Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Trovac

Membro
  • Total de itens

    751
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

1 Neutral

Sobre Trovac

  • Rank
    Gloria Ti Bi, Domine.
  • Data de Nascimento 08-01-1980

Dados Adicionais

  • Som instalado
    Um anjo cantando para mim :)
  • Tuning
    Depois de um ano, mandei lavar o carro essa semana
  • Nome Completo Real
    Tiago Emanuel Trovac

Contact Methods

  • Website URL
    http://

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • Cidade/UF
    Itinerante
  • Interesse
    Aprender

Últimos Visitantes

2.977 visualizações
  1. Olá Gutão ! a quanto tempo nao ! ! Já ta quebrando a cabeça com um novo sistema sonoro ! heheheh A moda agora é MP4 e fone de ouvido Hi-FI, ou seja, um jeito moderno de ficar surdo ! kkkkkkk --------- To montando um novo SET tambem !
  2. Cadê ??!! depois de tanta contemporização e delongas, alguem já fez e testou algum projeto ??
  3. Procuras por algo diferente !! Veja essa então, é bem legal seu conceito. http://www.genelec.com/documents/publicati...oSubwoofers.pdf --- Olhando os lançamentos das grandes empresas do gênero, notei que o passado anda mais próximo das caixas de grave do que antes (com relação o design de caixas) (caixa simples e com dimensões e volumes em litros altíssimos) As lines-arrays, que incorporam o que há de mais novo em estudos, é um exemplo disso, caixas comuns onde a parte eletroacústica e eletrônica faz a diferença, e a cargo dos falantes, cada vez mais eficientes e sofisticados!!! Principalmente aqueles que não são postos à venda para o publico no geral. Essa caixa é um bom exemplo: http://www2.jblpro.com/catalog/general/Pro...px?PId=59&MId=4 *** Quase 7000 $ !!!! O Tomas Danley é que ainda tem “novidades” plausíveis e eficientes
  4. Mas afinal. o Vb traseiro é selada (4ª ordem) ou dutada (6ª orden) ??? Nao seria assim, como já perguntei antes !!!?? ou como (MTL-1) "EV"
  5. Se estes parâmetros estiverem certos, e se caso estejam, o falante consiga mantê-los estáveis, apos algum tempo de uso, ELE È BOM !! http://www.loudspeakersplus.com/html/colossus18xb.html Já escolheu qual vai usar ??? para ter ideia do que vai acontecer ** A FANE é uma serie da americana Eminence !!
  6. Esse desenho é assim mesmo ??? não seria uma MTL1 ??? http://www.richard-merget.de/Downloads/Spe...eaker%20EDS.pdf Essa caixa é pra PANCADÂO? pois, ela acima de 100Hz , máximos 120Hz , elas mais “berram” do que tocam !!! Esqueça o conjunto, divida em dois projetos e simule individualmente , como é o caso da HD15 , depois é só tentar calcular o ganho por acoplamento , não der tanta importância para parte onde os baffles frontais ficam face-a-face e os falantes dividem o mesmo espaço !!! (só siga as proporções do projeto original) !!! Essa caixa vai ficar na horizontal ou vertical ???? , pois, ela na vertical, os falante trabalharam com um grau de inclinação um pouco elevado , o que pode aumentar a assimetria dos mesmos , e aumentar a distorção harmônica e como qualidade já não é o forte delas ... Com excussão do cone nestas circunstancias , haverá forças diferentes nas borda na parte de cima do ângulo, com relação a borada do falante que vai ficar na parte de baixa. Se o Vb traseiro for realmente selado, voce vai perder 6dB logo de cara !!! e chegar a 25Hz então !!! por outro lado, melhora a qualidade , escolha um falante com o EBP adequado ! NOTA: EBP (Efficiency Bandwidth Product) = Fs / QES Se não existir informação para calcular o QES, use o QTS mesmo se EBP for: 50 ou menos = selada ou Bandpass quarta ordem; 50 ou mais = dutada ou Bandpass sexta ordem. O EBP serve como referência importante para começar o projeto, mas a definição será baseada nas necessidades do projeto. Não é raro ter de escolher outro alto-falante. Fonte: http://www.sbrt.ibict.br Nao sei se as informaçoes sao válidas, mas, tentei !
  7. Falei sim !!! “eu disse que quanto menor melhor” então só podemos concluir que quanto maior pior !!!! Cada falante ou transdutor terá sua tipica curva de impedância , assim com, sua tipica curva de resposta !!! e que sofre igualmente alteração se posta em caixa selada, BR, etc Você fez o que falei antes, no WinISD, mudando a sintonia do duto você muda a curva de impedância, e que sensato é encontrar um equilíbrio de satisfação entre as duas curvas, ao se sintonizar o duto !!?????? E eu falei da Zobel, exatamente pra você estudá-la e compreender melhor os “malefícios” das curvas de impedância e assim compreender melhor mais o assunto!!! e você deve ter visto que ela é usada em altas freqüências !!! Aparentemente esse assunto não tem coerência com caixa de grave ou subgraves, mas, as vezes encontramos informações preciosas em lugares que jamais imaginamos, que nos serão uteis em todos os lugares (projetos) que estivermos !! “entendeu” !!?? Para diminuir as curvas de impedancias em caixas de grave há um método muito antigo de se por um “filtro” atenuando a curva. Mas, isso é inviável pra seu projeto !!! http://www.troelsgravesen.dk/W1501_95.htm
  8. Esse livro é um verdadeiro presentão !!!! No próprio WinISD , tem o gráfico de impedância, e assim como, a resposta de SPL muda quando modificamos a sintonia do duto, a resposta de impedância também !! entao ao se sintonizar o duto é importante fazer exame da resposta de impedância, e achar um equilibrio satisfatoria entre as duas respostas !!!! È meu amigo, a coisa é um pouco complicada, mas, nao dificil quando se tem as informaçoes necessarias !!! Se quiser ir um pouco mais fundo, dê uma estuda em como construir uma Rede Zobel, que ameniza esses problemas de impedância, deixando a resposta mais plana, com o passar do tempo, onde algumas freqüências sofrem uma queda maior do que outras, especificamente para onde os picos de impedância apontam. Se temos um pico de 120 em 50Hz e um de 60 em 80Hz , isso significa que com o aquecimento da bobina, a freqüência de 50Hz sofrerá mais do que a outra. O exemplo nao esta tecnicamente 100% perfeito, mas, é +/- isso acima >>>>>>>>>>>> Exemplos ilustrativos: Resposta Sem correção : http://www.trueaudio.com/images/zwozobel.gif Com correção da Rede Zobel : http://www.trueaudio.com/images/zwzobel.gif Se bem que é mais usado em altas frequencias !! (mas, vale a pena estudá-la) http://www.carinfo.com.br/materias/mat_s10.htm Topico daqui sobre o assunto: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=20958&st=0
  9. “mestre”: esse termo é incompatível com minha personalidade e com meu grau de conhecimento >>>>> Realmente ficaram bem parecidas !! se bem que, parece ter dado uma melhora nas sub-freqüências, mas, como você deve usar o corte (subsônico) um pouco alto, isso é irrelevante, pois, o objetivo é o tal de “pancadão” né ?!! Agora, alem de ter o cuidado que voce teve ao analisar o comportamento do cone. Você dever voltar a atençao para os picos de FASE & IMPEDÂNCIA , entre os dois modelos, para saber o que pode acontecer com o passar das horas !! Isso é muito importante , pois, analisar 1W a 1metro , é uma coisa, agora, analisar com carga máxima e ter que lidar com os problemas provenientes de aquecimento da bobina é outra coisa. Ou seja, na hora do “vamos ver” é que mais importa! E quanto menores os picos de impedância, melhor vai ser a eficiência da caixa, principalmente em som automotivo, onde não teremos as vantagens do acoplamento mutuo !! A medida que você altera a freqüência de sintonia da caixa altera alem da resposta, as curvas de impedância e fase !!! se lembre de olhar tudo isso ! Esqueça um pouco mais dos outros , e confie mais no seu “taco” , você ta indo no caminho certo, não se deixe levar pelas criticas alheias, elas são importantes claro !!! mas ... no mais, tenha um bom livro como referencia e pronto !!! Boa sorte !
  10. O duto tem que se estender por toda a extremidade da caixa (horizontal), independentemente de qualquer outra coisa !!! (é o ponto “x” do projeto, juntamente com a característica de uma câmara única) Na resposta de SPL no site, mostra uma linearidade, mas, ela proporciona um PUNCH entre 100Hz & 160Hz !! O problema dessa caixa é que para sua engenharia ter 100% de êxito, e isso inclui uma (Very High Fidelity) como diz na planta do projeto !! é imprescindível a combinação de uma caixa muito grande a um falante com alto “Vas” , o que daria graves bem pronunciados em subgrave , e punch acima de 100Hz (mérito da caixa) [combinação de características que responsável pelo sucesso dessa caixa] No Brasil não tem falante apropriado para essa caixa, em alguns casos pode até se ter uma melhora, principalmente em som automotivo, onde comumente se usa uma “litragem” bem ABAIXO do ideal, pois, como VOCE MESMO DISSE , essa caixa faz com que um único Alto-falante “veja” todo uma “litragem” da caixa !!! e isso faz a diferença !! porem, para uma boa sintonia, falantes nacionais comumente pediriam dutos mais estreitos, o que desvirtuaria o projeto original . E com relação a grande litragem , alto-falantes de baixo Vas, neste tipo de caixa, com o passar das horas, surgem a infeliz e inevitável compressão de potencia, é quando essa caixa faz um triste caminho inverso : “passa do vinho pra água” A velocidade do ar no avantajado duto se torna lenta e muito lamelar , algo deprimente ... Já em PA , não é algo tam vantajoso !!! Nada é perfeito !! né ________ ______________________________________ Veja isso, só para melhorar a "noçao" http://www.the12volt.com/caraudio/thiele.asp E como informaçao nunca é demais : http://www.epanorama.net/documents/audio/s...parameters.html http://idealgratis.com/cursos_gratuito/som...omotivo_p04.php
  11. Vossê definitivamemtte não entendeu nè !!! mas, como vossê bem diçe, e tem abisloluta rasão, vamos voutar ao trópico !! rsrsrsrsr O senhor delegado da minha cidade vai me atuar por crime doloso (crime comissivo) , matei o português
  12. Faça isso mesmo !!! Também fiquei curioso a respeito desse projeto !! Dias atrás dei uma estudada no G-Sub,(também projeto da Speakerplans), mas, como to sem tempo por conta do trabalho, abandonei temporariamente Use o “babelfish” é o melhor tradutor on-line, ele só traduz sem seguir nenhuma regra gramatical, mas já ajuda !!
  13. Olá! Bem isso, só que ao encontro, hehehe. De encontro = contra; Ao encontro = a favor, ao desejado, ... Paulo. Palabenz !!! Sua primeira "critica comstrutiva" em muitos anos !!!! PorÊm, !!! nao abisolutamemte: Nota: "De encontro a" ou "ir de encontro" a têm como acepção « contrariar; OpOr-se ». E pode ser usado para expressar uma oposição ou uma aceitação sem que seja uma coincidência. Além disso, as expressões são usadas tambem no seu sentido mais óbvio, de encontrar mesmo, assim como, por um lado, e de bater, ir contra, por outro, como nos seguintes exemplos: *Subiu a rampa para ir ao encontro do Presidente. *O carro desgovernou-se e foi de encontro ao muro. ***************** Essa frase eu tirei de um livro de um grande escritor da literatura estrangeira !! Onde as regras lingüísticas são as vezes desconsideradas : O NOME DISSO É : >>> Deixa eu te apresentar a : “licença poética” !!! diga Olá pra ela Paulo
  14. "As vantagens vêm de encontro com a busca pessoal de cada um" !!!! No gráfico do projeto original , tem-se um “morro” na resposta , com ápice lá perto dos 150HZ , entretanto, tanto freqüências “abaixo” quanto “acima” de ponto especifico, tudo se transforma em uma grande queda livre de dB !!! Em suma: faz um "barulho desgraçado" hehehehe
  15. Primeiro você deve ter “enxergar” do que ta fazendo !!! SE EU ENTENDI BEM... Você tá se baseando apenas ESTETICAMENTE na HD15 e não ACUSTICAMENTE (cuidado) Se ao introduzir um duto , e eliminar o grau de inclinação do baffle do Vb traseiro, e se assim, como você mesmo diz, isso resultará numa BP 6ª , então, você esqueça o gráfico original da HD15, esqueça as características dela , e calcule seu projeto como uma BP !!! e baseie-se por tal Simplesmente !!!!!! O Maximo que você pode fazer é compara através de simulações, a eficiência do falante entre uma BP e a HD15, usando os mesmo parâmetros do falante do originalmente utilizado na HD15, pra ter “uma idéia” das modificações de comportamento da resposta, que poderá ocorrer com as modificações que você fez ******************** E já vi gente que por não ter conhecimento compra gato por lebre , mas, aqui curiosamente, você tem o conhecimento necessário, todavia, tá com uma lebre nas mãos e quer transformá-lo em gato !!!! Ou seja, se isso resultar em insucesso, a foi por que você assim quis !!!! No próprio site da speakerplans tem as informações e simulações a respeito da HD 15 , neste link , trás uma pagina com outros links pra TODOS os tópicos que falam sobre a HD15 !!! http://www.speakerplans.com/forum/forum_to...opics.asp?FID=8 Não há lugar melhor pra se tirar as duvidas, no que no próprio site idealizador do projeto Teixeira, BOA SORTE no projeto e BOA LEITURA !!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...