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Destroyer x

Um Amplificador Que Eu Recalculei

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Transformadores parrudos!

 

Existem, no mercado nacional, uns tranformadores parrucos, que custam 50 à 70 reais, que são usados para ligar computadores onde não temos terra disponível..tipo terra artificial...nada mais é que um transformador convencional que tem entrada 220 e 110 volts comutável com um chavinha.

 

A saída dessa coisa é de 110 volts...portanto pra ser ligado no computador...não estabiliza nada...só provê uma maneira de você não inverter a polaridade quando liga seu computador à rede...tem um fio lá dentro da parede que tem voltagem e outro que não tem....a gente descobre isso com lampada néon, com multímetro e colocando o dêdo..ahahahahahah!

 

Então, teu computador tem que ligar na polaridade certa..senão com o tempo vai pro brejo...o monitor é o primeiro a ir pro espaço.

 

O transformador... o terra artificial, que normalmente é parrudo, de 700 watts até 1 kilowatt, faz o trabalho de evitar que invertas..tem tomadas polarizadas, que aceitam tomadas de três pinos..daí não invertes...também a ligação dentro dêle garante isso.

 

Então temos que dois caras desses podem fazer uma fonte ótima.

 

Liga se os transformadores, os dois, em 110 volts (ou tua rêde é de 110 ou usa um desses estabilizadores que pegam os 220 e fornecem 110 estabilizados...que tens no computador, provàvelmente...isso é feito pra todo o território nacional, tem modêlos que pegam 220...aqui em Recife a tensão é 220 volts..portanto a fabricas fabricam essas unidades...milhões são vendidos aqui (Force Line, modêlo Infinity é o meu).

 

se você liga os transformadores que estejam chaveados, ajustados, presetados, pre ajustados, com a chavinha em 220 volts...mas entra a metade da voltagem...também vai saír a metade da voltagem..que vai ser 55 volts alternados.... isso retificando e filtrando resulta em 77 volts .

 

São dois transformadores, ligados de forma a fazer uma saida de tres fios...imagina os saidas dos dois transformadores (depois faço desenho)... 2 fios saindo de cada transformador.... numera, de cabeça, como 1, 2, 3 e 4... de cima pra baixo ou da esquerda pra direita..depende como você imaginou o transformador com os fios estivados saido dêles.... junta o 2 e o 3 que vais ter o Center tape, o terminal central... o 1 e o 4 vão ter 55 volts alternados com respeito à esses dois unidos...pronto..agora retifica e filtra e vais ter a fonte canhão!

 

Veja bem.... 77 volts mais 77 volts excedem o limite de tensão da maioria dos transistores..não é voltagem pra ser enfiada diretamente em amplificadores porque êles explodem...é voltagem para amplificadores especiais dimensionados para receber essa voltagem..inclusive mata um ser humano..é PERIGOSA para a vida humana..tanto a corrente continua de 77 mais 77..que resulta em 154 volts..que pode parar teu coração e você ir pro brejo..como também os 110 alternados que podem fibrilar teu coração pra você morrer acordado vendo a vaca ir pro brejo...desagradável né?...cuidado!!!!

 

Isso deve ser usado, conjuntamente junto e ajuntadamente com um estabilizador eletrônico criteriosamente dimensionado...com fuzíveis e isolado para não matar o audiófilo distraido.

 

Eu sinto lascadamente se você morrer fazendo isso!...mas fico com a consciencia limpa..EU AVISEI!

 

abraços

 

Carlos

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Esquema do regulador eletrónico, fonte de tensão ajustável e estabilizada dentro de 5

porcento (margem de erro normal)

 

A filtragem eletrônica faz com que precises de menos capacitancia no retificador... daí reduzes os condensadores da fonte principal analógica..a tradicional.

 

Eu gostaria do esquema da modificação de fontes de computador para uso com amplificadores de carro..para tensões de 35 volts ou mais...seja simetrico ou não (posso colocar duas para fazer simetrico)

 

Eis o esquema....heheh... muitas perguntas vão surgir..... os transistores de cima vão depender da potência...ou seja, a quantidade dêles vai depender da potencia..podem ser darlingtons como o TIP142 e TIP147.... colocando 1 ou vários em paralelo....pode ser 2N3055 pro lado positivo (de cima) e 2N2955 por lado negativo (de baixo...os demais transistores, encima, são TIP41C...e embaixo são TIP42C

 

É ajustável no trimpot.... vai de uns 14 até o maximo..portanto serve para qualquer amplificador, já que pode ajustar qualquer tensão.

 

Se fôr usada com voltagem fixa... tipo trimpot colado, ou substituído por resistencias fixas, use um zener que seja um terço da voltagem de saída que vais usar.

 

Com 12 volts de zener..a fonte fica ótima em 35 volts simétricos.

 

Quanto menor a voltagem mais ela regula, digo, estabiliza...é cerca de 5 porcento de erro com carga e sem carga..precisa de fuzíveis, porque se exceder a corrente dos saídas êles queimam e deixam passar toda a voltagem da fonte...daí é a maior "barata voa" no circuito que pega fôgo todinho!

 

fuzíveis..isso é importante.

 

Outra coisa..dissipadores, bem parrudos..enormes de preferência.... se ajustar 35 volts...sòmente na linha de cima vais ter 40 volts encima do transistor... se for 3 amperes o consumo encima do circuito de audio... a potencia termica, os watts encima do transistor de saída (melhor que sejam vários) deve ser de .... 40 multiplicados por 3 amperes.... calor de 120 watts (excede a potência maxima dissipada de um transistor só)...portanto precisa de três transistores...não use mais de 40 watts para cada animalzinho destes transferir pro dissipador...se isso for contínuo êles queimam.

 

No laboratório, onde concluem que dissipa 100 watts quando o transistor é do tipo parrudão, antigo, igual à disco voador, é sobre situação hiper controlada...refrigeradores e dissipador do tamanho de um fusca estão lá para garantir o mantenimento da temperatura do envólucro metálico de transistor de potência no limite de 25 gráus centígrados..situação ideal, fictícia, que não encontramos na prática...no real, dia a dia..os animais queimam se você exigir potencia dos mesmos.

 

para cada 10 watts, use uma lámina de dissipador, aluminio de 1, 2 ou 3 milimetros de espessura, com 10 por 10 centimetros de lado..portanto pra 120 watts são 10 lâminas dessas...e isso para cada lado da fonte..e na situação exemplo.

 

O regulador vai perdendo a qualidade na medida que sobes a voltagem..o transformador por sí só..quando exigido cái pra voltagens AC bem menores..na verdade os transformadores desse tipo ´so são eficientes para 55 volts após retificados e filtrados..digo...mais 55 e menos 55....outra coisa maior perde eficiencia e a voltage caí...já que não faz mágica..se o tranformador perde voltagem o regulador não consegue "criar, fabricar" energia...ainda não encontramos coisa sem perdas na eletrônica...criar energia é difícil, modificamos, controlamos reduzimos ....mas não criamos...quando elevamos com chaveamento..o produto da voltagem pela corrente consumida da rede é o que aparece, como máximo na saída da fonte chaveada...não é possivel tirar da rêde elétrica 100 watts e criar 200 watts...o que podes fazer é dobrar a voltagem da rede à partir de dispositivos e dividir a corrente por dois..daí o produto continua igual ao consumo.

 

Não adianta ajustar essa fonte para 70 volts...ela não estabiliza assim..precisa de diferença de 5 volts na entrada do regulador para ter voltagem estável na saída...como sobre carga éla costuma cair para 60 volts.... o maximo estável, perfeito, é 55 volts (garantidos).... daí podes usar amplificador que manda ****** mesmo .... sem problemas de variação de voltagem na entrada dêle...na entrada de alimentação dêle..que por sua vez é saída de voltagem estabilizada do regulador da fonte de alimentação.

 

Os valores dos condensadores indicados são ideais...fictícios, virtuais...parta para o mais real..que é o que podes comprar, o que tens na sucata..faça o que podes fazer..mas faça!

 

abraços

 

Carlos

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Vamos "detonar" nossa ignorância em eletrônica...o primeiro passo...

 

o que precisas?

 

O que é que você precisa para passar de Téco,

Tênico pra técnico de verdade.

 

De incherido (inxerido) pra entendido.

 

De arrumador, fazedor de gambiárra pra

especialista desenrolado.

 

Precisa do basico dos básicos que vai permitir

os seu desenvolvimento...então, titchío Carlos

vai dar uma mãozinha.

 

A lei de Ohm.... o cabra se chamava ohm mesmo

 

O que fez o sujeito, criou uma relação entre

voltagem, corrente e resistência...e daí saíu uma

fórmula simples...que nos faz entender como o

elétron que ninguém nunca viu, se comporta.

 

Negativo... a luz azul dentro da válvula não é

o eletron..é consequencia dêle... são corpusculos

ondulatórios, fótons se preferir.

 

Vamos à matemática...se não fôr aritmética..de

tão simples que é.

 

6 é igual à 2 vezes 3.... 6=2X3.... ou então... 2X3=6

 

Isso é verdade?

 

O sinal de igualdade está satisfeito?...operando

a coisa “faz sentido”... respeita-se o sinal de igual?

 

Então tá certo!

 

... vamos ver agora... será que posso passar o 2, dessa

conta aqui... 2X3=6 (dois vezes três é igual à 6)... será

que eu posso colocar o numero dois embaixo do 6?

 

assim:

 

2 X 3 = 6... daí faço assim.... 3=6/2.... trés é igual a 6

divididos por dois?... E!!!!.. então eu posso fazer isso.

 

então existem operação que podemos usar....e que

comprovam a lógica dos desdobramentos.

 

segue................

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Ohm criou a fórmula que chamamos de

lei de ohm...um “pai dos burros” pros

tecnicos, como é o pai dos burros pros

letrados o uso do dicionário.

 

E = I X R

 

onde :

 

E = Tensão, ou voltagem, sempre expressa

na unidade basica.. Volts.

 

I = Corrente, sempre expressa na unidade

basica ... o Ampère.

 

R = Resistência... sempre expressa na unidade

basica... ohm.

 

Ele disse que isso era verdade...e é mesmo

 

O que quer dizer é que a voltagem é o resultado

da multiplicação da corrente pela resistência.

 

É é verdade... dai fez operações..aquelas que

mostrei antes..respeitando-se a igualdade, o

sinal de igual..que a conta seja verdadeira..então

temos os desdobramentos.

 

I = E dividido por R..... I=E/R

 

R= E dividido por I .... R=E/I

 

 

daí você já pulou uma etapa na burrologia eletronica

 

Jã não é mais teco, nem inxerido, não é tenico, nem

arrumador de problema, fazedor de gambiárra..

arranjador de aparelhos...agora é mais desenrolado

 

Tá mais perto de tecnico agora.

 

O cheiro de burro já saiu.... tá virando gente..legal amigo!!!

 

continua.......

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Ultima parte.... lá vai o candudo junto...o Certificado de “desinguinorância! “

Vou acabar com a diferença que existe nos foruns internacionais...lá êles conhecem a lei de ohm...todos êles... agora os que aqui quiserem podem conhecer também (os que não sabem, é claro)

 

Então vamos aplicar... veja o esquema do Dx anexado.

 

Tás vendo as resistência do bootstrapp?

 

R12 e R13..... e estás vendo a voltagem na linha de cima?

 

é 34.3 não é.... volts né... então é unidade certinha pra

 

gente usar.... 34.3 V

 

Dai eu te digo... vamos verificar essa voltagem que tem

 

marcada ali...os tais 19 volts... será mesmo?

 

Então vamos trabalhar... informação que temos é que

 

acima de R12 (linha de alimentação, já reduzida em alguma

 

coisa pela resistência R15).. temos acima 34.3V... são positivos

 

é +34.3V.... mas o sinal não importa agora...é só pra tirar o

 

mêdo daquele que ficou com dúvidas.... daí eu te informo que

 

a corrente que devia passar por ali por dentro é de 10 miliamperes

 

e isso se escreve em Amperes..é 10 milésimos de ampere...0.010A

 

se escrever assim... 0.01A também não tá errado não... isso é decimal

 

fração... 10/1000... ou seja... 10 milésimos... tirando um zero de cada

 

membro fica 1/100.... tudo a mesma coisa escrita diferente.

 

Ora!... temos duas coisas...E SE TEMOS DUAS... podemos descobrir

 

a terceira!

 

A formula é E=IxR... portanto substituindo I por 0.01 A e substituindo

 

R por 2200 ohms (expresso em ohms)... montamos a conta e operamos

 

E= 0.01 X 2200 ............. resultado é 22... 22 volts (E significa volts)

 

Se caí 22 volts (queda de voltagem encima dos extremos da resistência

 

R12) e a voltagem encima é 34.3... temos que a tensão é 12,3V

 

Poderia ser... se realmente estivessem passando 10 miliamperes por ali...

 

acontece que, na realidade, a corrente que passa alí é menor, logo,

 

a queda de tensão sobre R12 é também, na realidade dos fatos, menor...

 

em sendo assim...voce está certo para a corrente de 10 miliamperes e o

 

circuito também..já que tudo foi operacionalizado com correntes diferentes.

 

Parabéns!

 

Considere-se diplomado.... Agora você é garantidamente "desinguinorantico".

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Aqui mostra como ajustar a polarização, a corrente quiescente, corrente de repouso.

 

A absoluta falta de tempo me obriga a postar e não me alongar.

 

Eu fico no aguardo de perguntas para explicar a coisa em mais detalhes, se preciso fôr.

 

Vou colocar mais imagens ilustrativas, de coisas mencionadas no texto...mas vou explicar na medida que pessoas coloquem perguntas.

 

Carlos

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Potato

 

Veja as placas que foram vendidas (num esquema sem lucro, grupo de compras, não é comercio, é vaquinha e que não aconteceu aqui nesse forum..algo comum nos foruns internacionais)

 

Atenção!.... eu não vendo nada, não estou vendendo nada, nem oferendo nada, não estou hipnotizando ninguém.

 

Isso aconteceu num forum Internacional, onde atividades que não visam lucro são permitidas, acolhidas e tem inclusive espaço próprio fornecido gratùitamente pelo forum...pessoas vão lá e dizem que querem..um colega anota e soma quanto vai custar pra fabricar por um fabricante local barato...daí encomendam e o coordenador desse grupo de compras (group buy) remete pelo correio para cada solicitante....não é comercio, não se caracteriza como atividade lucrativa, já que não tem lucro embutido (nem gracinhas assemelhadas)...tudo é ressarcimento de custos havidos para atender o pedido de um colega.

 

Não tá aberto grupo de compras..eu não tou vendendo placas..é bom deixar claro porque já me "detonaram" debaixo desse argumento, quando na verdade o problema era outro..eu falava que cabos eram assim e assado e o tal forum de lá vendia cabos, o dono fazia propaganda...daí o problema..conflito de interesses comerciais...e malvadeza também..já que prejudicou todo mundo que queriam esses tutoriais..que pediram de joelhos e êles não quiseram recolocar os tutoriais.

 

Eu fui expulso..devo ser muito ruím mesmo tentando ensinar, ajudar....putz!

 

Eu, de repente tenho até atividade do tipo profissional..mas não aqui.

 

abraços,

 

Carlos

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Um controlador de entradas...passivo, também chamado de pré amplificador passivo.

 

Carlos

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É muito comum as pessoas inverterem transistores.

 

Veja o BD139 e BD140 por exemplo...esses então acontece quase sempre.

 

O lado que tem metal deve ficar voltado pro teu rosto e as perninhas do transistor pra baixo...da esquerda pra direita temos; Base, Coletor e Emissor.

 

Se você virar.... fica ao contrário, é claro...fica Emissor, Coletor e Base.

 

11 de cada montador erra nisso....quem faz com placa que o sujeito elabora no software adequado, que é exigido para encomendar placas, o Eagle, geralmente identifica a posição pro sujeito enfiar o transistor na placa... isso facilita.

 

O Eagle software resulta em varias imagens que se superpõem...linhas do impresso, ilhas de cobre, dizeres e posicionamento de furos... resulta em vários arquivos que são convertidos em arquivos Gerber....e esses ultimos são aceitos

por fábricas de circuitos impressos.

 

Carlos

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Eu vou é ficar maluco...cada forum tem uma característica própria no software de controle...esse aqui, o nosso AutoFórum, não te avisa quando você tenta anexar arquivo maior que 25K..... diz nada...e daí eu fiquei tentando por 20 minutos, repetidas vezes..e não conseguia enfiar o danado do anexo..depois percebi o porque não entrava....

 

Eu pensava que era minha velocidade de internet baixa..e fiquei aqui repetindo igual idiota....é...acho que sou mesmo.

 

Veja como testar transistores...tá em inglês...se não der pra entender, adispois eu traduzo..o tempo meu tá absurdamente curto...vou anexar e depois a gente vê no que vai dar..se o pessoal se desenrola no "ingrêis" ou não.

 

abraços

 

Carlos

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Eu sei que tá escrito em "gringolês"...depois vemos isso..agora não posso, agora não dá... e sempre a uma esperança que a turma se desenrole porque meu inglés é basico..é arroz com feijão mesmo.

 

Carlos

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Este nosso forum aqui é menos chato com o controle de "flood".... que é o tempo mínimo de espera entre mensagens que você tentar introduzir..... bem melhor que os outros...bem menos chato mesmo.... mas podia ser de 10 segundos.

 

A fonte para o amplificador Dx e para o HRII é esta aqui...você pode ver que o Nordic fez uma placa para atender o forum "gringolêsco" de lá que eu frequento fazem anos.... não é pra vender gente!.... ele só manda fazer quando junta cincoenta querendo...o preço de cincoenta é menor que mandar fazer uma placa só.... daí reune a turma, junta os dinheiros, e encomenda.... recebe dinheiro pra pagar os custos sòmente...é tipo vaquinha....não tem lucro..

 

Eu não vendo...não tenho dessas placas no Brasil..é proibido comercio no forum

 

Não me comprometam amigos!

 

Perguntas esquisitas só no meu E mail pessoal:

 

panzertoo@yahoo.com

 

Carlos

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Eu tou traumatizado mesmo!

 

fui muito injustiçado..e tou aqui, desde de madrugada, tentando colocar coisas nesse forum, quando, já estava no outro....mas a turma ficou sem quando apagaram..daí começo tudo de nôvo aqui...espero que não apareça outro malvado nesse forum daqui também.

 

Vejam, eu tirei o numero de partes...pra quem vai montar em casa, não precisa de R1 e R2 e essas coisas..o esquema fica mais fácil de ler e não assusta tanto.

 

abraços

 

Carlos

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Dois transformadores podem ser usados para construir uma bela fonte de alimentação...e bem barata.

 

São esses tranformadores parrudos que existem por ai que servem para "criar" um terra artificial.... são gabinetes pesados que tem tomada de 2 pinos pra parede e tomadas de três pinos (com terra artificial) para o computador.

 

Não é o regulador que tem relezinho fazendo barulhinho não!...é terra artificial mesmo..coisa que entra 110 e 220 volts, que tem chavinha seletora pra tensão de entrada no gabinete e saí 110 volts.

 

Daí você liga esses transformadores, ajustados para receber 220 volts..só que você não vai enfiar 220 nêles!...você vai enfiar 110 volts nêles..

 

Isso resulta em mais 55 volts e menos 55 volts alternados na saída..... ligando do geito que eu mostro, e retificando e filtrando, vais ter mais 75 e menos 75...e a potência disponivel é de 1 Kilowatt no mínimo.

 

75 mais 75 é muito né?.... poucos amplificadores podem receber tamanha tensão..os comuns explodem, pipocam..sòmente os desenhados para receber tão grande voltagem vão suportar essa tensão de alimentação de corrente contínua.

 

Porisso, em seguida, eu publico um regulador eletrônico que você pode montar...daí regulas, ajustas, a tensão de saída para qualquer voltagem de 12 volts até o maximo do regulador.

 

Na verdade, o maximo do regulador não é real..quando você consumir energia os 75 volts caem e caem muito mesmo!...talvez seja "derrubado" para 55 volts quando você exigir corrente violenta (o que acontece nos amplificadores de audio quando vem a pancada dos graves ).... portanto..esse é o limite real...na verdade não deverias ajustar para muito mais que isso, já que vai cair mesmo e o circuito não faz milagre...não tem como entrar no regulador com 1 volt e querer que saia 50 na saída....milagre é mais complicado..assim não pode, assim não dá!

 

O regulador eletrônico precisa de 5 volts à mais no lado da entrada, no lado esquerdo, do que o que regulas na saída (do lado direito) já que precisa dessa diferença pra trabalhar.

 

Portanto, eficiencia na regulação e ajustando de 12 até 70.

 

Mas veja bem.... a voltagem cai na entrada....provavelmente não vai estabilizar a voltagem quando estiver ajustado para 70 volts...vai cair mais que os 5 porcento.

 

Normalmente o regulador cai só 5 porcento quando você puxa dêle corrente violenta....dois amplificadores Dx, por exemplo, ajustando os danados parra 37 volts mais e menos.... daí podes ligar os dois em alto falantes de 4 ohms e aumentar o volume pro maximo que a voltagem vai se manter nos 37 mais 37 volts com variação de 5 porcento.

 

Não só o Dx mas qualquer amplificador.

 

Carlos

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E o "flood" me pegou de nôvo!

 

ahahahahah!

 

Eis o regulador eletrônico..eu respondo as perguntas...as dúvidas que surgirem que serão maiores em quantidade do que minha mente pode supor...normalmente é assim..depende do conhecimento e desenrolamento das pessoas.

 

Vai precisar de dois dissipadores enormes....para trabalhar com potência, o melhor é meter os transistores direto nos dissipadores sem mica isolante para melhorar a transferencia de calor.... aquela especificação de 115 watts do 2N3055 é conversa pra boi dormir..aquilo é quando o transistor está montado numa máquina enorme que artificialmente mantem a temperatura do carcassa do transistor em 25 graus centígrados....e isso não é real!....no dia a dia, no uso quotidiano, real e nas temperaturas do nosso pais..se tentares fazer o "animal" dissipar isso tudo êle queima..entra em curto bonitinho.

 

Aliás..onde houver potencia tem que ter dissipador.

 

No caso..para maxima potência de amplificadores alimentados com 37 mais 37 volts ou tensões próximas à isso...vais precisar de aletas de 10 por 10 centímetros...e serão 18 para o lado positivo e 18 pro lado negativo...e pode ser aleta fina sem problema..o que importa é area de contato com o ar.

 

Se fôr procurar equivalencia.... 10 por 10 centimetros resulta em 100 centímetros quadrados..ou seja...não entre, no seu cálculo, com os dois lados..entre apenas com um lado apenas para não errar.

 

A constante termica testada resultou que 10 por 10 centimetros dissipa 10watts de calor...logo... 350 watts vai precisar de 35 placas dessas.... 17.5 ou melhor 18 placas para cada lado do regulador.

 

O amplificador também precisa de dissipador..... que é calculado (descoberto na pratica ao longo dos anos) pra calor gerado contínuamente (audio não é assim, tem picos e vales e potencia average, que significa média)...consequentemente, meu calculo, no caso de amplificadores, resulta super dimensionado...o amplificador trabalha frio.

 

O amplificador, cada canal pode consumir 160 watts.... e vai produzir muito calor...vais precisar de 10 placas de 10 por 10 centimetros para cada amplificador, naturalmente os saidas NPN e PNP vão estar no mesmo dissipador que terá isolantes eletricos de mica ou borracha condutora de calor.... para o amplificador 8 placas de 10 por 10 servem.

 

Veja bem..se fôr estimar a area do seu dissipador.... calcule lado vezes lado das aletas que tens...mas não faça duas vezes..não use os dois lados pra estimar.

 

É claro que regra de três vale.

 

10 por 10 centimetros equivale à 10 watts

 

Ou seja.... 100 centimetros quadrados equivale à 10 watts

 

Então se encontrar 500 centimetros quadrados?

 

100................10

500................ X

 

Entra na regra de três e calcula amigo.

 

Vai resultar em 50 watts.... então sai medindo seu dissipador, aquele que tens em casa...a panela velha..o tabuleiro de bolo..seja lá o que fôr.... calcule lado vezes lado...e não some os dois lados.

 

Os cincoenta watts que calculamos equivale dizer que dissipa o calor gerado por um amplificador que produz 50 watts de som não distorcido...não é 50 watts de calor, não é termico..é de potência RMS (voltagem na saida multiplicada por voltagem na sáida e depois dividida pela împedancia do alto falante usado.... voltagem medida com multimetro..sinal de 400 hertz na entrada do amplificador, contínuo e senoidal...isso resulta em potència real, ou RMS)

 

Tá enrolado, tá complicado.... é normal..isso significa que eu vou poder te ajudar...se entendeu tudo..eu não tou servindo pra nada!

 

abraços

 

Carlos

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Amigos...eu tenho muito material para colocar...mas muito material mesmo.

 

Coisa acumulada nos ultimos anos, dois textos e dois desenhos por dia..centenas de fotografias, tutoriais e respostas.

 

Isso dá pra encher duzentas páginas fácil, já que é isso que tem colocado em forum estrangeiro.

 

Eu vou mais devagar aqui, já que estou muito ocupado projetando amplificadores e testando dois novos modêlos.

 

Também tou alimentando o Orkut com o Dx Amplifier.

 

E já sou caldo escaldado, que tem medo de agua... já apagaram tudo que fiz no outro forum descabelado..de repente fazem o mesmo aqui...vou meter o pé no freio por segurança..pra não jogar trabalho, dedicação e tempo fora..porque se mexer com o órgão mais sensivel do corpo humano, que é o bolso, o dinheiro...me detonam sem pensar duas vezes...e já ví acontecer.

 

Carlos

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Carlos, desculpa qualquer coisa... em nenhum momento quis dizer que o esquema e/ou layout estão errados; postei pra ver se você já tinha visto algum defeito desse tipo, e tinha uma solução mais "certeira".

 

Montei somente um canal por enquanto, e antes de montar o outro, vou conferir todo o layout da placa e componentes antes.

 

Antes de montar, testei todos os componentes, tentei casar o hfe dos pares de transistores, chequei pinagem, etc... como já montei outros circuitos antes, sei que essas coisas acontecem mesmo.

 

Quanto a apagarem o conteúdo daqui, acho mais difícil... as únicas vezes que vi tópico ser removido aqui foi quando o tópico era de problemas pessoais entre usuários.

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Aqui a única coisa que vc vai ter que ter,é muita paciência em escrever tudo novamente e para ensinar os adeptos ao DIY.

[-]

 

Edit.só por isso!

 

O sujeito, partindo do zero, só sabendo ouvir musica....êsse não vai conseguir.... só vai atentar o juízo do gõrdo aqui, tentando que eu ensine eletrônica de audio em dois dias, quando eu demorei 46 anos pra aprender..assim não dá!..é demais....sinto muito.

 

 

Me parece eu... o-o- Mas tenho muita vontade em aprender.

:legal:

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Não tem motivo pra se desculpar..você é amigo declarado que tem direito de dizer o que quiser...e o melhor.. não disse nada!"

 

Eu percebo nas entrelinhas, a possibilidade, do construtor culpar o designer, o projetista, o layout, a geladeira, a empregada, a vizinha e o cachorro quando as coisas não dão certo...o ultimo que nós, humanos, eu inclusive, seres imperfeitos, o que fazemos por ultimo é sacar, perceber, aceitar que o erro pode ser nosso.

 

Não foi o seu caso.....mas o mais comum é o sujeito suspeitar até da sombra dêle pra não aceitar que fez, provàvelmente, bobagem.

 

Barriguinha..você é uma gracinha...eu vou te ajudar naquilo que puder..tem tutoriais ai..e é só fazer pergunta... so não construi nada por favor...se é mesmo verdade que não manja muito.... provàvelmente vai me deixar maluco tentando resolver os milhões de problemas que surgem quando se aprende a montar.

 

Eu tenho acordado 2 da manhá e agitado no micro lento, de conexão dial up, até as 10 da noite quando cáio pra traz de cansado..tenho 56 anos..e tou alimentando esse forum com textos e também o Orkut...e lá é pior, a turma pergunta cada coisa que você não acredita.... até cor de resistência e ate´especificação... daí eu tenho que escrever uma hora pra mostrar que especificação não diz nada..e bla, bla, bla..quando eu vejo passou uma hora e o cabra, ainda não satisfeito, pede a especificação de novo!...ahahahahahah

 

eu guento?

 

Carlos

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Amigos

 

Especificações são manipuláveis e não garantem qualidade sonora...aparelhos que

medem bem não necessáriamente soam bem.

 

Especificações são referências, que se bem usadas (não manipuladas para trambique)

permitem aos projetistas e grupo de engenheiros das fábricas, estabelecer referências

e linguagem comum.

 

Do tipo:

- “ontem consegui reduzir redução harmonica em 0.02 porcento mudando isso e aquilo”

 

Isso não diz se “ta bom”.... não diz se antes já era bom....não diz se “continua ruim”

 

Diz quase nada..só justifica, explica e serve de liguagem comum dentro do microcosmos

de uma fábrica.

 

E de decada em década surgem modismos..já foi dinâmica, depois passou a ser potência

e hoje estamos no THD e IMD.... que são dois tipos de distorção....harmonica e intermodulação.

 

E tôdo mundo correndo, tentando reduzir...e muitos amplificadores ficando com som esquisito, meio”stéril”... esterilizado...muito puro e desagradável.

 

Distorções são coisas presentes no nosso mundo.... distorção de tempo é o Eco...que

dá idéia de grandes salas.... e tens o problema que a alta fidelidade lhe vai prover a

perfeição...então experimenta ficar perto de um violino..com aquela coisa arranhando e

arrepiando os cabelos....e um saxofone rouco..e uma bateria, sempre mais alta que o resto da turma!... isso é realidade....se qué isso?... acha bom?..... ou prefere o som

filtradinho, equalizadinho, balanceadinho que as gravações de vinyl e até mesmo de

alguns Cds lhe propiciam?

 

Prefere a segunda opção...então especificações não servem pra você.

 

E são manipuladas..... Sansui, nos anos oitenta queria oferecer distorção quase imensurável..que não se conseguia medir.... os instrumentos que haveriam de medir apresentavam distorções maiores que os amplificadores que estavam sendo medidos.

 

Mas queria que queria..seria grande publicidade.

 

O que fizeram quando não conseguiram reduzir a distorção para 0.000000000000 e pouca coisa de porcento (exagerando e mostrando um numero bem pequenino)... a distorção

dêles, no limiar de ceifamento era mais ou menos igual a todo mundo..... o que fizeram?

 

Fizeram amplificadores de 200 watts no limite maximo, onde começa a distorção que humanos ouvem ... daí reduziram pra 60 watts a potencia e mediram.... daí tiveram

numero bem pequenino...é logico.... tá funcionando quase que em marcha lenta!... e puseram a propaganda..... ficaram super famosos...eu gosto dêles, mas conheço a malandragem.... estive no Japão...almocei com êles e bebi Sakê com êles.

 

Tiveram um segundo proveito na estratégia....disseram que o amplificador dêles tinha

uma dinâmica excepcional...e tinha mesmo...especificado por baixo, dizendo que não

dava muita potência...quando o sujeito abria o volume dava era pancada..rachava parede.. e ninguém tava esperando...e era falante queimando..era uma festa!

 

Dinamica é a capacidade de produzir potência muito maior que a especificada, por

um periodo curto de tempo...pra picos.... e o danado tinha isso de montão..igual a carro

que a propaganda diz que dá 60 por hora e daí você descobre que dá 150..... ficam

cheio de “cartaz”.... dizem que o carro que fazem “vai surpreender você”..também...

especificaram errado!

 

Eu vou parar por aqui, porque o assunto dá margem à umas 10 ou 15 páginas e não tenho tempo pra isso hoje.

 

Carlos

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[

Potato

 

Talvez você tenha feito placa seguindo algum layout publicado no forum estrangeiro... se tiver usando a placa do Nordic, ou seja, náo tiver feito a tua

própria, seguindo tuas proprias ideias..... se tua placa for copia da do Nordic, deves saber que tem um link....um pedaço de fio interligando dois buracos...e

é exatamente a saida de tensão no emissor do BD140 que tens queimado.... o emissor vai ao link e o link alimenta o par differencial...ou seja...sem isso... toda a voltagem vai aparecer na saída.

 

Também tens o C11, um dos extremos dêle vai ligado ao terra através de um fio, que corre debaixo da placa..fio isolado.

 

E tens os pontos + (mais) e - (menos) para ligar o transistor que controla a corrente quiescente...ele vai no dissipador, montado em pequena plaquinha, onde tem trimpot e uma resistência, de onde saem dois fios para a placa principal.

 

No lado mais você liga o fio que vem do coletor do transistor.... no lado menos você coloca o fio que vem do emissor do transistor sensor de calor e regulador da corrente de repouso.

 

abraços

 

Carlos

post-47-1201051046.jpg

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Carlos, fiz tudo o que você mencionou; só não tenho certeza se realmente aterrei o C11, mas essa ligação somente não causaria o dano ao Q7...

Se você achar mais conveniente, podemos falar sobre esse problema via mail, pra não atrapalhar seu tópico.

 

Quero ser um dos primeiros desse fórum a publicar meu amp diy com seu projeto, e dizer que o amp toca bem! Quando ao menos um canal estiver tocando, tiro umas fotos crio um tópico aqui.

 

Obrigado pela ajuda, e um grande abraço!

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Eu tô bem loko já pra montar um HRII, vou aproveitando e pegando os macetes.

=]

O fo** vai ser a fonte. Eu estava pensando em comprar uma chaveada pronta, de 110/220, e outra de 12, ai eu coloco uma em cada lugar, e so troco o amplificador de habitat. Acho que ficaria tri, mas tem que ver onde eu posso comprar esse tipo de coisa

 

Mas HRII do site do Nordic diz que é 100W em 4R, mas o que o Carlos passou era 75W. Isso eu fiquei meio confuso. Tem alguma coisa de diferente pra ter numeros diferentes?

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Potato

 

Realmente C11 não queimaria seu BD140, no entanto é peça muito importante, faz parte do filtro zobel, que remete ao terra qualquer oscilação....precisa ser ligado ao terra...não esqueça dêle.

 

Seu BD140 é regulador da fonte negativa....para a entrada do amplificador, transistor montado errado ou curto na entrada, filetes em curto, do negativo pro terra e que devem estar mandando êle pro espaço.

 

retire o BD140 mas antes marque onde está o emissor... daí meça com ohmetro do emissor pro terra e do emissor pro lado mais...a resistencia deve ser alta...se for baixa..alguns ohms...ou um curto (mais provável)...você terá achado o "assassino" misterioso que mata teus BD140...um curto na placa..filetes que se encostam, peças que se encostam, ou ligação errada... impresso errado ou falha do layout..enfim...coisa errada.

 

Eu não acho impossivel que haja falha do layout....isso sofreu tantas revisões que o Nordic pode ter se perdido e publicado versão errada ao invés da ultima.

 

Eu imagino que você esteja usando a placa feita pelo Nordic...confirme isso, por favor.

 

....................................................................................................................

 

Eu sugeri um método de "criar" uma fonte...acho que já publiquei aqui.... o amigo leu?..... digo, o segundo colega que postou.

 

A potencia no site do Nordic está errada...atinge essa potência que êle especificou mas com distorção......o correto é o que lhe informei...no entanto, dois pedaços de fio, soldados ligando o coletor e o emissor dos transistores reguladores serie das linhas de alimentação positiva e negativa fazem o amplificador subir a potencia para 50 e 100 watts, respectivamente em 8 e 4 ohms

 

Mas perde qualidade sonora....melhor é deixar como está..inclusive o ouvido humano não percebe incrementos ou decréscimos de potência dessa ordem...fica a mesma coisa na realidade...nós, humanos, não percebemos.

 

100 watts pode soar muito alto..depende da caixa e das frequencias presentes na musica...pode soar baixo também se sua caixa não tem eficiência....já notou que radinho de pilha toca alto!... são 100 miliwatts... 1000 vezes menos que um amplificador de 100 watts.... aquilo significa eficiencia do alto falante e frequencias para as quais o ouvido humano é super sensível.

 

Coisa muito relativa mesmo..um amplificador de 5 watts, com altos falantes compatíveis podem toca mais alto que um de 100 watts com maus alto falantes..

 

Caixa é importante....muito importante... dela depende a reprodução...não é só do amplificador.

 

Carlos

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Potato

 

Realmente C11 não queimaria seu BD140, no entanto é peça muito importante, faz parte do filtro zobel, que remete ao terra qualquer oscilação....precisa ser ligado ao terra...não esqueça dêle.

 

Seu BD140 é regulador da fonte negativa....para a entrada do amplificador, transistor montado errado ou curto na entrada, filetes em curto, do negativo pro terra e que devem estar mandando êle pro espaço.

 

retire o BD140 mas antes marque onde está o emissor... daí meça com ohmetro do emissor pro terra e do emissor pro lado mais...a resistencia deve ser alta...se for baixa..alguns ohms...ou um curto (mais provável)...você terá achado o "assassino" misterioso que mata teus BD140...um curto na placa..filetes que se encostam, peças que se encostam, ou ligação errada... impresso errado ou falha do layout..enfim...coisa errada.

 

Eu não acho impossivel que haja falha do layout....isso sofreu tantas revisões que o Nordic pode ter se perdido e publicado versão errada ao invés da ultima.

 

Eu imagino que você esteja usando a placa feita pelo Nordic...confirme isso, por favor.

 

....................................................................................................................

Dallasen

 

Eu sugeri um método de "criar" uma fonte...acho que já publiquei aqui.... o amigo leu?.

 

Se não coloquei aqui então achas no Orkut...na comunidade Dx amplifier..tem lá textos, fotos e explicações...é o uso de dois transformadores removidos de aparelhos vendidos para prover terra artificial àqueles que não tem terra nos seus apartamentos..entra dois pinos e saem três pinos.

 

Dois desses transformadores ligados em série, e alimentados por 110 volts ao invés dos 220 para os qual êles estão chaveados (fiação do primario ligada para 220, no entanto enfias 110 volts neles) vão resolver teu problema.

 

Isso resulta em 55 mais 55 volts alternados, que após retificados e filtrados viram 75 mais 75 volts contínuos (aproximadamente, valor arredondado)... esses 75 mais 75 volts entram em regulador eletrônico que também publiquei e daí vais ter fonte para qualquer tensão, e de saida de voltagem ajustável que vai acabar com seus problemas de voltagems para os amplificadores que vieres a montar... e acaba com teus problemas de fonte para sempre.

 

A potencia no site do Nordic está errada...atinge essa potência que êle especificou mas com distorção......o correto é o que lhe informei...no entanto, dois pedaços de fio, soldados ligando o coletor e o emissor dos transistores reguladores serie das linhas de alimentação positiva e negativa fazem o amplificador subir a potencia para 50 e 100 watts, respectivamente em 8 e 4 ohms

 

Mas perde qualidade sonora....melhor é deixar como está..inclusive o ouvido humano não percebe incrementos ou decréscimos de potência dessa ordem...fica a mesma coisa na realidade...nós, humanos, não percebemos.

 

100 watts pode soar muito alto..depende da caixa e das frequencias presentes na musica...pode soar baixo também se sua caixa não tem eficiência....já notou que radinho de pilha toca alto!... são 100 miliwatts... 1000 vezes menos que um amplificador de 100 watts.... aquilo significa eficiencia do alto falante e frequencias para as quais o ouvido humano é super sensível.

 

Coisa muito relativa mesmo..um amplificador de 5 watts, com altos falantes compatíveis podem toca mais alto que um de 100 watts com maus alto falantes..

 

Caixa é importante....muito importante... dela depende a reprodução...não é só do amplificador.

 

Carlos

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