Pessoal, acabo de receber um post do Cristiano de oliveira Costa (Crisoc), do RJ. ele di que tem um par de BP 12"2 Ohms 700 W, ainda com susp de espuma, que usa desde 97 e que agora a suspensão de espuma rasgou.... e que este foi o melhor sub que ele já teve e queria saber o que fazer p/ seguir com o mesmo desempenho.
este caso é elucidativo: no começo (97) usamos a susp de esuma afim de ter o mais alto sPL possivel pois o BP era p/ campeonatos - o que importava era o desempenho (carro com 2 kg de pressão, eheheh). Bem, verificamos que muitos subs apresentavam problemas da susp. rasgar com o uso prolongado e substituimos pela borracha - é claro que se perdeu 1 dB por isto, mas não se tem mais problemas de susp. rasgada ou fadigada (ou são muuuiiito pequenos).
A intensão do lançamento do BP EVO é exatamente esta: agora estamos apresentando um BP em que se aumentou em 63% a quantidade de cobre na bobina de forma a suportar as distorções, ondas quadradas, etc, etc. Para "carregar" este peso extra de cobre, mantendo-se o desempenho de um BP (na verdade até ganhamos novamente aquele 1 dB perdido com a susp de borracha x espuma), aumentamos a quantidade de imã (ferrite) em 40%.
Por isto que estamos chamando de EVO: é na verdade uma releitura dos BPs iniciais, porem com resistencia mecanica (susp de borracha + cone impregnado com resina epoxi e fibra de vidro) e resistencia elétrica superior (muito mais cobre). alem disto, promovemos mais algumas alterações cosméticas como aumentar a resistencia da embalagem e acrescimo de nova moldura com astes cromadas. Desculpem se fui muito extenso.
Bons graves,
Gustvo