Bom, estou sendo formado né... quem me dera se tivesse formado já! :D
Mas bom...
Moda é o valor mais observado dentre as variáveis que aparecem em uma amostra.
Como/porquê se relaciona a moda, medida estatística, com a moda "a forma mais corrente da atualidade".
Descritivamente, esses valores observados é a forma mais corrente. Quando se lança uma coisa nova, há uma probabilidade maior de ser algo da moda. Isso se deve ao fato de que a amostra mostrou (desculpem a cacofonia) que, por exemplo: na tentativa de hi-fi de baixo custo, a marca Audiobank para amplificadores é preferível do que outros amplificadores. Não por causa de justificativa x ou y, mas porque na amostra em hi-fi, vê-se que esse amplificador é o mais observado. No caso do fórum, é o consumidor que faz a amostragem... se ele pergunta "qual é o amplificador mais recomendado" e 30 negos contra 2 falam que Audiobank é a melhor pedida, é MUITO MAIS PROVÁVEL que ele compre um Audiobank, independente do que os outros 2 disseram.
Como lançar uma moda?
É pegar os elementos do produto anterior semelhantes e lançar um produto diferente. No caso, tentaram lançar um amplificador Clarion. Moda de roupa é sazonal, isso é, depende da época, no caso, as estações do ano.
Moda é ruim? Moda é bom?
Eu acho que é bom sim. Ainda mais no meio hi-fi. Mas também devemos ter os desbravadores, aqueles que tem grana pra chegar e testar.
Lançar moda X Inovar
A diferença consiste em "jogar fora" todos os aspectos da moda anterior e lançar um produto com aspectos diferentes. Acontece quando uma pessoa sai do modismo, testa e recomenda um produto novo, independente das características do produto anterior que estava na moda. Isso acontece quando loucos fazem projetos malucos como, fogão 4 bocas e LT's na mala... :D