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AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
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fqueiroz

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  1. Se está implícito eu não sei eu nao consegui perceber.. hehehe.. mas resolvi comentar pois alguns estão ainda começando a entender. Eu expus este ponto pq achei que poderia gerar confusão para aqueles que ainda estão no inicio... mas sim nunca terão cargas iguais, afinal elas tem capacidades de reserva de carga diferentes... mas reafirmando ao dono do tópico pode colocar sem problema as duas em paralelo que vai funcionar perfeitamente, soh não esquece de colocar proteção ( fusível ou disjunto nas duas baterias) []'s Flávio
  2. kleberlpa pelo contrário, em estado estacionário duas baterias com capacidades de cargas diferentes jamais terão cargas iguais elas terão cargas proporcionais... a única possibilidade das baterias terem cargas iguais é se elas forem iguais ou seja caso apresente a mesma capacidade de carga. Por exemplo: Um capacitor pode ser considerado uma bateria com resistência muito pequena (nula).. imagine que eu tenha um capacitor de 100 microF carregado com 12V e eu ligo ele em paralelo com um capacitor de 20 microF descarregado.. A equação que rege o comportamento do capacitor é C =q/V (eq1) Onde C = capacitância V = tensão q = carga Então temos C1 = 100 microF V= 12V -----> q = 1200 micro Culomb (achei a carga usando a eq 1) C2 = 20 microF V = 0 -----> q =0 micro Culomb (ache a carga usando a eq 1) Ao ligar em paralelo, sabemos que a tensão dos dois capacitores devem ser iguais, a soma das cargas devem se manter (1200 +0 ) = 1200 C e a capacitância total deve ser 100 microF + 20 microF = 120 microF ( capacitores em paralelo se somam ). Então usando a equação 1 e sabendo que em paralelo a capacitância total é 120 microF encontraremos que a tensão de equilíbrio é 10V. Então usando a equação 1 para o capacitor 1 teremos: ( lembrando que a tensão após os dois serem ligados em paralelo é 10 V ) q = c*v = 100 microF*10 = 1000 microC para o capacitor 2 teremos q = c*v = 2o microF*10 = 200 microC Ou seja apesar da tensão ficar igual a carga não ficou.. como disse antes a carga fica proporcional a capacidade de reserva ( proporcional a capacitância) ou seja o C1 ficou com 83,33% da carga total.. visto que ele tem 83,33% da capacidade de armazenamento de carga e C2 ficou com 16,67% da carga visto que sua capacitancia é 16,67% da capacitância total.. Eu usei o capacitor por simplicidade de equacionamento, mas esta mesma idéia serve para as baterias, como disse um capacitor é uma bateria com “resistência nula” []’s Flavio
  3. Força amigo, vai dar tudo certo! Também estou torcendo por vc, assim como os demais usuários do autoforum. Flávio
  4. Thytoin ligar transformadores em paralelo para alimentar a mesma carga requer mais alguns cuidados. Alem de ser necessário que eles apresentem a mesma relação e sejam ligados com a mesma polaridade é ideal que eles apresentem a mesma resistência serie (geralmente isso ocorre com transformadores de mesma potencia!). Por exemplo, se quisemos alimentar uma carga que ta exigindo 0s 100 W e quisermos fazer isso através de dois transformadores um de 20W e o outro de 80W.. Até ai tudo bem a soma dos dois dá 100 W mas imagine que os dois tenham a mesma resistência série. Caso isso aconteça passará 50w de potencia em cada trafo, e isso é um problema pois um dos transformadores suporta somente 20w! Logo para este tipo de aplicação o ideal é que se utilize transformadores de mesma potencia e se for possível de mesma marca, pois assim teremos a mesma resistência série e garantiremos que a potencia passante em cada um seja a mesma. Até podemos usar transformadores de potencias diferentes paralelamente, por exemplo 80W e 20 W, porem é essencial que o transformador de 80 W apresente resistência série menor que o de 20 W para que ele assuma mais carga ou seja o trafo de 80 W deve ter resistência 4 vezes menor que o trafo de 20W. Pois assim o trafo de 80w assumiria 80% da carda e o de 20W assumiria 20%, ai não teria problema algum! []’s Flávio
  5. Hauhauhauhau.. Se vc não estiver me pirando abrigado pelo “guru”.. fiquei feliz por isso! Heheh.. A pesar de no meu perfil aparecer novato (não sei o que é necessário para deixar de ser novato rsrsr..) eu não sou tão novo aki. Jah faz quase 3 anos que eu estou registrado, mas jah acompanhava o fórum antes mesmo de me registrar... Não costumo postar muito, pois não tenho tanta experiência, apesar de gostar bastante de som automotivo. Mas é isso ae, se der pra ajudar alguma coisa estou sempre por aii! []’s Flávio
  6. Se considerarmos que os equipamentos realmente fornecem o que dizem 100A o alternador e 140A a fonte e seu sistema estiver exigindo 240 A. o conjunto, fonte + alternador irá fornecer sim os 240 A. Porém se a bateria estiver carregada e o som exigindo menos de 240A é claro que o conjunto bateria e alternador não irá fornecer 240 e sim soh o necessário. Na realidade não é quem ligar primeiro, mais sim o equipamento que tiver a maior tensão que ficará responsável pela maior parte da carga! Se considerarmos que a fonte e alternador têm a mesma tensão em circuito aberto e que para qualquer valor de corrente fornecida os dois sempre apresentarão a mesma queda de tensão e considerando por exemplo que o som está exigindo 100 cada um irá fornecer 50 A. Porem se considerarmos que a fonte tem a tensão em circuito aberto um pouquinho maior que a do alternador ela fornecerá um pouco mais de corrente. Por exemplo: imagine que a tensão na fonte é de 14.5V em circuito aberto e o alternador é 14.4V em circuito aberto. Vamos supor que para ambos os equipamentos exista uma queda de tensão de 0,1V para cada 20 A. Logo se conectarmos a fonte em paralelo com o alternador eles terão que ter a mesma tensão pois estão em paralelo e quando ligarmos o som que irá exigir os 100A a fonte fornecerá 60 e o alternador 40 e a tensão ficará em 14,1V. Agora imagine que o som estivesse exigindo apenas 20 A assim soh a fonte forneceria a corrente, pois ao fornecer 20 A sua tensão cai a 14.3V que é a mesma tensão do alternador sem fornecer corrente nenhuma. Mas como o Joao disse, e Se for possível, é preferível que somente a fonte+bateria alimente o sistema. Porem do ponto de vista do sistema elétrico não teria nenhum problema o alternador e a fonte ficarem ligados juntos, seria até melhor pois quanto mais fontes em paralelo, menor a queda de tensão! Mas como o Joao disse isso prejudica outras partes do carro, haverá aquecimento em excesso. Sendo assim na maioria dos casos não é justificável a utilização dos dois juntos.
  7. Moica a associação de números ímpares de falantes paralelos tem a mesma lógica que associar números pares de falantes em paralelos! Independente do números de falantes vc faz da seguinte maneira: vamos supor que tenhamos 3 falantes de 4 ohms ! Primeiro vc associa dois de 4 ohms que em paralelo. Isso dará 2 ohms, logo em seguida vc faz a associação desses 2ohms com 4 ohms do outro falante resultando em 1,33333 ohms correto? Independente do número de falantes vc associa dois e pega o resultante e associa com o próximo! Se for cinco falantes por exemplo vc associa 2 depois o resultante destes dois vc associa com o terceiro depois o resultante vc associa com o quarto e assim por diante. Sempre associando “o resultado da associação anterior” com o próximo falante” Agora com relação a ligar falantes com impedâncias diferentes no mesmo amplificador, nao é muito recomendado pois cada falante receberá potencia diferente. O que tiver menor impedância receberá maior potencia. Para o caso do Marcos Correia o ideal seria fazer mesmo da forma que Rfediuk falou compra o d2 liga as bobinas de cada falante em série e então liga os 3 falantes em paralelo fechando em 1,333 ohms. Flávio
  8. Amigo, este topico é sobre eletrica. eletronica e assistencia, existe um tópico específico para hi-fi...> http://autoforum.com.br/index.php?showforum=26 Abraços! Flávio
  9. cara viu minha respostas lá?? Como eu te falei lá, eu nao trocaria .. para a maioria dos sistemas destes tipos um alternador de 75 Ah já é suficiente. basta saber como vc utiliza o som,, vi que anda em torno de 40 mim no carro por dia, nun é isso?? mas sempre com som alto?? desccre um pouco ai que fica mais facil de solucionar o problema! Pode ser a questão da agua tb( comforme falei no outro topico) agora se vc realmente quiser comprar outro ( o que a principio eu acredito que seja desnecessário, a não ser que o seu alternador esteja ruim) eu compraria o novo apersar de nao conhecer a marca GAP, Pois como o da "BOSH" soh vem com a carcaça da BOSH e ainda usada .. nao adianta nada.. nun alternaodr a aunica coisa que nao faz tanta diferença é a carcaça pois nen estraga.. o que é importante são as bobinas imas/eletroimas! Flávio
  10. heheh nen sei que outra area que vc está falando! A que eu estava falando é na secção autosom/geral do som automotivo e o topico ta la sim.. ahauhuhauah http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=134417 olhs ai.. falei pra vc olha tambem pq eu tinha respondido lá na tenattiva de ajudar! ai nao sei se vc já tinha visto minha respostas.. inclusive escrevi lá uma forma de se testar o alternador! flavio!
  11. é, isso é verdade, porem o carro fica mais lerdo somente no momento em que carrega a bateria, a medida que a bateria vai carregando ele vai" voltando ao normal" veja soh pq isso acontece O que determina o “peso” do alternador para o motor é a corrente que ele está fornecendo para o carro .. a medida que exige-se mais corrente do alternador, o alternador exige mais força do motor, fazendo com que o carro fique mais lerdo . pois parte da potencia que seria transformada em movimento (“potencia mecânica”) é transformada em potencia elétrica! Flávio
  12. Cara, antigamente os materias que se usavam para construir baterias eram menos eficiente, como de qualquer outro produto, e isto se aplica para o material da base da bateria.. O material é isolante como sabemos.. mas mesmo o material sendo isolante há fuga de carga! então ao se colocar a bateria diretamento sobre o cimento vc está favorecendo a canduçao, pois o cimento nao é isolante, e ao se por a madeira de baixo da bateria é como se aumentassemos a isolaçao! Porem jh em dia eu nao sei qual e o grau do isolante que existe na bateria... pode ser que nen de tanta diferença pois existem hj materias muito eficientes, mas uma coisa é fato com a madeira conserva-se mais tempo , mas pode ser que nen de tanta diferença, vai depender do tipo de bateria, das "condiçoes do cimento"... Flávio
  13. amigo vc abriu dois tópicos iguais em areas diferentes ! nao faça isso! Pois prejudica o forum, e é prejudicial para seu proprio topico, pois eu mesmo e outros ja tinhamos respondido lá! Poem um aviso naquele lá falando que vc abriu errado sei lá, e poem o link deste aki pra galera responder neste!! eu acabei respondendo lá, da uma olhada e se tiver duvida poste aki! que eu irei tentar ajudar aki! mantenha um topico soh!
  14. João, pelo que eu entendi ele quer saber se a potencia fornecida para o sub será a mesma quando estiver usando baterias de valores diferentes, no caso uma de 60 ou uma de 150 ampers e a menor estiver aguentando suprir a demanda do som neste determinado volume (acho que qundo ele fala em volume, quer referir-se a potencia ) ” e como eu disse acima, mesmo que a bateria menor suprar a corrente para o sistema o falante com a bateria menor receberá memos potencia pois a bateria não é ideal e a medida que ficamos mais próximo de sua “corrente limite” maior é a queda de tensão . Flavio

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