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NTavares

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    Nilson Tavares

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  1. Qual é a idéia por trás do HHO? Pra começar o nome HHO é muito infeliz, veio de um cientista desacreditado que falava de outra coisa, mas com propostas semelhantes. Seu nome é Rugero Santilli. O problema é que ao invés de dizer que se está gerando os gases hidrogênio e oxigênio em suas porções estequiométricas, via eletrólise, se diz estar gerando algo mais potente, ou HHO (do Santilli). Isso deveria ajudar a enganar alguns crentes. Por isso uso o nome HHO como “nome fantasia” desse produto que vendem internet afora, não me atenho a proposta do super gás às vezes anunciado. Como sugeri no comentário anterior, quando você usa um pouco de gás hidrogênio adicionado a qualquer combustível, acho que em especial ao GNV, isso pode trazer vários efeitos benéficos. São esses efeitos benéficos que são reivindicados por anunciantes de HHO. Só que um pouco de gás hidrogênio não é a quantidade que esses eletrólisadores oferecem, eles oferecem pelo menos umas 10x menos quantidade que o pouco deveria ter, então o HHO não trabalha com pouca quantidade, mas sim com ínfimas quantidades. Por isso não funciona, ou carece de comprovação, ou é algo diferente do que a NASA fez. Como dito antes, a NASA (e outras instituições, até aqui no Brasil (Unicamp)) usou cilindros cheios de gás hidrogênio, que não gastavam energia do carro para serem gerados e podia ser injetado em quantidades bem maiores que o HHO produz. O problema é que um cilindro cheio de gás hidrogênio não é exatamente algo fácil de se ter e usar, então a solução de fundo de garagem para solucionar esse problema foi a eletrólise imediata, sem armazenamento. O gás oxigênio foi incluído por ser muito mais fácil fazer um eletrolizador que não separe os gases, do que um que os separe, além da adição do gás oxigênio não fazer mau algum se for junto, muito pelo contrário. Acho que vocês agora já podem formar uma opinião mais exata do que é o HHO: Não tem nada haver com moto continuo e sim com melhoria da combustão e aumento da eficiência do motor, ou diminuição de emissões. Foi péssima a idéia de conseguir o gás hidrogênio por eletrólise, isso que torna o invento duvidoso, pela energia gasta e quantidade ínfima. Os vendedores aproveitam a verdade da adição de hidrogênio, via cilindros pressurizados, e nos faz engolir os seus geradores eletrolíticos que possivelmente de nada adianta. Eu acho que HHO é que nem ETs, como provar que isso existe ou não existe? Um exemplo pratico do que é adição de gás hidrogênio na combustão é: Você quer acender sua churrasqueira e queimar uma carne com os amigos. Vou te dizer que um pouco de álcool vai fazer o carvão acender mais rápido. Só que isso não vai te fazer pensar que tu tá queimando carne parte em carvão e parte em álcool, tu sabe que o álcool só ajudou a acender o carvão mais rápido e quem vai queimar a carne será o carvão. Isso é análogo a dizer que a adição de um pouco de gás hidrogênio vai ajudar a gasolina a acender mais rápido. O que é o HHO: Agora, se tu quiser usar o conselho anterior e pingar poucas gotas de álcool no carvão, não vai adiantar repetir as vantagens da adição de um pouco de álcool no carvão para acender a churrasqueira, pois tu colocou muito pouco álcool. Espero ter melhorado a idéia de vocês sobre “adição de gás hidrogênio para auxiliar a combustão” do processo parecido de eletrólise on-line para supostamente alcançar os mesmos resultados. Muita coisa ainda precisaria ser dita, mas isso já dá para iniciar quem quiser no nebuloso mundo do HHO.
  2. Vamos falar os pontos positivos e negativos dessa estória do HHO, mas antes gostaria de dar meu conselho, que justifico no texto abaixo: “Se você gosta de soluções alternativas e quer gastar dinheiro pesquisando o HHO, vá em frente, pois se existe um meio de fazer isso funcionar é uma questão em aberto. Agora, se você quer receber retorno financeiro, na forma de economia, quer algo comprovado, não gaste seu suado dinheirinho com isso, é furada!” Direi outro conselho: “Antes de comprar, já que isso é experimental, peça venda e instalação junto. Não faça sozinho e só pague após estar satisfeito com o resultado.” O motivo desses conselhos é que os vendedores quase nunca instalam. Só encontrei um disposto a isso, e os que prometem devolver o dinheiro se a economia não for alcançada, outro caso raro, na verdade só devolve depois de te enrolar por alguns meses e te fazer gastar mais dinheiro em ajustes. Não acredite em mim, pergunte a eles em que condições eles devolvem ou instalam o produto. Só nessa conversa tu vai perder a confiança neles. Agora, se um vendedor raro, instalar, permitir tu averiguar a economia, para depois aceitar o seu dinheiro, então, como não rola dinheiro antes, vai ficar difícil ele te enrolar. Eu confio mais no camelô da esquina do que nesses vendedores de HHO. Poderia contar inúmeros casos da má fé deles, mas vou relatar só uma curiosidade do anúncio de um deles. Esse argumento já apareceu no ML, mas vou pegar da propaganda desse site: (http://hidrobrio.com.br/faq.htm), tem uma parte que diz assim: ================================================================ “Permita-me transcrever o resumo de uma pesquisa da NASA (abstrato), de autoria de John F. Cassidy, publicada em 1977: “EMISSÕES E CONSUMO TOTAL DE ENERGIA DE UM MOTOR COM PISTÃO MULTICILINDRO FUNCIONANDO COM GASOLINA E MISTURA HIDROGÊNIO-GASOLINA”. Fonte: http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/19770016170_1977016170.pdf “Um programa experimental usando um motor multicilíndrico foi executado no sentido de aumentar a faixa de eficiência de operação de uma mistura pobre de gasolina pela adição de hidrogênio. Foram usados hidrogênio engarrafado e hidrogênio produzido por um projeto de conversor de vapor de metanol. Estes resultados foram comparados com os resultados para todos os tipos de gasolina. Foi utilizado um motor que produz uma alta taxa de compressão, de 7.4 litros (472 pol.3). A velocidade aparente da chama foi usada para descrever as diferenças tidas em emissões e performance.” ================================================================= Depois do inequívoco argumento que isso foi pesquisado e aprovado pela NASA, ele te encaminha para seus geradores eletrolíticos, mas note em grifo/vermelho que a NASA usou gás hidrogênio engarrafado ou reforma de metanol, com alta disponibilidade, não HHO, e isso faz toda a diferença! Então, muita pesquisa ainda tem de ser feita e provas tem de ser apresentadas, além dessa argumentação da NASA. A NASA não mexia com HHO e sim com adição de gás hidrogênio em quantidades pequenas, mas não ínfimas como o HHO, para melhorar a combustão. Isso é outra coisa diferente do HHO.

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