Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

alessnilsen

Iniciante
  • Total de itens

    18
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

0 Neutral

Sobre alessnilsen

  • Rank
    novato

Dados Adicionais

  • Som instalado
    Taramps TS-150X2 + Pioneer TS-W302F + TDA1553CQ (2X22W) + MeanWell AD-155A @ 10A & AC Delco 45Ah + 2 X Phillips FB 650C

    JVC RX508VBK (2 X 80W RMS @ 8R)
    Gradiente PM 80 (2 X 40W RMS @ 4R)
  • Nome Completo Real
    Alessandro Robert Nilsen

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Cidade/UF
    Joinville
  • Interesse
    Obter e compartilhar conhecimento.
  1. Alguém tem alguma informação sobre o módulo Audio Tech AT1900 Revolution? Troquei meu setup TDA1553CQ + TS-150X2 (2 X LM386 como pré-amplificador) por um módulo Audio Tech AT1900 Revolution de 3 canais (1 X sub + 2 full range; TDA7268 como pré-amplificador) porém eu não sei qual é a potência de saída de cada canal e muito menos a impedância deles. O módulo toca muito bem tanto o sub (TS-W302F) quanto as caixinhas full range (Satellite AS-5100), todos 4 Ohms, estou esperando minha fonte de 20A chegar.
  2. O meu toca 20Hz até com volume baixo, depende da resonância do ambiente, sendo assim, o sub não precisa fazer força pra isso.
  3. Isso é chamado de "standing waves", cada dimensão do meu quarto equivale a uma dessas, no meu caso que o quarto é el L: 42Hz, 59Hz, 64Hz e 76Hz. A resposta mais plana que conseguí foi onde esses picos mais diminuiram, mas não sumiram, , nesse lugar, o sub parecia um woofer, ou seja, tocava seco e sem subgraves. Resumindo, não conseguí aproveitar bem o meu sub ainda.
  4. No meu quarto não achei nenhum lugar que o som ficasse sem "room modes", ou seja, sem resonância do cômodo, tem uns 4 ou 5 picos de frequência que estão ligados com as dimensões do cômodo.
  5. Heheh tomara que consiga, acústica é algo bem complicado, só tome cuidado com os vizinhos. Se vai ser uma sala dedicada, pode valer a pena fazer um tipo de amortecimento acústico ou isolação acústica, deve melhorar bastante a qualidade do som.
  6. Sim, também li isso em algum lugar. É chato quando o grave começa a ressonar, dando o efeito "boomy". Meu quarto tem o formato em L, mas não é um L perfeito, isso torna ainda mais difícil achar um lugar que soe bem, sem contar que tem uma porta e uma janela de vidro gigante. Por isso deixei o sub diretamente do lado da minha cama.
  7. Sim, a acústica dos cômodos da casa costuma ser muito ruim. Para achar o melhor lugar, costumo usar o trabalhoso método "crawling for bass". Recentemente instalei um subwoofer de HT pro meu cunhado e fiquei espantado com o barulhão que uma coisa tão pequena pode fazer só com 15W RMS. A sintonia delas deve ser muito baixa, também a musicalidade deve ser muito ruim já que a resposta não é linear. A minha no teste foi à partir dos 14Hz, mas toca bem entre 20Hz e 80Hz (limite do crossover), se eu mudar ela pro canto, parece que inverte, ou seja, toca bem até os 25Hz e depois começa a ficar baixinho e embolado o som, em música eletrônica só dá de ouvir o final das batidas, fica bem esquisito, quase pode-se ouvir o menor grave da Bass I Love You.
  8. Valeu! Isso explica porque o meu outro recondicionado toca melhor na caixa menor, talvez durante o processo ele perdeu a característica de free-air. Meu módulo é de 150W RMS, porém tenho que trocar a fonte pro módulo tocar 100%, agora meu setup é esse: - Taramps TS-150X2 @ 4 Ohms - MeanWell AD-155A, uma fonte de 12V e 10,5A, pretendo por uma de 20A para ter corrente de sobra - TDA1553CQ 2 X 22W com corte passa alta em 150Hz Na fonte, na parte do carregador tem uma bateria de 42Ah, caso falte energia eu posso curtir um som. A caixa praticamente finalizada: Não usei carpet nem feltro para revestir, usei um tecido parecido com camurça, deu mais trabalho, e para colar usei cola silicone (vulgo cola de isopor). Amanhã vou poder testar usando mais potência e ver do que ele é capaz. Quanto ao seu sub, acho que só pegando de outro que por ex. esteja com o cone rachado, acho difícil achar uma original pra comprar visto que é um modelo de sub mais antigo. --------- Vou manter meu sub antigo na caixa pequena, dependendo da música eu prefiro o grave mais seco que ele toca, vou por um interruptor, assim posso escolher qual sub usar.
  9. Finalizei a parte de tampar o buraco do segundo subwoofer, para isso recortei uma rodela de MDF (tinha só um pedaço e ficou pequeno) e tampei as bordas usando uns pedaços de guarnição que eu tinha aqui, ficou bem vedado e firme (embora não pareça ), minha segunda alternativa era enrolar papelão com cola envolta dele, até encaixar perfeitamente, se der problema irei fazer isso, Os dutos ficaram com 33 cm cada, sendo 11 cm de duto, um joelho e mais 7 cm de cano, deixei os dois pois as chances de soprar diminuem. Fazendo um teste rápido, percebo que mesmo com a caixa de som no meio do quarto, o grave é bom, coisa que era impossível com minha caixa de 32 litros na qual era necessário uma posição estratégica para soar bem. O grave ficou agradável, sem embolar e sem soar muito seco. Próximo passo é lixar e revestir com tecido preto.
  10. Se eu tivesse uma serra tico tico seria tranquilo, acho que o jeito é fazer um rasgo com a serra mármore e ir passando uma serrinha de cortar ferro, vai dar um trabalhão. As bordas da divisória não vão trapalhar? Pois vai ficar um buraco no meio dela. O meu objetivo era uma caixa com uns 90 ~ 100 litros, mas essa daí, segundo o WinISD não vai dar tanta diferença assim. Obrigado. ---------------------------- Conseguí abrir um buraco na divisória, não ficou muito bem feito mas acho que vai funcionar. Quanto aos dutos, são 2 deles, é melhor deixar os dois ou um só? O comprimento necessário muda bastante.
  11. Conseguí uma caixa de 78 litros, para dois subwoofers, testei usando uma das partes da caixa mas não gostei do som. ela tem uma divisória entre as câmaras dos subwoofers, vou retirar este separador e tapar o buraco do segundo subwoofer, porém preciso de dicas: A caixa é bem feita e sólida, as chapas porém são presas por um tipo de grampo bem comprido, e esta divisória é toda fixada em volta da caixa, não sei como irei removê-la sem precisar desmontar a caixa, alguém tem alguma dica? Vou sintonizá-la em 30Hz para uma resposta mais plana, para isso estou usando o WinISD. Obrigado.
  12. Pior que eu já usei em festa de aniversário e o som ficou até decente. Mesmo com o ampli de médio-alto tendo somente 22+22W! Pro som que eu gosto um woofer não seria o ideal, gosto de graves firmes e redondos, que desçam mas não muito e que não tenha picos na resposta, reposicionando a caixa no meu quarto, consigo desde subgrave até woofer em outra. Lembrando que como vai estar no quarto, o tamanho da caixa não é problema. Minha dúvida é se em um quarto, uma caixa de 91l ou uma de 32l vai ter diferença de som.
  13. alessnilsen

    Subwoofer no quarto

    Olá pessoal! Hoje troquei meu TS-W-302F porcamente recondicionado por um original para usar no quarto, porém tenho uma dúvida: Sei que tocar esse sub em um carro e em um quarto deve ter diferença, minha caixa atual tem 32.4 litros, é selada porém tem uma abertura para um duto de 3'', não sei se para um quarto esse tamanho está bom. O posicionamento da caixa no quarto interfere bastante no desempenho. Então pergunto, uma caixa de 32.4 litros é suficiente ou é melhor eu trocar por uma maior? Eventualmente, usarei para animar algumas festas e gostaria que o som ficasse legal.
  14. Modifiquei o duto e ficou muito bom!! Muito obrigado pelas respostas!
  15. Sim, é o TS-W302F, porém quanto ao ser com centragem dupla eu discordo, esse sub foi muito mal reformado, a centragem dele é bem menor que a do original, e creio que não é dupla, não vou gastar dinheiro com um sub ruim assim, quando eu puder vou comprar algo melhor seguindo as dicas do forum.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...