Caros colegas, venho humildemente pedir desculpas pela demora e apresentar os testes prometidos desde não sei quando. Minha vida ficou realmente enrolada e não pude me dedicar aos testes.
Já instalei os amplificadores ha algumas semanas, passei os cabos de alimentação, RCA, corretamente, montei os tw no lugar, midbass, subs, etc.
Comprei e montei o Corzus HT600 p/ os subs, 02 Panther de 8". Como não me dediquei depois disso, não regulei o ganho corretamente e acabei fritando ambos. A bobina virou um enfeite na minha mesa.. Deixei os subs em um restaurador que ainda não devolveu..
Vamos aos testes. inicialmente testei o software TrueRta, regulando o ganho sem carga, com carro desligado e depois ligado.. Resetei o player, equalizador em flat, enviando o mesmo sinal p/ as 04 entradas RCA, com cabo em Y. O circuito atenuador p/ ligar no notebook montei de acordo com o tutorial do autosom.
Confirmando que não faltou nada, nenhuma ferramenta, liguei as cargas, duas resistências de chuveiro de 4KW/127V ~ equiv. 4ohms, dentro de potes com água, cada uma ligada em uma bridge do módulo. Deixei o ganho pré-regulado e afinei com a faixa de áudio de 60Hz (baixei no autosom.net) e carro ligado. Não considerei o teste com carro desligado, pois a bateria do Fit é muito pequena e não vou utilizar o carro parado com som ligado mesmo..
Observem que as tensões/potências encontradas são diferentes pois mesmo ajustanto o melhor que pude, não cheguei ao mesmo ganho.
Seguem as fotos:
Amplificadores montados:
Alimentação com carro ligado e ganho pré-regulado:
Resistências tomando banho :
Tensão na saída em bridge dos canais 1 e 2 com onda de 60Hz não clipada.
Tensão na saída em bridge dos canais 3 e 4 com onda de 60Hz não clipada.
Vídeo das medições nos canais 1 e 2:
Vídeo das medições nos canais 3 e 4:
De acordo com os valores obtidos, chegamos a 126,5W na bridge dos canais 1 e 2, 117,7W nos canais 3 e 4. Considerando que o ajuste do ganho nos canais 3 e 4 não tenha sido 100% bem ajustado, acredito que a potência máx. obtida com sinal sem distorção (ou imperceptível) foi de 126W praticamente.
Minha conclusão é que mesmo se o teste for refeito com equipamentos melhores, não tão amador como meu teste, a potência real encontrada não passe de 130WRMS, bem menor que os 180WRMS declarados pelo manual do "fabricante". Apesar de na época que comprei ter sido o mais barato amplificador de 04 canais, mosfet, que encontrei na net, achei seu custo/benefício ruim. Com certeza acho que vale mais a pena comprar algo um pouco mais caro e ter maior credibilidade.
Não posso reclamar da qualidade do áudio pois achei boa, visto que a ligação ficou em 3WAY com este módulo tocando os midbass da porta e os tw do painel, com o HT600 somente p/ os subs. Com o player que tenho (se não citei, é o Premier 860MP), possibilita uma boa gama de ajustes, acredito que conseguirei ter um bom resultado, mesmo não tendo muita experiência em áudio.
Lembrando que procurei montar algo despretensioso, gastando pouco, sem grandes potências. Em positivo, o módulo é bonito e pequeno, possui assistência técnica em todo Brasil e se a marca quando nova começou com boa estrutura pode melhorar a qualidade em pouco tempo. Esquenta como quase todos que já tive porém compraria somente por falta de opção, não indicando p/ som de qualidade, mesmo de entrada. Se o restante do sistema é mediano, escutando mp3, ele atende e nem se justifica algo mais caro, mas aí vai de cada um.
Obrigado á todos pela paciéncia em acompanhar este tópico e espero ter acrescentado informações positivas ao forum.
Qualquer opinião e crítica é bem vinda.