Ir para conteúdo

Este tópico foi arquivado. Isto significa que você não pode mais responder ao tópico.

Esquemça De Ligação impedancia e potencia

8 respostas neste tópico

FaelPinheiro

FaelPinheiro

membro

• Membro
  • Cadastrado: 05/03/2006
Vamos supor que eu tenha 6 alto falantes de 8ohms
Pego 2 pares e ligo cada par em serie e resulta em dois de 16ohms.
O outro par eu ligo em paralelo e fica um em 4ohms.
Os dois de 16ohms ligo em paralelo e fica um de 8ohms.
Depois pego o de 8ohms e ligo em paralelo com o de 4ohms e ligo no amplificador.

A minha duvida é a seguinte:
A potencia que vai para cada alto falante vao ser iguais? ou a metade da potencia vai para 4 e a outra metade para 2?

Obrigado

Editado por FaelPinheiro, 21 setembro 2008 - 08:34 .

pr_miguel

pr_miguel

veterano

• Membro
  • Cadastrado: 20/09/2004

FaelPinheiro, em Sep 20 2008, 01:23 PM, disse:

Vamos supor que eu tenha 4 alto falantes de 8ohms
Depois pego o de 8ohms e ligo em paralelo com o de 4ohms e ligo no amplificador.

A potencia que vai para cada alto falante vao ser iguais? ou a metade da potencia vai para 4 e a outra metade para 2?

Obrigado
Essas ligações que você propôs não são possíveis.

O que você pode fazer é:

1. ligar tudo em paralelo
2. ligar tudo em série
3. ligar dois em série mais dois em série e combinar esses conjuntos em paralelo.

A potência se dividirá entre os falantes adicionados ao conjunto. Entretanto há ganho na área de cone então pode ser que a impressão seja de um som mais forte mesmo que cada um receba menos potência.
É uma questão de testar.

fqueiroz

fqueiroz

novato

• Membro
  • Cadastrado: 12/01/2008

FaelPinheiro, em Sep 20 2008, 01:23 PM, disse:

Vamos supor que eu tenha 4 alto falantes de 8ohms

Obrigado
opa..

cara não conseguir entender o que vc qiz dizer..

pois no inicio vc diz que são 4 falantes de 8ohs ...
logo apos  vc fala  assim:

[Pego 2 pares e ligo cada par em serie e resulta em dois de 16ohms.
QUOTE]

primeiro vc fala: pego 2 pares  e ligo cada par... ( 2 pares quer dizer q são 4 falante )... logo em seguida vc fala: o outro par ligo em paralelo...( então são mais dois falantes)..????

afinal são 6 ou 4 falantes???   bobina simples??? dupla??? explica ai diretim pra galera tentar ajudar..

vlw.. :legal:  se caso eu tiver entendido errado explixca ai de novo.. :banghead

FaelPinheiro

FaelPinheiro

membro

• Membro
  • Cadastrado: 05/03/2006
Foi mal galera!
São 6 alto falantes. Bobina simples.

fqueiroz

fqueiroz

novato

• Membro

FaelPinheiro, em Sep 21 2008, 08:33 AM, disse:

Foi mal galera!
São 6 alto falantes. Bobina simples.
hum.. blz agora sim...  hehehehehe

Se voce fizer esse esquema de ligação o que ocorrerá e que os dois falantes que foram ligados em paralelo no inicio receberam o dobro de potencia que os outros que foram ligados em série inicialmente. visto que teremos a mesma tensão sobre  o conjunto de 8 e 4 ohms.(pois o circuito final esta todo em paralelo)   E como potencia é = (V^2)/R... no conjunto q a impedancia é 4 a potencia é o dobro.

Exite 4 formas diferentes de se ligar estes 6 falantes para q todos recebam a mesma potencia. ta aí as possiveis formas:

1) Tudo em serie...>     48 ohms de impedancia final
2) Tudo em paralelo..>  1,3333 ohm de impedancia final
3) Cada par em série e os tres pares em paralelo...> 5,3333 ohms de impedancia final
4) Tres em série e os dois grupos de 3 falante em paralelo....> 12 ohms de impedancia final..

Vlw qq duvida tamao aí... :legal:

maresia 2

maresia 2

membro

• Membro
  • Cadastrado: 17/05/2008

fqueiroz, em Sep 21 2008, 01:22 PM, disse:

Exite 4 formas diferentes de se ligar estes 6 falantes para q todos recebam a mesma potencia. ta aí as possiveis formas:

1) Tudo em serie...>     48 ohms de impedancia final
2) Tudo em paralelo..>  1,3333 ohm de impedancia final
3) Cada par em série e os tres pares em paralelo...> 5,3333 ohms de impedancia final
4) Tres em série e os dois grupos de 3 falante em paralelo....> 12 ohms de impedancia final..

tambem to com um duvida parecida com essa.....

tenho um modulo de 2 ohms,e quero colocar 6 alto falante nele.

como o amigo falo,os 6 de 8 ohms nao fecha em 2 ohms final.certo.

e se eu compra 4 falantes de 4 ohms e 2 de 8 ohms.tem como fechar 2 ohms final.

eu li em outro post o seguinte esquema.

compre 4 falante de 4ohms e 2 de 8ohms ligue dois pares de 4ohms em seri subira para 8ohms cada par, depis ligue os dois pares com os de 8ohms em paralelo caindo a impedância par 2ohms.

ta certo isso?

abraços.

fqueiroz

fqueiroz

novato

• Membro

maresia 2, em Sep 21 2008, 02:41 PM, disse:

fqueiroz, em Sep 21 2008, 01:22 PM, disse:

1) Tudo em serie...>     48 ohms de impedancia final
2) Tudo em paralelo..>  1,3333 ohm de impedancia final

tambem to com um duvida parecida com essa.....

tenho um modulo de 2 ohms,e quero colocar 6 alto falante nele.

como o amigo falo,os 6 de 8 ohms nao fecha em 2 ohms final.certo.

e se eu compra 4 falantes de 4 ohms e 2 de 8 ohms.tem como fechar 2 ohms final.

eu li em outro post o seguinte esquema.

compre 4 falante de 4ohms e 2 de 8ohms ligue dois pares de 4ohms em seri subira para 8ohms cada par, depis ligue os dois pares com os de 8ohms em paralelo caindo a impedância par 2ohms.

ta certo isso?

abraços.
Maresia  esse esquema fecharia sim em 2ohms.. Porem teria o mesmo problema. Os falantes de 4 ohms receberiam a metade da potencia comparada com a potencia que o de 8 ohms estarão recebendo.

Para fechar certinho a impedancia do modulo com as dos 6 falantes e cada falante receber potencia igual vc deverá colocar 6 falantes de 12 ohms (ou 6 falantes bobina dupla 2X6 ohms) o que eu acredito que nen exista...
:pirou:
Tentei pensar varias formas de como ligar falantes com impedacias de 2, 4, 8, 2X4 e 2X2 ( valores de impedancia q eu acredito que tenha maior possibilidade de existir) mas não consegui achar nenhuma que fechasse certinho em 2 ohms e cada falante recebesse potencia igual..

Então caso vc ja tenho o modulo pode ligar da seguinte forma: 6 falantes 4 ohms bob simple......>>>>>  Ligar cada par em serie fazendo 3 pares. e estes tres pares ligar em paralelo fechando em 2,666 ohms..  dessa forma não irá aproveitar toda a potencia do modulo mas é uma possibilidade..

veja quais impedancias existem do falante que vc deseja compra e posta aí...  Ou se vc pensar em outro tipo de ligação posta ai tb...  

Vlw qq duvida posta de novo.

:legal:

maresia 2

maresia 2

membro

• Membro
  • Cadastrado: 17/05/2008
fqueiroz veleu pela explicação,muito bom mesmo. [-]

quero ligar 6 ultravox de 600rms na taramps 6.2

abraços.

Editado por maresia 2, 21 setembro 2008 - 17:43 .

fqueiroz

fqueiroz

novato

• Membro

maresia 2, em Sep 21 2008, 05:42 PM, disse:

fqueiroz veleu pela explicação,muito bom mesmo. [-]

quero ligar 6 ultravox de 600rms na taramps 6.2

abraços.
blz...

Então visto que seu módulo é t6.2   2 ohms... pode fazer o seguinte:

no Site da taramps está a seguinte especificação para potencia deste módulo:

6200 W rms a 2 ohms
4500 w rms a 4 ohms

Considerando estas informaçoões da taramps como verdadeira pode ligar sem medo os 6 ultravox no taramps da forma que te falei(  6 falantes bobina simples ...>Ligar cada par em serie fazendo 3 pares. E estes tres pares ligar em paralelo fechando em 2,666 ohms..) que ficará excelente do ponto de vista 'elétrico' pois cada falante receberá no mínimo 750 w rms(isto se considermos o módulo trabalhando em 4 ohms e como ele vai trabalhar em 2,6 ohms.. a potencia q cada falante receberá será ainda maior acredito q maior que 850 w rms..) e Desta forma cada falante receberá potencia igual.

Seu módulo não trabalhará com a potencia máxima mas trabalhará bem proximo disso...  acredito que audivelmente nen de muita diferença.

vlw  :legal: