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Destroyer x

Um Amplificador Que Eu Recalculei

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Só tentando complementar o que o Carlos escreveu sobre o incremento imperceptível de potência: isso acontece pois a sensibilidade do ouvido humano é logarítmica. As especificações de sensibilidade de alto-falantes são passadas geralmente assim (por exemplo): 90dB/W/m. Isso significa que, sob potência de 1W, a 1m de distância do falante (free air - isso é, sem caixa acústica), ele reproduz intensidade sonora de 90dB (pra frequência determinada pelo fabricante).

 

No entanto, para que esse mesmo falante toque 93dB, é necessário aplicar nele (sob as mesmas condições), uma potência de cerca de 10W; pra tocar 96dB, são necessários 1000W, e assim por diante. A cada acréscimo de 3dB, é necessário multiplicar a potência por 10.

 

Aí você pode se questionar: mas nos campeonatos de SPL, pessoal consegue 170dB... pra conseguir isso seriam necessários milhões de watts!

 

Como eu disse, aquelas contas valem quando o falante está em free air; também valem - dentro de um certo limite - quando o falante está numa caixa, mas quando ele está numa caixa, com 1W de potência, pode ser que ele toque mais que os 90dB iniciais (isso depende do tipo de caixa - selada, dutada, band-pass, LT, etc - da ressonância do veículo, etc).

 

Conseguir os 170dB exige muitos cálculos, posicionamento dos falantes pra conseguir interferência construtiva no local onde o microfone será posicionado, reforço estrutural de todo o veículo, etc. Não se consegue isso na sorte.

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Carlos, no fim de semana vou ver se consigo tempo pra mecher mais no amp, aí eu retiro todos os transistores, testo todos (novamente), confiro novamente as trilhas (curtos ou trilhas interrompidas), e vamos ver no que dá.

Abraço!

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Excelente Potato...eu não conseguia melhor...na verdade nem conseguia explicar tão bem como você.

 

Agora podemos atuar num ping pong...eu mando bala daqui e você manda bala dai.

 

obrigado

 

valeu!

 

valeu mesmo!

 

continue.

 

Carlos

 

....................................................................................................................

 

Isso.....no fim de semana...meça resistências e continuidades de trilhas.... verifique se na saída do BD140 existe curto com o terra ou com o positivo.

 

Você está usando o layout do Nordic...ou seja, a placa do HRII que foi fornecida pelo Nordic?

 

Carlos

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Ah sim, estou usando o layout do Nordic, que está no site www.dxamp.com (imprimi o pdf e fiz via método do ferro de passar roupa, depois reforcei com caneta de retroprojetor! Hehehe!)

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Em relação a potencia, era só duvida mesmo, pois eram numeros diferentes.

Para mim, tanto faz, de 75 pra 100, meus falantes aguentam 50W apenas.

Eu pretendo fazer o HRII para colocar no meu 2 vias.

 

Se eu quisesse potencia mesmo, eu fazia um daqueles que tem TIP142 e 147, que vai uns farelo de componetes, tem aos montes na net, projetinho bem chocho, acho que da pra montar em ponto a ponto.

 

Para o HRII eu estava afim de madar fazer umas placas, eu consigo nao muito caro, acho que se fizer umas 10, daria uns 20 pila cada. So que teria que ter mais gente, pois eu ficaria com 4 apenas. Se tivesse mais gente interessada, daria pra fazer o group buy, nao quero ganhar nada em cima, faria que nem o Nordic. Mas eu tenho a intençao de mandar fazer porque a camada de cobre das que vendem nao é muito espessa, e eu so sabia que tinha de fenolite.

Ontem estava falando com um amigo meu, e ele disse que tem pra vender placa de fibra de vidro virgem também, ai já esto pensando em fazer ela no transfer mesmo. Quero ver se acho uma maneira de fazer tipo uma serigrafia dos componentes, nem que eu tenha que imprimir ela em um papel, e colar com super bonder na placa (ideia mais idiota, mas até que nao é ruim).

 

potato, tem como tu postar uma foto do teu, pra nos conhecermos a criaça

 

Abraço

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to contigo rdallasen

 

estou pra montar um DX amp... mas depois gostaria de montar um HRII pela qualidade enfim... se vc criar o group buy eu to nessa, quero 2 placas inicialmente

 

tb sou do RS, assim fica mais facil

 

abraços.

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rdallasen, posso postar fotos do meu sim, mas está bem feinho, e ainda não consegui faze-lo funcionar.

 

Só peço, em nome do Carlos, cuidado com divulgação de vendas e afins aqui neste tópico pra não haver os problemas que houve (você sabe onde)...

 

Se quiser, vejo se já tenho alguma foto tirada do meu amp pra te mandar; aí eu te passo por mail. Manda uma MP pra entrarmos em contato, ok?

 

Abraço!

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rdallasen, posso postar fotos do meu sim, mas está bem feinho, e ainda não consegui faze-lo funcionar.

 

Só peço, em nome do Carlos, cuidado com divulgação de vendas e afins aqui neste tópico pra não haver os problemas que houve (você sabe onde)...

 

Se quiser, vejo se já tenho alguma foto tirada do meu amp pra te mandar; aí eu te passo por mail. Manda uma MP pra entrarmos em contato, ok?

 

Abraço!

potato, tambem gostaria de algumas fotos do seu amp, pode ser??

 

abraços.

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Puxa!.... estou providenciando trazer placas do Classic pra nossa terra,... :( foi diminuida pra custar pouco na fabrica.... exatamente pro brasil e você ficam de ôlho no HRII?

 

Ahahahah!...tudo bem...o danado é meu também...e ainda tem o Precision 1 e o Precision 2

 

Veja o protótipo do Classic que está em teste na Africa do Sul.

 

Carlos

post-47-1201106276.jpg

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Po Carlão...

 

to de olho nos 2 heheheheh... como ficou minuscula essa placa do classic... assim fica facinho de montar um set 5.1 em um gabinete hehe

 

gostaria de um auxilio seu: ainda nao montei meu classic (as peças chegam sexta feira) mas gostaria de saber o que eu precisaria alterar no esquema além de mais pares de transistores e resistores equalizadores para ele pra me fornecer uns 200 ou 250 rms em 4ohms. quem sabe, vou transforma-lo em um amplificador pro meu sub, por isso queria aumentar a potencia.

 

Abraços.

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Aumente a tensão de alimentação para 64 volts (já foi testado assim) e instale 3 ou 4 pares de transistores na saída...cada um dêles com sua respectiva resistência de emissor, no valor de 0.33 ohms ou 0.47 ohms e 5 watts de potencia, resistores de fio, dos indutivos mesmo...podem ser os verdinhos.

 

Cada transistor de saída...seja NPN ou PNP deve ter sua resistencia em série com a base... são os stop resistors...tem a finalidade de neutralizar a capacitancia do circuito base emissor do transistor e evitar que êle oscile.

 

Aumente as tensões de isolamento dos condensadores eletrolíticos.... todos êles devem ter isolamento para 64 volts ou mais que isso.

 

Aumente a resistencia de 2K2 que está em série com o zener.... a que toma tensão na linha positiva e leva tensão ao zener.. suba para 3K9... se a tensão for maior que 55 volts então use 4K7

 

Os transistores terão que ser modificados...o amplificador de tensão passa a ser 2SC4793 e os drivers passam a ser 2SC4793)NPN) e seu complementar (PNP) 2SA1837.

 

Após montar, use sempre resistencias em serie com a alimentação de tensão continua pra não queimar o amplificador durante o ajuste......pode acontecer, o ajuste de bias estando em posição muito errada faz o amplificador ficar com vários amperes de corrente de repouso.... a quantidade de amperes vai depender do transformador..e...se exceder o limite dos transistores de potencia...manda os danados pro inferno e com passagem de ida só!.

 

Fuziveis de linha positiva e negativa de 3,5 amperes e 6 ou 7 amperes na saída de alto falante..isso mesmo!...três fuziveis..e um em série com o falante.

 

Divirta-se e prepare-se para comprar mais falantes..... nesse nível de potência o Dx Classic é um animal!....se a fonte fôr boa ou êle queima o alto falante ou derrete o fio de alto falante..uso fios bons...grossos...parrudos.... é serio!

 

Eu já torrei falante que dizia ser de 150 watts (tenho fotografia) usando a fonte de 35 mais 35 volts..... imagina com mais e menos 63 volts!

 

A potência é real, verdadeira...nada haver com as propagandas..é muita potencia!

 

Carlos

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legal... achei que precisaria alterar mais coisas... ainda bem que esses componentes são relativamente baratos, sendo assim da pra construir um p*** dum amplificador sem gastar muito.

 

Mas primeiro quero ver meu sub batendo com os 100w nominais do DX, caso eu ache que "faltou" potencia pra tocar o falante (300w) ae vou alterar o amp como voce citou.

 

gostei da dica do fusível na saída pro falante... vai que meu sub não é realmente 300w e da uma zica la <_<

 

Assim que montar meu DX posto umas fotos aki ok :legal:

 

Mais uma vez obrigado Carlão :rever1:

 

Abraços.

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É um prazer.

 

A proporção de potências que medimos me musicas que a maioria de nós considera "equalizada", agradável, balanceada, bem proporcionada nos tons, resulta em 60 porcento da potência nos graves, 30 porcento nos médios e 10 porcento nos agudos.

 

Sendo assim, observe que a potência para graves é menor.

 

Se criarmos um sistema de multiamplificadores, cada qual reproduzindo uma determinada faixa de frequencias (graves, médios e agudos como exemplo... já que pode ser subsonic, infrasonic, subwoofer,woofer,low mid, high mid, treble and super treble) temos que considerar essas proporções.

 

A dezenas de anos, os fabricantes já usam essa técnica...tanto que uma caixa acústica de 100 watts costuma ter drivers de 60 para os graves, drivers de 30 para os medios e drivers de 10 para os agudos.

 

Quando você já tem amplificador, bonzinho, bom, otimo ou excelente.... para empurrar os medios e agudos...e esse amplificador já produz, sem esfôrço, 30 watts limpissimos nesse espectro...então temos que pensar na proporção.... vais usar 30 em um lado mais 30 em um outro...e isso vai equivaler a "parte" que equivale aos medios e agudos...daí temos que

 

30 mais 30 watts, que é igual à 60 watts, estão nos medios e agudos, que são 40 porcento do espectro.

 

Qual seria a potencia do subwoofer, ou woofer que vais usar.

 

60W equivale à 40 porcento do espectro sonoro

"X" watts vão equivaler à 100 porcento do espectro sonoro.

 

É uma velha regra de três.

 

60................40

X .................100

 

40X = 6000

 

X = 6000/40

 

X = 150 watts.

 

Logo, precisas de um subwoofer que produza 150 watts para reproduzir a proporção agradável, que agrada a maioria..coisa de humanos como nós.

 

Caso não tenhas subwoofer dessa potência...daí tens que abaixar o amplificador menor, que se encarrega dos medios e agudos....o estéreo...para chegar à proporcão.

 

Isso se calibra no ouvido..... no entanto, algumas pessoas pesquizaram e chegaram à esses valores (aproximadamente) que explica e compreende como a "coisa" funciona.

 

Você vê na imagem anexa, o amigo Arnis Brolishs, da Letônia, no círculo Polar Artico, que montou o Amplificador Dx, também chamado Classic..... modificou a fonte para 50 volts e colocou mais dois transistores...usa 8 ohms apenas e empurra caixa grande com alto falantes especializados para subwoofer.

 

abraços

 

Carlos

post-47-1201142252.gif

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Carlos, nesse caso, a sensibilidade dos falantes considerados têm um valor médio iguais aos comerciais mais "comuns"? (cerca de 90dB/W/m)

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no caso, meu sub tem sensibilidade de 92dB/W/m... sendo assim ele "fala mais" com menos potência... creio que com a potencia original do Classic então ele ja deva tocar satisfatoriamente :D

 

Carlos, esqueci de perguntar outra coisa ontem: qual a sensibilidade da entrada do DX? quantos volts tenho que aplicar na entrada pra ele "liberar" toda potência na saída??

 

Abraços

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Potato..exato....mas explica esmiuçadamente esse ´negócio de dB pra turma....não sabem não !...poucos sabem...diga o que é dB....qual o limiar de audição.... o tal exemplo da folha raspando uma na outra a metros de distancia...a progressão geométrica dos decibeis..enfim.... destrinche isso, desenrole..senão a turma se enche e some do tópico.

 

obrigado.

 

Carlos

 

........................................................................................................................

 

TioChico.

 

A sensibilidade é de 1 Volt RMS, na impedancia convencional de 47K...o amplificador tem menor impedancia de entrada e "carrega" um pouco a saída da tua fonte sonora...mas serve bem..funciona..funca!

 

Isso tem ajuste...é uma resistência, se não me engano de 2K2, que parte da base de Q2 e vai pra um condensador eletrolítico, e dali pra terra "suspensa" pela resistência de 10 ohms...aumentando essa resistência o amplificador perde sensibilidade..e reduzindo êle fica mais sensível....é ajustavel.

 

Pode até atuar como controle de volume adicional se voce substituir por um trimpot para ajustar durante o teu "setup"..durante a tua montagem e fase de ajustes.

 

50 watts pra graves é razoável....mas melhor usar 4 ohms quando vais ter 100 watts para o Dx Classic, Standard, Vanilla.... o Dx Amplifier..... no caso do HRII são 35 e 70 watts limpíssimos.....HRII tem som preciso, meio de laboratório ou estudio...já o Dx Classic tem som macio, delicioso e com um grave nunca antes ouvido...assim dizem os que montaram e eu digo também...um é pra laboratório..pra medir... pra estudio de som...coisa precisa...o outro, o Classic, é gostoso...é pra ouvir..é pra subwoofer, é pra home teather......é pra dar prazer.

 

Com a resistência original, na linha de feedback, vais alcançar plena potência, maxima e não distorcida, com sinais de entrada que cheguem ao maximo em 2.3 volts de Pico a pico.

 

Carlos

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Carlos, esse 1V RMS seria o valor medido com um multímetro, correto!?

 

estou pensando em utilizar meu pré junto com um crossover ativo ligados ao DX, pra fazer o controle de volume e o corte para o meu sub que é 300w RMS em 4ohms, então terei 100w reais na saída... acho que vai dar umas pancadas né.. tenho que reforçar a caixa do sub hehehe

 

tem possibilidade do DX trabalhar com cargas de 2ohms?? com uns 2 pares de transistores na saída talvez?

 

pensei aki e achei que seria uma boa substituir o resistor de 2k2 por um resistor de 1k2 em série com um trimpot de 1k, assim não teria o risco de dar algum problema caso "zerasse" o trimpot... assim o amplificador fica com um controle de ganho, tipo os amplificadores automotivos.

 

mas se eu deixar a entrada do DX muito sensível eu terei algum problema de distorção ou ruído na saída?? poia aumentando muito o ganho dá problema, ou não?

 

Abraços.

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Carlos, será que um monte de teoria sobre dB no meio dos amps não vai atrapalhar seu tópico? Tenho lá em casa um livro (preciso encontrá-lo no meio da baguça, aliás) que explica toda essa teoria.

 

Vou tentar conversar com um moderador que conheço pessoalmente daqui desse fórum pra ver se conseguimos fazer desses assuntos (de eletrônica pra amps e acústica/dB) um artigo, tópico fixo, ou coisa do tipo.

 

Abraço!

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O ajuste certo é aumentar teu pré até 75 porcento do curso do volume...cerca de 75 porcento..se fôr digital complica.

 

Daí tu ajustas o trimpot de 1K em série com 1K2 ou 1K5 e faz com que atinga a maxima potência sem distorcer, sem embolar, sem misturar...pronto!

 

Dois pares, sendo que tem que colocar resistências de emissor para cada transistor nesse caso..use 0.33 ohms ou 0.22 ohms, de 3 à 5 watts....cada transistor vai precisar de uma, em série com os emissores..interceptando-se a linha que sái do emissor e soldando as resistências.... a corrente encima delas, quando estiver ajustando, deve ser aquela que permite você medir 3 à 5 milivolts de tensão continua, com o amplificador em repouso..sem sinal de excitação na entrada...com a entrada em curto (vivo ligado no terra pra não captar ruído)

 

Medir encima é encima mesmo..uma perna do multimetro de um lado da resistência e outra do outro lado....a corrente quando passar vai criar voltagem..o que vais ler é voltagem...que dividida pela resistência significa corrente...leia lei de ohm que já publiquei aqui e no Orkut....não vou explicar de novo né?

 

Cada transistor precisa de sua resistencia de base..o stop resistor...todos de valor igual..valor pequeno, proximo ao indicado no esquema.

 

Seu aparelho, se a fonte deixar, vai mandar 200 watts sem distorção...na verdade uns 170 já que existem perdas inexoráveis.

 

O dissipador tem que ser grande....meça as aletas..lado vezes lado..some as areas obtidas..meça lado vezes lado e não multiplique por dois pra ter dois lados..NÃO faça isso...só um lado mesmo..senão a referencia que lhe dou fica perdida....somando tudo, vais ter uma area total..entre na regra de três

 

100 centimetros quadrados servem para um amplificador de 10 watts RMS continuos..tom continuo.

 

100 .................... 10W

X .................... 170W

 

Vais precisar, então, de area de aluminio (um lado só amigo)... cada aleta um lado só..multiplique lado vezes lado e depois multiplique isso pelo numero de aletas e acabou!

 

1700 centimetros quadrados vão ser necessários...o que quer dizer.... 17 plaquetas de aluminio de 10 por 10 centimetros para cada canal..se fôr trabalhar com toda a potência..contìnuamente.

 

A tensão é que você lê em multimetro (e outro instrumentos também)...desde que teu sinal seja de frequencia maior que 400 hertz (por causa do multimetro)..desde que estejas em escala de AC (tensão alternada) e que o sinal seja senoidal, continuo, sendo reproduzido pelo teu sistema....musica não dá medida estável...e não vais ler com precisão....essa medição é feita com sinal continuo...vais precisar ficar olhando o multimetro mudar digitos um tempão pra ver o maximo que chega...o maximo deve ser..caso haja frequencias adequadas para medir na musica reproduzida...se tiver baixo de 20 hertz até 100 hertz vais ter tudo medido errado..o multimetro não lê essas direito nessas frequencias.

 

......................................................................................................................

 

Ajustar no controle de realimentação não é pré passivo não!....pré passivo foi mostrado no Orkut, e aqui também...Leia Dallasen!...pré passivo tem potenciômetros entre a fonte de sinal e o amplificador pròpriamente dito.

 

Não explico mais Potato, coisas já publicadas...faça uma forcinha e leia.... eu tenho muito pouco tempo... assim me sacrifica ficar repetindo amiguinho.

 

Tá acontecendo direto amigo Potato...gente que não lê e fica perguntando... eu vou fingir que não vejo...estou sacrificado..fico o dia inteiro respondendo coisas em vários foruns brasileiros...a turma não lê..prefere professor particular só pra êles...e eu tenho outras coisas pra fazer..inclusive projetar mais amplificadores, montar amplificadores, testar amplificadores.... você tem culpa?... acho que não muito..mas eu já expliquei essa melec de amplificador passivo, ou ao menos mostrei o esquema..é tem entrada amigo!..igual à um pré amplificador... e tu me vens com essa de amplificador passivo no trimpot..ai meu egg.

 

Carlos

post-47-1201189162.jpg

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tiochico, pelo que sei, dá pra fazer isso que você mencionou sim (do resistor + trim-pot); eu pretendo fazer algo do tipo com um potenciômetro pra fazer o controle de volume, se precisar. Seria o que chamam de pré-passivo.

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Vou publicar tutoriais em breve..sobre coisas bem basicas pra não ficar respondendo à coisas basicas em excesso..que tôdo mundo que solda devia saber.

 

No entanto, muitos não sabem, porisso vou explicar, com calma...com isso... não preciso me ocupar explicando o arroz com o feijão...deixo pra explicar coisa quente ao invés de besteirol.

 

Alguém me perguntou..não foi aqui..sobre a potência do Dx classic..que é o esquema que mostrei....objeto desse tópico...para turma montar..fazer sua plaquinha e montar..porisso vou colocar aqui a resposta da pergunta que fizeram sobre a potência do amplificador.

 

É dose amigos!

 

No Orkut eu coloquei.

 

"Excelente amplificador de 100 watts RMS sobre 4 ohms"

 

E me aparece um "lesado" me perguntando isso, e no Orkut..acredita nisso?... haja saquinho.

 

então tá aqui, caso o sujeito venha pra cá.

 

ahahahahahah

 

.................................................................................................................

 

O amplificador da 50 watts RMS (root means square - a regra da raiz quadrada).. que é potência real, verdadeira, cheia de veracidade e verídica.

 

E também fornece 100 watts RMS, no caso sobre falantes de 4 ohms, sinal constante, continuo, senoidal, na frequencia de 1000 ciclos e encima de alto falante e sem distorcer.

 

Agora...o amplificador pode receber 63 volts com algumas modificações...daí pula para 300 watts RMS, sinal constante, sem distorcer, 1 Kilohertz na entrada e encima de fonte de alto falantes (ou associação de varios alto falantes, ou encima de carga resistiva, carga fantasma de 4 ohms).

 

Posso somar os canais e dizer que são 600 watts pra um stereo.

 

Posso converter em PMPO...tão multiplicando por 30 hoje em dia....Potencia Musical Para Otarios é o que significa.... não é Peak Musical Power Output não..... não é potencia de pico musical não..é pra otário mesmo.

 

Daí te digo que são 18000 watts... 18000 watts.

 

E depois tu me perguntas quanto essa coisa puxa da rede elétrica da tua casa por causa da conta de luz...daí te respondo que puxa 840 à 1000 watts...veja que não bate..não há magica em eletrônica...energia não se cria..só se transforma...ningúem pode puxar 1000 watts da rêde e transformar em 18 mil..isso é ilusão..mentira fedorenta mesmo

 

Na verdade..posso até considerar a potencia do meu amplificador distorcendo pra ca****.... vai dar mais que 1200 watts... dai faço propaganda PMPO de 36000 watts.

 

Qual voce quer amigo?

 

A minha potencia preferida é RMS...verdadeira..sem safadesa....a qual é resultado da medida de tensão alterada encima do alto falante tocando musica...multiplica-se essa voltagem por ela mesmo e divide-se pela impedancia nominal do alto falante.... coisa de verdade..o resto é conversa pra boi dormir.

 

O amplificador citado, muito bom mesmo..excepcional..ganha de milhares de marcas caras.... produz, com fonte de alimentação sugerida de mais 35 e menos 35 volts, 20 volts RMS sobre cargas de 8 ou 4 ohms.... e produz cerca de 60 volts de pico à pico.... 30 volts de pico.... portanto ainda tens potência de pico, potencia de pico à pico, potencia RMS...potencia sob distorção..tem tudo isso pra enrolar os trouxas..qual tu queres?

 

abraços

 

Carlos

post-47-1201188915.jpg

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Acho que não Potato.... se não queres, ou não achas o livro de teorias...deixa pra lá que eu me viro.

 

Mas daí a criar um outro tópico eu tou fora!

 

Meu tópico é este aqui..e aqui eu desenrolo o necessário...mas acho que se você cita dB..deve entender né?

 

Senão embola o meio de campo pra mostrar conhecimento... se o sujeito cita dB, fala de eficiência...mostra conhecimento sofisticado..daí explica né?

 

Eu suponho que o cara que entre nessa area, não seja papagaio de pirata que fica repetindo coisas que não sabe, ou que nem lembra direito, ou que viu num livro faz muito tempo..... se fala, deve explicar, senão me cria trabalho...daí sou eu que tenho que explicar...não tem graça, o sujeito inventa e eu danço?

 

Eu espero, que se alguem falar da degringolêta do contrapino, que pelo menos desenrole o assunto..senão é sujeira..mostra apenas que é sabido e dá idéia de egoísta..sabe pra sí mesmo e não ensina pra ninguém?

 

Se dividirem o tópico eu caio fora..não inventa!

 

Carlos

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bom, ja vi que a fonte e os dissipadores teria de ser parrudos pra aguentar 2ohms... logico, quanto menor a resistência maior a corrente. na realidade não tenho nenhum falante de 2ohms, mas perguntei pra ter uma ideia já que hoje tudo é possivel :D

 

primeiramente vou testar o amplificador assim, normal, standart, de fabrica... depois vou fazendo os ajustes, tipo colocando o trimpot e usando o meu pré pra excitar ele e por ai vai... tudo tem seu tempo, vamos devagar hauhaua

 

edit: não sei se sou um dos únicos interessados no amplificador, mas o tópico ta meio parado hein... só o Destroyer, Potato e eu estamos postando... vamu la gente, vamu la...

 

Obrigado mesmo.

 

Abraços.

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Bom, justamente quando estava falando sobre pré passivo (não exatamente amp passivo, até porque isso não existe... seria somente um atenuador), o Carlos mando a resposta dando a maior bronca...

 

Quanto às informações sobre acústica, eu não lembro tudo de cor; sugeri postar em outro tópico, pra não ficar uma montoeira de assuntos num tópico só, mas quando conseguir um tempinho e tirar umas dúvidas no livro, posto aqui mesmo, então.

 

Talvez role umas experiências no ambiente automotivo com o DX Standard também, mas se/quando tiver um pouco mais de tempo.

 

Abraços!

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