O meu som atual tá bem ruim, com os dois altofalantes dele já estourados, botões do player ruins... vou aproveitar pra refazer pelo pé. E aí que decidi que quero um que eu possa ouvir o som no máximo sem distorções, esse é o norte. Sei que não existe bem isso de "no máximo sem distorções" mas a ideia é que se eu colocar altos de 60W que o sistema mande pelo menos 60w de potência pra ele e o bicho toque sem distorcer...
O plano é comprar 4 altofalantes "full" (acho que seria o triaxial, aceito sugestões), um amplificador de 400W e um player pra sintonizar a rádio e tocar bluetooth. Aí que só se vende altos nessa faixa de potência que penso em comprar (entre 50W e 100W) com 4 ohms de impedância. Estou há 2 dias rodando a internet tentando descobrir como faz pra saber quanto se perde de potência fazendo ligações paralelas ou seriais, pra ver se os módulos que eu tenho visto vão alimentar os altofalantes com a potência total que eles precisam ou não. Não acho nada. Os vídeos só falam que um tipo de ligação diminui a impedância pela metade e a outra a mantém, o melhor que li foi um que falou que a ligação que mantém a impedância gera perda de potência. E não falou mais nada sobre isso.
Pretendo gastar entre R$ 500,00 e R$ 700,00 com isso, sem considerar o valor dos cabos e instalação. Essa variação de 200,00 é pelo fato de ainda não ter decidido a potência dos altofalantes. O amplificador 400W tá com média de preço de 200,00 e rádio tem de 50,00 até 10.000,00 (pretendo pegar o de cinquentinha caso ng me mostre motivo para não fazê-lo). Aceito sugestões de equipamentos específicos dentro dessa faixa de preço.
O que eu acredito que preciso saber:
-Posso simplesmente ligar cada um dos 4 altos em um dos 4 canais do amplificador?
O que se perde fazendo isso? O canal individual do amplificador é 100W e 2 ohms, o altofalante é 4ohms com a potência ainda a ser decidida por mim entre as opções no range de 50W a 100W.
-Posso ligar em série/paralelo cada um dos pares de altos e ligar eles no que parece se chamar de "bridge" do amplificador?
Pelo que entendi ele junta dois canais de saída, transforma em um e isso faz a impedância subir pra 4 omhs, ficando igual Às dos altos. Só que pra eu ligar os altos juntos num mesmo canal eles têm que estar em série ou paralelo e isso ou diminui a impedância ou diminui a potência. Sabemos que a impedância deles não pode ficar abaixo dos 4ohms então tenho que descobrir como se calcula essa diminuição da potência pra ver se o que vai chegar pra cada altofalante é mais do que a capacidade máxima dele, afim de que ele não fique sub-alimentado.
-Eu tenho que obrigatoriamente usar só 2 saídas do amplificador se ele só recebe sinal por 2 entradas?
Do player pro amplificador só terão 2 canais, que acredito serem o Left (L) e Right (R). O amplificador vai saber qual sinal jogar pra qual saída se eu conectar 1 altofalante em cada uma das 4 saídas pra formar o som stereo?
-Qual a diferença o player faz num sistema desses?
Vou comprar um apenas com saída L e R. Ignorando a quantidade de canais de saída do player, o que mais difere entre um e outro que possa influenciar no meu sistema, já que ele não vai alimentar os falantes?
-Quais bitolas de fios utilizar pra um sistema desses?
Os fios que vão pros altofalantes têm que ter os mesmos comprimentos tb? Ouvi isso em algum dos vídeos e achei meio estranho pois é meio difícil fazer isso com altos espalhados pelo carro salvo se vc deixar um monte de fio sobrando nos frontais, que vão estar mais perto dos ativos...
-Tenho que puxar a energia pra esse sistema diretamente dos polos da bateria do carro?
Vi vários vídeos orientando a puxar energia diretamente da bateria e ainda colocar um disjuntor logo na saída do positivo. Vi os vídeos com os disjuntores e tudo mas nunca vi isso num capô de um carro. Pq eu nunca vi isso? Essa questão de disjuntor/fusível é só pra quando o cara faz aqueles paredões ou eu não estou entendendo alguma coisa? Inclusive, nos meus carros anteriores, que nunca tiveram amplificadores, nunca colocaram nada disso pra ligar o player e os altos. Provavelmente pq utilizaram as próprias ligações de energia que o carro disponibiliza pro sistema de som, as quais eu não entendo pq não podem ser utilizadas pra um sistema com amplificador
-Qual amperagem a bateria do carro precisa ter pra um sistema desses?
A do meu carro deve ter uns 60ah hoje.
-O que atentar no comportamento do sistema e do carro após a instalação?
Como saberei que está tudo funcionando otimamente, que não estou sobrecarregando nem amplificador, nem altos, nem estou com fuga de energia, nem aquecimento inadequado dos componentes (inclusive cabos)? O meu sistema atual é um playerzinho que deve ter saídas de 25W e 2 falantes de 60W, e além dele começar a distorcer com volume na metade do total possível do player, os altos estouraram em coisa de 8-10 meses... Acho que algo foi mal feito na instalação dele pelo "técnico" instalador mas sou leigo demais pra sequer ter certeza disso.