Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Destroyer x

Um Amplificador Que Eu Recalculei

Recommended Posts

Amigos

Eu sou o Destroyerx, também conhecido em alguns foruns como Destroyer x...o que dá na mesma né.

Eu já estive nesse forum em 2006, e publiquei alguma coisa sobre amplificadores GEM - Graham Maynard que traduzi do forum www.diyaudio.com ... um bom forum Internacional.

Estive ausente por muito tempo e decidi trabalhar um pouco aqui.... mostrar o esquema do amplificador faça voce mesmo, explicar como funciona, como ajusta, ajudar pessoas que queiram montá-lo em casa com seus próprios meios, suas próprias plaquinhas e suas próprias pecinhas (mesmo velhas).

Eu gostaria de explicar um pouco da teoria de forma simplificada, de forma tal que alguns poderão calcular seus próprios amplificadores.

Este funciona com tensão de alimentação simetrica, preferencialmente de 35 volts..mas que pode ser ajustado, fàcilmente, para operar com tensões que vão de mais e menos 20 volts até mais e menos 42 usando os transistores de saída sugeridos no esquema.

Mas pode também receber mais transistores de potência... e assim poderá aceitar até maior tensão de alimentação.

Aqui em casa, em Recife, já consegui 300 watts RMS em 4 ohms...isso de potência contínua, sinal constante, senoidal na entrada, no nivel onde o amplificador começa a distorcer (clipar ou ceifar a forma de onda tornando-a aquadradada)...e isso conectado à cargas fantasmas (resistencias de fio de potência e outras não indutivas também) e também conectado à cargas fantasmas.

A potência padrão de 50 watts RMS,sobre 8 ohms,contínuos, não distorcidos (20 volts RMS e cerca de 50 volts pico a pico eu acho)... e 100 watts RMS, contínuos, não distorcidos sobre cargas e falantes de 4 ohms... isso medido com sinal senoidal, 1 Kilohertz, ligado na entrada, sem superexcitar a entrada..nivel normal de operação sem distorção..sinal padrão de 1 volts RMS senoidal.

O amplificador tem ajuste de off set (tensão residual na saída) e ajuste de corrente quiescente de polarização (bias)...corrente de repouso também é chamada.

Usa transistores simples, baratos e de boa qualidade... fáceis de achar no mercado nacional...nas ruas de eletrônica sempre são achados..principalmente na Rua da Concórdia em Recife, Santa Efigênia em São Paulo e Republica do Líbano no Rio de Janeiro.... acho eu que nas grandes cidades do país também, nas capitais com certeza.

O amplificador tem operação com circuito bootstrapp que vou explicar o que é, e como funciona...é circuito do tipo usado nos anos 70 e 80.... inumeras marcas usaram o desenho, a topologia, a ideia, o tipo de construção...mas as correntes, tensões, capacitores e modernizações são obra de minhas mãos e cerebro velho e meio cansado.... Todas as marcas usaram esse circuito, e hoje você encontra o circuito operando dentro de alguns chips modernos e dentro de STKs...não é nada hiper moderno, lançado agora, coisa diferente...não é não...é circuito ótimo pra montar, pra aprender, pra se desenvolver e aprender a projetar..e eu ajudo com prazer... se deixarem.

Também tenho outros, esses dois outros, HRII e Precision 1 são hiper modernos e não são inspirados em nada....no entanto trazem CCS, fontes de corrente constante, circuitos espelho e coisas da eletrônica moderna...mas são originais em vários aspectos...projeto meu mesmo... calculado desde a primeira resistênciazinha.... e de sonoridade superior, comparável aos mais caros importados..e isso você pode confirmar montando.

Eu pretendo aprender..... re-aprender a postar aqui..nem sei se tudo o que escrevo agora vai ser aceito ou vão informar que não posso escrever aqui por não preencher algum tipo de requisito do forum que ainda não sei o que possa ser.

Estou sempre no www.diyaudio.com..... tem uma home page com um projeto (o HRII, chamado alta resolução dois) que foi desenvolvido por mim mesmo, e está na home page para que sejam (e já foram dois orgaizados) organizados grupos de compras..... à preço de custo, sem que alguém se beneficiasse...e que estão ainda sendo montados no exterior por 52 pessoas que compraram as placas e algumas pecinhas importadas, repito, sem lucro, à preço de custo.

Group buy é grupo de compra...significa que alguém se predispõe à trabalhar para um grupo de amigos, audiófilos, que se reunem em algum forum.... o sujeito que vai ser o organizador abre uma home page..ou seja, uma pagina da internet..portanto as pessoas vão ao endereço.... daí êle vai anotando os que querem comprar...vaõ contando a quantidade de pessoas que querem...e quando acumula uma quantidade boa...daí pede a turma pra enviar dinheiro para um certo endereço, ou conta bancária...o dinheiro vai pagar as placas que são encomendadas em fábricas.... depois as placas são enviadas pelo correio...tudo que rola é o dinheiro certinho pra pagar placas e diheiro certinho pra pagar correio pra que as placas cheguem no destino..sem lucro..não comercial..grupo de ajuda mútua, de cooperação..ação entre amigos, vaquinha ou seja lá o que podemos chamar...muito comum esse procedimento no exterior....o organizador trabalha muito..e muitas vezes coloca dinheiro do próprio bolso nessa coisa de grupo de compras de placas e peças.

Eu continuo...se conseguir postar.

Será que consigo?

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vou tentar colocar o esquema..vai ser difícil por causa do tamanho máximo permitido.... muito difícil mesmo.

Eu pretendo fazer tutoriais explicando um monte de coisas.... mas vou fazendo devagarinho, se perceber gente interessada.

Pelo amôr de Deus!...não me pergunte se vendo...não me fale de negócios que isso dá problema.

Se quizer saber coisas do tipo vá pra Home Page que hoje tá em inglés mas vai ter parte em Português em breve.. do tipo

- "Rapaziada brasileira clica aqui"

Sê vende?

Sê constrói pra mim

Coisas desse tipo não são permitidas.... se quiser perguntar coisas do gênero vá ao meu endereço de E mail e eu indico alguém pra te servir.

panzertoo@yahoo.com....... no forum tá nanabrother@yahoo.com qaue é meu, mas não tem sido usado, é velho, é antigo.... tem também outros Destroyer x lá..engano meu..que não sabia meu nome aqui e registrei outro que nunca foi usado e desde já peço aos moderadores para apagar....o destroyer x que entrou em 10 de janeiro.... restabeleci o funcionamento do meu endereço nesse forum, antigo e original... o novo foi erro...não sei apagar...não quero duplo endereço e não vou usar..espero que suma de lá.

Eu venho, e muito triste, de outro forum brasileiro...eu fui expulso de lá, apesar de protestos da turma... escrevi muitas paginas lá, inumeros tutoriais, publiquei esquemas e hoje acompanho algumas pessoas que já montam meus circuitos e que ficaram órfaos..o danado do Dx, Destroyerx foi chutado de lá...eu fui chutado.

Alegação é que havia promoção de negócios...houve de fato uma escorregada sim...mas na verdade não foi êsse o problema.... eu falava de teorias e dentro delas falei da cabos especiais... e mencionei que alguns são problemas....o forum tem cabos especiais em anuncio no forum e eu não tinha percebido...portanto, fui contrário aos interesses comerciais.... os foruns vivem, também, da contribuição de patrocinadores e anunciantes.... fica chato alguém escrevendo coisas que desencorajem a pessoa à compra certos tipos de acessórios....essa foi a razão...

Deixa pra lá..vou dar duro e realizar minha vontade de explicar eletrônica basica de amplificadores de audio, de graça e pro brasil, já que nos foruns internacionais, onde aprendi, já fiz isso..tem milhares de posts, centenas de paginas, dezenas de esquemas meus por lá....e cerca de 100 pessoas já montaram, no mundo, meus amplificadorezinhos... e a maioria fez em casa, em plaquinha caseira... e isso é muto legal...eu tenho fotos dêles todos pra mostrar e provar.

Não sei quem patrocina o forum...preciso saber, pra não responder perguntas sobre cabos se tiver patrocinadores disso aqui... simplesmente me omito que já me fritei com isso e não foi minha intenção.... sabia lá, eu, que tinha patrocinador importante de fios e conectores, cabos e afins.

Eu espero ser recebido bem aqui..já que novidades correm... os foruns tem amigos aqui é lá...espero não ter tido o filme queimado já que não sou bandido.. e usei da liberdade de expressão (prevista em lei)...sem ter feito coisas com maldade...pra todos os efeitos foi porque perguntaram se eu podia vender...e...e... deixa pra lá.

Cuidado com isso..por favor..perguntas sobre amplificadores...não me perguntem sobre coisas do forum se é bom ou não...eu não sei.

Vou tentar colocar o esquema.... será que PDF entra aqui até 25K?

droga!..eu não sei de nada ainda.....bem...vamos ver.

Carlos

post-26-1200802010.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar colocar o esquema...puxa!... 25K é tão pequenino!

Vamos ver se pdf entra... se entrar vai bem.

senão tento um GIF.... vamos ver.

abraços

Carlos

Amplificador_Dx.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Basta fazer o upload em www.imageshack.us e colocar aqui no tópico o link. Se não for assim, os 25K que o fórum disponibiliza realmente não vai ajudar.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa ver se consigo um pdf maiorzinho.... fica sem condições com a limitação em 25K... acho que não vai dar...meu trabalho precisa de imagens...sem elas não vou poder tocar o barco.

Carlos

Montagem.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

Meio complicado pra mim...não sou muito bom com computadores..fico perdidão

Coloquei o link enorme Noise Steel.... sei lá se aquilo é certo...acho que não porque nem consegui abrir.

Talvez tenha que copiar e colar uma partezinha do link para foruns...eu não sei fazer.

Obrigado Noise Steel..... que pena... essa limitação atrapalha... meu material tem muitas imagens...mais de 70 para ilustrar circuitos, fontes, reguladores, diferentes amplificadores, pré amplificadores passivos.

De qualquer maneira.... o que mostro, caso alguem consiga abrir, é uma placa feita no estilo maquete.... não funciona!...são apenas peças encima de uma placa cobreada..mostrando a disposição de peças e o quanto pequena a coisa pode ser...os transistores não são os certos.. imagem ilustrativa apenas... de demonstração.

abraços.

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Vou botar a imagem ruizinha mesmo...porque pelo menos eu não abro nada aqui.

Hoje a internet tá muito lenta também.

Aqui uso antigo modem 56K (por enquanto)

abraços

Carlos

post-26-1200806081.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
[

Eu fiz o layout da placa e mandei fazer o circuito fora.

E montei este circuito mais bonitinho.

Vou dar o layout sim..... não tenho arquivo gerber dêles, já que foram produzidos fora do brasil...mas tenho o layout, o desenho preto e branco... filetes em preto né?

saudações,

Carlos

post-26-1200806267.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o pdf do esquema não abra, vou colocar o esquema pequeno aqui.

saudações

Carlos

post-26-1200809390.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Abra o esquema para que eu explique como funciona.... vai por partes, começo com a entrada diferencial.

Que é entrada diferencial?

No esquema é constituida pelos transistores Q1 e Q2 que exibem um caminho comum para a corrente de emissor. Observe que se aceitarmos, para efeito explicativo, que a corrente flúi do negativo para o positivo, temos que ambos os transistores tem seu emissor numa espécie de entroncamento, como se fôsse trânsito de automóveis... duas vias de sinal, uma de Q1 e outra de Q2, apos atravessar suas respectivas resistencias degenerativas R4 e R8 (linearizam o circuito) seguem por uma via comum...que se constitui no trimpot de ajuste de off set (VR1), que por sua vez é tensão contínua, residual, que aparece na saída de sinal do amplificador (alguns milivolts) e continuando o trajeto, elétrons encontram R7 e atravessam R7... prossegue por R6.... segue pela linha horizontal superior que é a linha de alimentação positiva e alcança o terminal positivo da fonte de alimentação.

Observe o entroncamento...onde dois transistores se juntam.... alí que se desenvolve o funcionamento do sistema equilibrado do par differencial, que são esses dois transistores como já falei.

Se fôsse trânsito de veículos, e se eletrons fossem carros....a turma da direita forçando sua entrada na via de entroncamento... ponto indicado com a letra "E", farão com que os carros (elétrons) da via esquerda (circuito coletor-emissor de Q1) tenham que parar ou reduzir seu fluxo.... esta situação de transito é analoga ao funcionamento eletrônico.... se um transistor conduzir mais...o outro conduz menos...e assim controla-se o funcionamento...isso estabiliza, evita distorções excessivas e protege o circuito contra oscilações.

Observe que a base de Q2 está ligado na linha de saída através da resistência R11... isso quer dizer que está ligado ao terra porque a linha de saida se encontrará com a linha de terra por intermédio do alto falante.... imagine um eletron que anda da esquerda pra direita.... partindo da base de Q2.... êle atravessaria R11, prosseguiria na linha de saída (que é zero volts por definição) e entraria no alto falante depois de passar no ponto "out".... já dentro do alto falante percorreria as espiras da bobina móvel do alto falante e terminaria encontrando o terra.....que é zero volts..portanto, a linha de saída deve ser zero volts...e o differencial está ali para ajudar nisso.

O par diferencial tem valores de polarização idênticos, e toma se uma pequena corrente via circuito base emissor conectando se resistancias ao terra nos dois extremos... são iguais R3 e R11 polarizando o circuito base emissor dos dois transistores igualmente, a fim de que nenhum dos dois funcione com sensibilidade differente do outro.... para esse fim usamos transistores casados em ganho... e o multimetro lhe dá essa leitura de ganho (normalmente)..não importa se precisa ou não..importa é que você arrume dois transistores com ganho igual.

Sendo assim, temos a polarização da base via resistencias já citadas... que por sua vez abrem a junção coletor emissor para a condução, e existe disponibilidade de energia para isso....

Vamos inverter o sentido para estudarmos com maior facilidade....vamos aceitar, mesmo que temporàriamente, que a corrente elétrica flui do mais para o menos.

Seguimos a linha de alimentação e depois de atravessar R15, resistencia que provê uma certa queda de tensão de cerca de 1 à 2 volts (dimensionada para fontes fortes..se fracas temos que mudar) que por sua vez permite um isolameto maior das variações de tensão da fonte principal da direita.... essa resistência secciona a linha de alimentação de forma virtual, e com isso temos algo como duas fontes... 35 volts na direita e 33 volts na esquerda...... e esses 33 volts são mais estáveis que os 35 volts da direita..já que na direita as "pancadas" de graves criam consumo alto de corrente que resulta na queda da voltagem em certos momentos e por breves instantes..quando a de 33 volts, situada no lado esquerdo da linha horizontal superior de alimentação positiva, fica mais estabilizada pelo uso de um condensador eletrolítico de 47uf, que podes usar 100uf e até mesmo 220uf para ganhar maior estabilidade ainda...condensadores se opoem à variações de voltagem, dado que são elementos que estocam elétrons e liberam quando necessário.... em sendo assim...se uma pancada de grave reduzir a voltagem no lado direito para 30 volts... por algum tempo.... elétrons supridos do condensador C3 haverão de manter a tensão em 33 volts no lado esquerdo..e isso é muito bom.

Bom porque?

Bom porque não havendo variação de tensão nos circuitos da esquerda eles não serão modulados em amplitude por essa variação... toda a variação de voltagem que houver ali será consequente de audio presente no circuito.

Na verdade, o circuito differencial atua como transcondutor (algo que muda a modalidade da informação elétrica... transdutor..efeito, transdutância ou transcondutância)... a entrada recebe sinal elétrico em voltagem e produz variações de corrente...logo, na saída do diferencial, que é o ponto superior de R5 temos variações de corrente... se tentarmos medir voltagem não encontraremos.

Vamos olhar encima e vêmos que temos R6.... por essa resistência passam elétrons que vão descer (combinamos assim para ajudar o entendimento)...mas uma parte dessa corrente vai atravessar o diodo zener... e é bom que seja 10 vezes maior que a outra linha de corrente que vai prosseguir por R7, Vr1, que vai atravessar R4 e R8 e logo após, já dividida em duas, atravessa as junções colector-emissor dos transistores, seguem atravessando as resistencias de carga de coletor R5 e R9(onde por teoria aparece o sinal de saída) e acabam por entrar na linha negativa... assim se completa o circuito naquilo que nos interessa.

Mas voltemos lá pra cima...pra que o zener?

Está lá para garantir estabilidade na tensão que alimentará os transistores.... como a entrada e saida do differencial exibem tensão próxima de zero..alguns milivolts apenas...dezenas de milivolts apenas.... pelo fato de que a junção base emissor é constituída de diodo...e diodo cria efeito zener, ou seja, estalece uma tensão aproximada de 600 milivolts e tenta manter estável.... se temos essa diferença de 0.6 do volt.... e as bases são zero.... e os emissores estão voltados pro lado positivo...lá teremos, nos emissores, 0.6 volts positivos...portanto a tensão base-emissor desses transistores é proxima de 600 milivolts (na verdade 670).

Se temos essa voltagem alí..temos que reduzí-la...já que encima tem alguma coisa perto de 33, ou 34 volts...por aí..

Primeiro o zener faz isso...faz cair a voltagem no seu lado superior para 12 volts em relação ao terra...e isso é otimo, já que as demais resistencias (R7,VR1,R4 e R8) vaõ se encarregar de reduzir até 600 milivolts.

Uma corrente de 10 miliamperes atravessará R6 e 8,8 miliamperes dessa corrente passam dentro do diodo (que dissipará 105 miliwatts..use unidade 200 miliwatts), e 1.2 miliamperes (0.0012A) seguirá pela via comum (R7 e Vr1) e depois se dividirá em dois ramais de corrente...cada um tendo a metade do total de 1.2 miliamperes..portanto, cada linha colector emissor será atravessada por 600 microampéres no modo de repouso... essa é corrente de polarização do circuito de saída dos transistores de entrada.

O circuito de entrada pega essa corrente dividida pelo ganho dos transistores... que é perto de 200.... o que resulta que na entrada (circuito base-emissor) circularão 3 microamperes... insignificante corrente.

O sinal de saída do diferencial se desenvolverá nos extremos da resistência R5... e será transferido, esse sinal, para o estágio seguinte que é o Amplificador de tensão.

Observe que a junção base emissor do transistor amplificador de tensão Q3, está também nos extremos de R5.

Pela lei de ohm... se R5 for atravessada por 600 microamperes, desenvolverá tensão de 0.6 do volt... e isso é tudo que queremos para polarizar (colocar para conduzir) esse transistor.

agora vamos olhar os componentes mais periféricos à entrada diferencial....

segue...........

Compartilhar este post

Link para o post
[

Estou resumindo, abreviando e simplificando o mais que posso...havendo dúvidas perguntem... se tiver vergonha vá pro meu E mail.

panzertoo@yahoo.com

Observe o esquema, estás vendo C5?

Este drena radio frequencia que porventura tenhamos na área... isso é uma longa explanação que só vou fazer se pedirem.

C1 e C2 são condensador e capacitor de entrada....o menor está em paralelo pra oferecer um caminha mais fácil para as altas frequencias de audio, já que os condensadores eletrolíticos são construidos internamente como se fossem bobinas, são enrolados, isso representa indutância... e indutâncias, por sua vez, se opoem à passagem de altas frequencias de audio...porisso o capacitor que representa baixíssima resistência para essas frequencias.

R2 mais C1 em paralelo com C2 e R3 em paralelo com C5 constituem num filtro de entrada. veja que todos esses componentes estão em série com o terra..logo, engolem certas frequencias.... que são super altas...deixam passar pro terra.

Ficamos por aqui e continuaremos dentro em breve.....

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Carlos .... se quiser me passar as fotos que você tem aí e pretende postar, é só enviar pro meu mail. Ou então passar por MSN. Aí eu hospedo e mando pra cá.

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Carlos, agora vai, hein?

Depois te mando um mail... estou precisando de ajuda no meu HRII, pois está queimando um dos BD's incessantemente.

Kleber, será que dá pra colocar um "atalho" desse tópico no subfórum de eletrônica e manter o que está no hi-fi?

Abraços!

p.s.: o avatar do Carlos combinou bem com o do PH, um abaixo do outro... ehuehueh!!

Compartilhar este post

Link para o post

Seja bem vindo novamente Carlos! [-]

Lendo tudo,mas pouco entendento,não manjo bulufas,mas estou seguindo as trilhas de numeração.hehe

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

viu carlos, eu tenho uma fonte, que com meia carga fica em 30 volts, ficaria legau no DX?

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

E isso ai

Bom recomeço de suas aulas!

voce me disse em off que não queria fazer comunidade no orkut para o DX e nem sabia usar o orkut, mas em diversas comunidades de eletronica no orkut está aparecendo um perfil com seus dados e também já existe uma comunidade sobre o amplificador.

Se voce não fez a comunidae e não tem orkut, estão se fazendo por voce e isso pode ser perigoso.

abraço

Marcos

Compartilhar este post

Link para o post

te achei Carlos :vts

po, muito chato aquele incidente la no outro forum hein... mas esqueçamos aquilo, vamos em frente que atras vem gente, como voce diz :legal:

vou acompanhar aqui no forum agora... minhas peças chegam essa semana e ja começarei a montar o meu primeiro amplificador DIY, o DX.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Lendo.... hauiahauai, mto texto!!!!  [-]

Ahahaha..você tá lindinho na foto de menina Raphael..ahahahah

abraço..brincando contigo amigo..só isso..não se ofenda..eu sou um cara legal.

Bota tua foto mesmo Ráfa.... apesar que a menina é lindinha...ou você usa cabelo grande?.... de repente pode ser... desculpa se dei mancada.

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
Opa Carlos .... se quiser me passar as fotos que você tem aí e pretende postar, é só enviar pro meu mail. Ou então passar por MSN. Aí eu hospedo e mando pra cá.

Tenho tanta coisa Steel...que nem sei por onde começar.

Estou recuperando tudo que "postei" no forum de onde fui expulso.

Daí vou colocar aqui centenas de tutoriais...vai ser bom pra muita gente que está aprendendo.

Eu vou catar teu endereço..sei lá como achar êle... sou meio burro com computadores e forum.

Escreva pra mim... daí eu mando fotos pacas pra você.

Manda o endereço pra eu subir as fotos..OFERTA ACEITA..OBRIGADO!... mas vou ter que publicar o link de cada uma delas ou dá pra ter um link que mostra tudo pro pessoal?

Manda teu endereço>

Meu é panzertoo@yahoo.com

nanabrother@hotmail.com

Estou montando (não sei fazer direito) o meu Orkut.... Destroyersoueu é o nome lá... Carlos Mergulhão é meu nome real.

Valeu....mas demoro... tenho que diminuir... ageitar as coisas, selecionar..tenho mais de 5000 imagens de eletronica que quero mostrar.

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
Buenas Carlos.

Voltando a dar aulas pra gente de novo

\o/

Dallasen...tou recuperando, via Google cache..tudo que foi apagado pelo fórum

Daí vou colocar tudo aqui..

Tou montado Orkut..... Destroyersoueu

panzertoo@yahoo.com

nanabrother@hotmail.com

Saudaçoes amigo

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
Estou aqui também, para continuar aprendendo!  :+1

Bola pra frente!

sds

Paulo

Pferato

Obrigadão.

Vou dar um tempinho..já que estou recuperando dados no google cache..aquilo que apagaram no HT forum.

Vou esperar pra organizar e volto à carga aqui.

Como já estou vendo amigos aqui...daí me sinto mais animado.

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
te achei Carlos :vts

po, muito chato aquele incidente la no outro forum hein... mas esqueçamos aquilo, vamos em frente que atras vem gente, como voce diz :legal:

vou acompanhar aqui no forum agora... minhas peças chegam essa semana e ja começarei a montar o meu primeiro amplificador DIY, o DX.

Abraços.

O BD139 que queima é o amplificador de tensão....precisa de dissipador nêle..aleta pequena.

Precisa aumentar o capacitor Miller...começe usando 150 picofarads que tua oscilação para.... a compensação miller é que tá pequena...preciso ver o esquema pra ver se o capacitor entre base - emissor no transistor amplificador de tensão..se tá no esquema com o valor certo como valor inicial.

A redução do valor para 68 picofarads ou 47 picofarads deve acontecer experimentalmente..para sintonizar, ajustar o amplificador.... isso se faz monitorando (medindo) tensão AC na saída...que deve ser zero....se ouver é porque oscila.... se oscila esquenta todos e o som fica ruim...a potência caí..o filtro zobel esquenta.... que é aquela resistencia em série com um capacitor de 100n... que pega da linha de saída para o terra.

O método de ajuste é ensaio e erro...coloca-se o capacitor escolhido e mede a saída...não oscilou?... então diminui mais ainda... até oscilar.... quando acontecer..daí sobe dois niveis na escala progressiva, industrial, de capacitores...solda e deixa lá no lugar.

22pf..... 27f......33pf.......39pf........47pf..........56pf......68pf.......82pf.......100pf......150pf......120pf......150pf........180pf.......200pf.......220pf

Viu a escala à começar de 22pf?

abraços

Carlos

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...