Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

galegorafa

Projeto - Melhor Caixa Selada - Nar 10sw2

Recommended Posts

Eae people!

Galera, vou montar uma caixa pra um sub de 10” NAR – 10SW2 ou pelo menos pretendo por um desse. A ser ligado ao GTA 480.

Musicas: Heavy metal e Eletronico (mais metal, mto mais hehe)

Carro: Gol G3

Condicionantes:

Procuro alguma maneira de fazer uma caixa que depois eu consiga adicionar mais um sub desse de 10” ficando os dois em caixa Selada + T400.

Gostaria de saber como posso fazer isso?

Faria uma caixa agora e depois outra, uniria as duas e faria outro acabamento? Bom, não sei.. o que me dizem?

O espaço que tenho de um extremidade à outra no porta mala é de 88cm. Logo, pra dar uma folga pensei numa caixa de 84cm de largura. 2cm de folga cada lado.

http://img257.imageshack.us/my.php?image=s...ealedboxan9.jpg

(desculpem o desenho xexelento.. tô no trabalho, se nao faria em PS =)

Pro 10SW2 qual litragem uso?

Material: MDF 20mm

Eae, sugestões? Faço trapézio mesmo?

Revestimento interno?

Lembrando que preciso ter excursão rápida do falante pra acompanhar o pedal duplo dos bateras hehehe

Brigadão por enqto !!!

Abraços

"OUÇA E VIVA O NOVO" - by MORTINHO

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li em outro fórum que a caixa de 28L ficaria boa.. o que acham ?

Atraves do programinha do site da bravox, fiz um projeto pra caixa retangular...

Altura 35cm

Fundo: 25cm

Largura: 44cm

O que acham ?

Retangular mesmo ?

Forro...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz a minha caixa para o 10sw2 com 45 litros. Ela está selada, com a possibilidade de receber um duto. Mas por hora ficará assim. Esse volume eu defini de acordo com os projetos que o rodizzi postou no link do N.A.R. do DIY e atravéz de algumas simulações com o WinISD.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Li em outro fórum que a caixa de 28L ficaria boa.. o que acham ?

Atraves do programinha do site da bravox, fiz um projeto pra caixa retangular...

Altura 35cm

Fundo: 25cm

Largura: 44cm

O que acham ?

Retangular mesmo ?

Forro...

Eu prefiro caixas trapezoidais para evitar o reflexo de ondas.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Eu fiz a minha caixa para o 10sw2 com 45 litros. Ela está selada, com a possibilidade de receber um duto. Mas por hora ficará assim. Esse volume eu defini de acordo com os projetos que o rodizzi postou no link do N.A.R. do DIY e atravéz de algumas simulações com o WinISD.

[]'s

Crawling Chaos

Fala Chaos, tranquilo?

Cara, 45L selada o sub nao embola nao?

Acho que pra curtir o pedal duplo certinho teria que ser uma litragem menor neh ?

Certo, vou fazer trapezional ;)

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Crawling Chaos

Fala Chaos, tranquilo?

Cara, 45L selada o sub nao embola nao?

Acho que pra curtir o pedal duplo certinho teria que ser uma litragem menor neh ?

Certo, vou fazer trapezional ;)

vlw

Esse volume está mais ou menos de acordo com os projetos que o rodizzi postou no DIY. A caixa selada para maior SPL são 56 litros, se não me engano.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Para este mesmo sub, o que axam de caixa em fibra para a lateral com aproximadamente 20 Litros ?

Terá um pico monstro ....

Compartilhar este post

Link para o post
Esse volume está mais ou menos de acordo com os projetos que o rodizzi postou no DIY. A caixa selada para maior SPL são 56 litros, se não me engano.

[]'s

Crawling Chaos

Reposta plana não ?

Compartilhar este post

Link para o post

Simulei três caixas aqui, para esse NAR 10SW2

1ª - 20 litros selada (linha amarela). É a que desce menos, porém gera mais SPL entre 65 e 110Hz. Para quem quer grave tipo pancadão e vai usar corte alto no sub (tipo, 100Hz) é uma boa opção. Também é a que controla melhor a excursão do cone do sub. F3 em 50 Hz.

2ª - 34 litros selada (linha azul claro). Melhor compromisso entre espaço e SPL. Desce mais que a caixa de 20 litros, e menos que a de 56 litros. F3 em 44 Hz.

3ª - 56 litros selada (linha branca). F3 em 41Hz. Caixa bem grande, recomendada para quem quer mais qualidade, com a resposta mais plana. Pode danificar o sub

por sobre-excursão (16mm em 20Hz).

OBS - Todas as caixas apresentam group-delay bem baixo, tipicamente de 8ms em toda a faixa útil (20Hz - 100Hz). Isso quer dizer que nenhuma delas vai embolar o som, ok!?

Beraldo, de acordo com o WinISD para resposta plana a selada desse sub deveria ter quase 75 litros... hehehe. Coisa pra caramba pra um sub de 10"...

Abraços.

PS - Corrigido!!!

Edu Nicácio

post-50-1201003004.png

Compartilhar este post

Link para o post
Simulei três caixas aqui, para esse NAR 12SW2...

...Beraldo, de acordo com o WinISD para resposta plana a selada desse sub deveria ter quase 75 litros... hehehe. Coisa pra caramba pra um sub de 10"...

Abraços.

Edu Nicácio

Essas caixas foram analizadas com os valores do 12sw2 ou 10sw2? Pois me interessaria muito esses valores para o 12sw2!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa galera.... o user pediu ajuda para o NAR 10" sw2 ....

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Simulação para o 10SW2... hehehe. Só troquei o nome na apresentação... na imagem do WinISD dá pra ver que os três drivers abertos são o 10SW2.

Abraço.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post

Simulação para o 10SW2... hehehe. Só troquei o nome na apresentação... na imagem do WinISD dá pra ver que os três drivers abertos são o 10SW2.

Abraço.

Edu Nicácio

Esse Edú heim mew...

To devendo várias ja ´ra ele..

Edú, qdo aparecer por aqui não vou pagar só uma não. A conta vai ser por minha conta kkkk

Acho que mais interessante dessas pra ouvir heavy seria a de 56L então, certo?

Será que realmente não embola? Fico mais preocupado com as batidas definidas do pedal duplo da bateria do que descer até 44hz... entende?

Tem como simular como seria uma caixa de 28L pra esse sub? Ouvi falar que esse NAR se dá bem nessa litragem em selada....

Obrigado a todos, mais uma vez e continuem sugerindo...

até o PAC do Beraldo chegar... kkkkkk PAC é Phoda!

Compartilhar este post

Link para o post

esse negocio de sub com dutada embolar acho que é exagero...a nao ser que o som esteja no talo.... pq o meu som ...com volume medio da pra ouvir rock normal...e olha que a minha caixa é pra spl...

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço.

Edu Nicácio

Esse Edú heim mew...

To devendo várias ja ´ra ele..

Edú, qdo aparecer por aqui não vou pagar só uma não. A conta vai ser por minha conta kkkk

Acho que mais interessante dessas pra ouvir heavy seria a de 56L então, certo?

Será que realmente não embola? Fico mais preocupado com as batidas definidas do pedal duplo da bateria do que descer até 44hz... entende?

Tem como simular como seria uma caixa de 28L pra esse sub? Ouvi falar que esse NAR se dá bem nessa litragem em selada....

Obrigado a todos, mais uma vez e continuem sugerindo...

até o PAC do Beraldo chegar... kkkkkk PAC é Phoda!

Novas simulações do 10SW2 e novamente resultados parecidos, com exceção da dutada de 40L. Resultados abaixo:

Selada 28 litros - linha branca

F3 em 46 Hz, group delay máximo de 6 ms, SPL de ~ 130 dB em 85Hz, excursão máxima de 11mm em 30 Hz.

Selada 56 litros - linha amarela

F3 em , group delay máximo de 6,3 ms em 30Hz, SPL de ~ 129 dB em 80Hz, excursão máxima de 16mm em 30 Hz.

Dutada 40 litros @ 40 Hz - linha magenta

F3 em 37 Hz, group delay máximo de 11 ms em 30Hz, SPL de ~ 133 dB em 65 Hz, excursão máxima de 11,7 mm em 30 Hz. Deve-se usar filtro subsônico em 30 Hz, com atenuação de 24dB/8ª.

Dentre todas, a que proporciona o maior rendimento é a dutada de 40L, com o cone do subwoofer sob controle e recebendo até 200W rms contínuos (ex: sinais senoidais). A selada de 28 agrada por dispender de pouco espaço no porta-malas, facilitando a instalação de um segundo sub. Nenhuma das caixas acima tem a característica de embolar a música. Escolha a que for mais adequada ao seu projeto e gosto musical e seja feliz!!! :)

Abraço.

Edu Nicácio

PS - Não precisa pagar a conta não!!! Só uma breja pra selar a amizade [¨]

post-50-1201111179.png

Compartilhar este post

Link para o post
esse negocio de sub com dutada embolar acho que é exagero...a nao ser que o som esteja no talo.... pq o meu som ...com volume medio da pra ouvir rock normal...e olha que a minha caixa é pra spl...

hUAhUAhuHAuHAu

até parece!!!

Coloca um batera mandando ver no pedal duplo ae , quero ver nao embolar..

o sub precisa ser mto rápido pra estar em dutada e nao embolar.

Protech acho q embolaria.. pelas espec.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei interessante os resultados pra selada de 28L...

apesar de que 85hz ... putz eh altinho neh

Vou analizar, fazer a lá DIY e postar fotos...

Tenho 88 cm de lado a lado no carro. a de 28L terá uma medida compativel para adicionar mais um sub posteriormente... acho que assim tá legal até.

Aprovado ?

=)

Compartilhar este post

Link para o post
hUAhUAhuHAuHAu

até parece!!!

Rafa, pode ir na fé nessa dutada de 40L... embola nada não... tenho um NAR 12 SW1 em dutada de 50L @ 35Hz e não embola nada... além disso proporciona um grave macio, gostoso de se ouvir...

Arrisque e, caso não goste, diminue o volume para 28/36 litros e tape o duto. Pronto, ganha-se uma selada... É sempre mais fácil diminuir o volume do que aumentá-lo...

Abraço.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho complicado pois ele é baterista... conhece o mundo por dentro mesmo.

Como comentei contigo via mp , eu não gostei em dutada de 52L. Até que comentei que se não fosse vender, arriscaria a de 40L (como o Edu simulou) ou selada e acabou...

Não é exagero não. Dependendo do sub fica um lixo para escutar metal. Tipo Led, Ozzy , Iron, etc, ninguém merece.

O baterista fica insano e haja dutada que aguente...

"Moby Dick" é uma boa... John Bonham meteu tudo que viu para o sangue.

Compartilhar este post

Link para o post
hUAhUAhuHAuHAu

até parece!!!

Rafa, pode ir na fé nessa dutada de 40L... embola nada não... tenho um NAR 12 SW1 em dutada de 50L @ 35Hz e não embola nada... além disso proporciona um grave macio, gostoso de se ouvir...

Arrisque e, caso não goste, diminue o volume para 28/36 litros e tape o duto. Pronto, ganha-se uma selada... É sempre mais fácil diminuir o volume do que aumentá-lo...

Abraço.

Edu Nicácio

Mas ja testou batidas rápidas?

Coisa de 180bpm ... por ae ?

Que tal ?

http://img171.imageshack.us/my.php?image=p...utada40lff9.jpg

E o duto ?

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Quem eu me lembro agora do fórum que curte metal é o NoiseSteel...

Já mandei uma MP pra ele pra saber qq ele acha...

Vamo ve qq dá

Compartilhar este post

Link para o post

Eu to indo de 10SW2 numa selada de fibra com 25 litros... DIY

Espero que realmente de um som legal, pelo que eu jpa vi vou perder um poco de SQ né ?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...