Corneta de médios caseira, feita com base em softwares que calculam a curvatura de expansão, e geometria 3D para alcança-la.
Foi um experimento de sucesso. A corneta aumenta drasticamente a eficiência do alto-falante, fazendo com que ele reproduza os transientes com uma qualidade que este falante jamais conseguiria atingir. Para o cálculo da curvatura, foi usada a frequência de 100 Hz (frequência de reforço). Com seus 100 cm de comprimento, essa corneta tem mais que o comprimento mínimo para essa frequência, que seria de 85 cm (1/4 * 341 m/s / 100Hz).
Construção: É moldada com chapas de eucatex, fixadas com anéis de tiras de compensado e toda reforçada com bastante poliuretano. O resultado é uma corneta bem leve e resistente a vibrações. O peso todo se concentra no cubo do auto falante. É um falante de 6 polegadas da Selenium, coaxial, de 4 Ohms. Resultados melhores podem ser obtidos com um falante de médios com baixo Qts e alta eficiência, possivelmente menor.
Sei que o acabamento não está nada bom (não existe), mas pode ser pintada sem problema. Não disponho mais de espaço para usar a corneta que construi, mas ficaria muito contente de ver alguém continuar a experimenta-la e talvez monta-la com outro falante. Preço simbólico de R$ 50, mas cedo ela para quem quiser fazer só uma experiência.
Tenho também um projeto de sucesso de caixa BP6 (banda passante de 6a ordem) para reforço da faixa de 18-45 Hz.
COMENTEM POR FAVOR !
Tel/Whatsapp: 21 98805-3289