Saudações!
Adquiri um Pioneer Z5380 para substituir o receiver original de um Grand Vitara (um Clarion bem razoável, até) e quero aproveitar para melhorar um pouco o sistema. Objetivo é ter qualidade um pouco melhor para ouvir em volume moderado. Já possuo um antigo amp que quero aproveitar, é um RF 4.6x de 4 canais x 30 RMS medidos como devem ser - full range e TDH abaixo de 0.1%. Idéia é começar com um kit 2 vias na frente e manter os falantes originais atrás por enquanto para atender os passageiros que frequentemente viajam no banco de trás. A proposta é familiar, mas tenho vontade de evoluir aos poucos (falantes da mesma linha nas portas de trás e um sub pequeno, talvez) e por isso um kit que não limite pequenas melhorias é bem-vindo. Meu desejo é ficar na casa dos 500 reais, mas posso flexibilizar se houver ganho expressivo em subir um pouco o orçamento. Da mesma forma, se acharem que nessa faixa de preço o ganho de qualidade é pequeno se comparado aos kits de entrada, talvez ficar no básico e postergar o upgrade seja a saída.
Minha dúvida surge em qual kit adotar e, mesmo depois de procurar bastante no fórum, não consegui ficar confortável com alguma escolha. Já adianto que ouvir os diferentes kits seria o ideal mas não é uma opção por falta de disponibilidade do equipamento e de tempo também, então vou confiar na opinião embasada dos colegas foristas. . Por não ter muita potência, acho que os falantes precisam de boa sensibilidade e de cara os NAR não parecem uma boa opção (81db), mas posso estar errado. Fora isso vejo algumas recomendações para Audiophonic KC 6.3, Bravox CS60K, Ophera, DAT e outros. No caso de DAT e Ophera não consegui localizar nenhuma presença oficial no país e temo pelo suporte e execução de garantia no caso de necessidade, relatos de experiências positivas ou negativas nesse aspecto ajudam. Cheguei a ficar animado com o DSK 165.3 da Hertz por conta da alta sensibilidade, mas vi vários reviews falando mal dessa linha.
Já tive experiências com som estridente e ardido no passado, definitivamente não curto. A programação musical fica entre Rock, Pop, MPB; nada de pancadão. Também não ligo muito para especificações puramente, na prática as tabelas não contam toda a verdade. Contribuições de quem já teve experiência serão bem-vindas e agradecidas.