Amigos,
Antes de mais nada muito obrigado a todos pelas respostas. São todas muito esclarecedoras. Depois de ler o que vocês escreveram e o material sugerido Rick, elucidei varias dúvidas. Estou montando um CarPC com tela touth e centrafuse rodando. O Pc vai ficar na mala com o módulo, o sub, a fonte M2ATX e acessórios USB(GPS, modem, bluetooth, wi-fi, radio, OBD II, etc). O gabinete conta com duas saídas RCA de baixa amplificação. Dessa maneira vou usar 2 cabos Y para ligar cada uma das duas saídas RCA do PC ao modulo, até ai OK!
1)Sobre a ligação do módulo, o Power One tem a seguinte especificação:
-4 ohms 100W x 4CH
-2 ohms 180W x 4CH
-Bridged em 4 ohms 360W x 2CH
Vou usar 3 canais.
Canal 1: 4 Ohms 100W p/ falantes do lado esquerdo(2x Bravox 60W = max 120W)
Canal 2: 4 Ohms 100W p/ falantes do lado direito(2x Bravox 60W = max 120W)
Canal 3: Bridge 4 Ohms 360W alimentando SUB de 400W(Não defini ainda qual o sub)
Ai surgiu mais uma dúvida:
A) É melhor mandar um pouco menos de potencia do que os falantes/sub suportam(para evitar queimar os falantes)?
ou
B) É melhor usar um pouco menos da potencia suportada pelo módulo(usando falantes e Sub com potencia maior que a gerada pelo canal do módulo) para evitar que ele trabalhe o tempo todo no limite e super aqueça?
Se for #A meu projeto até então está correto. Se for #B, terei de trocar o módulo ou os falantes das portas
2)Sobre o sub: Ainda não defini o modelo. Estava inclinado pelo pioneer por uma questão de aparente qualidade(quem não conhece sempre vai de pioneer porque acha que é o melhor) e pelo preço, SUB Ts-w309 S4(bobina simples, 4 Ohms) por 170,00 e Ts-w309 D2(bobina dupla, 2 Ohms) por 190,00. Pesquisei pelo NAR, o de 200W custa pelo menos 50% a mais. Ele é tão melhor mesmo? Porque pelas minhas contas um de 400W pra combinar com meu modulo(que vai gerar 360W em bridge) vai sair mais caro que o próprio módulo. Alguma sugestão com preço mais em conta?
3)Ainda sobre o Sub, entendi bem como funciona a relação de impedância na associação de falantes. A forma simples seria ligar dois canais do modulo em bridge e ligar a um sub de bobina simples 4 Ohms(A). Mas me ocorreu que eu talvez pudesse ligar de outras duas formas(B ou C):
A) Modulo com dois canais em bridge gerando 360W a 4 Ohms ligado a um Sub S4 de 400W, OK!
B) Modulo com dois canais em bridge gerando 360W a 4 Ohms ligado a um Sub D2 de 400W(bobinas ligadas em série, resultando em 4 Ohms e recebendo os mesmo 360W)
C) Modulo com dois canais SEM BRIDGE gerando 180W a 2 Ohms por canal e ligando cada canal a uma entrada do SUB D2
Isso está correto? Se sim, existe alguma diferença real no resultado final das ligações A, B e C? Ou não ha, mo meu caso, diferença prática entre usar um SUB S4 ou um D2?
4)Agora, pensando que no futuro eu queira add outro SUB ao case, ql o SUB que eu devo escolher agora, o S4 ou o D2 e porque?
Mais uma vez agradeço muito a todos pela ajuda e peço desculpas se soltei alguma bobagem, é que eu quero saber o que ta sendo feito no meu som sem te de depender da boa vontade de instalador. Apesar de ser da área de tecnologia, essa parte de som não é meu forte AINDA
Att,
Marco