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Destroyer x

Um Amplificador Que Eu Recalculei

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te achei Carlos  :vts

 

po, muito chato aquele incidente la no outro forum hein... mas esqueçamos aquilo, vamos em frente que atras vem gente, como voce diz  :legal:

 

vou acompanhar aqui no forum agora... minhas peças chegam essa semana e ja começarei a montar o meu primeiro amplificador DIY, o DX.

 

Abraços.

Abraços pra todos... tiochico, frança, barriguinha, pferato e toda a turma..alguns receberam respostas pessoais diretas..... eu tou na correria..tentando recuperar dados no google cache, alimentando o Orkut e testando um amplificador que vai ser terminado em Julho..ou antes.

 

O Precision II - O maestro.... com 170 e 240 watts RMS...som pra competir com qualquer importado... se perder eu como o amplificador com Ketchup e ando pelado, balançando 200 kilos de banha, na Avenida Copacabna, ao meio dia.

 

Carlos

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te achei Carlos :vts

 

po, muito chato aquele incidente la no outro forum hein... mas esqueçamos aquilo, vamos em frente que atras vem gente, como voce diz :legal:

 

vou acompanhar aqui no forum agora... minhas peças chegam essa semana e ja começarei a montar o meu primeiro amplificador DIY, o DX.

 

Abraços.

Estou perdidinho nesse forum..não sei mexer não...mandei umas mensagens grosseiras sem saber que ía ficar postada no forum....droga!

 

Acho que editei e devem ter sumido...não sei nem ver se ficaram ou não.

 

Fico sem saber se é resposta particular que só o sujeito vê ou se aparece no forum.... coisa complicada..cada forum tem uma lógica..e eu não tenho cabeça jovem e fico enrolado pacas.

 

Abraços pra todos..lí todos.

 

30 volts mais 30 volts funcionam..... perto de 30 watts em 8 ohms e 50 watts em 4 ohms deve resultar.

 

Eu tou correndo..sem tempo... alimentando Orkut.

 

Devo recuperar, no google cache, o que foi apagado no outro forum falecido.... daí eu coloco aqui....

 

Mas não vamos falar daquele forum porque dá enjõo.... que fiquem pra lá se matando e que se enterrem longe de mim

 

Carlos

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Eu não sei usar o forum...escrevo, escrevo ..e depois vejo que não aparece no tópico...sei lá pra onde vai.

 

Putz!..tou enrolado.

 

Abraços..eu lí tudo, ouvi todos..e respondi alguns diretamente..sei lá como escrever na segmento...tou escrevendo sei lá pra onde, sei lá pra quem.

 

Arranjei um lugar onde botar fotos, falar o que quero, colocar propaganda e coisas que forum não permitem....tái...gostei!

 

http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=155582...=1200880361&p=1

 

E será que pode usar links no forum..eu fico tônto com essas coisas.

 

Comercio é proibido..vender e coisas assim...mas se coloco link e a pessoa vai pra uma área onde tem vendas também!... não é a mesma coisa?...eu sei lá...acaba que me expulsam daqui também...rapaz, eu tou traumatizado..que maldade amigo!

 

Droga!

 

Carlos

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Calma carlos...

to acompanhando tb....

 

por sua conexão ser um poko lenta....demora pra vc visualizar seus posts de resposta...talvez seja por isso q vc fica perdido.....

 

calma q vc se acostuma com essa forum.....

 

seja bem vindo novamente.....

 

parabens ae pela iniciativa.......

 

abraços :legal:

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Carlos, o BD que está queimando é o Q7... na sua mensagem, você se referia a(os) outro(s) transistor(es), né? Se não me engano, o que queima é a junção base-coletor (entra em curto).

 

Estou seguindo o esquema postado no site do Nordic, e usando uma fonte de 27.5+27.5V; a tensão coletor-emissor do Q11 é de cerca de 1V, e no Q12 é de uns 54V.

 

Nunca fui bom em análise de circuitos, mas pelo que testei, o Q11 não esquenta, mas não parece estar queimado, nem os demais transistores.

Achei que poderia ser Q2 em curto, mas não era. Removi praticamente todos os transistores (todos os BD, pelo menos), e nenhum outro em curto. Q9 e Q10 estão com dissipadores, conforme indicado no esquema.

 

O layout da placa também foi retirado do site do Nordic, e curtos na placa não foram encontrados. Meu estoque de BD140 já está acabando... ehehe!

 

Obrigado Carlos!

Abraço!

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Olha amigo Potato, o que acontece contigo é altamente comum...chama-se "êrro humano"...e acontece muito...eu diria, em forma de piada..que acontece com 11 em cada 10 montadores!

 

Tá uma confusão muito grande...eu tou falando do amplificador DX Standard, Classic, Vanilla e você tá falando do HRII, do esquema do site do Nordic e tá usando tensão de 27 mais 27 volts (mais ou menos isso)

 

A tensão coletor emissor que você informa diz que transistor tá saturado..conduzindo tudo que pode...metendo bronca mesmo!... e mandado toda a tensão do positivo da fonte pra sáida do amplificador..já o Q12 está sem polarização, está cortado...desligado..sem acionamento, sem bias... porisso você mede essa tensão maluca que é o somatório das tensões positivas e negativas da fonte.

 

Olhe... medidas no amplificador, são feitas com a pega negativa, a ponta de prova preta ligada ao terra....e mede-se com a vermelha... espero que estejas fazendo certo.

 

Tem erro...perninha de transistor errada.... já que o transistor BD139 que regula a tensão na linha de cima fica numa posição e o de baixo fica em outra...verifique, check, re-check..que com absoluta certeza tem erro...não adianta ficar trocando transistor quando tem erro...podes trocar 1000 e todos eles vão queimar.

 

Coloque resistencia em série como recomendado...na alimentação...verifique todas a ligações e várias vezes em cada transistor...base, coletor e emissor...pegue data sheet na internet o observe a pinagem..e olhe de novo..e de novo..porque todo mundo olha 10 vezes...é tá errado..e acha que tá certo..isso é comum, acontece o tempo todo e todo o tempo...muito normal..quase certo de acontecer.

 

Com placas próprias fica mais difícil porque vem indicando a posição das peças na placa.

 

Muita gente montou...tá testado, funciona..não tem erro no esquema...já layout da placa eu não sei...no entanto a placa está funcionando... acho que o layout deve estar correto, já que placa veio dêle...a não ser que o Nordic tenha alterado algo no que mandou pra fabrica de placas e esqueceu de alterar o layout.... pode ser...nada é impossivel.

 

Meça continuidade....pra ver se as coisas tão ligadas... acho que sabes fazer isso.

 

Meça resistencia do mais pro terra e do menos pro terra...e inverta as pegas do multimetro... verifique do mais pro menos também... desligue os condensadores que estão na linha mais e menos para que a medição seja mais fácil... a carga e descarga dêles atrapalha medições..... vais encontrar resistências maiores que 10K...talvez muito maiores...se achar curto...daí achou erro....nenhuma medição é pequena em valor de resistência.

 

O BD140, se ligar invertido queima na hora.... também erros na ligação dele, digo, circuito à ele associado também detona!

 

É claro que você, como todo mundo do planeta... a essa hora, danado, frustrado, revoltado, já tá pensando que o esquema tá errado, que o layout tá furado..que tá tôdo mundo errado.... a gente nunca pensa que a gente errou..

 

Mas errou...errou sim e vai achar o erro.

 

Se eu tiver enganado eu peço desculpas publicas.

 

Examine... tem erro!

 

Veja bem..tanta gente montou...nada errado...você monta e dá errado..quem tá errado?...

 

Muita gente?

 

Carlos

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Agora vou copiar e colar textos recuperados á partir do google cash.

 

Meus agradecimentos ao Dr.Luis Eduardo Soares, Dudainc nos foruns Internacionais, Engenheiro Acústico de fama Internacional que me ajudou

recuperando esses arquivos deletados no "outro forum"....grrrrrrr!

 

Alguma coisa repete o que escrevi sobre differencial, no entanto escrito

levemente diferente e pode vir a ser complementar..ajudando o entendimento.

 

abraços

 

Carlos

 

.....................................................................................................................

 

Amplificador testado, faça você mesmo, o Dx Amplifier

 

 

Eu tenho um esquema, aberto para o publico em geral, para amadores, audiófilos, engenheiros e fanaticos.

 

O amplificador Dx foi exaustivamente testado no forum Internacional

www.diyaudio <http://www.diyaudio> com e pode ser interessante para você montar... havendo interesse eu visitarei o forum constantemente, desde que haja o sistema de avisos de que alguem "postou" alguma coisa por aqui.

 

O amplificador é muito simples, no entanto tem sonoridade superior, não sendo inferiorizado por nenhum outro na mesma faixa de potência, que no caso Standard, padrão, é de 50 watts RMS, sem distorção, continuos, para cada canal montado...e isso em 8 ohms de impedancia...chegando a 100 watts RMS, sem distorção, sinal contínuo, senoidal e sobre impedancias (alto falantes) de 4 ohms.

 

Pode ser ajustado para funcionar em outras voltagens, não sendo difícil a modificação para produzir 170 watts RMS continuous em 8 ohms e mais the 260 watts RMS contínuos em 4 ohms....isso é potência real, sem distorção, continua, honesta..sem conversinha fiada..equivale, na propaganda PMPO, cerca the 1500 watts PMPO em 8 ohms e 3000 watts PMPO em 4 ohms com a tensão padrão de mais e menos 35 volts, fonte simetrica.

 

No caso de operar com 63 volts positivos e negativos com referencia no terra, fonte the três fios na sáida portanto, pode produzir PMPO de 5100 sobre 8 ohms e 7800 watts PMPO sobre alto falantes de 4 ohms.

 

Essa potência é medida no limiar do ceifamento da onda senoidal observada no osciloscópio....método padrão de se medir potência máxima...é claro que muito mais potência, se bem que distorcida, pode ser produzida durante picos de sinais transientes.

 

Dá cacetada..empurra os alto falantes com força...puxa 3 amperes de cada lado da fonte e manda cacetada mesmo, com qualidade comparável à unidades que custam 10000 reais no mercado internacional, é diy, é faça você mesmo, livre para quem quiser montar, esquema grátis e orientação para montagem, ajuda, apoio técnico garantido.

 

 

O meu endereço eletrônico é panzertoo@yahoo.com <mailto:panzertoo@yahoo.com>

No MSN sou nanabrother@hotmail.com <mailto:nanabrother@hotmail.com>

No Skype entro como Karolus XXXX, sendo os X numeros que nem me lembro, mas procurando pelo endereço eletrônico panzertoo você me acha

 

Pode ser modificado para subwoofer também... é potencia honesta, sem conversa fiada..... também serve para ser usado como módulo de carro, desde que você tenha a fonte de alimentação chaveada que dê cerca de 35 volts simetricos..mais e menos 35 volts...o amplificador pode ser ajustado para trabalhar de 20 mais 20 volts até 64 volts simetricos..isso já testado...maiores tensões vão complicar a obtenção de transistores de saída no mercado nacional, já que são raros e costumam ser falsos também.

 

veja bem.... todos os 23 segmentos que vou colocar aqui, estão em continuídade lógica (assim espero, foi o que tentei fazer pelo menos)..portanto..um se segue ao outro...poderão sofrer interrupções caso alguém coloque mensagens no intervalo..mas eu vou seguindo a ordem que preparei.

 

abraços

 

Carlos

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Pode usar 2N3055 e 2N2955 na saída.... também pode usar, com tensões menores, TIP2955 e TIP3055, e é claro, para maiores potencias e maiores tensões de alimentação, fica o 2SC5200 e o 2SA 1943 como padrão na saída..... em alguns casos 2 conjuntos de transistores são necessários, em outros casos 3 conjuntos de transistores são necessários (pares PNP e NPN)..... esses transistores são acháveis, obteníveis, no mercado eletrônico Nacional...mesmo aqui em Recife eu acho com facilidade....nada misterioso, nada difícil, nenhuma peça rara, nada sofisticado ou complicado, ...sòmente um circuito confiável, bootstrapp de excelente sonoridade, dando banho na maioria dos amplificadores que vais achar por ai.....melhor que os chips LM3866 e congêneres... e é transistorizado, você conserta, repara, ajusta, melhora, adapta, futuca, inventa, cria e também queima (isso acontece com qualquer amplificador se você tacar fôgo nele ou colocar a alimentação invertida, se der curto demorado na saída ou passar um tratôr Catterpilar encima dêle.

 

Eu sou o Destroyer X nos forums internacionais, meu nome é Carlos Eugênio Mergulhão, Brasileiro, Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1951 (56 anos), casado, pai de três filhos, duas meninas e um menino, sendo a mais nova, menina, com 10 anos e a mais velha com 25 anos.

 

Sou boa praça, acessível, pouco neurótico, não sou malvado, nem esnobe, nem metido a gostoso, adoro ajudar mas detesto.

 

Menino bôbo metido a sabido... acho que a gente tem que ser humilde, já que tôdos nós estamos aprendendo alguma coisa...não há ninguém que saiba de tudo.....mas tenho lá alguma coisa para ajudar...muitos anos ralando na área..queimando os dedos com o ferro de soldar.

 

Quer aprender?, quer ajuda?, conte comigo.... mas se quer dar de gostoso, vai catar coquinho no terreno do vizinho que eu detesto descabelado bôbo.... tenho melhor coisa pra fazer do que aturar mau educado.

 

abraços

 

Carlos

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Eu sou um pouquinho ocupado, estou ajudando o pessoal a montar o HRII (alta resolução dois) e também estou lançando o Precision I e testando o Precision II.

 

70 pessoas, ao redor do mundo, já montaram o Dx amplifier, tenho fotos da montagem de cada um dos 70.

 

50 estéreos (duas placas) foram vendidas num grupo que se organizou para encomendar placas de impresso que foram feitas na Africa do Sul.... a turma comprou, encomendou, as placas pelo prêço de custo que foi de 27 dollares cada par (acho que foi por aí)... foi sem lucro, um sujeito centralizou (o pobre escravo) os pedidos, encomendou as placas, recebeu o dinheiro, pagou ao fornecedor de placas o preço pedido e enviou pelo correio pra turma tôda..... mais um grupo de HRII vai ser criado e breve um grupo para o Precision I.... já o Precision II vai ser usado para construir uma fábrica de amplificadores, esse não será oferecido o esquema..é outro assunto...ainda nem existe, só o protótipo e os estudos das placas feitas no "Eagle" e que já possuem os arquivos "Gerber", que são arquivos utilizados pelas fábricas de placas para fazer as placas por encomenda.

 

Eu ajudo, com prazer, mas uma pequena base de eletrônica é necessário, saber identificar transistores, saber medir voltagem, corrente, e resistência, saber medir transistores, saber como funciona uma fonte de alimentação DC, alguma noção da lei de ohm, saber soldar bem, saber lêr diagramas, saber identificar polaridades de condensadores eletrolíticos olhando o esquema, o codigo de côres de resistências, saber ajustar amplificadores, uma noção basica de amplificadores e coisas do gênero.

 

O sujeito, partindo do zero, só sabendo ouvir musica....êsse não vai conseguir.... só vai atentar o juízo do gõrdo aqui, tentando que eu ensine eletrônica de audio em dois dias, quando eu demorei 46 anos pra aprender..assim não dá!..é demais....sinto muito.

 

Carlos

===========================================

O que é que esse "descabelado" desse HRII tem the especial

 

De cara êle perde potência em relação ao Dx amplifier.... foi priorizada a qualidade de reprodução... maior foco nos instrumentos...ou seja, o timbre fica mais bem definido, você sabe quando é um címbalo que toca, ou se é um triângulo...ou garrafas com diversos níveis de agua dentro (ressonância).

 

Não dá mais que 35 watts RMS em 8 ohms e 70 watts em 4 ohms...podendo ser, fàcilmente modificado para 50 e 100 watts.

 

Usa CCS, que significa fontes de corrente constante como carga de coletor dos diferenciais, o que resulta em melhor dinâmica e qualidade sonora...usa reguladores tipo série nas linhas de alimentação positiva e negativa, tornando o circuito imuno à variações da tensão de alimentação, tem vários recursos de sintonia, amplificador de tensão desenvolvido e um som superior, mas preciso, mais correto, mais moderno, beneficiando os agudos de frequência superior, com grave firme e definido, inferior aos graves do Dx amplifier que parece mais um terremoto, no entanto parecem mais realistas, não são tão fortes, tão aterrorizantes quanto os graves do Dx amplifier, também chamado de Standard, Vanilla e Classic pelo pessoal que montou e usa...muita gente montou 5 canais dentro de um gabinete.

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[

O Nordic, no site www.dxamp.com <http://www.dxamp.com>, talvez organize um nôvo grupo de compras (tipo vaquinha) para encomendar uma nova remessa de placas à preço de custo....mais o correio é claro... não há lucro nesse amplificador... na verdade achamos alguém mais bôbo que relógio...o sujeito trabalha de graça para destrair, já que está preso à cadeira de rodas.

 

Esse tal de Nordic, da Africa do Sul, cidade do Cabo, entende um pouquinho de portugués.... fala veranda ao invés de varanda, mas consegue se comunicar...talvez disponha de mais placas caso apareça muita gente interessada... a bronca é que a Polícia Federal tá cismando com essas plaquinhas...chamam de material importado e de vez em quando retém as placas para averiguação..... se tiver um chato no horário, e nas agências de Correios da sua cidade, pode encher muito a sua paciência e ainda exigir pagamento, oficial, de "imposto de importação", a ser recolhido em Agência do Banco do Brasil para ter a "mercadoria liberada"..acreditas?

 

Igual ao outro que reteve um amplificador todo desmontado..velho, surrado, empoeirado e fedido..um presente de um velho amigo Norte Americano...pois não é que o sujeito da Aduana de Recife se invocou e reteve...e o pior..gastou 100 reais do dinheiro brasileiro e ordenou o retôrno da mercadoria ao velho americano.... fêz o govêrno pagar pra devolver, porque era importação (de sucata) e fez o govêrno dispender dinheiro para devolver o lixo....merece uma medalha!... cruzes!!!!

 

 

 

abraços

 

Carlos

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Descrição simplificada de como o amplificador funciona

 

O resistor R1 (de 10 ohms) cria uma terra "suspensa" em relação ao terra convencional que é o fio central do transformador de fôrça...fio central do secundário, o center tape ou tomada central do enrolamento secundário (lado da saída, não ligado à rede)

 

Esse método cria um sistema de retôrno melhorado, já que tudo se encaminha pro terra em circuitos eletronicos, o terra é via comum, avenida principal.... no entanto, da mesma forma que vias principais em grandes cidades, existe congestionamento de transito e ruidos (buzinas de carros).... a terra suspensa é como uma via elevada, um viaduto, e isso cria uma referencia menos ruidosa para o funcionamento do amplificador.

 

A entrada é muito sensível à ruídos, já que exibe razoável sensibilidade... dessa forma, temos um amplificador menos ruidoso, você quase não ouve o ruído decorrente da agitação molecular... aquêle chiado de fundo que ouvimos ao colar o ouvido em um tweeter.

 

R2, de 180 ohms é um pequeno atenuador que atua com "stop resistor" em alguns circuitos.... resistor de parada, ou bloqueio, tem a função de reduzir os efeitos da capacitancia de entrada do amplificador, que é a capacitancia mensurável, que aparece entre a base e o emissor do primeiro transistor..essa capacitância pode criar, junto com outras peças, circuito ressonante de Radio Frequência que leva o amplificador a oscilar,...o resistor, desde que ligado em série com a base (não exatamente como você vê no circuito) atua cancelando, ou reduzindo, ou interagindo com a capacitância, tornando-a menos ativa, menos preocupante...hehehehe..menos capacitiva.

 

R2, C2, C1, R3 com C5 em paralelo, formam um circuito série que oferece atenuação para frequencias altass...em especial o capacitor de base para o terra "engole" radio frequencia detectada na região... não permitindo que entre nos circuitos e cause algum efeito.

 

R3 polariza a base de Q1, os capacitores C2 e C1, que estão em paralelo, são os condensadores de entrada, bloqueiam alguma tensão contínua que possa ter restado na sua fonte de sinal e determinam a menor frequência na qual o amplificador pode funcionar....

 

Condensador eletrolítico pode ser usado no lugar de C2 (2.2uF), e por causa disso está instalado C1 em paralelo.

 

Porque?

 

Condensadores eletrolíticos são construídos de forma espiralada internamente, enrolamentos de fios e de materiais cria indutores.... os indutores se opõem à passagem de altas frequencias...porisso, um capacitor de menor valor, colocado em paralelo, oferece passagem para as altas frequências sem se opôr significativamente.................

 

continuo mais tarde.

 

abraços

 

Carlos

=================================================================

A placa de circuito impresso do Precision I está em desenvolvimento

 

Após ser terminada, vai ser remetida para o Recife, vou montar, testar e dar o OK! para a produção em razoável quantidade para abastecer a turma do forum internacional www.diyaudio.com <http://www.diyaudio.com>

 

As placas serão oferecidas num esquema de grupos de compra... não consistindo em atividade comercial, não visa lucro.

 

As pessoas de lá dizem que querem adquirir e remetem o valor, pelo sistema internacional pay pal para a conta que o Nordic indicar.... o Nordic faz a administração, o desenrolamento da coisa... êle ordena a feitura das placas após coletar tôdos os pedidos e depois remete, pelo correio regular e internacional, para os que encomendaram.

 

No preço já vai incluído uma estimativa da média de preços de correios ao redor do mundo... ou seja, o sujeito paga o preço de custo das placas que encomendar mais o custo medio do tranporte via correio internacional.

 

Caso queira tentar...visite www.dxamp.com <http://www.dxamp.com> em alguns dias deve começar um grupo de compras nôvo para o HRII e também para o Precision I

 

Não há gracinhas, muito comuns no nosso país, e muito infelizmente quer dizer...não há lucrozinhos embutidos no preço de custo... lucrinho disfarçadinho safadinho não há...sem sacanag..... coisa séria...infelizmente um pouco raro por aqui no Brasil mas tá mudando..e mudando rápido..estamos exigindo decência e honestidade das pessoas..tá mudando e a bagunça vai acabar!

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Problema:

Group buy é grupo de compra..organizado por pessoa física, um colega qualquer, e sem

finalidade lucrativa, não é comércio, não se caracteriza como venda...é uma cooperativa

onde amigos se unem em busca de um menor preço pelo fato de que encomendam

placas no atacado...em grande quantidade...o material é repassado ao colega no preço

que foi pago (ninguém ganha dinheiro do tipo lucro)... é claro que a despesa de enviar

da Africa do Sul para o brasil tem que ser paga por alguém... e esse alguém é quem

encomenda a placa, entrando no grupo de compras e dando o nome, dizendo que vai querer

e remetendo o dinheiro que será necessario para fazer frente às despesas de encomenda das

placas à preço de custo no fornecedor de placas.

 

Conseguir fazer o pay pal ou seja lá qual fôr o método usado pelo Nordic....não faço a minima ideia.... êle assumiu essa parte de provêr placas e não me meto..é area dêle.

 

Parece que pra fazer pay pal..mandar dinheiro pro exterior precisa de cartão de crédito internacional (só falta exigirem cueca samba canção listrada também...saco!)

 

Que o Nordic manda eu garanto..... mais fácil o sol nascer apagado do que o Nordic fazer palhaçada...mas se passa no crivo dos Correios Nacionais, que tem lá dentro agente da Receita Federal para verificar importações irregulares (que não pagaram taxa pra entrar)... se vão bloquear, chamar você para dar explicações, ou pagar taxa, ou receber em mãos..isso eu não posso dizer... vai depender da sorte e do agente da Receita que tiver de plantão...se o sujeito for chato, burocrata, arrogante e burro, é bem capaz de encher o teu saco....mas se fôr aquele brasileirão bacana...aquele espécimem maravilhoso que temos no pais...gente agradável e pouco burra... daí você recebe.

 

O meu pagamento pelo trabalho é ter o prazer de ver gente de tôdo mundo construíndo e falando bem...gente feliz...me sinto muito bem com isso.... é bem simples ser feliz..basta ajudar os outros...é ótimo!!!

 

abraços

 

Carlos

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Continuando.... a descrição do circuito..que saquinho!

 

Espero que alguém aproveite..eu detesto escrever esses trecos...saco!

 

Continue olhando pro esquema:

 

Tá vendo dois transistores no lado esquerdo, é a entrada..sempre do lado esquerdo, esses dois caras constituem o que chamam de amplificador differencial...nome bonito né.... besteirol.... é uma balança, trabalha equilibrado como uma balanca...quando excede o sinal no lado direito, na saída, reduz o ganho no lado esquerdo, que é a entrada.

 

Pra que isso?

 

A saída deve ter zero volts porque senão aciona o alto falante...o danado se move pra frente ou pra traz e fica fora da posição de descanso...energia perdida...transformada em calor e fazendo o alto falante, de cara, trabalhar "fora do ponto"...mas dinamicamente, em funcionamento... a linha de saída vai ter um "swing".....hummm...uma oscilação, ou variação de sinal... o audio, a tal tensão alternada, ou corrente alternada (tensão é quantidade e corrente intensidade... tensão é caixa dágua.... cheia dágua... corrente é a agua que voce deixa escorrer pela torneira, desperdiçando, enquanto escova os dentes)... estão juntos... corrente e tensão estão juntos e se relacionam... e são regidos por leis...por exemplo, a mais famosa... "A lei de ohm"...base da eletrônica..sem ela nada entendes, nada aprendes..não se desenvolve e fica "inguinorântico" em eletrônica até morrer....morre uma besta eletrônica.

 

Mas no funcionamento dinâmico.... tensão alternada variando em grande amplitude...mais de 100 volts medidos de Pico a Pico você começa a receber uma informação no lado direito..no transistor do lado direito do differencial..... a coisa já começa a ficar no limiar de funcionar.... daí você aumenta mais...começa a clipar...a ceifar a onda.... isso gera o aparecimento de potencial de corrente contínua...como voltagem de pilha...alguns volts ali na linha de saída, ligados no alto falante.... volts de tensão contínua...que não deveriam estar ali.... resultado de audiófilo surdo que aumentou o volume além do limite.... ceifou.... criou DC... criou corrente contínua....ela entra no transistor da direita...o safado começa a conduzir mais...uma corrente violenta passa (relativa) passa pelo emissor.....o emissor é comum..como se fosse duas ruas de entroncamento..ruas que se encontram no formato de Y.... duas ruas viram uma...congestionamento dos infernos...todo mundo anda devagar.... se o lado direito da rua tá andando..o lado esquerdo, os carros, tem que parar pra turma da direita prosseguir.

 

Então acontece assim.... a maior corrente no transistor da direita reduz a corrente no transistor da esquerda...êle é o amplificador principal, de entrada..que fica com o ganho, a sensibilidade, o funcionamento sacrificado.... não consegue conduzir pela "perna comum aos dois" que é a linha de emissor... isto porque o outro conduz exageradamente como consequencia do sinal DC (tensão continua) que foi gerada na saída pelo "animal" que aumentou o volume além do limite... quando um conduz demais, ou outro conduz de menos....balança..quando um lado desce outro lado sobe...trânsito..quando um lado da rua anda....no entroncamento, o outro lado da rua não anda.

 

Assim se controla o ganho.... freia-se o amplificador...chamam de NFB... feedback negativo.... ou realimentação...droga!... o nome não diz muito.... mas é um sistema de controle importante, inventado, criado nos anos 70, e que se mostrou tão eficiente que é usado em todos os amplificadores (ou quase todos) no mundo....

 

Vou descansar...depois volto... que chatice esse negocio de descrever... e o pior..ninguém lê..que droga!

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Como funciona..... continuando..... abra o esquema

 

do Dx Amplifier.

 

Entenda, para efeitos didáticos apenas, que a energia vai fluir do positivo para o negativo...isso facilita a compreensão.

Observe, acima no esquema, a linha positiva... alimentação positiva...linha horizontal superior, interceptada pelo resistor R15.

 

Que faz esse resistor?

 

Êle provê uma certa separação entre a alimentação que é ligada à etapa de potência.... nesse local, por conta do alto consumo durante a "pancada" dos graves, a voltagem tende a cair.... normalmente cai 2 volts nas melhores fonte, podendo cair muito mais dependendo quanto ruím é a regulação (estabilidade) da sua fonte de alimentação..... após os resistor que é atravessado pela corrente que vai alimentar o primeiro estágio, que é o amplificador diferencial (dois transistores, Q1 e Q2) e também, além de atravessar R6 para alimentar o differencial, atravessa R12 e R13, que juntamente com os condensadores eletrolíticos C12 e C13 foram o bootstrapp (depois falo disso).... esses resistores, R12 e R13, estão em serie, descendo a alimentação, vai cruzar o circuito de polarização Q8 e vai atravessar a junção do principal transistor do circuito, o Q3, que se constitui na unidade amplificadora de tensão.

 

Por dentro de R6 passam cerca de 10 miliamperes....e por dentro, atraves de R12, R13, junção coletor emissor do transistor de polarização (Q8) seguem e atravessam a junção coletor-emissor do amplificador de tensão (Q3) em direção à linha negativa.

 

Portanto temos dois ramais de consumo no lado esquerdo do amplificador, onde temos entrada differencial, bootstrapp, transistor de polarização e transistor amplificador de tensão.... todos esses consumirão cerca de 20 miliamperes.... o que deve ser expresso como 0.020A (expresso em ampéres)

 

Com isso, na dependência da qualidade de sua fonte de alimentação, é calculado esse resistor para dar uma queda de voltagem (redução de tensão) de 1, 2, 3, 4 ou 5 volts...na medida de sua necessidade.

 

Porque reduzir?.... isso é bom?

 

Não é bom não...mas é necessário.... essa redução separa a alimentação de um lado em relação ao outro... no extremo esquerdo temos condensador eletrolítico de 220uf que armazena certa carga, .... essa carga vai suprir a necessidade de eletrons quando a tensão da fonte cair ( no lado dos estágios de potência), em decorrência do consumo .... sendo assim, já que condensadores se opõem à variações de tensão, manterá uma tensão bastante estável nos circuitos de entrada...isso evitará que o audio de entrada venha a ser modulado pelas variações de tensão da etapa de potência...ou seja...fica mais puro...mais limpo, imune de modulações indesejáveis.

 

O subproduto disso, o efeito colateral, a consequência, não é só benéfica, também perdes um pouco de voltagem que deveria ser transformada em sinal excitatório para a saída de potência...isso pode representar perdas de potência de até 5 porcento..depende da opção de queda de tensão.

 

Voltando ao differencial....

 

A corrente que atravessa o resistor de 2200 ohms, denominado no esquema como R6 é de cerca de 10 miliamps, e isso se destina à prover corrente que vai cruzar o diodo zener em direção ao terra...isso vai criar uma tensão muito estável, de 12 volts, que se estabelecerá super rápido dado às pequenas capacitancias presentes no circuito (C8)... e servirá para tornar o primeiro estágio, mais imune ainda às variações de tensão de alimentação.... também reduzindo a tensão à um nivel menor que será depois reduzido até chegar à 0.6 volts que é a tensão esperada no ponto "E".

 

A corrente que atravessa a linha comum aos dois transistores do par differencial é bem pequena, calculada pra ser perto de 1.2 miliamperes... essa corrente atravessará R17, VR1, as junções dos transistores do diferencial, junções coletor emissor no caso... também os resistores R4 e R8...prosseguirão cruzando R5 e R9 e atingirão a linha menos.

 

............ continua.....................

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Essa corrente, é dividida pelos dois transistores, cada um dêles haverá de receber 600 microamperes... tendo a linha comum aos dois, R7 e VR1, sendo atravessadas pela corrente total (1,2 miliamperes ...ou 0.0012A) que será dividida por igual entre os dois (idealmente)

 

Porque 10 miliamperes no zener?

 

Porque para termos grande estabilidade em reguladores de tensão desse tipo, para evitar que a carga (circuito) instabilize o sistema, usa-se, tradicionalmente, 10 vezes a corrente necessária no zener.

 

Este zener vai ter uma queda de tensão de 12 volts, na corrente de 0.010A.... como a formula de potência (uma delas) é tensão multiplicada pela corrente..temos que 12 multiplicados por 0.010A resulta em 120 miliwatts... essa será a potência dissipada (calor gerado que deverá ser transferido ao ar circundante) pelo diodo zener, logo, zener de potência maior que 200 miliwatts vão servir...melhor usar 500 miliwatts.... que é meio watt.

 

O circuito base emissor da entrada é polarizado pela resistência R3, que determina a impedancia de entrada (aproximadamente igual à resistencia) ... a corrente que vai cruzar deverá ser igual à que percorre a junção coletor emissor (600 microamperes) dividida pelo ganho do transistor

 

No circuito coletor emissor, mais apropriadamente no coletor, como carga de coletor dos transistores differenciais, estãos as resistencias de carga.... nelas teremos que desenvolver mais que 600 milivolts que serão necessários para polarizar (ligar, fazer conduzir) o transistor amplificador de tensão (Q3)...observe que a junção base emissor de Q3 está exatamente nos extremos de R5, portanto, a tensão desenvolvida ali deve ser de 600 milivolts.

 

O amplificador differencial deve ter a mesma resistencia ao terra, resistencias essas que partem das bases para o terra.... na entrada fica muito obvia essa conexão...já na saída é preciso pensar e flexibilizar o pensamento um pouco.

 

A linha de saída, linha mediana do amplificador, linha horizontal, onde está o extremo direito de R11, que é o resistor de base do transistor differencial de realimentação, é ligada ao falante..que tem uma resistência eletrica muito pequena...portanto, podemos entender que ela se liga ao terra através da bobina movel do alto falante...porisso, ambas as resistências estão ligadas ao terra...do geito que é preciso.

 

.... continuo mais tarde.

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abra o esquema, por favor.

 

 

O Vr1 ajusta a corrente que vai atravessar o amplificador differencial, isso tem o efeito de "zerar" o off set..... que é o restinho de tensão continua que fica na linha de saída.... ali você usa um voltimetro em escala de milivolts (200 milivolts por exemplo) e vai lêr alguns milivolts residuais....uma pega do multimetro, a vermelha por exemplo fica ligada na linha de saída (linha mediana, horizontal, bem no meio do amplificador, onde se liga o alto falante..o lado positivo de alto falante... a outra pega vai no terra... você ajusta o trimpot para reduzir ao maximo essa voltagem..... existem outras maneiras, como por exemplo colocar um trimpot no lugar de R9... funciona até melhor, mas tem sempre o perigo do sujeito deixar o trimpot lá no circuito..com preguiça de medir o valor ajustado e substituir por uma resistência de valor fixo.... daí o perigo ainda é maior que ter o ajuste no lugar que está.

 

Voltamos então à etapa de saída.... entrávamos nela no ultimo texto.

 

Não existe muito á dizer...mas vamos lá..... observe que os amplificadores de audio possuem uma corrente quiescente, uma corrente de polarização...no modo de repouso alguma corrente deve passar pelos saídas, e isso caracteriza o modo de operação AB, que quer dizer corrente sempre, pequena corrente sempre circulando..quer dizer que os transistores estão sempre ligados..prontos para operar... alguma coisa como o carro ligado e em marcha lenta para melhor entendimento.

 

Os amplificadores de classe B ficam cortados...não há corrente de polarização na sáida.... o audio que é amplificado pelas etapas anteriores do amplificador (differencial e amplificador de tensão) é que vão acionar os saídas...daí gera muita distorção com volumes baixos..não é coisa boa... a não ser que você só vá ouvir com volume bem alto.

 

Os amplificadores de classe A, possuem corrente sempre circulando..corrente enorme,quase absurda.... consomem 100 watts de energia, geram 100 watts de calor e alguns deles produzem apenas 10 porcento do consumido em audio... em som...o resto, 90 porcento é desperdiçado na forma de calor.... no entanto, ainda é os que produzem (ou reproduzem) a melhor qualidade sonora... eu detesto!..é muito quente, muito caro, muito grande, muito pesado e moro num lugar quente onde isso é quase impossível..se eu ligar uma droga dessa em casa eu tenho que saír pra não cozinhar no meu apartamenteco de 100 metros quadrados... serve mesmo pra esquentar o café...e só colocar o bule encima dos dissipadores...mas soa muito bem mesmo...superior aos demais....muito gostosa a sonoridade.

 

Isso porque quando você "atocha" corrente nos transistores êles começam a funcionar na faixa mais linear da operação...a distorção por crossover, quando a polaridade do sinal de audio muda de positivo pra negativo e ao contrário, fica diminuida...no entanto gera outros problemas elétricos que não é caso discutir aqui....ruídos eletrônicos pela agitaçao molecular, compressão do audio e outras coisitas chatinhas.

 

Tem outras formas, classe D, H e outras mais...até classe "T" da Tripath..que é amplificador de largura de pulso do tipo fonte chaveada (de computador)....mas com umas mudancinhas que mereceu chamar de "T" da tripath. (tripé tchê).

 

A maioria dos amplificadores funciona em classe AB..porque reune qualidade, baixo custo, pouco calor, baixo consumo e eficiência...mais que 65 porcento da energia consumida da rede eletrica é transformada em som...apenas 35 porcento é transformada em calor (perdas).

 

O nosso amplificador é classe AB...porisso temos que ter uma correntezinha na saída.

 

Isso é escolha do projetista, daquele que cria o amplificador, que desenvolve e experimenta várias correntes.... normalmente, por fôrça da pressão do "tôdo mundo faz assim"... a corrente de repouso fica entre 20 e 100 miliamperes, isso dependendo da potência do amplificador.

 

Porque potência do amplificador?

 

Para gerar potência precisas alimentar o amplificador com tensão..com voltagem de uma fonte...o amplificador na verdade não amplifica coisa nenhuma...não aumenta droga nenhuma....amplificadores são manipuladores da corrente e tensão da fonte de alimentação..usam a fonte de alimentação para criar uma copia do sinal de entrada com a voltagem "grandona" da fonte de alimentação....o sinal resulta amplificado como consequencia do processo..mas não há esticamento, aumentamento, engrandecimento de sinal no processo...existe manejamento, contrôle, manipulação...assim como você aciona 50 mil litros da caixa dagua do seu prédio girando a torneira da pia do banheiro.... da mesma forma o amplificador faz.... aciona (gira a torneira) e movimenta uma energia muito maior (a caixa d´agua)...que é representada pela fonte de alimentação.

 

Maior potência num amplificador significa que a fonte de alimentação provê tensão maior.... e tensão de 10 volts cruzando um transistor de saída na corrente de 20 miliamperes representa 200 miliwatts de calor...mas num amplificador parrudo...com tensão de 100 volts já vai representar 2 watts de calor perdido...porisso a corrente de repouso possui variações na medida da potência do amplificador, ou mais precisamente, na medida da tensão de alimentação..quando é muito alta a tensão de alimentação nós diminuínos a corrente de repouso pra evitar perda de energia, muito grande, que aparece na forma de calor.

 

O amplificador pequeno, mesmo que você dobre a corrente de repouso...a potencia perdida durante o modo de repouso (sem sinal, amplificador ligado) ainda fica na casa dos miliwatts.

 

Imaginemos então que vamos ter 100 miliamperes nos saídas.... o ganho desses caras, esses transistores, quando operados com potência, costuma ser pequeno..... cerca de 50.....então para termos 100 miliamperes no saída de cima, por exemplo, precisamos colocar na base desse mesmo saída 2 miliamperes (100 dividido pelo ganho que é cinquenta resulta em 2 miliamps)... as ainda tem os driver, o transistor anterior também tem ganho perto de 50 pra correntes grandes.... daí apenas 2 miliamperes vão circular na junção coletor-emissor dos drivers para acionar o saída do geito que queremos..ou seja, enfiando 2 miliamperes para resultar em 100 miliamperes no circuito coletor emissor dos saídas (estudem o funcionamento dos transistores para entender isso..senão vai ficar boiândo).

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continuando.....................

Então... 2 miliamperes no circuito de coletor-emissor dos drivers (excitadores)..no caso, estudamos singular...excitador..um só..o de cima..para descomplicar..... tem ganho de 50..então na base dele, no circuito de entrada do excitador, que é a junção base-emissor, tem que entrar 2 miliamperes dividido pelo ganho...isso resulta em 40 microamperes... alguma coisa que é tão pequenina, tão insignificante..que a gente fica impressionado....muito pouca energia mesmo.... mas isso precisa ser ajustado.

 

Observe que temos uma bela corrente cruzando R13, R13, cruzando o transistor de regulagem de corrente quiescente (exatamente o nosso problema e êle que vai resolver) e seguindo para junção coletor-emissor até chegar a linha negativa.

 

Por razões didáticas, estamos entendendo, agora, que a energia flúi do positivo para o negativo..quando não é verdade...mas serve pra entender..também não é verdade que o Ráio cái...ele sobe da terra pras nuvens..mas a gente vê diferente e entende diferente e serve pra conversar assim mesmo..não vamos complicar e deixa o raio caindo mesmo..problema dêle.

 

A corrente que circula alí é inumeras vezes maior..é cerca de 10 miliamperes... muitas vezes maior que aquela que vai entrar na base do driver... porque não entra tudo?

 

As junções base-emissor, exibem um funcionamento parecido com os diodos zener (estude o funcionamento dos diodos para tirar o pé da lama da ignorância - que é por descrição no dicionário, o ato de não conhecer, desconhecer..não é ofensa..nem pecado)..ou seja... exibem uma voltagem entre seus terminais..entre base e emissor terás 600 milivolts... uma certa resistência à passagem de corrente existe alí..e para acionar a passagem de maior e menor corrente voce precisa regular a voltagem que você injeta na base...porisso o transistor (Q8)...êle desenvolve voltagem, assim como uma resistência, atua como uma resistência...quando os elétrons passam por dentro, alguns ficam congestionados de um lado, querendo entrar na "amarra"... essa diferença de eletrons de um lado comparado com o outro, chama-se de diferença de potencial... e diferença de potencial é medido em Volts...é voltagem, é tensão.

 

Imagine um cinema..acabou a sessão...todo mundo quer saír...´só existe uma porta de saída..todo mundo se espreme pra saír.... muita gente dentro e pouca gente na rua...um movimento de gente de dentro do cinema para fora do cinema (elétrons em movimento).... muita gente dentro e pouca gente fora (diferença de potencial, voltagem)...passam poucas pessoas por segundo (corrente de pessoas igual à corrente elétrica).

 

segue....

 

====================================================

 

Continuando a descrever com isso funciona.....

 

Dessa forma.... diferença de potêncial aparece entre o coletor e emissor do transistor regulador de corrente de repouso, corrente quiescente, corrente de polarização, bias..todos os nomes dizem a mesma coisa.....isso depende da voltagem que se apresenta na base do driver..dai êle aciona a junção coletor-emissor..esta conduz e manda energia para a base do saida de potência..que por usa vez abre mais a condução no seu circuito coletor-emissor..e esta.... a corrente que circula entre coletor-emissor, no transistor de sáida, é a corrente de repouso.

 

As junções base-emissor estabelecem, por característica intrínsica de junções de transistores (também de diodos) uma tensão de 600 milivolts (dizem que é 650)... dois diodos em serie em relação a saída..que são as junções base-emissor do excitador em série com a junção base-emissor do saída...isso resulta em 1.2 volts..ou seja... 1.2 volts acima da linha de saída (que é terra) é necessário pra coisa funcionar..o transistor Q8 tá lá pra isso..atua como resistência variável, criando, gerando, resultando, tendo como consequencia, voltagem entre o coletor-emissor...voltagem essa ajustável, e necessária para acionar os sáidas..tanto os de cima quanto os de baixo.

 

Tá maluco?

 

Saída é terra?

 

Você bebeu o Dx!!!

 

 

............ segue................

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Como essa coisa funciona..continuo a descrever.

 

Negativo, o alto falante vai ligar a linha de sáida ao terra através de uma resistência bem pequena que é o alto falante.... por dentro dêle vai passar, em direção ao terra (onde tudo flúi...para onde tudo flúi..até a gente quando morre)...não só vai passar a corrente quiescente como também o resultado das "manipulações" da tensão e potencia da fonte de alimentação... seguindo o sinal de entrada...ou seja...criando o efeito da amplificação de audio..gerando som..em alta potência...com corrente e com tensão...que multiplicados resultam em numero grande....expresso em watts..que significa calôr e trabalho eletro-mecânico no alto falante que transforma energia eletrica em energia mecânica..bombando ar.

 

Os sinais mais positivos vão acionar os transistores de cima na etapa de potencia (excitador mais transistor de sáída)... e os sinais mais negativos acionarão os transistores de baixo..o efeito disso vai aparecer na linha de saída..que vai mandar essa energia pro alto falante.

 

A corrente de repouso do amplificador Dx é de 60 miliamperes (ajustar para ler isso)... são 60 miliamperes encima e 60 miliamperes embaixo..quero dizer que a energia sái da fonte positiva, atravessa os transistor de potencia de cima e através da linha de saída entra no falante e acaba, se acaba, se extingue..vira pó, no terra.... também, e ao mesmo tempo, de forma equilibrada e balanceada, a energia sai (pra entendimento apenas), da alimentação negativa, entra no transistor de potência de baixo, se dirige à linha de saída, atravessa a bobina móvel do alto falante e vai se extinguir no terra... és elétron e ao terra irás...és pó e ao pó retornarás.

 

Filtro zobel... é uma boca bem aberta, disposta a engolir qualquer frequencia muito alta que seja amplificada, como resultado de ser injetada no amplificador...por exemplo, ruído de 38 kilohertz de osciladores à cristal que fazem conversões de frequencia e amostragem em algum velhusco reprodutor de CDs (outras frequencias são mais reais..isso é exemplo ô chato!)... isso pode entrar...e os transistores modernos são capazes de operar até me 100 megahertz...alguns muito mais que isso..e sem perdas!.... então o zobel está lá.... ligado ao terra, com um capacitor que representa algo como um curto ao terra..uma resistência pequena direcionada ao terra..como uma latrina que manda embora qualquer objeto desagradável...o zobel manda pros esgotos do planeta terra (terra também) qualquer indício de oscilação e frequencias amplificadas que sejam altas...êle é constituído pelos preciosos, indispensáveis, inestimáveis e heróicos R22 e C17..condensador deve ser de alta voltagem alí..e a resistência deve ser parrudinha.... 1 watt por exemplo.

 

Indutor de saída..aquela bobina bonita de fio esmaltado...hehehe.... não se usa mais...está sendo suprimida aos poucos...a turma não tá usando..descobriram que ela afeta a sonoridade....mas é muitas vezes necessária...você não vê isso no amplificador Dx... para não ter o som atrapalhado ela foi suprimida, omitida, não existe!

 

Pra que serve essa droga de bobina fresca?

 

O alto falante quando se move gera força contra eletro motriz..ou seja..metes energia no danado e êle se move, pra frente como exemplo (pra traz também seu téorico chato!)... quando volta pra traz gera energia..interessante né.

 

Energia elétrica que percorre uma bobina que está dentro de um núcleo magnético movimenta a bobina...por sua vez a bobina movimentada gera energia (é gerador) que volta pelo fio dos alto falantes e vão descacetar a sáida do amplificador..se fôr muito grande essa energia e se o transistor fôr do tempo do ronca...muito antigo..que não aguente voltagem de retorno... daí êle queima..entra em curto, fede, cheira, fumaceia, pipoca, explode, fura, racha se divide, fracciona e se decompoe em pedacinhos....ou simplesmente entra em curto circuito..queima o fuzivel da fonte... ou torra o transformador se não tiver fuzível na fonte...ou queima o fuzivel da casa..não tendo fuzível na casa, derrete a fiação da parede, detona o relógio medidor de energia consumida, torra o fuzível principal do relógio de fôrça, se não queimar o danado do fuzivel porque algum idiota colocou papel de alumínio, pipoca o tranformador da rua ou causa blecaute no bairro.... e o operador que devia tomar conta disso perde o emprêgo porque tava dando uma amasso na Heleninha lá na escada e não viu nada..tava tão bom na escada!!!!

 

segue..depois.

 

Carlos

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Parabéns vai pra você, que é rápido, decidido e já montou alguma coisa ..quero ver!

mande imagens para panzertoo@yahoo.com

 

Eu também não curto muito o layout.... mas foi feito por um amigo da Africa do Sul, se ofereceu pra fazer..eu achei bom..embora eu tenho um método exótico de montar coisas...faço tudo pelo lado cobreado, não faço furo nas placas.... faço assim desde 1969

 

Trafo unico reduz, substanciamente, a separação entre os canais...a fonte interage... a pancada do canal esquerdo atenua a voltagem que vai modular o canal direito...mau negócio para o tal de "sound stage".... que chamam palco sonoro por aqui no forum....mas... é solução barata e muito usada.

 

Os fios trafegando em paralelo, para levar sinal à um extremo único da placa pode ser problema... acoplamentos entre entrada e saída pode oscilar, o que equivale à microfonia nos sistemas com microfones e alto falantes...não se deve fazer assim, mas, se fizeres placa grande, se puderes distanciar a linhas, evitar linhas correndo em paralelo (daí o uso de pontes, de links, de fios atravessando placas de extremo à extremo) você pode minimizar o efeito.

 

Entrada precisa distar da saída... alimentação, esta sim pode correr em paralelo, ..digo, alimentação de corrente contínua...mas sinal não deve correr em paralelo, porque duas placas de metal em paralelo forma capacitor, e como sabes, conduzem corrente alternada, audio sendo alternado gera magnetismo que pula de linha de cobre para a outra..assim sinal é transferido..... não é comum de acontecer, mas já aconteceu do sujeito não conseguir fazer o amplificador funcionar direito..oscilava em alta frequencia, saturava os transistores de saída, não conseguia controlar a corrente de repouso, os trimpot não atuava, na saída se media toda a potencia, nada se ouvia, transistores quentes, transformador pelando de quente..retificadores já fedendo... na saída tensão alternada, alta frequencia, não audível, presente lá na saida..não entrava no alto falante por causa de filtros que haviam na caixa acústica...mas tava lá a bagunça...audio havia...tipo classe A... 10 porcento de audio... o audio tava na verdade modulando, em amplitude a sinal de portadora de Radio Frequencia, tudo isso causado pela placa dôida..o sujeito desfez..e montou de nôvo, diferente, com critério, numa nova placa, com os mesmos componentes... e tudo ficou normal...mesmas peças, mesma fonte, mesma fonte sonora e mesma caixa acústica...era a placa mesmo a culpada.

 

Mas se manjas do assunto, escola técnica feita, com critério.... dá pra desenrolar..eu desejo a maior das sortes pra você...mas não garanto o sucesso..já as placas sugeridas , ou seja, o layout sugerido...o desenho sugerido...estas foram montadas, por muitos testadas..essas são garantia de sucesso.

 

abraços

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Abra o esquema do amplificador Dx.....vamos finalizar a explicação de como

 

......... funciona.

 

O bootstrapp é constituído pelas resistências R12, R13 e C12 (com seu by pass agregado).

 

Esse circuito e parte do circuito em série que vai alimentar o transistor amplificador de tensão...muito importante esse cara, como já foi falado.

 

O bootstrapp pode ser substituido por circuito imagem...algo como uma coisa refletida no espelho, mirror pros gringos.... alguma coisa equivalente ao estágio amplificador de tensão... que tem 35 volts no emissor e 1.2 volts na base...isso negativo embaixo...o circuito de que falo estaria encima, no local físico onde você vê as resistencias e o codensador que constituem o bootstrapp...seria um transistor ajustado de forma a ter 35 volts positivos no emissor e 1.2 volts positivos no coletor..muito fácil de fazer isso.... mas não soa bem.

 

Existem discussões entôrno disso...na verdade é uma coisa subjetiva, materia da área dos "achismos"... de percepções auditivas pessoais..uns acham isso outros acham aquilo.

 

No entanto o bootstrapp é respeitado no nosso meio de audio fanáticos, audiófilos, tarados, dementes, deliroides e apaixonados..além de gênios, esclarecidos e curtidores de som.

 

Dizem que produz melhor som...eu acho isso também...mas acho também que o som não é absolutamente perfeito...mas soa natural...inclusive a Yamaha chama isso de "Natural Sound".

 

O bootstrapp é o nome em inglês que significa "alça de bota"...uma coisa que fica encima do cano da bota de cano longo...onde você enfia o dedo para ajudar a calçar a bota... algo que você segura e empurra a perna e o pé pra dentro... daí o sentido da coisa.....em inglês tem muita coisa assim.... falam de como a coisa funciona.

 

O condensador do bootstrapp tá ligado na linha de saída..que é zero volts de tensão contínua por definição.... e o divisor resistivo formado por R12 e R13 criam, desenvolvem, fazem que, determinam, uma voltagem de cerca de 20 volts por ali (mais ou menos..talvez 18, talvez 19, talvez 21..depende do valor das resistências, e da fonte de alimentação e também da corrente que tiver passando).

 

Então temos, analisando corrente contínua...CC, ou em inglês DC (é bom saber isso, já que tem muitos livros em inglês..um basico do ingles técnico é bom..saber que CC é DC em inglês..direct current..corrente direta ou corrente contínua)... temos que o condensador fica com 20 volts no lado positivo e zero volts no lado negativo..portanto, tem 20 volts "encima dêle".... significa que se pegar um voltímetro, e colocar a ponta de prova preta, a negativa no lado menos do eletrolítico e colocar a pega vermelha, a positiva no lado mais do eletrolítico, vais medir cerca de 20 volts se tudo estiver certinho..sem erros no circuito.

 

Pra que serve?

 

É como um filtro, ajuda na filtragem, estabiliza a voltagem no ponto onde o lado positivo está ligado...condensadores se opõem, êles resistem à variação de voltagem..isso prové voltagem contínua estável naquele ponto..isso é bom pra que os transistores de saída tenha uma polarização (corrente quiescente, bias) estável.

 

No entanto o tempo de carga desse condensador pode criar o ruído quando ligamos o amplificador...aquêle som de "Tump" que a gente ouve... quando vemos o alto falante ir pra frente e pra traz....isso é desagradável e traz instabilidades...é instabilidade por essência e queima transistores subdimensionados na hora!..ja que todo o circuito recebe erros de voltagem..polarização errada durante a carga..tensões loucas por tudo quanto é lado.... o tempo de carga depende de quão grandes ou pequenas sejam essas resistências que estão no bootstrapp.

 

Os condensadores usados no local são de 22uf, 33uf, 47uf e 100uf...sendo pouco comum o uso de maiores...que podem causar problema ainda maior no momento que você liga o amplificador e espera a coisa estabilizar.

 

Não só o bootstrapp causa isso, também o differencial causa isso, muitas vezes o causador é o par differencial, constantes de tempo de carga em condensadores lá na entrada.... e aih o som "Pump!"...ou "tump!"

 

O bootstrapp funciona mesmo em AC.... CA, corrente alternada, ou tensão alternada (tensão e voltagem é a mesma coisa).

 

Observe que o negativo do condensador eletrolítico está ligado no linha de saída.... nessa linha você tem o sinal alternado que é o audio.... que tem o lado positivo (de cima) e o negativo (de baixo) e uma linha imaginária horizontal, mediana, que representa zero volts.

 

Condensadores bloqueiam tensão contínua..uma vez carregados ficam lá estaticos e nada (ou quase nada) deve acontecer...a não ser que estejam defeituosos e haja corrente contínua atravessando o candidato à defunto!... mas conduzem corrente alternada...audio passa por dentro dêle sem problemas...então o audio entra no lado negativo do condensador, sái no lado positivo e entra nos transistores drivers como REalimentação...hehe... de novo o mesmo audio volta, com atraso de tempo insignificante...dá um pontapé nos drivers (excitadores) que por sua vez dão um empurrão nos saidas..isso faz o som ser muito mais firme!

 

Melhor que isso...bota o amplificador pra funcionar com bias avançado..com corrente mais alta...uma coisa que lembra Classe A dinamicamente controlado pelo nível do sinal de audio.... se muito grande o sinal de audio, mesmo sendo AC, carrega o condensador..nos picos positivos de audio, a tensão, a voltagem que você pode medir encima do condensador chega à 60 volts..quando antes era só 20 volts..isso aumenta a corrente nos transistores de saida durante a "pancada" dos graves...isso faz dos graves mais bonitos.

 

Bootstrapp é quente.... é som gostoso.

 

Mas existe oposição à êle também...dizem que soa falso..que é fajuto, que é porcaria, solução porca..coisa de inguinorântico.

 

Enfim...o que seria do Azul se tôdos gostassem do Amarelo..... se todo mundo achasse minha mulher bonita eu não ia ficar feliz com a concorrência..portanto, diferença de opiniões são normais, benvidas, e benéficas.

 

abraços

 

Carlos

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Super importante, altos macetes, como se desenrolar, o pulo do gato

 

aquilo que ninguém te conta, o geito de melhorar qualquer amplificador.

 

Como evitar "BRONCA", problemas, pepinos no seu amplificador.

 

- O maior problema, e muito comum, é a oscilação, ou seja, o amplificador começa a funcionar sòzinho, sem nenhum sinal de audio na entrada, auto excitado... vira um gerador de tons de audio, ou trabalha em frequencias fora do espectro audível e mais comum mesmo é trabalhar como gerador de portadora de Radio Frequencia nas faixas de HF (3 à 30 Megahertz) e VHF (acima de 30 Megahertz atingindo além dos 150 Megahertz).

 

Estas oscilações podem ser criadas por causa das capacitancias e indutâncias parasitas da própria placa de circuito, por causa de um plano terra muito próximo, como captação por detecção de radio frequencia, por conta da presença de indutancias na placa de circuito e por conta da "leseira" moderna de se usar transistores de alta frequencia para operar no espectro de audio....é super comum, e quase inevitável hoje em dia se usar transistores de alta frequencia, ou seja, capazes de operar em altas frequencias, um exemplo disso é o BD139, pode funcionar acima de 100 Megahertz.... e o que o mercado lhe oferece traz esses problemas.... veja bem, audio vai de 20 à 20000, considerado espectro de frequencias padrão, audível... que na verdade não é audível, já que muito pouca gente ouve 20000, o normal é acabar a audição em 17000 ciclos por segundo (Hertz).... o mais comum, principalmente com gente velha como eu, é ouvir até uns 15000 hertz... (15 Kilohertz -15Khz).... mas os transistores são capazes de muito mais... daí geram mais problemas que soluções e cuidados precisamos ter com os circuitos, plaquinhas, posições, distâncias, filetes de cobre..fiações, comprimentos e formas de circuito, formato espacial, desenho, tamanho.

 

Existem oscilações ativadas pelo sinal de entrada, por empatia, por simpatia, um sinal de alta frequencia, por vezes, coloca um transistor para oscilar pelo fato de que aquele estágio está já sofrendo a ação de indutancias e capacitancias, ou seja, circuitos ressonantes que criam as condições de oscilação, ou seja, o transistor está no limiar da oscilação, pertinho do ponto de instabilidade... doidinho pra criar problemas.

 

O que acontece quando um circuito oscila?

 

Esquenta muito e consome energia da fonte... se deixar passar audio êle perde volume e perde qualidade... e o pior.. transmite radio frequencia que vai interferir com outros aparelhos.

 

O que?... tá louco?

 

Tou não...um circuito oscilando transmite ondas eletromagnéticas, transmite "radio"...porque você tem antenas no circuito e principalmente o cabo de saída de audio age como antena.... onde houver oscilações, sinais de alta frequencia, geradores de alta frequencia e fios elétricos... tens um transmissor....mesmo em baixa frequencia acontece, mas perturba muito pouco.... no entanto alta frequencia tira estações de radio do ar...no seu receptor elas apagam, saturam teu receptor de rádio, geram padrões de interferencias, barras e riscos na tela da televisão... deixam seu telefone sem fio mudo..por saturação de sinal e por vezes danificam teu celular porque colocam em curto do diode protetor que êles tem na base do terminal de antena.

 

Oscilações de sinal elétrico, que é audio, que é radio frequencia também (oscilações de frequencia mais elevada), ao encontrar fios elétricos desenvolve sinal eletromágnetico...os fios, os condutores ao amplificador ligados, operam como transdutor (muda modalidade de energia, de eletrica para magnética)... como antena...e mandam energia magnética ao ar

 

Não queima alto falantes não!... porque boa parte do sinal é consumida pela capacitancia dos cabos de audio.... fios de saída dos alto falantes... o uso dos cabos paralelos é excelente como prevenção...cabos melhores, monster cable, coaxiais e cabos de alta qualidade, no fim das contas exibem menor capacitância e passam a ser boas linhas de transmissão para radio frequencia.... trazendo esse inconveniente para amplificadores quando estão operando em codições de instabilidade.... dois fios correndo em paralelo atuam como as duas placas de metal que constituem o capacitor com nucleo de ar.... o caso, o fio paralelo de abajou, de luminaria doméstica residencial, tem nucleo de plástico ao invés de ar...mas são capacitores..cerca de 30 picofarads por metro.... 5 metros são cerca de 150 picofarads...isso drena um monte de radio frequencia para o terra..um dos fios do capacitor é terra...já que um dos fios de saída de alto falantes de amplificadores vai pro terra...o planeta terra... pra onde tudo vai..tipo esgoto.... esgôto de eletricidade.... esgotamento....

 

O cabo especial que é ruim...não!..o amplificador que tá instavel....o cabo de melhor qualidade apenas contribui com o lascamento da situação, com o descacetamento e destrambelhamento da coisa já naturalmente problemática já na fonte de sinal (o amplificador)

 

............... continua.........................

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Pode medir pra ver oscilação?

 

Pode, voltimetro na escala de tensões alternadas mede..e normalmente é a máxima tensão pico a pico que o aparelho pode gerar....vais ler uma voltagem bem alta que costuma ser a tensão da fonte, alternada e na saída..reduzida só um pouquinho.... na sáida de audio...sem audio...nada de tensão alternada pode ser medida...se tiver... quer dizer que o amplificador está oscilando.

 

Tem como sentir a oscilação?

 

Tem!.... o filtro zobel esquenta...a resistencia e o condensador, que estão lá pra drenar esta alta frequencia, como uma das duas funções que executam, esquenta durante o trabalho de drenar....

 

segue......

 

saudações respeitosas aos companheiros fanaticos

 

Carlos

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O pior de tudo, amigos, é que muitos dos bons amplificadores operam no limiar da oscilação

 

Porque isso resulta em excelente sonoridade..é macete, é pulo do gato.

 

Mas vamos em frente...já que atraz vem sempre gente..se freiar, o de traz engaveta na tua traseira...vamos andando....

 

Que droga é essa..como acontece essa porcaria?

 

Acontece porque nas placas de circuito acontecem casamentos indesejáveis de indutâncias com capacitancias...isso cria circuitos ressonantes..coisas que geram constantes de tempo de carga e descarga... essas constantes de tempo são oscilações criadas que encontrando a burrice moderna de transistores capazes de operar nessa frequencia acionam o burro do transistor que começa a trabalhar em frequencia que o também burro do projetista não queria que êle trabalhasse.... espúrios, frequencias indesejáveis..diploma de incompetência do projetista...porque seguiu o que é "fashion"..o que tá na moda.

 

O amplificador Dx usa TIP42 e 41 como driver..fica ruim de oscilar...esses transistores não operam acima de 3 Megahertz!...no entanto, os outros podem...mas pelo menos tens um freio no caminho da oscilação..um parzinho não é chegado à oscilar..os demais são...não tive opção... o mercado te empurra unidades de alta frequencia..é só o que tem, é so o que achas...burrice dos tempos modernos.

 

Cygnus usa também TIP41 (gente esperta)...no entanto usam entrada simetrica.... problema pra calibrar..pode resultar som bom ou porcaria..depende da seleção dos componentes na fábrica (casamento de ganho)

 

- Que droga de indutancias seu gordo maluco!!!!... que tá falando?

 

curvas em impresso criam indutores...na verdade até linhas retas (não existe reta no universo)...que na verdade são curvas, já que todo está arredondado no universo e sujeito à forças de gravitações... a reta é ilusória..é conjunto de pontos e que na verdade, traçada sobre o planeta terra vira curva pela curvatura do planeta..... o próprio impresso contem indutores de valor bem pequeno..que dependendo do comprimento e disposição (atenção meu amigo que quer viajar com fios pra tirar sinais e colocar transistores, alimentação e coisas mais em um dos extremos da placa pra ficar bonito...veja a rabuda!..o problema!) podem ter indutâncias somadas.

 

- E capacitancias gôrdo maluco!!!... são os capacitores do circuito?

 

São não...êles são muito grandes e vão sintonizar frequencias muito baixas de operação.... as capacitancias estão dentro do transistor, nas junções base emissor por exemplo, nas lides, terminais, perninhas de componentes próximas uma das outras..linhas de impresso correndo paralelas geram capacitores, as duas linhas formam duas plaquinha de condensador.... se juntar valores interessantes..hehehehe..começa o destrambelhamento, o descacetamento...o o amplificador oscila furiosamente.

 

Como evitar?

 

............ vai seguir...este é texto recuperado de forum brasileiro que apagou tudo.... esta sendo editado e republicado no auto forum e Orkut...............

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Como evitar?

 

tem geito sim...primeiro...colocas capacitor na entrada..pra que radio frequencia presente no ambiente não seja detectada e amplificada pelos transistores de alta frequencia que o "animal irracional" instalou lá...... é o C5 no amplificador Dx... é uma garganta profunda..uma goela larga que engole o sinal de radio frequencia captado pelo cabo de entrada.

 

O uso do filtro zobel..que no Dx estão constituídos pela resistência R22 e o capacitor C17.... outra goela pra engulir radio frequencia e oscilações... joga pro terra....envia ao terra..que equivale a dizer "joga no lixo".... o planeta terra é a lixeira para elétrons.

 

O uso de stop resistors.... sinto muito... como seria na nossa lingua...resistores estabilizadores.... talvez resistores compensadores, talvez resistores anti capacitancias...sei lá.... são os resistores em série com as bases dos drivers e saídas...esses caras cancelam a capacitancia presente na junção dos transistores por constituirem um filtro RC...isso atenua o efeito capacitivo e evita oscilações.... são os resistores R16,R17,R20 e R21.

 

Uso de capacitores bypass para ajudar o eletrolítico à drenar oscilações que porventura ocorram nas linhas de alimentação..são todos os pequeninos de 100N que tens ligados em paralelo com os condensadores (altos macetes, de graça pra você)

 

Uso de resistencias nas linhas de alimentação (R15 e R18) complementadas com condensadores (C3,C4,C6 e C7)...isso segura muito...já que cria duas fontes (virtuais).... à esquerda a alimentação é um ou dois volts menor que à direita..isso estabiliza.

 

E PRINCIPALMENTE... C8... este cara está na linha de realimentação... linha que freia o ganho, a sensibilidade do amplificador se aparecer sinal de tensão contínua na sáida (R11) e se aparecer radio frequencia ou altas frequencias que encontraram resistencia baixinha no capacitor C8... que é de muito baixa resistência para frequencias altas.. sendo atravessado por altas frequencias satura o transistor Q2 que controla o sinal de entrada.

 

Mas o PRINCIPAL mesmo é o capacitor Miller, que é o capacitor que fica entre o coletor e o emissor dos transistores amplificadores de tensão.... essa é a peça mais crítica do amplificador de audio..a principal e determinante da qualidade final (Pulo do gato grátis pra você..resultado de 46 anos de pesquisas) do amplificador..qualidade sonora das altas frequencias e palco sonoro....C14, o gostosão do pedaço, o rei da batata frita crocante.... este é soberbamente importante... sem êle o amplificador costuma oscilar... esse é o tal!... deve ser de mica prateada... porque é capacitor mais estável...se tá escrito 36 picofarads o mica prateado mantem esse valor na presença de altas frequencias e altas temperaturas..imune á influencias externas..custa caro, mas não é fashion, é mais preciso... cerâmica funciona.... sim...mas é melhor colocar valor maior que o necessário..já que os cerâmicas operam bem com sinal constante...se fôr variável êle costuma destrambelhar (audio é sinal variável em amplitude e frequencia).

 

- Qual o valor Carlos?

 

Entre 22 e 68 picofarads..

 

- Qual o valor certo?

 

Não tem certo e errado, depende do circuito, do transistor, das tensões presentes.

 

- Mas diga lá como fazer pra acertar?

 

hehehe..osciloscopio amigo, ou bom ouvido, ou critério.

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Quando você vai aumentando o valor do capacitor, ondas senoidais que porventura entrem (audio é complexo mas ondas senoidais representam uma mimetização razoável para substítuir o audio como sinal gerador para entrada de amplificadores... como sinal a ser injetado para testes..já onda quadrada não é natural, é criminosa, assassina e errada... e todo mundo usa.... errado inclusive)... ondas senoidais entrantes acabam aparecendo triangulares na saída observada no osciloscópio...logo..alteram a forma de onda... se diferente não é igual, se não é igual é distorcida...e se distorcida não é bom!

 

Precisamos ir reduzindo o valor do capacitor, observando no osciloscópio o limiar onde a onda começa a triangular..que isso aconteca acima de 40 kilohertz..que não é audível.... isso é melhor..se tiver que estragar a forma de onda que estrague pro rato, pro gato e por morcêgo..e não pra nós.

 

A ideia é ir abaixando o valor até triangular...depois disso suba dois pontos na escala de progressão natural dos capacitores fornecidos no mercado (por exemplo, 22, 27. 33,39,47,56, 68 picofarads).

 

O amplificador Dx está calibrado no limiar ...quero dizer... dependendo do transistor usado como driver, pode até oscilar...então você já sabe onde mexer, que capacitor aumentar...se oscilar, coloque outro em paralelo por debaixo da placa..em paralelo soma..coloque 10 picofarads que deve resolver.

 

Quando você ajusta um amplificador deve usar o critério da estabilidade e de quão estável deve ser... se estabilizar demais o som fica chôcho, abafado..sem graça (Model 160 da gradiente... varios são abafadinhos, usam transistores Hi speed..desgraça pouca é besteira)... se estabilizar de menos oscila.... se ajustar vais ter som gostoso...mas isso quando no limiar..porque produz efeito (ou defeito se quiseres entender assim, depende da tua intenção se ser chato ou não!) criam pequenas oscilações de curta duração, acionada pelo sinal de alta frequencia..que são análogas à reverberações..isso enriquece muito os agudos...mas tem limite e medida... senão o agudo fica desagradável, arranha!... portanto.... calibração de qualidade dos agudos fica encima do capacitor compensador Miller (macête de graça)

 

Se tiver oscilação com um amplificador Dx, por conta da placa de circuito caseira usada, ou por conta do transistor usado...já sabe...aumente o Miller!

 

saudações audio fanáticas delirantes amigos

 

Carlos

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