Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

rmiltao

Iniciante
  • Total de itens

    16
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

0 Neutral

Sobre rmiltao

  • Rank
    novato

Dados Adicionais

  • Nome Completo Real
    ANA CELIA RODRIGUES DE SILVA

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Cidade/UF
    Ouro Preto/MG
  • Interesse
    Som de qualidade

Últimos Visitantes

482 visualizações
  1. Descobri hoje o culpado do som horrível: a conexão Bluetooth da central. Fiz um teste simples: comprei um cd, gravei uns MP3 como cd de audio e coloquei pra tocar. Acabou a distorção nos agudos, o tweeter ficou muito menos estridente, mais agradável de se ouvir e ganhei até em graves. Parecia outro som. É bem o que já cansei de ler por aí, o sistema é tão bom quanto o pior equipamento que o compõe. Comprei um dvd Pioneer e quando ele chegar e eu instalar volto aqui pra dizer como ficou.
  2. Os TW não tem indicação de + e -, apenas uma listra branca em um dos fios, então tomei apenas o cuidado de ligá-los de maneira idêntica para que fiquem em fase entre si. Provavelmente liguei invertido, com o fio listrado no +, mas o problema não deve ser esse, pois usando o telefone como fonte de audio eles tocaram muito bem. Os woofers também estão ligados corretamente e depois de instalados observei bem para ver se estavam excursionando para o lado correto. As chaves do crossover estão na posição correta e a instalação foi relativamente bem feita. À exceção do porta fusível horrível que tive que colocar porque não achei nenhum outro e que ficou com cara de gambiarra por conta da emenda com o cabo de força, o resto foi feito do modo certo: aterramento próximo ao módulo fixado na carroceria bem lixada; cabos 10mm² (o módulo pede 8, mas não achei pra comprar); malha protetora + conduíte no positivo e conduíte em todos os outros cabos, inclusive dos falantes. O ganho do módulo, considerando que o potenciômetro seja linear, está em 4v, mas duvido que a central mande mais de 2V nos RCA. Os demais problemas parecem vir da central mesmo que é inclusive mais velha que o carro. Ele é de 13/14 e achei um adesivo de garantia na central marcando a data de 2011. A equalização está em -1 de agudo, 0 de médio, 2 de grave e diminuí um ponto o volume do SUB. E são só esses os ajustes. Nada de efeito, loudness, ou qualquer outra opção. Creio que o projeto dessa central já tenha mais de 10 anos. Ela tem um rabicho com 6 saídas RCA, mas me parece mais saída de audio 5.1 de DVD do que para audio de qualidade. A cereja no topo do bolo e que faz com que eu queira trocar essa central fica por conta do potenciometro de volume estragado que às vezes aumenta ou abaixa o volume sozinho e do parto que é pra fazer sair audio do bluetooth (tem que entrar nos menus e escolher algumas opções). No mais, é o que você disse... são necessários alguns acertos para que o sistema fique do jeito que eu quero. Estou encarando o projeto como uma forma de aprendizado pessoal, tentando me divertir à medida do possível durante o processo.
  3. Atualizando o andamento do projeto, finalmente consegui um tempo para instalar o módulo e o sub e apesar do sub estar tocando muito bem o som ainda não está do jeito que eu queria e tive alguns problemas, a maioria ligadas à HU horrível que veio com o carro: (1) pop off alto e chato quando desligo o carro. O módulo está usando o cabo remoto que sai da HU e poucos segundos depois de desligar o carro eu ouço o pop. Fiz uns testes e descobri que se eu desligar a HU antes de desligar o carro ela também desliga o módulo não acontece nenhum pop; (2) distorção nos agudos: a distorção nos agudos que eu relatei depois da troca do kit duas vias continuou mesmo com os falantes ligados no módulo. Minhas suspeitas recaem sobre a HU, pois fiz um teste ligando os RCA direto no meu celular e o som saiu bem legal, sem nenhum ruído e com qualidade melhor do que o som que sai da HU. Além disso, a saída do SUB da HU está com um som estranho, abafado, sem vida e a saída central está sem funcionar, tive que ligar o SUB com o RCA dos canais traseiros; (3) sensação de vazio no som: não sei se é por culpa do volume interno no carro (um grand vitara III) ou do posicionamento dos falantes nas portas, mas o kit 2 vias não conseguiu preencher o carro de som. Quando ouço hip hop com bastante graves o sub entra em cena o som fica bom, mas pra outras músicas que não utilizam tanto o subwoofer o som fica estranho, baixo, magro, sem pressão. Dá pra sentir o silêncio na parte de trás do carro. Já ouvi a mesma reclamação de outro dono de grand vitara que instalou um kit 2 vias + sub. (4) peguei estrada ontem e mesmo sem estar muito alto o som do sub incomodou meus ouvidos, talvez por falta de regulagem. Os cortes são os fixos do SD: 80hz, mas os woofers não estão conseguindo descer bem até os 80 e fica um buraco no som na transição entre o sub e o 2 vias. Para resolver isso tentarei: (1, 2 e 4) trocar a HU, (3) ligar os falantes das portas traseiras junto com o 2 vias no módulo e (4) fazer o tratamento das portas dianteiras. Para a HU estava pensando em uma pioneer Z5080TV, mas vi que a X598 é quase 500 reais mais barata e não muito diferente à exceção da falta de android auto. As duas possuem eq de 13 bandas e cortes configuráveis. Estou pensando com carinho pra ver qual pego, pra mim a necessidade é um bluetooth inteligente, que começe a tocar do spotify assim que eu ligar o carro e câmera de ré. GPS não uso quase nunca. Se não resolver o pop off vou ter que instalar um pop killer também. Para o alto falante das portas traseiras estava pensando em um NAR série 3 full range (190 reais) ou mesmo um coaxial mais barato, na faixa dos 100-120. Sei que com isso eu mato o palco sonoro, mas paciência.
  4. Emendando o post: em relação à qualidade melhorou sim. Com o kit duas vias o som preenche melhor a parte da frente do carro e finalmente consigo ouvir melhor os pratos e outros detalhes agudos. O que pega é só na questão do volume, que pra obter o mesmo nível de antes preciso aumentar mais o volume do player e isso acaba gerando distorções. Apesar de genéricos acho que os alto falantes originais eram mais sensíveis que os Série 1 NAR e, em retrospecto, tinham um som legal desde que em volumes moderados, mas quando eu aumentava o volume só se ouvia um médio estridente e chato. Com relação à distorção que falei, ela aparecia bem de leve no tweeter, mas deixando o eq em flat e limitando o volume em 50% ela sumiu.
  5. Atualizando o tópico: as compras chegaram e instalei apenas o kit duas vias ligado ao player. Como esperado o som piorou um pouco, com menos volume e tweeters distorcendo de leve em volumes que eram tranquilos para os falantes originais. Imagino que a distorção sempre esteve lá, mas como os falantes originais não reproduziam bem os agudos eu não ouvia. Atenuei um pouco os canais da frente pelo player e vou seguindo assim até conseguir um tempo para instalar o SD400 e o sub.
  6. Herick, bom saber que o vedacit segurou bem o calor de bsb. Ainda não sei se farei o tratamento nas portas, estou esperando o resto das coisas que comprei chegarem pra eu montar o som, avaliar como ficou e só então partir pra um tratamento nas portas. Por falar em instalação, em que loja você comprou os cabos, terminais e outras miudezas? Sobre a questão do conversor RCA, talvez seja possível ligar apenas os dois canais frontais nele, puxar apenas um cabo RCA para o módulo e colocar um cabo Y pra poder ligar o SUB. Perderia o bass control e a possibilidade de controlar o volume dos dois pares individualmente, mas teria as 4 saídas RCA lá no módulo.
  7. Acabei comprando o NAR mesmo porque encontrei usado por aqui a um preço bom (110). Sob o porta-luvas só se eu colar o módulo de cabeça pra baixo no acabamento da caixa do ar condicionado, mas nesse lugar ia ficar muito aparente, coisa que não quero. Além disso já li que é ruim colocar o módulo de cabeça pra baixo pois afeta a dissipação do calor. Tem um lugar perfeito dentro do painel, do lado da HU, mas infelizmente tem zero ventilação e como ele é bem debaixo do airbag eu fico morrendo de medo de afetar o funcionamento do mesmo durante uma batida.
  8. Também tenho interesse nessa central, alguém sabe me dizer se ela é inteligente e, assim que você liga o carro começa a tocar a última música tocada no spotify pelo bluetooth? Ou toda vez tem que dar play manualmente no no celular E navegar pelos menus pra escolher a opção de música pelo bluetooth?
  9. Meu módulo ainda não chegou, mas ontem fiz um gabarito de 16x16 (tamanho do SD + 2cm de margem) para ver onde ficaria melhor o módulo. Nos pés do passageiro da frente não dá porque ficaria bem bem onde eu estico meu pé quando a esposa está dirigindo. Cogitei colocar dentro do painel, até tem espaço, mas ficaria solto e perto de muitos fios, sem contar que a ventilação é sofrível ali dentro. O porta luvas seria um espaço muito bom: acessível, fácil de afixar e longe dos outros cabos do veículo, mas quando mostrei a ideia pra esposa ela nem esperou eu terminar de falar pra dizer que não. Por fim encontrei um espaço ótimo debaixo do banco do passageiro, que tem o tamanho exato que eu preciso, perto de um furo já existente na lataria para fazer o aterramento e que é inacessível aos pés tanto de quem vai na frente quanto de quem vai atrás. Quando o resto das peças chegarem pretendo documentar o processo de instalação e postar aqui.
  10. Ficou muito bom!!! você comprou a caixa em bsb ou você mesmo fez? Aproveitando a oportunidade, quando você fez o tratamento das portas, você colou a manta por dentro e depois colou alguma coisa sobre a superfície do alumínio? Ou deixou do jeito que está na foto da página inicial? E essa manta de construção aguentou bem o calor?
  11. Herick, você conseguiu definir qual será o seu subwoofer? Tem tanta gente indicando os bomber upgrade que fico até em dúvida, mas tenho certo receio de ser daqueles subs mononota pouco musicais que só servem pra fazer o carro vibrar. Tem também a questão da potência: ele aguenta até 350w, mas meu módulo só manda 200w em bridge e eu não escuto som alto, fico com receio de ficar xoxo.
  12. Seguindo as dicas de olhar equipamentos usados, hoje vou ver um sub nar sw2 do modelo antigo, com 180w. Está um pouco empoeirado e fiquei desconfiado de uma pequena avaria na suspensão, mas se eu conseguir pagar 100 reais (o vendedor quer 120) eu fico com ele e sobra um dinheirinho (não muito) pra melhorar o kit duas vias. Eu cheguei a cogitar uma caixa dutada muito nova com um bravox p10x, mas fiquei com os dois pés atrás porque não consegui achar um único vídeo no youtube com esse sub tocando bem, macio, sem embolar. Os NAR eu achei vários. Ele é ruim mesmo? Confesso que seria uma mão na roda poder comprar o sub E a caixa por 160. No mais, se sobrar uma graninha do sub vocês acham que fica bom pegar o mid bass do NAR série 3 (200 reais) e o tweeter série 1 (90 reais). O preço final é 45% maior do que o kit todo série 1, mas a qualidade melhora na mesma proporção? Até olhei um kit da hertz 165.3, que com os 93db de sensibilidade deve falar bastante mesmo com pouca potência, mas achei os 450 reais pedidos pelo kit salgados, sem contar que o som ficaria um pouco desequilibrado pro lado do kit duas vias: sub barato usado, módulo de entrada, central caska que ainda não sei se vou trocar e um kit duas vias muito melhor do que todo o resto. Como não pretendo fazer nenhum up depois, queria que as coisas fossem equilibradas entre si sem descambar demais pro lado caro e high end da coisa.
  13. Entendi, então pro meu caso que só ouço som na br (com o ruido de rodagem e do vento sempre de fundo) e que vou colocar o tweeter ali no acabamento da porta, virado pro ouvido do passageiro porque acho que não tem espaço ali pra deixar ele virado pra mim, seria melhor pegar um tweeter mais agudo ou não tem nada a ver? Caso eu ache o tweeter do nar muito estridente dá pra contornar com o equalizador? E o que seria ser velado ou forte nas altas? (Pergunta bem de iniciante essa, né???) Estou namorando os bravox cs60d tambem, nessa faixa de precos, será que está no mesmo nivel ou é pior do que esses? Me pareceu interessante por ter filtro de frequencias tambem no mid bass. Ja li muito sobre o tweeter ser estridente neles, mas não sei quanto ou se atenuar os 3db no crossover junto com ajuste no eq contornam isso.
  14. Na verdade penso até em trocar a central mais pra frente. Faço questão de 2din por conta da câmera de ré e da disponibilidade de molduras de acabamento pro meu carro, e, se o dinheiro der, no fim do ano pode ser que eu compre um pioneer z5080 ou até mesmo um X2880 se ficar com dó de gastar. Ambos possuem saída RCA a 4V, várias opções de corte de HPF e LPF, ajuste de atraso, etc. Sem contar que podem dar uma modernizada legal na parte de mídia do carro, que tem uma central Caska que parece ter sido projetada em 2005. No caso não preciso do conversor RCA porque ela tem o chicote com as saídas RCA individuais, inclusive o SUB já é cortado em alguma frequência misteriosa (fiz um teste rápido no fds). Quanto à instalação ainda tenho que medir os espaços mas tenho duas opções: debaixo do banco do carona tem um ótimo espaço que não atrapalha em nada os pés de ninguém e fica praticamente invisível, mas seria chato de passar os 3 cabos separados. Já no painel tem um espaço nos pés do carona, na frente da saída do ar condicionado. Eu não poderia esticar tanto o pé quando estiver de carona, mas em compensação eu tamparia um pouco o fluxo dessa saída que minha esposa odeia e ainda resfriaria o módulo. Agora fiquei na dúvida com relação ao kit 2 vias... O audiophonic 6.2 que custa 50 reais a mais que o NAR série 1, são bem semelhantes, não consegui chegar a uma conclusão de qual seria o mais adequado pro meu caso. Alguém já ouviu os dois? O Audiophonic é meia polegada maior e, segundo o manual desce até 70hz (o site fala em 60hz), já os NAR descem até 79Hz. O NAR não ficaria muito próximo da frequência de corte?
  15. Obrigado a todos pelas respostas! Estou reavaliando a escolha do kit duas vias. Pensei nos bravox cs60d porque contam divisor de frequencia também no mid bass e também que possuem uma melhor resposta nos graves (pelo menos no papel). Vou pesquisar sobre esse audiophonic também. Estou até começando a animar a fazer um tratamento acústico na porta, mas como eu que vou fazer a instalação, vou colocar eles primeiro na porta sem tratamento e depois, quando tiver tempo faço o tratamento e vejo bem a diferença que dá. Vou comprar um multímetro e nesse final de semana vou desmontar o painel do carro pra ver se a central tem um fio de remote pra ligar o amplificador. As saídas FR, FL e para SUB eu já vi que tem, mas não deu pra ver se o chicote tinha fio remote ou mesmo se ele está funcionando bem.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...