Fala pessoal, sou novo no fórum e nesse ramo de som automotivo. Apesar de sempre ter gostado muito de música, apenas uma vez me arrisquei a trocar os falantes do meu antigo Versa por 4 falantes JBL 6tr6a e me arrependi logo depois. O player era um pionner 2 din mhvs618bt (ou algo assim). Muito bom por sinal, com diversas opções de equalização sonora.
Apesar do som ter mudado bastante, eu achei um áudio muito fake, estridente, forçado para quem não entende de som ouvir uma batida um pouco melhor e curtir. Eu gosto de som como ele deve ser tocado, o mais próximo possível do original. Entao vendi os falantes e voltei com os originais do Versa que eram ruins porém mais fieis do que os jbl.
Levando em consideração essa experiência, tenho a ideia de que falantes de sistemas originais tendem a ser melhores do que comprados a parte. Óbvio, falando de equipamentos de baixo custo. Então tive a ideia de pegar dois falantes originais do Ford Fusion que possui um áudio Excelente de fábrica, logo suponho que os falantes Sony que vem nele também possam ser bons. Acrescentando dois tweeters + crossovers de ótima qualidade (talvez Morel?), Para melhorar o som do meu atual Logan 2017, ficaria bom? Os falantes usados custam 200,00.
Inicialmente não vou poder comprar amplificador nem sub, mas pretendo colocar daqui um tempo. O player a ser usado será o original MidiaNav do Logan.
Ou a ideia é péssima e devo comprar um kit duas vias completo? Nesse caso pensei no audiophonic club mas vi muitos relatos de que seria melhor investir logo no Morel Máximo. Mas para meu uso de baixo custo, faz muita diferença?
A experiência ruim com a jbl me desanimou de tentar ter bom áudio no carro, mas quero fazer mais uma tentativa. Ah, vou fazer tratamento nas portas para melhorar a acústica com os novos falantes.
Ouço rock na maior parte do tempo e gosto de áudio com fidelização sonora. Tenho umas caixas para pc da Edifier e acho ótimas.
Os falantes originais do Fusion seriam estes: