem.... portanto, tem transistor na minha frente o tempo tôdo...e isso é muito bom.

abraços,

Carlos

post-47-1202300662.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
O pessoal perdeu o gaz..... o período de novidade passou...eu entendo, também adoro novidades!

Mas no Orkut está havendo atividade, tem gente interessada, gente montando, gente pedindo placas e por aí vai.

Também criei um blog e mantenho atividade no www.diyaudio.com

Devo voltar a dar aulas de eletrônica de som no mês que vem.... portanto, tem transistor na minha frente o tempo tôdo...e isso é muito bom.

abraços,

Carlos

realmente parece que o periodo de NOVIDADE passou, que pena...

Então Carlão, pode fala pra gente ae de quantos KW RMS é esse pequenino da fotinho ae :vts

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não consegui arrumar meu amp por falta de tempo; nem foto eu ainda consegui tirar, pois minha câmera pifou... quem sabe um dia eu termine, né? Hehehe...

Chico, já conseguiu terminar seu amp? Está funcionando? Se estiver, posta suas impressões sobre ele aí...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu montei este hoje, tentei uma pequena modificação, até que gostei do resultado

nos agudos.

Mas vou continuar a ouvir, está lidado na saída de linha do meu micro, portanto o som do micro é uma versão do Classic.

Não tem ruído quando liga e desliga, o som de "tump" que temos em muitos amplificadores...eu "pastei" muito para acabar com isso...graças a Deus... a muito tempo não ouço ruído quando ligo ou desligo.

Outras versões tem o som de "uósh!" quando desliga...é oscilação em decay...muito lindo o som segundos após desligar, os condensadores em descarga atingem determinada tensão que coloca o amplificador para oscilar...dái faz o wosh uns 10 segundos após desligar..... é o fantasma do amplificador!...ahahaha eu adoro!

O que mostrei está em testes, é meio fortinho, vái para 585 watts RMS por canal...meio enjoadinho.,

foto do que montei hoje.

Carlos

post-47-1202331759.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Não tem ruído quando liga e desliga, o som de "tump" que temos em muitos amplificadores...eu "pastei" muito para acabar com isso...graças a Deus... a muito tempo não ouço ruído quando ligo ou desligo.

Carlos, antes que eu pergunte como é a modificação propriamente dita (pra não levar bronca... hahah!), ela já foi divulgada anteriormente em outro tópico/fórum?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Ainda não consegui arrumar meu amp por falta de tempo; nem foto eu ainda consegui tirar, pois minha câmera pifou... quem sabe um dia eu termine, né? Hehehe...

Chico, já conseguiu terminar seu amp? Está funcionando? Se estiver, posta suas impressões sobre ele aí...

Abraços!

ainda não terminei não, ta em fase de teste huahau

nao corri atras de bons dissipadores de calor e ainda não chegou o transformador que mandei enrolar, to usando uma fonte de +-24v que cai pra +- 18 quando pede potencia, sendo assim pelas minhas mediçoes ele ta liberando uns 25w rms apenas que pro meu sub de 300 é muito fraco mas ja da pra sentir que o amp eh de responsa mesmo, com a potencia bem abaixo o sub ja faz um barulho legal...

e por falar em barulho, ainda nao consegui sumir com o "thump" quando ligo e desligo o amplificador, to fuçando...

quem sabe em breve posto as fotos dele terminado e quem sabe até um videozinho mostrando o sub pulando :vts

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu forcei o amplificador a operar no limiar da oscilação...criando um efeito parecido com a reverberação.

Isso se faz usando transistores de Radio Frequencia, unidades que podem oscilar acima de 100 megahertz (oscilar significa funcionar, já que audio oscila entre o positivo e negativo..audio é oscilação também).

Fui reduzindo o capacitor Miller, que é o pequeno que fica entre o coletor e a base do amplificador de tensão (tem foto no orkut descrevendo os estágios, lá sabes quem é o amplificador de tensão..visite fotos no orkut...na comunidade Dx tens links para todas as fotos (100) postadas lá).

Reduzí até oscilar... daí subi um ponto na escala de acréscimos de capacitâncias...existe uma escala de valores padrão... coisas que se acha no mercado...tipo 22pf, 27pf, 33pf,39pf,47pf,56pf,68pf.... existe uma sequencia, não achas capacitores de um em um...não existe 22pf,23pf,24pf,25pf,26pf...esses ultimos você "faz" somando unidades, soldando-as em paralelo.

Depois disso fiquei ouvindo e senti um efeito muito interessante nos agudos....um som mais cheio....isso na verdade é DEFEITO.... é o resultado de oscilação acionada pelo sinal que entra... tons agudos colocam o sistema pra oscilar em curto espaço de tempo..isso alonga o tom, torna o tom rico, "cheio" e tem gente que adora o resultado...quando alguém adora o resultado, o Defeito vira Efeito!

Eu vivo fazendo experiências amigo..uma ou duas por dia...e faço isso nos ultimos 47 anos.

O amplificador Dx Classic, Dx Standard, Dx Vanilla, Dx HRII, Dx Precision 1 e Dx Precision II não tem ruído quando liga ou desliga.

Se tens ruído..pode verificar que tem erro no circuito....e o amplificador é tão estável que funciona até com defeito..com certeza teu som não tá no melhor que o amplificador pode dar tiochico..tem defeito..com certeza...absoluta.

Pode catar que tem erro!

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

eh, eu sei que ele esta com problema... mas o phoda eh que nao encontro, sei que o circuito esta correto pois verifiquei varias vezes, trilha por trilha olhando na placa e riscando no esquema.

entao provavelmente pelo primeiro defeito que ocorreu, além de estufar o C10 e queimar Q1 e Q2, provavelmente tem mais algum componente baleado, vo acaba trocando tudo hauhua assim é mais facil montar outro e fazer mediçoes entre um e outro, assim se acha o defeito... quem sabe

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Vossa Pharmácia está phonicando com vossa paciência.... e com "PH"

Como está o seu ajuste de bias.... tens certeza que todas as tensões base-emissor estão entre 550 e 675 milivolts?

Caso sua corrente de polarização esteja ajustada muito baixa, daí ao ligar o aparelho vais ter um periodo no qual os transistores estarão cortados (off, desligados, sem conduzir, com VBEs menores que 450 milivolts por exemplo)... em alguns milisegundos, quando os condensadores eletrolíticos estarão em franco processo de carregamento....quando a voltagem nos extremos dêles (e portanto, nos circuitos à êles ligados também) estarão subindo de valor até o ponto máximo projetado.

Quando isso acontece, transistores passam a conduzir depois de milisegundos, e normalmente o acréscimo de voltagem é percebido no alto falante que vai pra frente e pra traz.

Isso é também defeito, erro de ajuste.

Tem erro, com certeza absoluta...não verificaste tudo não.... se tivesses verificado tudo não terias esse efeito do tump..tenho um montado aqui, na minha fuça e não faz isso....nenhum faz isso...só quando tem defeito.

E se não achaste, não quer dizer que o defeito, o êrro não está lá..tem vezes que verificamos uma peça 10 vezes até que uma criança pergunta à você o que faz o anel da mamãe soldado na placa!!!!!

Se pensas que és esperto.... tái o defeito!.... com essa ideia não vais achar fácil, porque a descrença na possibilidade do erro esconde o erro.

um abraço,

Não tem ruído ao ligar.... em absoluto...pastei muito pra remover isso em 2004...e removí totalmente.... e é no differencial que acontece isso...já mediste as tensões?

Eis aqui o link para o mapa das voltagens.... meça e provàvelmente acharás erros:

http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=15...&aid=1201608636

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba! Pro Carlos falar desse jeito, ele deve ter perdido uns meses testando componentes até achar a combinação que não desse esse 'tump' ao ligar o amp! Hahaha!

Enquanto isso... ainda não tive tempo de consertar meu amp... muitos compromissos familiares ultimamente...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Deu trabalho sim.... pois foi o "diferencial" que eu ofereci quando publiquei o esquema na primeira vez, e queria que aparecessem candidatos para montá-lo.

Deu trabalho a bessa para remover, foi com capacitores no valor certinho, com o uso do zener e sem exagerar nos condensadores eletrolíticos...tudo calculadinho para não produzir o ruído.

Chico disse que o som está bom.... espera pra ver o que êle vai dizer quando consertar o bichinho.... tá quebrado!... com ruído é porque tem coisa errada.

Muito normal isso....já vi acontecer com tanta gente que não me surpreendo.

O koy, de um dos países das Arábias, montou o HRII e remeteu fotos.

Estão com boa qualidade no Orkut.... aqui, com 25k fica essa coisa fantasmagórica mesmo.

abraços,

Carlos

post-47-1202501902.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Carlão, eu sei que o defeito está ali, se voce afirma que removeu o thump do circuito do amplificador eu acredito... se nao acreditasse em voce nao teria nem iniciado a montagem do DX, do qual não me arrependo de ter feito.

Final de semana, com mais tempo, vou ver se dá e tiro todos componentes e testo, vou achar o erro é questao de tempo apenas...

medi as tensoes entre base e emissor dos transistores e TODOS estão com aproximadamente 590mv, disso pra baixo, exceto o transistor do circuito BIAS que tem 650mv...

com essa fonte de +-24v que estou usando por hora, regulei a corrente de BIAS em aproximadamente 50ma, seria isso o problema? muito baixa? achei que a corrente deveria ser mais baixa que a descrita por voce (entre 60 e 80ma) por estar usando uma fonte com tensão menor...

final de semana vou pegar a placa com calma, ligar o trafo nela, colocar os resistores no lugar dos fusiveis e vou regular o BIAS entre 60 e 80ma pra ver o resultado, vamos ver no que dá...

Edit: não aguentei esperar, fui testar agora mesmo hauhaau

alterei a corrente para algo em torno de 70ma mas o thump permanece... nao eh aí o negocio... o furo eh mais embaixo <_<

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Puxa.... tem texto meu que publiquei e sumiu....que pena.

vou falar de transformadores... acho que isso ajuda a muita gente.

Transformadores, coisa simples e tôdo mundo se

borra tôdo com essa coisa.

Não passa de dois enrolamentos de fio esmaltado, isolados esses dois

enrolamentos..um se chama primário que vai na rêde e outro se chama

secundário, que é a tensão "transformada" que interessa.

O enrolamento primário possui quantidade de espiras necessárias para

criar um campo magnético que atravessará o nucleo metálico (que são

formados por chapas no formato da letra "E" e de letra "I").

O campo magnético que atravessa vai chegar ao enrolamento secundário

e vai "induzir" uma corrente elétrica....energia que chamamos de voltagem.

A coisa se processa pela relação de espiras (proporção entre elas) do

enrolamento primário para o enrolamento secundário:

Imagina que o primario tenha 220 espiras e seja ligado em 220 volts, logo,

uma espira por volt não é?...... e no secundário encontras 12 espiras..bem

grossas mas são 12 espiras...... então tens 12 volts no secundário..... não

é uma volta (espira) por volt?

Complicado?.... de geito nenhum...primeiro que nem mexes no primário...é

encrenca...deixa o primário pra lá.... geralmente é o enrolamento que fica por

baixo..... mais perto do nucleo de ferro.... nem toca no danado.... meça teu

secundário e anote..... depois desmonte o transformador (dando pancadas com

martelo até soltar as placas...vais aprender... é so tentar).... desenrole e

conte as voltas (espiras).... dai saberás, no secundário (tensão que vais usar)

quantas voltas representam um volt.... imagine 120 volts e 12 volts medidos antes

de desmontar (naturalmente)...então são 10 voltas (espiras) por volt.... daí podes

modificar, reenrolando com fio mais fino (da mesma grossura não vai caber no

espaço prèviamente disponível).... se meteres mais 120 espiras vais ter mais

12 volts... daí tua saída vira 24 volts alternados.

A voltagem alternada sofre a multiplicação por 1.41 quando vira contínua...sendo

assim... 24 volts multiplicados por 1.41 vai resultar em 33,84 Volts contínuos.

segue..... logo abaixo....

Compartilhar este post

Link para o post

Chiiiii!...o que tinha sumido agora apareceu.... ahahahaha...

Eu fico dôidinho com essas coisas.... vou continuando....

Então a voltagem que lêmos em alternada, após

retificação e filtragem vira corrente contínua, ou CC, ou DC e tem

numero maior que a alternada?

- Exactamente...correto!

E como tem transformadores que dão tensão simétrica?

´- É só desenrolar e contar as voltas.... se era 12 volts e tinha 12 espiras (exemplo

agora é esse... 12 volts e 12 espiras.... 1 espira (volta) por volt... então desenrolas

e contas confirmando o numero de espiras.... daí arranja fio mais fino, já que vais dobrar o numero de espiras vais precisar que seja mais fino pra caber não é?.....junta

dois fios longos com comprimento maior que a espiras que desenrolou...espiras esticadas é claro.... tendo dois fios, ou um dobrado em dois...o ponto mediano vai ser

o center tape...tomada central, e os as duas pontas que vão sobrar quando terminar

de enrolar vão ser as tomadas de 12 mais 12 volts...isso se enrolares 12 espiras duplas, e, num tranformador que tenha 1 espira por volt (muito téorico e meio difícil de achar..normalmente são 3, 4,5,6 ou mais espiras para cada volt...depende muito do projeto do transformador...não vais mudar projeto nenhum...vais apenas adaptar para a sua necessidade particular.

Se transformador dava 200 watts de potência elétrica.... deve continuar mais ou menos com isso..... se era 8 amperes de corrente.... vai agora dar 4 amperes para cada lado.... zero, 12 e 12 volts...dois tapes de 12 volts com 4 amperes...muito provávelmente isso ou menos.

Portanto, transformadores grandes são melhores, mais fáceis de modificar e resultam melhor..tem espaco para enrolar o que quiseres, e fios estão à venda no mercado e podem vir de transformadores desmontados, estabilizadores de computadores por exemplo.

O transformador usado em estabilizadores é especial...é um auto-transformador..tem um enrolamento só e algumas tomadas no fio série...não serve ...não tem primário e secundário...não tem relação de primário com secundário, não serve..terás que enrolar uma outra bobina encima pra trabalhar como secundário...daí não terás espaço..serve pra desmanche!

segue...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...