Comecei a trabalhar no programa e vou aproveitar o tópico pra expor alguma das minhas dúvidas sobe a utilização.
Vou pegar um Subwoofer Pioneer TS-W1200PRO de um amigo e resolvi que vou fazer aquela caixa básica, 1x sub + 1Drive e 1 tweeter, no formato trapezoidal dutada.
Procurei o manual de especificações do fabricante para olhar as caixas recomendadas, e no caso da caixa dutada ele recomenda uma de 42,5L com duto de 3"x178mm.
Então comecei a pesquisar se esse seria um bom projeto para o alto falante ou efetuar um novo projeto e acabei chegando ao BassBox. Antes de simular uma caixa para fabricar, resolvi simular a caixa do fabricante para ter uma ideia de qual foi a frequência dela, a velocidade do ar no duto e etc.
Peguei os dados do falante no site da Pioneer : http://www.pioneer-l...200pro-410.html
Inseri apenas os parâmetros do Sub, sem as dimensões para uma análise superficial.
Inseri as dimensões da caixa:
Selecionei sem revestimento:
Ajustei o duto:
Conferi as medidas:
E então plotei os gráficos, conforme abaixo.
Primeiro, gostaria de saber se os dados forma inseridos corretamente ?
Não tenho experiência com o programa ou fabricação de caixas mas pelo que venho lendo achei o gráfico de amplitude de resposta muito estranho, acredito que deveria se manter plano ou o mais constante possível após o pico conforme o gráfico no inicio da página, correto? Ou está normal ?
Outra dúvida é sobre a relação Sintonia e frequência de corte, a Sintonia da caixa acima seria os 38 hz com frequência de corte a -3dB , então o Subwoofer vai trabalhar nas frequências abaixo desse corte, certo ? Existiria alguma relação ideal entre esse dois parâmetros, tipo, eles devem estar próximo ou distantes ?
Os outros gráficos, quais seriam as considerações para analisá-los?
Desculpe pelas dúvidas primárias e agradeço se alguém puder me ajudar a esclarece-las.
Aguardo att do post!!!!