Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fernando_RS

Litragem Da Caixa...

Recommended Posts

Pessoal...

* - gostaria de saber como consigo saber qual a litragem da minha caixa....????

* - Outra coisa...

Se eu desparafusar o meu sub e colocar outro pra fazer um teste.... qdo eu colocar o meu sub de volta, vou perder alguma coisa... não sei me entenderam...?

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando,

Pra saber a litragem da caixa vc precisa tirar as medidas dela e saber qual a espessura da madeira q foi utilizada.

Por exemplo, se a caixa for retangular... com medidas externas de 44cm de altura, 38cm de largura e 22cm de profundidade e tiver sido feita com madeira de 2cm.. o calculo é o seguinte:

Largura x Altura x Profundidade.

Só q as medidas externas tem q ser diminuidas de 2x a espessura da madeira.. ai fica o seguinte:

Largura: 44cm - 4cm = 40cm

Altura: 38cm - 4cm = 34cm

Profundiade: 22cm - 4cm = 18cm

ai é só multiplicar tudo: 40 x 34 x 18 = 24480

esse valor é em cm³ , pra transformar em litros é só dividir por 1000. o q daria 24,48 Litros.

Se a caixa for trapezoidal ( uma profundidade em baixo e outra profundidade em cima) é só somar as duas medidas e dividir por 2. ai use esse valor como a medida de profundidade.

Se quiser fazer o cálculo on-line.. de uma olhada aqui ó:

Box Wizard Fosgate

é só inserir as medidas q o site calcula a litragem.

Pode tirar o sub e por outro q vc não altera em nada a caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Royo...

Tenho um Selenium Bass de 12 - 250 rms.... alimentado por dois canais (bridge) de um HA 4.120....

Kero fazer um teste com um pioneer 307... será q vai dar mta diferença???

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Se eu desparafusar o meu sub e colocar outro pra fazer um teste.... qdo eu colocar o meu sub de volta, vou perder alguma coisa... não sei me entenderam...?

Abraço...

Eu já perdi 2 parafusos e foi um saco para encontrar outro para comprar...rsss

Brincadeiras à parte, não entendi ? Perder ?

Kero fazer um teste com um pioneer 307... será q vai dar mta diferença???

Tudo depende da litragem da caixa... pode ficar melhor ou pior... Entendeu ?

Se a caixa for pequena para o 307, irá gerar um "pico monstro", o que irá estragar a sonoridade...

Compartilhar este post

Link para o post

beraldo, sobre isso...

" Eu já perdi 2 parafusos e foi um saco para encontrar outro para comprar...rsss

Brincadeiras à parte, não entendi ? Perder ?"

Perder vedação, não ficar o mesmo som q tá tocando....? coisas desse tipo...

Então se eu tirar e colocar o sub, não vai dar em nada...? fica o mesmo som....?

Ele está tocando legal, mas gostaria um pouco mais de grave...

e sobre a caixa...

ela deve ter uns 40l a 48l.... vou fazer as medidas e tirar fotos amanhã...

Compartilhar este post

Link para o post

imageshack.us

entra nesse site....ai tem upload photo...algo assim....ai é so copiar o link e colar aqui....

vc ta com o 307 pra testa ai?...essa eu quero ver tbm....se der tira foto ... video..making of :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Perder vedação, não ficar o mesmo som q tá tocando....? coisas desse tipo...

O problema é , parafuso x madeira, ou seja, se ficar de "tira e põe", já era.... falo porque aconteceu comigo...

O pessoal utiliza uma tal de "porca trava" para prender o sub... eu nunca achei aqui na terrinha...

Depois que fizer o teste, passe massa para calafetar na borda do sub. Fica muito bem selado... sela tanto, que depois para tirar é SODA.... Hoje eu uso no mid, sub, etc... 5 ou 10 contos se não me engano a danada... compensa !! Usei até para "selar" a caixa por dentro ...

Então se eu tirar e colocar o sub, não vai dar em nada...? fica o mesmo som....?

O problema é a litragem da caixa... Exemplo, sub A com 20 litros e vc coloca um sub B que necessita 40L. Entendeu ??

Cada sub possui sua litragem ideal para a caixa.

No teste pode ser que o sub não fique bom, e a culpa é da caixa e não do sub.

Ele está tocando legal, mas gostaria um pouco mais de grave...

Grave interno que vc deseja ?

e sobre a caixa...

Vc sabe qual a litragem indicada pela Pioneer ?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é , parafuso x madeira, ou seja, se ficar de "tira e põe", já era.... falo porque aconteceu comigo...

O pessoal utiliza uma tal de "porca trava" para prender o sub... eu nunca achei aqui na terrinha...

Depois que fizer o teste, passe massa para calafetar na borda do sub. Fica muito bem selado... sela tanto, que depois para tirar é SODA.... Hoje eu uso no mid, sub, etc... 5 ou 10 contos se não me engano a danada... compensa !! Usei até para "selar" a caixa por dentro ...

Isso Blz....!!!

O problema é a litragem da caixa... Exemplo, sub A com 20 litros e vc coloca um sub B que necessita 40L. Entendeu ??

Cada sub possui sua litragem ideal para a caixa.

No teste pode ser que o sub não fique bom, e a culpa é da caixa e não do sub.

Até aí tudo tranquilo...

Grave interno que vc deseja ?

e sobre a caixa...

è, grave interno, mas se sobrar um pouco pra fora não iria ficar bravo...

Vc sabe qual a litragem indicada pela Pioneer ?

O 307, tava vendo (D.I.Y. - Faça você mesmo) e o pessoal tava falando mais ou menos nisso...!!!! então eu pensei q poderia dar pra fazer essa mutreta...

Fui fazer as medidas da caixa e deu 21L, alguma coisa... achei mto pouco, não sei se fiz certo... fiz q nem o outro user falou ali em cima...

Compartilhar este post

Link para o post
Fiz os calculos das medidas de outra forma e deu 47 L... putz... vo fica loko...

Qual a espessura da madeira ? Se for 20mm, a caixa está com 32 L ...

Link Bravox...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...