Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

divisom

Membro
  • Total de itens

    16
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

0 Neutral

Sobre divisom

  • Rank
    novato
  • Data de Nascimento 01-03-1970

Dados Adicionais

  • Som instalado
    ..
  • Tuning
    ..
  • Nome Completo Real
    Jalcimar

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Cidade/UF
    mg
  • Interesse
    Trio Eletrico som pra fora e eletronica
  1. 'Andresoundmaker voçe comentou exatamente o que acontece mesmo na pratica(em relaçao a área dos dutos),mas o racha que fazemos aqui na nossa região não é um racha de frequencias(pancadão)mas, tipo assim um carro de frente do outro tem que tocar pressao (funk)e ouvir os medios o mais alto possivel.Minha montagem anterior tinha a mesma frequencia de sintonia das caixas,porem a area dos dutos era de 235 cm2 contra 200cm2 nesta ultima montagem..De longe rendia bastante,mas de perto sentia aquela falta de pressã interessante é que se analisarmos os softwares simuladores de caixas,eles vão nos indicar a velocidade do ar nos dutos,uma area pequena provocará ruidos,uma area grande excelente.Mas para constatarmos se ficou a nosso gosto somente mesmo testando varios prototipos.Eu li um artigo que indicava uma formula que uso e ate que funciona bem:Diametro do duto=Raiz frequencia de sintonia x diametro do falante(diametro bordas suspensão)x0,06. No meu exemplo foi o seguinte:Raiz(58hz)x35cmx0,06=15,99cm.Calculando sua area=200,5cm2. Esta foto é a montagem antiga ,dutos de maior área. Shot at 2012-02-19
  2. E ae pessoal,que diferenças teremos entre as duas disposiçoes das caixas. Shot at 2012-02-18 Shot at 2012-02-18
  3. Dieguinho Almeida, os falantes que uso (Hunter)eu mesmo que faço a montagem dos mesmos.Parametros: VAS 122L FS 45hz Re 3,2 Ohms Qms 8,58 Qes 0,492 Qts 0,465 Spl 95,57 Eu digitei errado,a frequencia das D405 é de 500hz pra cima.Corto em But 24db8a no dcx 2496, e realmente uso somente 90w para cada driver,portanto não tenho problemas com queima.Mas é ai que como vc falou,fica uma lacuna,pois os falantes de quinze estao sendo cortados em 400hz,mas como na curva de frequencia pode se notar um vale proximo entre 250 e 500hz.Agora este mini trio é voltado,por enquanto pra racha,entao dá pra se ter bastante volume com pouca quantidade de transdutores. Um fato interessante é que montamos dois minitrios como o da foto,identicos,falantes,modulos,baterias,etc.Ligamos ontem num campeonatozinho aqui na regiao via rca e o fato muito interessante que aconteceu é que nas caixas da S10 verde não foi colocado feltro como falei antes.Ja nas caixas da saveiro foram colocadas e a diferença foi enorme, o som da saveiro ficou limpo ,livre de ressonacias enquanto as caixas da S10 ressonavam bastante fazendo um som horrivel,com detalhe que nao perdeu spl.Agora é só colocar feltro nas caixas da S10 tambem. Dieguinho o que voçe acha das outras duas caixas que irei adicionar?(posiçao)Valeu!
  4. Obrigado rick pela dica,lembrando que este topico foi criado para tirar duvidas ,peço que me corrijam se minha forma de analisar esta correta ou não.Como não sou nenhum expert na área(apenas amante do som automotivo)gostaria de unir teoria(que o forum ajuda bastante),e pratica nos campeonatos de fins de semana.
  5. Ai está a curva de resposta de frequencia com pink noise(falta muito para se ter qualidade),mas rende bastante.
  6. Shot at 2012-02-10 Ola caros colegas do autoforum.Estou em fase de montagem deste mini trio,as caixas dutadas foram feitas a partir de informaçoes aqui do forum e da audiolist.Suas dimensões foram elaboradas para que se acople todos falantes na mesma distancia(50cm entre os centros,ganho em +-170hz e canc em 680hz).Os dutos juntos ajudando no ganho de freq mais baixas.A profundidade da caixa tem 38cm tendo se ganho nas estacionarias 223hz e harmonicas inferiores,como na altura e largura da caixa as dimensoes foram iguais,(47cm) ocasionou canc em 723hz e harmonicos inferiores.Para diminuir esse efeito coloquei feltro na lateral oposta do duto e na parte debaixo da caixa.Os falantes desse mini trio vao responder de 40hz a 400hz e os drivers D405 fenolicos de400hz a 12000hz.Como ainda esta em fase de montagem faltam os super twiters e mais duas caixas com dois falantes iguais as da foto .Gostaria que comentassem qual seria melhor colocar estas duas caixas sobre as outras aumentando a altura total e agrupando-as,ou colocar uma de cada lado na vertical fazendo descer mais perto do chão, porem 2 falantes sem agrupamento.Este mini visa alto rendimento com menor numero de componentes,por isso somente alto falantes de 15 , drivers e tweters,a partir desse montarei um visando qualide sonora!
  7. Se usar mesmo que seja médios de 10 vc pode pega de 200hz entendeu e o grave limitamos muitos isso até 160hz dependendo dos projetos.

    Existe outra caixa para o grave de atak que é Euclides porem lá não é do mesmo e sim copia e da 1ª geração das caixas porem fica boa

  8. Amigo é complico, pois usamos naquela faixa e a parti de certa freqüência os médios por isso fica bem melhor e diferente atuação da sua aonde vai até 400hz o grave.

  9. Adailsom confere se os resistores (015r)que ficam entre os transistores de saida nao estao abertos,pois se um deles abrir ou quebrar terminais ,o amp entra em proteçao!
  10. E aê guto,sou de minas,aprendi muito sobre acoplamentos de falantes indicados por vc,quando eu ainda nao era membro do autoforum.A gente liga varios carros juntos fazendo a mediçao e o resultado é outro.Valeu!

  11. Ola pessoal!Sou novo aqui no forum.Já utilizei o material didatico da audiolist para realizar varias mediçoes de alto falantes(que no manual indicava parametros duvidosos),que depois de simulados no winds pro,pelo menos de ouvido funcionaram certinho,fazendo que ajustando o duto na pratica coincidia com o do software.Agora neste final de semana realizei a mediçao no falante Eros Hummer 4.0k/4ohms(semi novo) e fiquei muito surpreso,(realizei varias vezes a mediçao)pois diferiu muito dos parametros divulgados no site. Site Eros:VAS-71,5 L FS -50,2 HZ QTS-0,412 QES-0,43 QMS-7,8 RE -2,6 ohms SENS-95,04 DBS/1W Minha mediçao:VAS-105 L FS -65 HZ QTS-0,61 QES-0,66 QMS-8,75 RE- 2,6 Ohms SENS-98,44 DBS/1W Será pessoal que poderia ter ocorrido um erro de ediçao,ou o falante medido estava ou nao amaciado?
  12. Fazer muito, com pouco!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...