Essa de: vá estudar, pesquise e aprenda, em minha humilde opinião, é pura enrolação pra não responder... ou é querer guardar conhecimento.
Eu estou aqui no fórum e vejo que o espírito é passar as experiências para que todo mundo não precise passar pelas mesmas experiências para tirar as conclusões.
Eu, sinceramente Paulo, acho você um cara super inteligente e que mostra ter um amplo conhecimento vindo de muito tempo de contato com a área. Entretanto, na hora de escrever, se preocupa mais em criticar o exposto, sem dar soluções concretas e objetivas. Claro que já vi você faze-lo em algumas situações. Mas por que não responder sobre o falante que você usa? Alguma preocupação se marca A ou B vai achar ruim? Medo de expor o certo, com medo de que todo mundo goste do errado e critique (citando seus aprendizados)?
Eu antes de montar meu som, pesquisei muito aqui no fórum sobre woofers de 15" pois desejava ter um sistema com 4 de 15". Foi dessa pesquisa que cheguei a conclusão que os Snake HPX2150 eram os melhores e também bastante caros. E até os números dos tomahawk me impressionavam, pois eu queria obter o melhor resultado para um sistema com 4 falantes de 15", mas eu segui o pensamento majoritário. Comprei os ditos HPX2150 e vou te dizer que não são ruins, tem uma qualidade de áudio muito boa, mas para o que o pessoal busca aqui no fórum (em sua maioria): som automotivo, trio - som pra fora, não se precisa de um falante que me dê as diferenças das notas musicais nas músicas de orquestas sinfônicas, porque o que se houve em um som automotivo não é isso. A busca é por woofers que toquem forte, com graves que vão longe e que sejam bastante resistentes pois ninguém gosta de ficar com o som parado.
Complementando: meu som com 4 hpx2150, depois de ouvi-lo várias e várias vezes, com vários e vários cds toca muito bem. O problema é quando você ouve um som com apenas 2 falantes para grave tocar muito mais forte que o seu. E outras vezes ficar achando que seu som tá muito bom, quando ouvimos um paredão com 6 woofers ficar inferior ao seu. Enfim, é um pouco daquela teoria de que "a felicidade plena só é plena quando há alguém pior que você..."
Desculpem-me pelo desabafo, mas acho que falei coisas que muita gente tem vontade de falar aqui...