Cara, nos motores a combustao interna (diesel, gasolina,alcool, gas natural...) ha basicamente 3 tipos de motores com entradas de mistura e saida de gases, com e sem valvulas e com e sem velas. Nisso a motores de 2 e 4 tempos, Diesel (tambem é 4 tempos) e o menos conhecido rotativo Wakel:
- motores 2 tempos geralmente sao empregados em motos (lembrando que ha motos tambem 4 tempos), para que o conjunto seja leve e nao nessecite de muito torque (nao que o motor 2 tempos seja ruim em torque, mas a moto e que é leve) tem velas e nao possue cabecote com valvulas, e sim entrada(s) de mistura (combustivel quase gasosso e ar) e saida(s) de gases da combustao, quem faz os tempos de combustao e ascape e o proprio cilindro, dai o nome 2 tempos - 2 movimentos, ponto minimo inferior e ponto maximo superior do clindro (pistão).
-No motor quatro tempos, geralmente sao empregado em carros, produz mais torque (por causa do peso) e possuem cabecote(s) com valvulas que no minimo sao 2 e no maximo sao 5 por cilindro, e possue ate 2 velas.
As valvulas servem pra abrir e fechar as misturas de combustivel/ar e saida de gases da combustao, quanto mais valvulas melhor para o motor respirar e botar pra fora os gases, sendo que o motor 4 tempos e o seguinte :
Ponto de admisão que é a subida do pistao {a(s) valvula(s) de admisão abertas e entrado a mistura)
Ponto de maximo superior {todas as valvula(s) fechada(s), a mistura é comprimida e explodida pela vela(s)}
Ponto de minimo inferior
Ponto de escape {quando o pistao esta subindo novamete, mas com as valvula(s) de escape esta aberta(s) saindo a combustao queimada}.
- No motor a diesel que é 4 tempos tambem, a unica diferença do normal e que nao tem vela, dai a queima do diesel e feita somente pela compressão do cilindro do ponto maximo superior.
- O motor rotativo Walkel, e um tipo um pouco complicado prar descrever aqui :
nao tem valvulas, possue Vela(s), so que a unica diferenca e que o pistao e triangular e gira dentro do motor (motores normais, o movimento do pistao e alternado em para cima/baixo)
Falo!!! qualquer duvida diga ai !