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Em aplicações automotivas, a mudança para bimetálicos é relativamente fácil e representa um grande valor. Os produtos de interesse para a indústria automotiva são o alumínio cobreado CCA com até 30% de cobre em volume, em conformidade com a norma ASTM B566, e o genuíno arame de aço cobreado caldeado CCS Copperweld®, em conformidade com a norma ASTM B227.
Automóveis modernos contêm cerca de 1.500 fios individuais, compreendendo, em média, 20kg de cobre sólido. O CCA oferece uma alternativa mais leve que fornece uma condutividade superior.
O CCA Fushi Copperweld é a alternativa recomendada para substituir o cobre puro em aplicações automotivas em cabos de alimentação dimensionados conforme sua capacidade de conduzir corrente elétrica, incluindo cabos da bateria e pontas condutoras de energia para componentes como lâmpadas. Os fabricantes podem usar terminais para cabos bimetálicos semelhantes aos terminais usados para o cobre, e ainda, os cabos bimetálicos podem ser unidos por soldagem ultra-sônica ou solda com estanho.
Com a mesma resistência elétrica e com cerca de redução de peso de 35%, o cabo de cobre pode ser substituído por um cabo CCA de construção similar numa bitola aproximadamente duas vezes maior. Essa orientação é conservadora – é possível projetar cabos que resultem em componentes melhorados que são totalmente equivalentes aos feitos de cobre sólido.
As cordoalhas de fios CCA trefilados são mais duras e possuem resistência mecânica similar ou maior do que os fios de cobre. Isso resulta em cabos com excelente resistência a quebra e danos durante o corte, descascamento e colocação de terminais. Os cabos CCA são mais flexíveis do que os cabos de cobre sólido de mesma bitola e construção mecânica, devido ao menor módulo de elasticidade. Considerando as propriedades mecânicas dos fios CCA trefilados, as cordoalhas são mais resistentes a fadiga e a quebra.
As tiras trançadas de CCA para aterramento podem substituir as tiras de cobre de mesma configuração. A função primária de tiras de aterramento é a derivação dos sinais de RF e a dispersão para a terra, sendo assim, elas não precisam ser superdimensionadas. A impedância de RF do CCA é semelhante a do cobre.
Para os cabos que têm ambas as funções mecânicas e elétricas ou que estão expostos a vibrações extremas ou riscos de danos mecânicos, o nosso genuíno aço cobreado caldeado CCS Copperweld® 40% IACS, encruado, é o produto recomendado para a maioria das aplicações automotivas. Nessa configuração, os cabos CCS carregam o mesmo sinal que um fio de cobre equivalente numa bitola 4 vezes maior. No entanto, a resistência mecânica do nosso fio CCS é equivalente a uma bitola de cobre 6 vezes maior, para que possamos oferecer um menor condutor de sinal que supera o cobre em resistência mecânica. Os cabos Copperweld® podem substituir os cabos de cobre em todas as aplicações onde possam ser redimensionados em resistência mecânica em vez de ampacidade, particularmente nos condutores de sinal de baixas correntes elétricas.