Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

DoctorBRR

Membro
  • Total de itens

    35
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

0 Neutral

Sobre DoctorBRR

  • Rank
    novato

Dados Adicionais

  • Nome Completo Real
    DoctorBR/Mike Tyson/Maguila

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Cidade/UF
    Goiânia - GO

Últimos Visitantes

2.206 visualizações
  1. Antes de qualquer coisa; eu gostaria de mencionar a satisfação ao ler um texto bem redigido, sem intenção de ser provocativo e sem intenção de desqualificar a ninguém (respeitando as opiniões de outros). Muito bom! Se todas as postagens fossem assim a “busca por um grau de perfeição inexistente, ou mesmo inalcançável” chegaria ao fim. Talvez a questão da maturidade seja realmente um grande diferencial. Mas se todos começassem a postar e se comportar como na vida real, respeitando a opinião de cada um, com debates saudáveis, os tópicos do AutoFórum seriam sempre de alto nível. Quando digo se comportar como na vida real, refiro-me à comportar-se como se estivesse frente a frente com os interlocutores. Tenho certeza de que em um grupo de debate da vida real as pessoas são menos agressivas e mais educadas do que são online. Pelo menos é o que vejo atualmente aqui no fórum. Você está certo! Moderar com muita severidade desagradaria a muitos. Hoje já estou mais acostumado com a forma como os membros mais ativos postam. Porém, como disse no post 147, continuo achando que os tópicos antigos são de alto nível e os mais recentes não. Todavia é só uma questão de adequação de minha parte. Exatamente! Não tive a intenção de questionar a capacidade do administrador ou da staff, mas, como eu disse antes, em minha opinião, moderadores precisam dar exemplo (servir de modelo), senão a coisa toda fica fora de controle. Abraços!
  2. blOom, você não pensa em voltar a moderar? Ter tópicos “enxutos” (objetivos) é algo indispensável. E como a maioria dos usuários atualmente (pelo menos nos tópicos que acompanho) não está nem aí, os tópicos ficam inchados com KKKKs e KAKAKAs e ou postagens desnecessárias. A impressão que fica é que o usuário tem um simples objetivo: conseguir aumentar o número geral de postagens no fórum. Fui moderador em dois sites de torrentes, mas não tive paciência... Atualmente sou membro de vários fóruns, como por exemplo, do HT FÓRUM. Lá a maioria evita “inchar” os tópicos. Seria bom se aqui os membros começassem a pensar da mesma forma. Outra solução, mais fácil, seria alterar as configurações do fórum de forma a não distinguir ninguém por quantidade de postagens, ou seja, novos cadastros teriam o mesmo "rótulo" dos cadastros mais antigos, independente da quantidade de postagens. Abraços.
  3. E você está certo! Com certeza tem que usar o que há de melhor. Como eu disse antes, até onde sei (e de acordo com inúmeros posts seus), para fazer qualquer simulação decente com o LEAP 5 é necessário todos os parâmetros não lineares do alto-falante, o que por padrão, não é disponibilizado pela maioria dos fabricantes. Com isso o LEAP 5 é praticamente inútil para mim, que preciso comparar/simular o comportamento de subs de vários fabricantes. Yamane estou aqui para aprender, então, se você tem uma melhor opção do que o BassBox Pro, por favor, diga-me qual. Yamane desde o começo você está me subestimando, então vai me desculpar, mas sua intenção não era testar-me. Além disso, ficou claro que você queria mostrar que o BassBox Pro é ruim. Sim, eu gostaria de simular no BassBox Pro. Por favor, envie-me os parâmetros ou o link para que eu os consiga. Além dos dados da caixa simulada. Não postarei aqui, só quero... aprender! Abraços!
  4. Bem, eu nunca disse que o BassBox mostra EXATAMENTE como uma caixa/falante vai se comportar no mundo real (nos carros). O BassBox Pro é excelente (rápido, fácil de usar, barato e eficiente) ao comparar/simular o resultado de caixas/falantes. As pequenas diferenças nos resultados dele, no mundo real, são desconsideráveis. De acordo com o dicionário, simular é: 1. Fingir, fazer o simulacro de, fazer parecer real (o que não o é). 2. Fazer crer; aparentar. 3. Imitar. FONTE: http://www.priberam....spx?pal=SIMULAR A impressão que continuo tendo é que MUITOS estão defendendo seus investimentos/conveniências, pois um dia precisarão dos classificados do Auto Fórum. Além disso, muitos, que nunca usaram o BassBox Pro estão agindo como papagaios, repetindo o que leram um dia. Mas quem sou eu, né? Um "novato" com menos de 1000 posts com KKKKKs ou abobrinhas que não adicionam nada a um tópico/assunto. O BassBox Pro é conceituado e até a BEYMA sugere seu uso. FONTE: http://www.beyma.de/...x.php?id=48&L=1 Yamane gostei do detalhamento das explicações que você deu e concordo com você em vários pontos, mas o jeitão que a curva muda não deve ser levado em consideração no mundo real (no carro, com música tocando). Vejamos a imagem forumspl.jpg (SPL vs Freq) que você postou: A curva continuou praticamente do mesmo jeito após aplicar mais potência. O "jeitão da curva" só mudou abaixo de 25 Hz (na SIMULAÇÃO que você fez). Isso é desprezível no mundo real (no carro, ouvindo música)! Ainda SIMULANDO; tomemos como exemplo a faixa nº 02 - Kyler England (Bells and Whistles) do CD Questo Audio Vol. 01: A atenuação, de 25 Hz abaixo, é muito grande... Quanto mais SIMULAÇÕES você faz com o LEAP 5, mais confiante eu fico no BassBox Pro. Abraços!
  5. Mentindo não, mas confuso sim! Concordo 100%. Desnecessário comentar, né? Abraços!
  6. Faltou eu dizer que a curva SOBE e DESCE, né? Achei que bastasse um pingo para que todos entendessem que é um i Veja isto: Sabe a conclusão que cheguei; a maioria nem mesmo possui o BassBox Pro e acha que ele é igual ou similar ao WinISD, que por sinal é PÉSSIMO! Instalei ele aqui, aprendi a usar e depois desinstalei! Após pesquisar no Auto Fórum percebi que a maioria usa versões piratas, bugadas do BassBox Pro, sabe porquê? Por que não existe nenhuma versão do BassBox Pro grátis. A coisa é simples: quem não precisa projetar caixas, pelo menos 4 vezes por semana, não precisa nem mesmo aprender o WinISD. É só ligar para o fabricante e pedir um projeto especificamente para o produto dele. PONTO! Agora se alguém quiser participar de debates sobre o BassBox Pro, que adquira o software, pelo menos leia o manual impresso que vem com ele (que é enorme), faça bastante exercícios (simulações), pegue a tico-tico, compre várias chapas de compensado e construa caixas com bastante pregos (prática). Confesso que estou me divertindo por aqui. Abraços a todos!
  7. Você deve estar falando do Custom Amplitude Response. Bem, pra mim a curva sobe! Veja a imagem abaixo: Abraços!
  8. Claro que simulações não podem ser consideradas como sem falhas. Nunca disse isso! E, mais uma vez, você está enganado. Não há essa do BassBox Pro “puxar um pico de 3dB” após simplesmente alterar ou adicionar o parâmetro LE. A prova? Veja a imagem abaixo. Como eu disse antes, a única coisa que difere do gráfico abaixo do que postei a primeira vez é que neste uma indutância de 1 mH foi adicionada no campo LE: Kleberlpa você deveria criar um novo projeto no BassBox Pro (última versão) e fazer novas simulações. Acredito que os gráficos que você usou são SUPER antigos e pouco confiáveis! Exatamente! Do F3 (-3dB) até o cutoff/roll-off (-18dB) só vai piorando. Não sei porque você entendeu que -18dB é considerável ou aceitável! Agora você foi contraditório, pois sempre afirmou que teoria não vale nada, que a pessoa precisa pegar a tico-tico e meter a mão na massa... Defender com mérito técnico é entrar na teoria pura. Não sei o que você faz para viver, mas conheço quem precisa cobrir os preços dos manezinhos das esquinas que fecham as caixas de compensados no martelo. Já imaginou usar a maior tecnologia do mundo, investir e depois cobrar menos do que o material usado na caixa. Isso só pra continuar no mercado (prostituído)?! Como você sabe, se um parâmetro incorreto for informado no BassBox Pro ele muda o status desse parâmetro para VERMELHO. Existem inúmeros fabricantes que fornecem informações, digamos, confusas no manual, mas o BassBox Pro calcula tal parâmetro corretamente. Claro que a pessoa tem que entender o que cada parâmetro significa, senão após clicar para calcular um parâmetro informado erroneamente, onde exista mais de um errado, aí a coisa fica bagunçada. Não estou afirmando que sou um especialista, mas não deixo a desejar nesse quesito. O que quero dizer é após informar os parâmetros corretamente (de acordo com a matemática do BassBox Pro) comparações entres simulações são sim consideráveis. Um exemplo é o sub da Questo que usei na simulação; nenhum parâmetro foi rejeitado. Acredito que eu devo continuar confiando no BB Pro, ou não? Abraços!
  9. Como eu disse anteriormente, nunca usei o LEAP 5. Mas confio em você e no Yamane. Porém eu só usaria em uma indústria, para uma loja de auto som, é exagero! O BassBox Pro, usado por quem sabe o que quer, e pro quem sabe o que está fazendo, é mais do que suficiente! Kleberlpa tem certeza que o assunto ainda é sobre a indutância da bobina? Quem está confundindo tudo com certeza é você. Dê uma olhada na imagem abaixo e entenda os roll-offs: Estávamos falando sobre a representação gráfica da indutância da bobina no BassBox Pro, quando o parâmetro é informado. Você misturou o cutoff (que também pode ser chamado de roll-off no BassBox Pro) com o roll-off mostrado no final do gráfico no BassBox Pro, no caso, a indutância da bobina. O Normalized Amplitude Response, que até onde sei, e de acordo com os criadores do BassBox Pro, permite comparar o aspecto, a forma da curva de resposta (resposta de frequências) de caixas diferentes. O gráfico mostra, entre outras coisas, o seguinte (resumidamente e rapidamente): O ponto aonde o alto-falante não conseguirá reproduzir as ondas sonoras eficientemente (-18dB ou cutoff/roll-off); O ponto do início onde o falante não consegue reproduzir as ondas eficientemente (-3dB Point ou F3); A região onde as frequências do alto-falante são reproduzidas com a mesma intensidade (região sem pico considerável); A indutância da bobina (o roll-off) Concordo com você em tudo. Mas, diga-me uma coisa, como você poderia julgar-me melhor ou pior do que outro membro qualquer que usa o BassBox Pro, já que sou “novato” por aqui? Seria através de fotos dos acabamentos das caixas? Filmagens usando um celular ou mesmo filmadoras amadoras, que não conseguem capturar baixas frequências e nem mesmo altas frequências corretamente? Clipes postados no YouTube após um severo corte nas frequências baixas e altas (compressão no áudio)? Ou seria por depoimento de um cliente, que não sabe nem mesmo o que é frequência ou que nunca teve um som no carro e não tem nem mesmo referência do que é bom, do que é certo ou errado em se tratando de caixas de grave? Ou seria um vídeo com o carro vibrando, case explodindo, onde a distorção do sub é enorme? Existem outros absurdos que, com certeza, não provam nada em se tratando DE SOM! Você viu o que aconteceu aqui neste tópico, fiz uma pergunta com o intuito de aprender com um grande profissional, que é o Yamane, mas por causa do rótulo “novato” a coisa desandou e acabei tendo que criar inúmeros posts com réplicas que não tinham nada a ver com o que queria saber. Teve até gente que aproveitou para aumentar o número de post. Faltou só as postagens com KKKKK e etc. Uma pena! Claro que o simulador não dá a realidade, mas o BassBox Pro é o primeiro passo rumo a uma caixa bem projetada (custo x benefícios). O resto é experiência e comparações (com caixas que responderam bem em um determinado carro, com o mesmo sub e até com a mesma sintonia). Abraços!
  10. Kleberlpa não confundo PICO com Roll-Off. Se você tivesse baixado o arquivo *.bb6 do BassBox Pro que disponibilizei, ou analisado a imagem que postei com mais cuidado, teria visto que a indutância da bobina não foi informada. Além disso, o parâmetro LE, que nem mesmo tem indicador de status no BassBox Pro (cinza, verde, amarelo ou vermelho), teria alterado SOMENTE a forma como a curva de resposta em altas frequências seria apresentada no gráfico. Informar tal dado não mudaria em nada a amplificação em torno dos 60 Hz. Outro detalhe; mesmo que eu informe ao BassBox Pro uma indutância da bobina de 1 mH, fazendo com que a representação da curva na simulação despenque na região das frequências mais altas, isso não influencia em nada na caixa de grave no carro. O alto-falante seria usado para reproduzir baixas frequências, não altas frequências. Mas resolvi postar outra imagem, agora com uma indutância informada, simplesmente com o objetivo de criar a queda que você mencionou. Tico-Tico?! Faz isso não! Não indique isso para quem quer construir caixas de grave não! Acho que nem em 1993, quando comecei a construir caixas de grave, cometi um pecado desses. Como eu não tinha uma esquadrejadeira (serra circular de mesa, aparadeira), ou seja lá o nome dado às mesas com motores que giram uma serra circular de corte de madeiras em sua região, eu levava as medidas a um marceneiro e pagava para ele cortar. Ah! Como mencionei anteriormente, já li vários post aqui no Auto Fórum, e os seus entram nessa lista. Como por exemplo, os que você afirma ser fortemente contrario ao uso de softwares destinados ao designer de caixas de grave. Mas não deixo de concordar com o que você disse (nas últimas duas citações, é claro). Abraços! PS. Eu gostaria dos arquivos *.bb6 do BassBox Pro que você criou para os exemplos. Por favor, você poderia disponibilizá-los aqui?
  11. Ok! Muito obrigado pelas respostas! Abraços.
  12. Perdoe-me se lhe ofendi. Não tinha essa intenção. Acho que eu deveria ter sido mais específico, né? Quando eu disse que parecia que eu estava falando com um atendente de Call Center, achei que todos entenderiam. Afinal a forma mais comum de nos responderem é com respostas evasivas. Dar mensagens com o intuito de encerrar um assunto não quer dizer que a pessoa seja incapaz, ou tem algo a ver? Minha dúvida nunca foi sanada. E como não tenho mais interesse no assunto, ainda mais pelo rumo que ele tomou, paro por aqui! E, mais uma vez, peço perdão se lhe ofendi. Abraços!
  13. Concordo com tudo que você disse! Mas mesmo assim gosto de projetar caixas no BassBox Pro (simulações) sempre com o objetivo de manter a linha (resposta) plana. Quando digo PLANA refiro-me a UMA RESPOSTA SEM PICO, onde supostamente nenhuma frequência SERIA amplificada (aumento da ressonância em tal frequência). Como as simulações/comparações do BassBox Pro sempre funcionaram na prática (nos carros), continuarei usando esse excelente, e barato, software para ajudar na criação/comparação das caixas que construímos. Sim, foi por isso que o Yamane TENTOU fazer uma simulação TENTANDO adivinhar o comportamento do BassBox Pro. Se ele conseguiu eu realmente não sei, pois não tenho e nem sei usar o LEAP 5. Ah! Usei o verbo TENTAR porque acredito que o Yamane, que sem dúvida nenhuma possui conhecimentos avançadíssimos, não conhece o BassBox Pro DETALHADAMENTE. Pelo menos sou obrigado a acreditar nisso, pois nunca li nenhum comentário dele sobre o BassBox Pro aqui no Auto Fórum. E como ele acabou não respondendo nenhuma vez que perguntei, acredito que ele está comparando o BassBox Pro a outros softwares, que com certeza são inferiores ao BassBox Pro. E você fez novamente, né? Poxa! Trolagem?! Mas entendo sua posição! Quanto à dúvida: infelizmente ela nunca foi respondida! Até agora a impressão que tive é que sempre estive falando com atendentes do Call Center da Questo Audio, e não com você. Mas já tirei minhas próprias conclusões. De toda forma, abraços e obrigado!
  14. Poxa! A impressão que tive é que você está tentando convencer todos de que eu não conheço nada de som automotivo e muito menos do BassBox Pro. E por isso não sou qualificado para avaliar a caixa sugerida por vocês no manual! Precisava desse tipo de argumento? Estou incomodando você com meus questionamentos? Mas vamos lá! Um dos gráficos que postei foi o Normalized Amplitude Response, que até onde sei, e de acordo com os criadores do BassBox Pro, permite comparar o aspecto, a forma da curva de resposta (resposta de frequências) de caixas diferentes. Aquele gráfico mostra, entre outras coisas, o seguinte (resumidamente e rapidamente): O ponto aonde o alto-falante não conseguirá reproduzir as ondas sonoras eficientemente (-18dB); O ponto do início onde o falante não consegue reproduzir as ondas eficientemente (F3); A região onde as frequências do alto-falante são reproduzidas com a mesma intensidade (região sem picos). Então volto a perguntar; você conhece o BassBox Pro detalhadamente e ou o usou para construir caixas para outras pessoas, profissionalmente, ou seja, cobrava por elas? Isso é importante, pois quando as pessoas pagam por algo elas ficam bastante exigentes. Bem, peço desculpas se minha pergunta o ofendeu da primeira vez. Não tive essa intenção. Além disso, mesmo você sendo um especialista em alto-falantes e caixas, isso não o obriga a conhecer DETALHADAMENTE todos os softwares escritos com o intuito de projetar caixas. Yamane tudo que estou dizendo TAMBÉM é com base em experiência prática de quase 10 anos com o BassBox Pro! Morei nos EUA, falo inglês, leio e escrevo nesse idioma. E não tenho dificuldade alguma de interpretação, seja em inglês ou em português. Mas tenho um "pecado", sou novato aqui no Auto Fórum... Respondendo aos outros membros Sim, uso o BassBox Pro como um guia. Como um ponto de partida. Todos os gráficos, ou melhor, todas as linhas dos gráficos disponíveis no BassBox Pro! Principalmente a excursão do cone, a velocidade do ar nos dutos, a amplitude da resposta (simulando a potência que será aplicada no sub) e a reação do falante na caixa. Abraços a todos!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...