Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

caduprado

Ruído Misterioso

Recommended Posts

Postado em

Galera, um amigo meu tá com um ruído muito estranho no sistema de som dele.

O sistema é um pioneer 6800, um amp boss 4 canais, 4 coaxiais e mais 2 tweeters leson no painel e um sub pioneer 12" em selada

o que acontece é o seguinte: liga-se o player, o som toca normal, sem ruídos... aí vc começa a aumentar o volume, qdo chega num determinado volume, aparece um zumbido mto alto lá pelos 15khz. e ele fica... não adianta abaixar o volume q ele continua.... é mto irritante... se vc pausar o player, ele tá lá... só some se vc baixar o volume pra zero

segundo meu amigo, apareceu após ele bater o rca (com o player ligado) na carcaça do player... deu um estalo alto e apareceu o tal zumbido

bom, suspeitei de cara do terra do rca... aterramos o dito cujo, nada! trocamos o player, o maldito ruído tava lá... pensei nos tweeters q podiam tá indo pros bagos... retiramos, ele... NADA. mesma coisa

inverti os rcas (os do sub para stereo e vice versa), passamos outros rcas por fora do carro, nada também

Só sobrou o amp, mas como invertemos também os canais, não acreditava q os 4 canais pudessem dar o mesmo problema juntos.... Alguém suspeita de alguma coisa, já teve problema parecido?

:legal::legal:

Postado em

Retiramos e colocamos o RCA sim, e o problema persiste...

Com o Player em Pause (tocando um CD), o barulho persiste, mas ele acaba ao passar um determinado tempo... Como se fosse o tempo de um capacitor se descarregar...

Não trocamos o amplificador... foi o unico que não mechemos... deve ser ele mesmo, ou aterramento (estou quase descartando esta possibilidade, vou conferir tudo sabado, mas não desconfio de aterramento)

Engraçado, na hora que o ruido começa, é como se fosse mesmo um capacitor carregando, ele inicia numa frequencia inicial e sobe até uma frequencia e fica por ali, estabilizado, como mencionado, próximo dos 15 kHz.

Bom, é isso aí!

Valeus,

Bráulio

Postado em
Retiramos e colocamos o RCA sim, e o problema persiste...

Com o Player em Pause (tocando um CD), o barulho persiste, mas ele acaba ao passar um determinado tempo... Como se fosse o tempo de um capacitor se descarregar...

Não trocamos o amplificador... foi o unico que não mechemos... deve ser ele mesmo, ou aterramento (estou quase descartando esta possibilidade, vou conferir tudo sabado, mas não desconfio de aterramento)

Engraçado, na hora que o ruido começa, é como se fosse mesmo um capacitor carregando, ele inicia numa frequencia inicial e sobe até uma frequencia e fica por ali, estabilizado, como mencionado, próximo dos 15 kHz.

Bom, é isso aí!

Valeus,

Bráulio

sua tese eh boa... realmente na hora de plugar os RCA do player que deu o estralo... a outra ponta tava no modulo?!

tudo que vc mexe, tem que mexer com cuidado, ateh mesmo amplificadores e players completamente desligados a horas (ou ateh dias dependendo), podem dar curto numa dessas e fritar alguns componentes, tal fato acontece por culpa dos capacitores que ficam carregados!!

se vc fritou algum componente na entrada do pre amplificador, algum filtro ou coisa do tipo, tem grandes chances do ruido vir de algum capacitor mesmo que se localiza pelo filtro que de inicio era pra ajudar e agora soh atrapalha... tira esse modulo e faz testes com ele, leva em alguem que manja pra dar uma olhada!!

Postado em

Tenho até bons conhecimentos em eletronica, mas a parte de manutenção de componentes é complicadissima quando não se tem um esquema elétrico ou coisa do tipo...

A interrogação que tenho sobre o capacitor é plausivel, e creio que seja ele mesmo (ou vizinhança), agora... onde estará esta parte do circuito que gera o ruido? na entrada ou na saida? isso é minha duvida maior... e outra... capacitores não se danificam com uma alta tensão por um curto tempo... o que fazem eles funcionarem mal, é o circuito que faz com que ele se descarregue/carregue, se for um filtro, um transistor por exemplo, que pode não estar conduzindo direito, o deixando sempre carregado e com isso gerando o ruido...

Bom, já que fui novato demais em fazer tal arte, agora é procurar o que poderia ser este defeito...

Com certeza capacitores carregados podem sim fazer um estrago ainda maior... vou ver o que faço com ete modulo...

Atés e obrigado... e quem quizer dar amsi dicas ai, sempre bem vindas...

Bráulio

Postado em

É galera...

Estou começando a desconfiar do radio... ou falantes...

Se um falante estiver danificado, ele pode gerar ruidos devido a sua impedancia estar baixa?

Ele pode até mesmo gerar mais "som" do que o falante do outro lado? Por estar danificado, impedancia menor, com isso, masi corrente?

Que duvida... não por onde começo as tentavas de solucionar este problema... :banghead

Valeus!

Postado em
É galera...

Estou começando a desconfiar do radio... ou falantes...

Se um falante estiver danificado, ele pode gerar ruidos devido a sua impedancia estar baixa?

Ele pode até mesmo gerar mais "som" do que o falante do outro lado? Por estar danificado, impedancia menor, com isso, masi corrente?

Que duvida... não por onde começo as tentavas de solucionar este problema... :banghead

Valeus!

sim... tem logica sim!! duro eh vc tar com falante queimado e naum ter reparado... quando ele tah queimado, dificil não perceber... pega um multimetro ai e mede!!

Postado em

sim... tem logica sim!! duro eh vc tar com falante queimado e naum ter reparado... quando ele tah queimado, dificil não perceber... pega um multimetro ai e mede!!

Não que ele esteje queimado...

Mas sei lá... com uma impedância mais baixa... ou mais alta, não casando as mesmas...

Vou verificar hj...

Amanha posto aqui mais detalhes...

Esse negócio tá me tirando o sono...

Só pq eu já tô com tudo pra comprar o kit CS60D e vem esse pequeno problema...

Paciência...

Atés...

Postado em

Tentou outro modulo ou ainda não ? Verificou o terra ?

Postado em
Tentou outro modulo ou ainda não ? Verificou o terra ?

Ainda não tentei outro modulo...

E estou refazendo toda a fiação, para que não haja problemas, e estou revisando tudo com um multimetro...

O que é mais estranho é... as vezes o ruido aparece, as vezes não... tô cismado que pode ser fiação tb...

Quinta feira devo pegar o kit 2 vias, e já vou aproveitar e trocarei a fiação que sai do modulo... vou trocar os rca's xingling tb...

Bom, vou refazendo aqui, e qualquer novidade coloco aqui pra vcs...

O modulo... vou ver se testo outro no mesmo local... vou ver com um amigo meu posteriormente...

Valeus pelas dicas!

Postado em
Ainda não tentei outro modulo...

E estou refazendo toda a fiação, para que não haja problemas, e estou revisando tudo com um multimetro...

O que é mais estranho é... as vezes o ruido aparece, as vezes não... tô cismado que pode ser fiação tb...

Quinta feira devo pegar o kit 2 vias, e já vou aproveitar e trocarei a fiação que sai do modulo... vou trocar os rca's xingling tb...

Bom, vou refazendo aqui, e qualquer novidade coloco aqui pra vcs...

O modulo... vou ver se testo outro no mesmo local... vou ver com um amigo meu posteriormente...

Valeus pelas dicas!

cara... vamos do zero... eses dias eu peguei mais umas duas novas fontes de ruido pra mexer de um amigo... faça os seguintes testes... carro delisgado, player desligado... vira soh a chave (naum dah partida) ai ve se aparece, liga farois, desembaçador, e tudo que tem direito, ve se aparece, ai liga o player com tudo isso ligado, ve se aparece, ai liga o carro e desliga o player, ve se aparece, desliga tudo e ve se continua (soh o carro ligado e player)... e assim vai... faz todos os testes ai... ve se quando liga o farol e fica de player desligado seu modulo acende (as vezes da confusão de remote)... faz variossss e variossss tessteesss pra isola o que exatamente gera o ruido... ai depois se passa aqui e me fala o que tah dando ruido... quem sabe assim fica um pouco melhor, esse metodo eu uso no carro de todo mundo que vem chorando ruido pra mim, no final eu sempre acabo achando um pipoco perdido... esses dias achei um remote de aparelho e modulos ligado junto com iluminação do carro... foi um drama!!

Postado em

Bom pessoal...

De acordo com as instruções dadas pelo membro “Eletrônica Itaipu”, venho aqui relatar sobre os testes que realizei!

Carro desligado, nenhum ruído no som!

Chave ligada, carro desligado, faróis acesos, pisca, milhas, alerta, desembaçador, luz interna, nenhum ruído no som!

Carro ligado, zumbido de fundo, típico de fiação mal passada, aumentando a freqüência do ruído, quando aumenta-se a rotação do motor! Ruído tipo de mal aterramento, ou de malha aberta dos RCA’s. Este ruído não está me incomodando, pois irei refazer a instalação toda do som, com RCA’s RGC-59 e conectores, pois os que uso são os Xing Ling, e com isso este ruído deverá desaparecer...

Então resolvi fazer mais alguns testes por conta própria, tentando descobrir algo.

Um deles, e o que achei mais estranho foi:

Desconectei os cabos RCA’s da saída do player, deixei-o apenas ligado com a alimentação e tocando um cd qualquer, e até aí muito bom, nenhum ruído presente, muito bom! Quando eu elevei o volume do player para cerca de 30 a 45 (Player 6880 Pioneer), aparece um ruido que vem de dentro do radio... a principio, o ruído segue o timbre, ritmo da musica que está tocando... mas é bem baixo, sendo um ruído estranho até... Testei em um outro radio, e este ruído acontece tb... Gostaria de saber se vocês já repararam este ruído nos Pioneers nesta situação?

Agora, o ruído que mais incomoda, é o citado no primeiro post, o qual não consigo detectar de maniera alguma, se é proveniente do player, ou do amplificador, ou da fiação (coisa que acho pouco provável). Como citado, ele ocorre quando eleva-se o volume do player e ele aparece, sendo um zumbido numa freqüência muito alta, tipo uns 15 kHz, quando abaixa-se o volume do player ele prevalece até que o volume chegue a zero. Este é o ruído misterioso, o qual estou tentando acabar com ele, mas não consigo saber a fonte que o gera!

Estou com receio de ser o player que esteja gerando este ruído, onde algum capacitor dentro dele, não esteja funcionando muito bem, e com isso esteja vazando e assim, gerando este ruído...

Vou continuar minha saga com o ruído, e quando tiver amsi novidades poto aqui pra vocês, e qualquer coisa, podem opinar tb.

Abraço a todos, e muito obrigado.

Ates, Bráulio

Postado em

cara... realmente esse ruido de aumentar o volume e depois ter que abaixar tudo pra ele parar parece ser problema de circuito no player ou modulo... acho que soh na base de trocar os euipamentos por outros pra vc descobri... vai numa loja e pede um aparelho e um modulo emprestado pra vcs fazerem o teste na hora... dah vinte conto pro cara que ele num xia!!

Postado em

abre o cd player, esses pioneer tem um fusivel (nao me lembro a posicao) ele é retangular e preto (beeem pequeno), liga o terra do rca no terra do aparelho internamente, provavelmente tá aberto. se voce "jumpear" ele nunca mais queima, mas tambem tem que tomar cuidado pra nao fazer kagad@ de novo, senao queima o CI do volume. pode ir na fé que é ele. []-[]

esse fusivel tá no canto da placa, perto dos RCAs.

Postado em

Problema RESOLVIDO :rever1:

Ainda bem... []-[]

O que estava dando problema e gerando o ruido, era um simples canal das saidas amplificadas que estava fechando um curto com o terra no chicote, com isso o player estava esquentando MUITO, e quando aumentava-se o volume, era gerado o ruido... Não sei como, mas tinha um curto no chicote...

Troquei o chicote do radio, unica coisa que ainda não tinha mexido, e no fim de semana detectei o erro...

Foi só alegria depois da troca, até me deixou mais animado...

Muito obrigado a todos, e fica ai o alerta, pra verificar junto a estes chicotes se está tudo isolado direitinho...

Minha sorte foi que, nem liguei o player direito enquanto a existencia deste ruido, pois se eu abusasse, teria queimado o player, de tanta potencia que ele estava dissipando...

Agora, é ficar feliz e melhorar o som... No decorrer desse mes, vou trocar meus cabos RCA's, pelos RGC 59, ou uns DBLink (o que vcs acham melhor?), trocar tb minha caixa por uma dutada, e colocar o kit 2 vias com um baffle, e quem sabe, fazer um tratamento nas portas com manta pra obeter um melhor resultado... Vale a pena colocar uns cabos paralelos melhores, tipo Techsound para o kit e para o sub?

O unico ruído existente é o da aceleração do carro, mas como mudarei o cabeamento, creio que ele sumirá, pois mudarei tb a posição da passagem dos cabos no carro...

E não está aberto o negativo do RCA da carcaça do player, está tudo PERFEITO...

Agradeço a todos a atenção, e valeu mesmo as dicas!

Atés... :legal:

Postado em
Problema RESOLVIDO :rever1:

Ainda bem... []-[]

O que estava dando problema e gerando o ruido, era um simples canal das saidas amplificadas que estava fechando um curto com o terra no chicote, com isso o player estava esquentando MUITO, e quando aumentava-se o volume, era gerado o ruido... Não sei como, mas tinha um curto no chicote...

Troquei o chicote do radio, unica coisa que ainda não tinha mexido, e no fim de semana detectei o erro...

Foi só alegria depois da troca, até me deixou mais animado...

Muito obrigado a todos, e fica ai o alerta, pra verificar junto a estes chicotes se está tudo isolado direitinho...

Minha sorte foi que, nem liguei o player direito enquanto a existencia deste ruido, pois se eu abusasse, teria queimado o player, de tanta potencia que ele estava dissipando...

Agora, é ficar feliz e melhorar o som... No decorrer desse mes, vou trocar meus cabos RCA's, pelos RGC 59, ou uns DBLink (o que vcs acham melhor?), trocar tb minha caixa por uma dutada, e colocar o kit 2 vias com um baffle, e quem sabe, fazer um tratamento nas portas com manta pra obeter um melhor resultado... Vale a pena colocar uns cabos paralelos melhores, tipo Techsound para o kit e para o sub?

O unico ruído existente é o da aceleração do carro, mas como mudarei o cabeamento, creio que ele sumirá, pois mudarei tb a posição da passagem dos cabos no carro...

Agradeço a todos a atenção, e valeu mesmo as dicas!

Atés... :legal:

to pensando nos dblink tb... preço bom... mais sei lah, os RCA da techsound me parecem melhores, naum sei pq...

to quase comprando lah na somcuritiba, to precisando de um modulo tb e agora saiu lah aquele x4120 da MXR com preço bom... tudo que eu precisava!!

parabens pelo achado (ruido)... eheheh... mtu melhor assim!!!

Postado em
to pensando nos dblink tb... preço bom... mais sei lah, os RCA da techsound me parecem melhores, naum sei pq...

to quase comprando lah na somcuritiba, to precisando de um modulo tb e agora saiu lah aquele x4120 da MXR com preço bom... tudo que eu precisava!!

parabens pelo achado (ruido)... eheheh... mtu melhor assim!!!

Pois eh...

Não sei se faço um DIY, com os RGC59, ou se compro uns RCA's prontos mesmo... Vou colocar na ponta do lapis, e verificar os preços de ambos, e dai sim optar pelo melhor custo beneficio!!!

Os cabos Techsound a que me referi, são os paralelos, que saem do amplificador e vão para o Kit 2 vias, ou para o Sub... São os que são livre de oxigênio... estes sim, são bons? vale a pena investir nestes cabos?

Atés...

Postado em

não li oque todo mundo lhe respondeu se alguem já falou isto me perdoe...

A um tempo atras eu estava com um modulo da mtx em meu carro o 1004 (que por sinal muito bom) desde quando comprei ele usado ele estava fazendo um ruido e então começei eliminando coisas nunca iria suspeitar que fosse o modulo por ser um mtx mais depois de eliminar todas as hipoteses resolvi levar o modulo a uma assistencia... e então o tecnico me relatou que era a fonte do modulo que estava emitindo o ruido... como eu não sei... e nem me perguntei pq sou leigo em eletronica... mais sei que mandei ele reparar o defeito e então ficou supimpa o som... as vezes o tecnico me passou pra tras como outros jah me falaram... mais o barrulho chato parou!

Abraço

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...