Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rui

Duvida em testes de amplificadores

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala aí galera...

To com umas duvidas aqui!

Já fiz alguns testes de potencia de amplis usando as resistencias de chuveiro...Para quem não sabe, é ligando um player com uma frequencia pura fixa (tipo em 60hz e depois em 1Khz), ligado a um ampli, que por sua vez está com uma resistencia de chuveiro (no valor da impedancia minima de saida do ampli). E para que ela (resistencia) não esquente demais, colocamos num balde com agua e gelo...Daí medimos a voltagem de saida e assim calculamos a potencia.

Até aí beleza...Já fiz algumas vezes e tudo certo! Mas me veio uma dúvida de quem não entende muito de eletronica. Sempre que eu fiz o teste, e todos os que eu já vi, foram usadas baterias para alimentar tanto o ampli como o player...Aí eu estava pensando em fazer o teste no meu receiver, e aí começaram minhas duvidas...

Vcs acham que terei algum problema em ligar a resistencia nele (receiver), colocadas em baldes de agua, sendo que alimentação dele é AC, ou seja 110v, e não DC como nas baterias?

E com isso me veio outra duvida...No caso dos automotivos, se usarmos uma fonte ligana no AC (110v), teremos algum problema?

PS: Postei aqui porque meu proximo teste vai ser do DLS A7, e estou pensando em usar uma fonte...

[]s

Rui

Editado por Rui
Postado em

Colocar a resistência dentro da água depende da potência que vc vai testar, vc deve ter uma idéia da potência do amplificador, então se for menos de 500W não precisar por na água, acredito que a resistência nem vai ficar vermelha de quente.

Mas colocar na água vai interferir no que se refere a resistencia, pois quanto maior a temperatura, maior será o valor da resitencia.

Postado em

Vcs acham que terei algum problema em ligar a resistencia nele (receiver), colocadas em baldes de agua, sendo que alimentação dele é AC, ou seja 110v, e não DC como nas baterias?

R: Não tem problema algum pois é um amplificador do mesmo jeito, so muda a voltagem de alimentação

E com isso me veio outra duvida...No caso dos automotivos, se usarmos uma fonte ligana no AC (110v), teremos algum problema?

R: Não. Pois a entrada dá fonte é 110v, a saida sera 12.7 ~ 13v , funcionara como uma fonte automotiva normal, o problema é saber qual é a carga que a fonte suporta, por exemplo: se você ligar o amplificador direto na potencia sem uso de baterias, se o consumo for maior do que a fonte suporta, queima a saida dela( salvo em fontes que possuão prot. contra temp e sobrecarga)

[]s

Rui

Postado em

Mesmo em potencias menores eu ponho na agua, para evitar grandes variações de impedancia...Não sei ao certo se é necessario (nunca fiz medições com ela quente e a temperatura ambiente), mas acredito que variações na temperatura tragam variações na impedancia.

Quanto a fonte, a logica me diz que não tem problema, pois como vc mesmo disse, é 110v (AC) na entrada porém +/- 13v (DC) na saida...Mas como a minha ultima aula de física foi a uns 15 anos atras :unsure: , me surgiu as duvida...

E os resindenciais, realmente não terei problemas em colocar as resintencias ligadas a ele na agua?

[]s

Rui

Postado em

Sobre usar o resistor de chuveiro, vai funcionar alimentando com fonte, bateria, gerador geotermico, nuclear ou o diabo. Não tem problema.

Se pintar alguma dúvida sobre a confiabilidade do resistor de chuveiro dentro d'agua, é só medir a resistencia com a água gelada, depois com ela à temperatura que ela fica após o teste. Se tiver uma variação importante, então tente manter a temperatura constante, por exemplo usando água corrente.

Postado em

Sobre usar o resistor de chuveiro, vai funcionar alimentando com fonte, bateria, gerador geotermico, nuclear ou o diabo. Não tem problema.

Se pintar alguma dúvida sobre a confiabilidade do resistor de chuveiro dentro d'agua, é só medir a resistencia com a água gelada, depois com ela à temperatura que ela fica após o teste. Se tiver uma variação importante, então tente manter a temperatura constante, por exemplo usando água corrente.

Luciano,

Minha preocupação não é a resistencia em si... Eu sei que funcionará de com qualquer tipo de gerador de energia. Na verdade, talvez eu não tenho explicado direito, meu receio é de usar o resistencia dentro da agua com alimentaçao AC...

Eu acredito que não tenha problema algum, mas não custa nada perguntar, né?

[]s

Rui

Postado em

Não há problemas na resistência dentro d'água.

A água doce, ou potável, NÃO é condutora de energia.

E quanto a alimentação do módulo, não tem problema se é AC ou DC, já que a resistência está na saída do amplificador (apenas sinal AC).

Henrique

Postado em (editado)

Não há problemas na resistência dentro d'água.

A água doce, ou potável, NÃO é condutora de energia.

E quanto a alimentação do módulo, não tem problema se é AC ou DC, já que a resistência está na saída do amplificador (apenas sinal AC).

Henrique

Ok,

Obrigado Henrique...

[]s

Rui

Editado por Rui

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...