Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ChoraoRN

Pra Quem Usa Hpx2150... Ou Amantes Dele...

Recommended Posts

Olá amigos,

Pesquisei muito no fórum antes de comprar 4 Woofers de 15 para o meu som, e depois de muita pesquisa, vi que o pessal endeusava o Snake HPX2150.

Eu adquiri 4 HPX2150 para meu som e até hoje não consegui ficar satisfeito com o som, pois todo mundo coloca os HPX2150 lá no céu.

Gostaria de saber se você que é proprietário de HPX2150, se é satisfeito com eles e qual as medidas e dutos da caixa que vocês estão utilizando. Passar o máximo de detalhes por favor.

Desde já agreço a atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz melhor, posta os detalhes do sou som (Caixa, cabeamento, alimentação, etc.)

Poderemos ajudar melhor assim.

Ps. O que é bom para uns pode não ser bom para você.

Sds,

Romualdo Rios

Compartilhar este post

Link para o post

Não posso te ajudar, mas passa mais detalhes da sua caixa.

E o SD3000 ta tocando o que? e o 2k6?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa Chorao,eu ja usei HPX,otimo sub,so nao o uso mais pq um dos meus vieram com problema de fabricacao e como a fabrica nao quis assumir a responsabilidade,boicotei eles.

Qtos litros tem sua caixa?Com que corte ta usando?Eu ja ouvi falar que vc ta usando esse falante ate 1khz.

EDIT:Os meus eu usava ate 80 Hz,com subsonico cortado em 40.

Compartilhar este post

Link para o post
impressao minha ou vc nao usa corneta ?

Uso corneta sim.

O som completo:

4 HPX2150, 2 em cada câmara. Um par, isto é, em uma câmara, está sendo puxado por uma SD3000 e o outro par em outra câmara está sendo puxado por uma 2k6. Corte: de 40 a 1khz (daí em diante as cornetas assumem. Não tenho espaço para 2 de 10 ou de 12). 170L para cada câmara. 4 dutos de 10 x 14 para cada câmara.

Para médios e agudos: 2 DH250-X - Tuning , 2 ST304 puxados por uma Stetsom dub600.4 (para essa faixa de frequência não sinto falta de nada).

Processador Behringuer DCX2496.

460A de bateria com um megacapacitor de 25F.

Foto: http://www.savox.com.br/fotos/gd/L20071222...p1198338586.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Alto falante é pra trabalhar em camaras individuais,pode ser um HPX como pode ser um CV3 qualquer.Era bem melhor que vc tivesse usado só dois HPX e 2 GTX de 12 pra medio grave.

A qualidade do som ta boa?Nao sente falta de medio grave?Deve ter ficado um buraco enorme!

Compartilhar este post

Link para o post
Alto falante é pra trabalhar em camaras individuais,pode ser um HPX como pode ser um CV3 qualquer.Era bem melhor que vc tivesse usado só dois HPX e 2 GTX de 12 pra medio grave.

A qualidade do som ta boa?Nao sente falta de medio grave?Deve ter ficado um buraco enorme!

Pra ser sincero o que sinto falta mesmo é de um gravão...

Compartilhar este post

Link para o post

ah vi agora as cornetinhas eh pq pela foto pequena nao dava pra ver

amigo qual eh o seu carro nao to conseguindo ver direito hehe

parabens ae negocio deve ser muito bruto

Compartilhar este post

Link para o post

Pra ser sincero o que sinto falta mesmo é de um gravão...

já tentou aumentar a frequencia da caixa? (diminuir os dutos?)

por exemplo, em simulação aqui, se voce reduzir todos os dutos pra 7cm, voce irá ganhar quase 3dB em 72Hz... e começa a perder um pouco do rendimento abaixo dos 58hz...

vai fazendo testes com os dutos pra ver qual som fica ideal pra voce...

Compartilhar este post

Link para o post

deve ser duto, caixas, alguma coisa do tipo..pois oq equips que vc tem eh pra tah esse gravão no peito sim! espaço no megane te pra por essas equips tb!

faça simulaçoes com dutos pra ver com qual vc se agrada mais!

axo que o corte tah muito extenso, ate 1k, pros graves n axa nao???....axo que se diminuisse e colocar uns medios ficaria melhor...refazendo seus devidos cortes, pois tum cross ne!

Compartilhar este post

Link para o post
Opa Chorao,eu ja usei HPX,otimo sub,so nao o uso mais pq um dos meus vieram com problema de fabricacao e como a fabrica nao quis assumir a responsabilidade,boicotei eles.

Qtos litros tem sua caixa?Com que corte ta usando?Eu ja ouvi falar que vc ta usando esse falante ate 1khz.

marcelo, pra tu q me parece ter um carro com a mala toda fexada de som do tipo, "paredao"

tenho uma pergunta a lhe fazer, há alguma lei de transito que proiba, voce fazer este tipo de cosa?

porque voce perde a visibilidade da parte de tras do carro, estou com duvida se poderia por um paredao em um golzinho bola, ou se teria problemas com a policia

vlws

Compartilhar este post

Link para o post

marcelo, pra tu q me parece ter um carro com a mala toda fexada de som do tipo, "paredao"

tenho uma pergunta a lhe fazer, há alguma lei de transito que proiba, voce fazer este tipo de cosa?

porque voce perde a visibilidade da parte de tras do carro, estou com duvida se poderia por um paredao em um golzinho bola, ou se teria problemas com a policia

vlws

tem um topico recente sobre isso...

nao sei o que responder pq o topico é longo e nao me interesa..., mas sei que algumas baladas com o som ligado valem a pena o risco de multar eheheheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Esse som quem montou foi Savinho neh ?

O negócio dele é Eros e Oversound!

Compartilhar este post

Link para o post
Uso corneta sim.

O som completo:

4 HPX2150, 2 em cada câmara. Um par, isto é, em uma câmara, está sendo puxado por uma SD3000 e o outro par em outra câmara está sendo puxado por uma 2k6. Corte: de 40 a 1khz (daí em diante as cornetas assumem. Não tenho espaço para 2 de 10 ou de 12). 170L para cada câmara. 4 dutos de 10 x 14 para cada câmara.

Para médios e agudos: 2 DH250-X - Tuning , 2 ST304 puxados por uma Stetsom dub600.4 (para essa faixa de frequência não sinto falta de nada).

Processador Behringuer DCX2496.

460A de bateria com um megacapacitor de 25F.

Foto: http://www.savox.com.br/fotos/gd/L20071222...p1198338586.jpg

Olá!

A combinação aí pode estar deixando a desejar pra ti;

A começar pela caixa de graves (que funciona bem com 2 falantes em uma câmara, principalmente se o "motorista" que acionar os controles for bom - risco se um falhar poderá provocar sobre-excursão...), que poderia ser um pouco maior pra ter rendimento descendo um pouco mais;

O ideal seria aumentar o tamanho da caixa; Como tens problemas de espaço a sugestão seria aumentar os dutos para algo como 15cm (basta sobrepor um pedaço de cano 100mm que pode ser moldado fora para encaixar até o comprimento a mais necessário; assim terás um ganho que chega a 5 dBs em 40 hz, e uma perda de cerca 1 a 1,5 dBs acima dos 53 hz, o que acho uma boa troca;

Usar falantes do tipo desse e similares parrudos, indicados para a via de sub, com corte alto, acima dos 150 hz, é uma receita que não sigo, pois via de regra sofrem do mal do timbre ruim uma vez que não tem vocação para a banda de médio-grave/médio;

Logo já sabes que falta uma via intermediária;

Outra observação é quanto o critério de usar essas cornetas minúsculas na via de médio, acrescido ao do driver usado; o som que ouves dali fala por si;

Talvez a 14-25, com corte mais baixo ajude alguma coisa, além de equilibrar o volume com o dos 15".

Enfim, o projeto como está deixa pouca alternativa, e mostra como é importante planejar espaço e elementos do trio, antes de gastar.

Saudações,

Paulo.

Olá Paulo,

Primeiramente obrigado pelas repostas. Mas queria dizer que suas respostas são um pouco complicadas de eu entender... Eu fico lendo umas três vezes pra conseguir captar realmente o que foi passado... Parece até aqueles livros com linguagem complicada (não extressa não... é seu jeito de escrever mesmo e eu respeito).

A gente tava usando dutos de 20cm pois segundo a fábrica deveriam ser de 30cm... mas como meu instalador achou muiiiiito grande... colocamos esses de 20cm... Aí fomos cortando e ouvindo... cortando e ouvindo... e quando chegou em 14cm achamos que tava melhor e assim ficou. Lembrando que já pensei em diminuir mais ou também colocar o exagero que a fábrica mandou colocar só pra ver. E lembrando também que o que mais ouvimos aqui é Axé e Forró. Mas não deixamos de ouvir um dance pancadão também n...

Os cortes estão em: 40 a 1khz, 1khz a 6khz, 6khz a 20khz. Na faixa de 63hz(imagino que seja a batida do forró) coloquei um reforço de 8db.

É isso...

Compartilhar este post

Link para o post

vlws

Bem,que eu saiba,desde que o carro possua os dois retrovisores externos,o porta malas pode estar totalmente ocupado que nao ha problemas.Nunca tive problemas quanto a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Chorao, experimenta cortar os HPX de 40Hz à 150 ou 250Hz no maximo, vai melhorar muito. E tenta mudar essa corneta tbm como falou o Paulo.

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Olá amigos,

Pesquisei muito no fórum antes de comprar 4 Woofers de 15 para o meu som, e depois de muita pesquisa, vi que o pessal endeusava o Snake HPX2150.

Eu adquiri 4 HPX2150 para meu som e até hoje não consegui ficar satisfeito com o som, pois todo mundo coloca os HPX2150 lá no céu.

Gostaria de saber se você que é proprietário de HPX2150, se é satisfeito com eles e qual as medidas e dutos da caixa que vocês estão utilizando. Passar o máximo de detalhes por favor.

soh reforçando;

como sao sub-woofers o corte estah errado, sendo que deveria ser no max ateh 150 hertz; e como o paulo disse ; usar amplificadores diferentes para um mesmo tipo de fafalante, estah tb tirando o rendimento do conjunto!

agora se vc nao quer abrir mao da frequencia de graves respondendo ateh 1khz;

o mais indicado eh vc partir para woofers !

flw;

Compartilhar este post

Link para o post
Chorao, experimenta cortar os HPX de 40Hz à 150 ou 250Hz no maximo, vai melhorar muito. E tenta mudar essa corneta tbm como falou o Paulo.

abs

Infelizmente eu não posso cortar somente até 150 Hz ou 250Hz, eu não tenho falantes para falar dessa faixa em diante... e também não tem espaço pra colocar 2 de 10" ou de 12". Se atualmente eu cortar até 250Hz, quem assumiria daí em diante seriam as cornetas e eu acho q elas soh devem começar a trabalhar a partir de 1khz, não é?

Em relação as cornetas... eu iria colocar as d-405, mas o espaço pro íma não dá... (aaffffff espaço eh complicado neh.. hehhe). Mas eu não sinto falta de médio não, é claro que a qualidade do som que umas 405 iriam proporcionar seria outra, mas eu não to descontente com essa faixa de frequencia não (médios). Ahhh eu adoro os leds piscando na batida da música...

Sobre um módulo diferente pra cada 2 falantes... eu havia comprado já um 2k6 e aí pensei em adquirir mais um e deixar 1 pra cada par, e assim eu faria a comparação de qualidade dos 2. Foi isso... Mas eu estou pensando seriamente em tirar esses dois módulos e colocar apenas uma SD5000 para os 4 falantes... o problema seria que quando, e não é muito difícil não, um falante dá problema eu ligo soh o outro lado através do processador... Mas se eu colocar um módulo apenas para os 4 falantes não vou poder fazer isso... Quando um falante parar... ferrou tudo...

Compartilhar este post

Link para o post
Olá amigos,

soh reforçando;

como sao sub-woofers o corte estah errado, sendo que deveria ser no max ateh 150 hertz; e como o paulo disse ; usar amplificadores diferentes para um mesmo tipo de fafalante, estah tb tirando o rendimento do conjunto!

agora se vc nao quer abrir mao da frequencia de graves respondendo ateh 1khz;

o mais indicado eh vc partir para woofers !

flw;

Mas Rogir... os HPX2150 são Woofers... Ou não?

Compartilhar este post

Link para o post
só uma coisa.. que carro é esse que vc colocou os 4 de 15?

Um Renault Megane Grand Tour. Tem a foto aih...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...