Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RodrigoJapa

Ruído Insuportável No Som.

Recommended Posts

Postado em

Pessoal,

Me ajudem por favor, estou com um problemão no meu som e não sei o q fazer...

Vamos lá,

este sábado estava ouvindo o som e de repente começou a dar um ruído estranho, mais estranho ainda porque quando eu acelerava o carro ou quando o RPM do carro subia, o ruído aumentava tbm. Levei na loja onde instalei o som no sabado mesmo. O instalador verificou tudo e me informou que o problema é que estava faltando aterramento/negativo dos RCA do módulo (Amplificador). Ai fikei desanimado porque por mais q o módulo esteja na garantia, eles demoram demais para diagnosticar e arrumar. No domingo eu liguei o som com o "carro desligado" e vi que não estava fazendo o ruido, mas era só eu ligar o carro e o ruido volta novamente e quando acelerava o carro, o ruido aumentava junto. Será mesmo q o problema está no aterramento/negativo dos RCA do módulo? Axei estranho pq o carro desligado nao dá problema. Como nao entendo muito dessas coisas, queria que vocês me ajudassem com esse problema.

Caso seja esse problema mesmo, como faço para sanar?

Uma pessoa do forum disse que meu instalador, ou melhor, meu "estaladô" está errado, pois isso acontece quando cruza-se os RCA ou quando passa o cabo de energia do mesmo lado dos RCA (que é o meu caso tbm).

PS: Observei tbm que quando eu dou uma leve entortada para trás nas entradas do cabo RCA no modulo, o ruido desaparece (fica normal), mas é só eu tirar a mão que o ruido volta normalmente. Estou encucado, por causa deste detalhe e pq com o carro desligado o ruído não aparece, muito eskisito isso!!!!!

Postado em

seu cabo rca tem um fiozinho bem fininho no meio???

se tiver aterra ele apenas de um lado e veja se resolve...

seus rca passam perto da caixa de fusiveis do carro, perto do fio da bomba de combustivel, seus cabos de vela estão bons...

Postado em

80% dos casos, o povo resolve, aterrando os RCA na bunda do radio...

meu caso, eu resolvi passando o cabo longe da caixa de fusiveis, e logicamente longe dos cabos de energia

Postado em
seu cabo rca tem um fiozinho bem fininho no meio???

se tiver aterra ele apenas de um lado e veja se resolve...

seus rca passam perto da caixa de fusiveis do carro, perto do fio da bomba de combustivel, seus cabos de vela estão bons...

Nao notei sobre esse fiozinho no meio do cabo RCA, mas acho que nao tem nao!

Nao passam pero nao da caixa de fusiveis do carro.

Os cabos de vela estão otimos, peguei o carro zero faz uns 2 meses e tenho o som faz um mês. O barulho começou sabado agora.

Sobre o fio da bomba de combustivel eu nao sei nao..., nem sei onde fica esse fio da bomba de combustivel.

Sabe o q me deixa mais intrigado? É que quando o carro está desligado, nao faz este ruido. E o instalador falo q é o modulo, falo q ta faltando aterramento/negativo da entrada RCA do modulo.

Cara, me ajuda por favor, to muito confuso.

Postado em

meu caso, eu resolvi passando o cabo longe da caixa de fusiveis, e logicamente longe dos cabos de energia

O instalador falo q é falta de aterramento do RCA do "modulo" !!

Teria a ver aterrando os RCA do Cd player??? Como faço para aterrar os RCA no player?

Será que o ruido poderia ser afetado pelo cabo de energia, pois o cabo RCA passa junto do de energia, mas pelo fato de o ruido aparecer só com o carro ligado, nao é estranho??? Pois com o carro desligado, nao fica com ruido.

Sobre a caixa de fusivel, é a original do carro, ou a caixa de fusivel que coloca para os modulos??? Pois a caixa de fusivel fica na esquerda do carro e os fios passam pelo lado direito do carro (passageiro), e a caixa de fusivel dos modulos estão perto da bateria do carro, lá na frente, não tao perto assim, tipo uns 20 cm!!

Mas o estranho tbm é q depois de um mes de uso do som é q apareceu ese ruido!!

O Q será?

Postado em

Teria a ver aterrando os RCA do Cd player??? Como faço para aterrar os RCA no player?

Será que o ruido poderia ser afetado pelo cabo de energia, pois o cabo RCA passa junto do de energia, mas pelo fato de o ruido aparecer só com o carro ligado, nao é estranho??? Pois com o carro desligado, nao fica com ruido.

Sobre a caixa de fusivel, é a original do carro, ou a caixa de fusivel que coloca para os modulos??? Pois a caixa de fusivel fica na esquerda do carro e os fios passam pelo lado direito do carro (passageiro), e a caixa de fusivel dos modulos estão perto da bateria do carro, lá na frente, não tao perto assim, tipo uns 20 cm!!

O Q será?

1ª coisa:

tira o rca de junto da alimentação do amplificador (energia)...

2ª coisa:

pra aterrar o rca no player, pega um fio, um pouco fino, sabe o RCA tem o pino central e a parte de externa... ok?

vc liga a parte externa na lata do rádio...

flw...

Postado em
1ª coisa:

tira o rca de junto da alimentação do amplificador (energia)...

2ª coisa:

pra aterrar o rca no player, pega um fio, um pouco fino, sabe o RCA tem o pino central e a parte de externa... ok?

vc liga a parte externa na lata do rádio...

flw...

Mas kdtprt...

O que você acha que deve ser?

Postado em
Mas kdtprt...

O que você acha que deve ser?

acho que seja aterramento do RCA...

vc citou que encosta a mão e o barulho para... é isso?

faz um teste simples...

tira os rca do módulo, e liga o carro...

cuidado pra não encostar os RCA na lata do modulo nem do carro... se o barulho parar, é bem provavel que seja aterramento, aterre o RCA...

Postado em
acho que seja aterramento do RCA...

vc citou que encosta a mão e o barulho para... é isso?

faz um teste simples...

tira os rca do módulo, e liga o carro...

cuidado pra não encostar os RCA na lata do modulo nem do carro... se o barulho parar, é bem provavel que seja aterramento, aterre o RCA...

Na verdade é o seguinte, nao é que eu enconsto a mao, eu dou uma leve entortada para trás na ponta do cabo RCA ligado ao modulo e o ruido para, mas eu nao encosto na parte metalica, eu encosto na parte de borracha do modulo, nao tenho contato com nenhuma parte metalica do modulo, nem do cabo RCA.

Fiz uma gambiarra de plastico no meio entre os dois pares de Cabo RCA ligados ao modulo (Stereo), como se estivesse forçando para o lado, e o ruido parou, mas dpeois de uma meia hora, o barulho voltou e nao adiantou mais essa gambiarra. Ou seja,

FIz este teste de tirar o cabo rca do modulo com o carro ligado e o ruido realmennte para, mas é que estão ligados tanto stereo quanto o modulo mono em RCA. Quanto ao modulo mono, nao tem ruido, jah fiz teste só do SUb + modulo mono e está normal...

Aterramento do RCA? do cabo RCA? ou da entrada RCA do modulo?

Postado em
:banghead kra eu passei por essa mesma situação,e resolvi aterrando os rca no player.use a ferramenta de busca aqui do forum q vc acha o procedimento d aterramento até com fotos,passo-a-passo. :legal:

Putz, cara!! Passsou por uma situação desssas??? Cruel dmais neh ?!??!

Mas como faço para aterrar os RCA no player??? Vc diz aterrar o cabo rca no cd player, é isto???

Nao liga mto nao desta pergunta, mas sou meio leigo no assunto!! rs

Vou tentar achar algo sobre aterramento de RCA no player.

Valeu!!

Postado em
Na verdade é o seguinte, nao é que eu enconsto a mao, eu dou uma leve entortada para trás na ponta do cabo RCA ligado ao modulo e o ruido para, mas eu nao encosto na parte metalica, eu encosto na parte de borracha do modulo, nao tenho contato com nenhuma parte metalica do modulo, nem do cabo RCA.

Fiz uma gambiarra de plastico no meio entre os dois pares de Cabo RCA ligados ao modulo (Stereo), como se estivesse forçando para o lado, e o ruido parou, mas dpeois de uma meia hora, o barulho voltou e nao adiantou mais essa gambiarra. Ou seja,

FIz este teste de tirar o cabo rca do modulo com o carro ligado e o ruido realmennte para, mas é que estão ligados tanto stereo quanto o modulo mono em RCA. Quanto ao modulo mono, nao tem ruido, jah fiz teste só do SUb + modulo mono e está normal...

Aterramento do RCA? do cabo RCA? ou da entrada RCA do modulo?

vc falou que força o RCA e o barulho para!!!

isso ta com cara de solda fria no conector do seu módulo... ou alguma coisa parecida...

tenta aterrar o RCA, se não der, veja se consegue outro ampl pra testar...

flw...

Postado em
vc falou que força o RCA e o barulho para!!!

isso ta com cara de solda fria no conector do seu módulo... ou alguma coisa parecida...

tenta aterrar o RCA, se não der, veja se consegue outro ampl pra testar...

flw...

Como faço para aterrar o RCA do meu modulo???

Nunca fiz isso...

Fiz umas pesquisas aki no forum e o pessoal tem falado muito desse problema de ruido do motor no som....e tao falando que é para aterrar o Cabo RCA na carcaça do player. Isso procede???

Postado em

pelo seu teste é o conector RCA do módulo que rompeu o terra (solda fria, peça quebrada, etc)... se tiver na garantia leva imediatamente, se não tiver você mesmo arruma é muito simples ou leva numa eletrônica que mexe em amplificadores automotivos...

abs :legal:

Postado em
pelo seu teste é o conector RCA do módulo que rompeu o terra (solda fria, peça quebrada, etc)... se tiver na garantia leva imediatamente, se não tiver você mesmo arruma é muito simples ou leva numa eletrônica que mexe em amplificadores automotivos...

Olá delimaju, blz???

Valeu pela ajuda...

Estou com uam duvida...Será mesmo q é mesmo falta de aterramento do naegativo do RCA do modulo???

To meio confuso pq to vendo aki no forum que muita gnt teve este mesmo problema que o meu e o pessoal está aterrando o RCA na carcaça do player e está dando certo...mas o que mais me intriga é que quando eu entorto um pokinho para tras a ponta do cabo RCA ligado ao modulo stereo, o ruido desaparece...mas é só eu soltar que o ruido continua...E o mais estrranho de tudo é q o ruido só aparece quando o carro está ligado....quando o carro esta desligado, nao aparece este ruido....

Acho que é pq eu nao entendo muito disso q to meio confuso!!! Me falaram q pode ser a saida RCA do player q está mal aterrado...

O q vc acha Delimaju????

Postado em

vc não mencionou qual seu som, mas se o player é pioneer certamente tem que aterrar o RCA na carcaça do player. Faz isso que é simples e depois vê como fica, se continuar é o módulo.

Postado em
vc não mencionou qual seu som, mas se o player é pioneer certamente tem que aterrar o RCA na carcaça do player. Faz isso que é simples e depois vê como fica, se continuar é o módulo.

Opa...

é um Pioneer 4950

com 3 pares de saida RCA (1 especifica para SUB).

como faço para aterrar o RCA na carcaça do player???????

O pessoal do forum tem falado muito nisso, mas na pratica, nao sei como fazer!!

Poderia me explicar???

Brigadão delimaju...

Postado em
oi problema ja stá resolvido por vc mesmo meu rapaz, o rca do amp que ta fu..... manda pro tecnico ressoldar o rca e seja feliz

mas pq será q o RCA do modulo q ta fu....?????

O q eu acho estranho é q com o carro desligado, ele toca normal...

O ruido aparece com o carro ligado....e se eu deixar o volume alto, eu nem eskuto o ruido....os medios, agudos saem normais...

O problema nao pode estar na falta de aterramento do RCA do player? ou do modulo??

O unico problema é q eu nao sei fazer isso...rssssss

Postado em
mas pq será q o RCA do modulo q ta fu....?????

O q eu acho estranho é q com o carro desligado, ele toca normal...

O ruido aparece com o carro ligado....e se eu deixar o volume alto, eu nem eskuto o ruido....os medios, agudos saem normais...

O problema nao pode estar na falta de aterramento do RCA do player? ou do modulo??

O unico problema é q eu nao sei fazer isso...rssssss

CARA TIVE O MESMO PROBLEMA... NO MEU CASO EU ATERREI A RCA DO AMPLIFICADOR (ESTAVA COM MAL CONTATO)...È AQUELA CAPA DE FORA...DA RCA (PARTE METALICA) E RESOLVEU... MAS TENTA ATERRAR O FIO DO CABO RCA. UM DOS DOIS RESOLVE, FAZ UM TESTE COM UM FIO...SO PARA VER SE RESOLVE

Postado em
CARA TIVE O MESMO PROBLEMA... NO MEU CASO EU ATERREI A RCA DO AMPLIFICADOR (ESTAVA COM MAL CONTATO)...È AQUELA CAPA DE FORA...DA RCA (PARTE METALICA) E RESOLVEU... MAS TENTA ATERRAR O FIO DO CABO RCA. UM DOS DOIS RESOLVE, FAZ UM TESTE COM UM FIO...SO PARA VER SE RESOLVE

Fala Sergiojp, blz???

Vou tentar fazer isso pra ver se da certo...

Valeu!!

Postado em

O Q será?

Entao amigo, para aterrar o rca no radio, basta fazer o seguinte:

Pegue o cabo rca, a ponta q liga no cd player, e envolva o plug [ lado externo] com um fio, e essa outra ponta de fio parafuse na carcaca. qq duvida procure no forum por aterrando rca q vai encontrar varios topicos

O ideal e se passar cabos de som de um lado rca de outro e energia no meio, e tomar um certo cuidado para nao cruzar os cabos, tem carros q nao precisam e cabos mais resistentes, mas seguindo estes cuidados fica mais facil..

O com o carro ligado, o ruido é gerado pelo alterndor, pelo menos no celta fica evidente q o ruido q sai nas caixas é o msm do motor.

qq coisa tamo ae, sei q e um saco isso

Postado em
Entao amigo, para aterrar o rca no radio, basta fazer o seguinte:

Pegue o cabo rca, a ponta q liga no cd player, e envolva o plug [ lado externo] com um fio, e essa outra ponta de fio parafuse na carcaca. qq duvida procure no forum por aterrando rca q vai encontrar varios topicos

O ideal e se passar cabos de som de um lado rca de outro e energia no meio, e tomar um certo cuidado para nao cruzar os cabos, tem carros q nao precisam e cabos mais resistentes, mas seguindo estes cuidados fica mais facil..

O com o carro ligado, o ruido é gerado pelo alterndor, pelo menos no celta fica evidente q o ruido q sai nas caixas é o msm do motor.

qq coisa tamo ae, sei q e um saco isso

OPa...eai Duzas87, blz??

Valeu pela ajuda...vou tentar fazer isso hj...

Uma duvida??? Faço isso no par rca??? Ou nos dois pares RCA do stereo???

Pois uso tudo em RCA....dois pares RCA para o stereo e um par RCA para o Mono (caixa).

E informo aki no forum pra ver se isso resolve...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...