Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

rafinha2

Membro
  • Total de itens

    26
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que rafinha2 postou

  1. E quanto ao oversound 12 STEEL 400 ?
  2. Sem contar que o 12pw7 tem 3 dB a mais de sensibilidade do que o 12pw8.. Pessoal fala muito bem do 12PW5, mas ele tem um EBP muito perfeito, quase não dá para dar um reforço nas baixas frequências ali de uns 3, 4 dB nos 60 Hz, fico com medo de faltar grave...
  3. No final achei uma corneta perfeita, é uma das bem grandes, tem 34 cm x 18 cm, fica muito bom o som do drive Ti Pelo menos isso está resolvido Agora preciso da opinião, 12PW7 ou 12PW8 ?
  4. Bom, chegou o D220Ti e a corneta HC 23-25 Fui testar o conjunto, com a própria caixa da polyvox, desligado o médio e o tweeter, deixando só o woofer que já é bem sintonizado na caixa, mas sinceramente, não gostei do com do Ti, faltava agudo, sobrava médios ali nos 4 - 5 Khz, estava cortando a 2,2 kHz, dai subi para 4 Khz, melhorou um pouco, mas está errado isso... Pesquisa, pesquisa e pesquisa acabei vendo que essa corneta, apesar de bonita, é otimizada para drivers fenólicos, por isso do refoço excessivo nos médios e agudos apagados Comprei mais 3 tipos de conetas, esperando chegar para prosseguir os testes ( cornetas mais curtas e aberta) Quero primeiro ver se vou gostar do som do Ti, para depois gastar a grana maior nos woofers
  5. Então, o 12PW5 tem um EBP muito "perfeito",a caixa teria que ser um absurdo de grande e com duto mostro pra conseguir um pico de 2 ou 3 dB nos graves Já o 12PW8 com uma caixa de 65 litros e sintonia de 60 Hz, se não me engano (fiz as simulações há algum tempo) já dá um pico de 4 dB na faixa do 70 Hz... O que penso é o que o 12PW5 é mais perfeito para quem é mais hi-fi, o 12PW8 me parece ter mais grave, então para "som de boate" tem cara de ser melhor, nõ sei, são só suposições, por isso queria a opinião de aluem que já escutou esses woofers..
  6. Eu ja tinha visto essa caixa Party, realmente, é ela que me motiva a tentar um 12" + Ti, O maior problema seria a seleção de um bom woofer 12".. Já que quase não se encontra o 12PW5. Alem de que, essa caixa é mais pensando em Hi-Fi, o 12PW5 tem uma resposta muito plana, quando montado em bass reflex ele não tem pico nenhum, fica uma reta. Será que nãao é mais interessante se ter um pico de uns 2 dB na região dos 70 Hz ?
  7. Olá a todos, Atualmente o que possuo de som residencial é um Receiver Polyvox PR-2200 (Sim, bem old school, ano 1979) Com seus 50 W RMS por canal em 8 ohms Uso ele com 1 par de caixas Polyvox SC-12, que é um woofer de 12" + midrange de 4" e tweeter de 3" se não me engano, tudo de celulose. Essa caixa é um espetáculo, graves muito forte, a clareza das voz e dos instrumentos é nítida. Alem a da sua caraterística mais importante, resposta praticamente plana e sensibilidade de 99dB ! Todos meus amigos que possuem algum sistema de som normal como mini-system ou home theater, dizem que preferem e muito o meu. hahaha A questão é: Estou com um pouco de dó de em churrascos e algumas festinhas botar elas pra tocar pra valer ! Durante a semana uso bem de leve, aproveitando sua clareza de som. O receiver não tenho muito medo, são componentes normais de se substituir, mas e se um woofer desse queima, nunca que vou achar um igual. Ainda menos os mid-range e tweeter de celulose... Queria então fazer uma "Réplica" que tivesse o mesmo comportamento, mas usando componentes atuais e custo moderado (500 reais por caixa, já contando madeira acabamento, crossover e falantes) O meu maior entrave por enquanto é mid-range... Não se acha nada quase, quando se acha, são falantes com sensibilidade de 85 dB... Vi algumas three-way bass reflex com falantes eastech, era um woofer (ou sub) de 6,5" + um full range 4,5" + Tweeter Mas dai insisto na sensibilidade, pela caraterística desses falante creio que não passa de 88 dB.. Ou seja, para ter a mesma SPL que as minhas tem hoje com 50 W, teria que colocar 400 W RMS !!! Olha a importância da sensibilidade !!! Então recorri a ideia de 12" + Driver Ti, assim não preciso de nada para mid range Mas fico com um pé atras pensando na qualidade sonoro dos agudos.. Pensei no D220Ti, e para woofer o 12PW3, mas esse não se encontra mais, só o 12PW8, mas dai a sensibilidade já é bem baixa, 94 dB Resumindo, queria a opinião dos colegas do fórum nesse empreitada. parto para 12" + Ti ? Qual woofer recomendam ? O D220Ti fica legal ? Tem melhor que ele ? Abraço !
  8. Rick, estranho, mas bem partindo do principio que tem um falante muito ruim no Agile atualmente, Mas uma pergunta já que voce ja escutou o som original do Sonic, será que com esse player hu DEH-1480UB e um kit Bravox CS60P ou CS60BK ou CS60B com os tweeter nas colunas, claro, e mesmo sem tratamento na porta eu consigo atingir o mesmo nível do Soinic ?? Pra mim hoje o som do Sonic vai me satisfazer muito perante ao que tenho hoje, e quero a um baixo custo mesmo.. R$ 150,00 reais no kit de 2 vias é o que atualmente tenho pra gastar.. ms se for ficar muitooo longe do que é o Sonic acho que nem vou investir, 2 anos já acostumando com o som ruinzinho, devo aguentar mais kkk
  9. Sabia que o que eu considerava "bom" devia ser algo bem básico hehehehe Até onde sei o Agile tá com os falantes originais na porta ( mas não são de celulose não, são de plastico, mas tem o simbolo da GM, e atras tá marcado bravox ) O hu não é original, quando compramos ele veio sem o hu, mas com os falantes e todo chicote original. Dai colocamos um pioneer dos baratos ( DEH-1480UB ) que eu já tinha guardado , ele estava em um vectra antigo nosso, e nele o som era bem melhor e bem mais alto, tambem com os falantes originais do vectra Desconfio que os falantes do Agile devem ser ruins e com baixa sensibilidade, já que o volume diminuiu bastante Por isso queria saber quais o Sonic usavam, creio que deve ser algum Bravox certo ?
  10. Bom nunca escutei um som HQ de carro, mas esse dias entrei em um GM Sonic LTZ, com Mylink e fiquei impressionado com a qualidade do som, não tem subwoofer mas tem graves muito forte, queria saber quais os falantes originais e se as portas tem algum tratamento de fabrica Como disse, to acostumando com som ruim, então fiquei impressionado mesmo com esse ai hahaahah O do cruze original tambem achei muitoo bom p.s. to acostumando com um som original do meu Agile 2010 que nem tweeter na coluna tem..
  11. Pesquisando a opção mais acessível acabei vendo o sub upgrade mesmo, li que bastante gente gosta dele, e no winisd é o mais plano de todos, algumas correções no eq paramétrico e fica jóia Só estou pensando agora na correção de tempo como fazer, só por curiosidade, sem não correção de tempo fica muitoo ruim ou normal ?
  12. Realmente guto, o barulho do carro atrapalha bastante Mas então, pelo que vejo todos viram que meu SQ é um SQzinho de nada no final das contas, não posso gastar mais que 500 reais em equips (Tirando player, que já tenho e no próximo carro ja vai ter) A briga de 2 vias fica entre NAR-1 CS60U ( o novo, cone preto de novo) e tweeter TD50U Selenium 62V2A já li muitos elogios e muitas reclamações CS60B ( o novo, cone preto de novo) Tweeter NeoPoint (Esse está descartado) Estava fazendo umas simulações no Winisd considerando a porta como caixa fechada e com 44 litros, e o Selenium tem 0 dB em 70 dB , o NAR cruza 0 dB em 76 Hz (ambos tem um pico de +2 dB bem perto dos 100 Hz) e depois o 60U mais plano (+1 dB de pico), mas com o cruzamento em 0 dB com 92 dB Só espero agora a opinião de quem ouvi, mas não consegui difinir minha escolha só olhando os dados, cada um tem uma vantagem e uma desvantagem, está dificil Dai para o amp pelo que vi , uma escolha de todos está sendo o SD200.2 para o kit, certo ? e um SD250 para o SUB, que não sei qual vai ser ainda
  13. Acho que vou pedir para fechar esse tópico e abrir ele em geral, já que SQ está bem acima do que preciso no momento Outro detalhes, aqueles receiver antigos são simples 2x50W AB, e acho que já toca alto pra caramba em uma sala enorme !! imagina num carro hahaha (tudo bem que a sensibilidade da caixa é 94 dB, outro nível hahaha)
  14. Desculpa a demora Mas então, eu acabei não dando tantos detalhes no começo do tópico, vou explicar direitinho: 1- Como disse lá, hoje, precários do jeito que é, não acho totalmente ruim, ele falta grave, claro, e o palco sonoro é bem prejudicado por ser triaxial 2- um exemplo de som que considero bom é daqueles receivers gradiente antigos, acho espetacular aqueles tweeter de "papelão", médios presentes e macios e grave bem penetrante, não para musica eletrônica, mas sim aquele groove do contra-baixo 3- Como vocês já virem então, o que eu almejo não é muito, como nunca escutei um SQ de verdade, o parâmetro que tenho são esses 4- Mais um detalhes, provavelmente no começo do ano que vêm eu vá trocar de carro e pegar algum desses compactos novos (onix, hb20,etc..) e claro, vão vir com uma central multimídia, e creio que elas não tem saidas RCA, certo ? Então o sistema no final das contas vai depender da qualidade dessas centrais, então não pretendo pegar um amplificador bom, alto-falantes bons de verdade, seguindo a dica do SMX Resumindo, em comparação com a média de sons originais em carros comuns (tirando aqueles que saem com jbl de fábrica,etc..) - Um melhor palco sonoro - graves mais profundo - médios um pouco menos estridentes, sem tanto "plastico" - agudos macios, como os do gradiente antigão Vou primeiro pegar um kit 2 vias que já acho que melhora muito, só fica devendo o grave, já que vão continuar ligados no player por enquanto Dai quando trocar de carro, compro um módulo e mais um sub, e tento chegar onde quero Então esse kit é só um quebra galho, para ficar uns 2 ou 3 meses com um som acima da média já, certo ? Existe uma idéia ainda minha, que não sei compensa por na prática, como mexo bastante com eletrônica eu mesmo iria montar umconversosr de alta para RCA, dai um circuito analógico de equalizador paramétrico (dai não dependo dos equalizadores da central) e um circuito de canal central e mais alguns filtros, e por lá no painel, na parte central um 4" ou menor ainda (já que é só voz que sai no central, eu acho) para melhorar o palco sonoro, no final ficaria um sistema "3.1" ( Esquerdo, direito, central e sub), mas isso é mais para frente, só queria saber se alguém já escutou algum sistema assim ?
  15. R$ 150 reais no máximo para o kit dianteiro Acabei de pesquisar mais a fundo e vi que o 60U da bravox tá mais bem falado que o B no quesito tweeter, acho que vou acabar escolhendo ele mesmo, já que quando comparado com o Selenium parece que dá empate Só para saber a opinião, mesmo mantendo nesse meu player e ponde esse kit novo, será que vai melhorar o que eu disse lá encima sobre o que eu acho dele atualmente ?
  16. Bom pessoal, eu gosto muito de som com qualidade, nunca escutei um sistema de alta fidelidade de verdade, para vocês terem uma idéia, hoje tenho um player Pioneer DEH-1550 e os alto falantes triaxiais bravox dos mais simples(devem ser os originais), eles vibravam bastante, mas desmonte e isolei com manta (coisa pequena, só vedei bem o encosto do falante e colei um pedaço de 20x15cm na parte de dentro da porta) Como está hoje eu já gosto, ele tem uma limitações que não sei se são dos falantes ou do player, por exemplo, para musicas eletrônicas falta grave, a batida fica feia, mas quando você toca um house, jazz, MPB aparece uma grave mais gostoso do contra baixo O que ele é bem ruim é nos médios, as vezes fica meio gritaria e se você tira no equalizador fica parecendo sem vida a música Dos agudos não tenho que reclamar, só que ele varia bastante quando entra pessoas no carro (era de se esperar por causa dos triaxias) O sistema no caso é para um vectra 02 Acho que com isso vocês ja tem um ideia que o que eu quero de "SQ" talvez não seja tão "SQ" assim Mesmo porque o dinheiro limita demais Queria começar então pelo mais simples de tudo, manter o player por enquanto e colocar um kit 2 vias na dianteira e trocar o triaxial traseiro por outro melhor, o que está hoje lá tem um som muito ruim eu acho, não sei se é a porta ou se são eles A cogitação está em torno de: Hinor City 2013 Kit 2 Vias, Bravox CS60U, Bravox CS60B ou Selenium 62V2A Quanto aos Bravox, a diferença entre o U e B é muito grande ? Alguma opinião dentre eles para o meu caso (já pesquisei bastante, mas como eu dei o exemplo, não sou muito exigente, acado ficando sem saber se realmente vai fazer alguma diferença no meu caso sobre o que ja pesquisei aqui no fórum ) Atras nos triaxias talvez o Selenium 5TR10AP, Selenium 5TR5A ou Bravox B3X50 Gostaria de opiniões no geral Muito Obrigado ------------------- Edit Algumas mudanças de idéias no post #23
  17. Comprei o DEH2380 ja instalei.. som bom (to escutando um cd original), bem limpo, escutei instrumentos no fundo que nunca tinha escutado com o kenwood o problema é a iluminação... o âmbar dele é quase vermelho.. totalmente fora do âmbar do painel do meu carro ( ambar GM)
  18. Vi e escutei um DEH 2350, irmão mais novo do DEH2380.. esse só tem iluminação vermelha, mas o som já achei bom, com os falantes originais de um carro de um amigo, com o loudness no 1, sound retrivier em 1, bass=2, mid=0 e table =1 achei igual o meu kenwood o bom do 2380 é que o âmbar vai combinar com o painel, e o preto dele tambem com o grafite escuro Só vai ficar as letrar em branco mais fora, porem parece que ele tem blackout, mas é confuso, ja que no manual não fala nada, mas em um video da pioneer, dis que ele apaga.. não entendi...
  19. Pionner DEH-2380 bom ?.. achei por 250 reais...
  20. O problema sempre cai no dinheiro.. não podeira passar de 300 reais o player que eu compraria Por isso não seria um SQ de verdade A mudança dos falantes das portas e subwoofer seriam só no final do ano Não prentendo algo maravilhoso, para mim, o som do jeito que tá está otimo (kenwood) ! só faltaria um sub Para mim até o som original do vectra (do 2009) é bom, quero algo nessa faixa Nada muito bom, ja que pra ser bom, vai ter que investir... É por isso que pergunto se esse Philips daria conta Outra dúvida, o blackout é um recurso bom ?
  21. Quando você disse crossover, é um ativo ou passivo ? Se for passivo, realmente não tem porque usar capacitor Se for ativo, dai pode e é muito recomendável por outro capacitor. Isso é muito utilizado em som profissional, pois evita queimas de drivers por DC É assim toda forma do sinal sonoro é AC (tensão alternada) e é isso que faz o falante ir pra frente e pra tras, falando groseiramente, e é o movimento dele que ajuda a refrigerar a bobina Se você aplicar DC (corrente contínua) nele, ele ficara parado em uma das posições extremas, e como não vai se movimentar, vai aquecer a ponto de queimar, ou queimas por sobrecorrente O DC pode surgir quando um amplificador queima um lado da etapa de saída, ou algum outro problema interno Ou enquanto ele é ligado, aquele "tum" que dá, ou mesmo quando é desligado Alguns possuem proteção DC, quando detectam DC na saída, desligam o amp, mas só alguns poucos possuem A função do capacitor entra ai, o capacitor, não deixa passar DC (claro, ele deixa muito, muito pouco mesmo, afinal nenhum componente é perfeito, nem dá pra medir com multímetro comum) então se voce selecionar um capacitor com frequência de corte diferente daquela selecionada no seu crossover ativo, por exemplo, cross fixado em 5 KHz, voce coloca um capacitor que não atue na faixa dos 5 KHz, e sim menos, um que comece deixar passar frequência a partir de 3 KHz por exemplo, dai os 5 KHz vão poder passar sem nenhuma atenuação Já para auto falantes mesmo (mid-bass, woofer, subwoofer) não tem jeito de por capacitor, a potência é muito alta, o jeito é confiar no amp Esse truque do capacitor vale para tweeter, driver fenólicos e de titânio
  22. Tava pensando nos 2 vias tambem, ja que a porta tanto traseira quando atras tem lugar para tweeter Porem a dúvida morre no tocador tá 212 reais a vista o philips, sendo que eu tinha visto há 1 mês atras e na mesma loja tava em torno de 320 reais e em várias outras.. agora tá em queima de estoque porque é linha 2010 Em vários lugares ainda está 280 reais mais ou menos
  23. Então, atualmente tenho um kenwood xxx-676 (xxx porque esqueci) toca só nos coaxiais originais das portas O som hoje é bom, o único problema é a falta de opção de entrada... ele só tem CD e rádio (lê MP3), mas cansa de ter que ficar gravando cd toda hora Eu iria continuar tocando nos coaxiais originais das portas No futuro, muito no futuro quem sabe colocar um sub no porta malas, mas coisa menor do que 200W.. só pra dar um reforço.... E colocar um passa alta nos coaxias das portas Prezo mais pela qualidade por enquanto, gosto de escutar jazz, house, longe, mpb, R&B, etc...
  24. Na verdade, sseria bom continuar adicionando o capacitor, só que com um corte de frequência diferente, bem mais alto Esse capacitor passaria a agir como uma proteção contra DC e assim queimar o tweeter Exemplo, croosover ajustado em 5KHz Coloque um capacitor para um corte em torno de 2KHz, assim o capacitor não vai interferir, vai apenas proteger contra DC e até mesmo se sem querer alguem mexer no crossover

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...