Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

beto.piteco

Membro
  • Total de itens

    48
  • Registro em

  • Última visita

Reputação

0 Neutral

Sobre beto.piteco

  • Rank
    novato
  • Data de Nascimento 25-04-1975

Dados Adicionais

  • Som instalado
    (Veículo 1) Clarion DRX9375R e Alpine EQ 3351 (por enquanto só)
    Veículo 2) Pioneer KEH-P8650R+CDX-P565 , portas dia.: Hinor 10HTS600, pézinhos: Hinor 6HTS400, colunas dia.: Hinor 2HTS320/T, p-malas 2 Pioneer TS-W302F em caixa dut.
    (por enquanto sem amplificação-aceito sugestôes)
  • Nome Completo Real
    Humberto Vorselen

Contact Methods

  • Website URL
    http://

Profile Information

  • Cidade/UF
    Valinhos - SP
  • Interesse
    Hi-fi e SPL...
  1. Gostaria da ajuda de vocês para descobrir o tamanho (volume) de uma caixa selada para dois subs 15W3 para instalá-los em um Passat antigo 2 portas (porta-malas separado).
  2. Já montei algumas caixas band-pass. As que mais me impressionam são as isobáricas push-pull, pois estas tem uma resposta muito mais rápida e detalhada. A mais interessante foi a que montei para uma carro de exposição de uma loja daqui da cidade. Era uma BP6 com um Bicho Papão de 12pol e 550W. Com uma curva de resposta plana mas em frequências bem baixas. A idéia era fazer terremoto... O carro era um sedan (Kia Sephia) e ainda contava com dois subs de 15 pol em caixas seladas individuais onde seriam os bancos traseiros (a BP6 ficava entre eles.) O que mais impressionou as pessoas que viram o carro todo aberto (as quatro portas + porta-malas) era que mesmo assim o grave fazia tremer tudo ao redor. Os estaladores de plantão não conseguiam acreditar no que estavam ouvindo e sentindo e ainda criticavam que o falante (Bicho Papão) não deveria estar sendo tampado com acrílico... Aliás, uma característica interessante das BP é que elas são menos sensíveis ao fato do carro estar aberto ou fechado, e dependendo do objetivo, isso é útil. Agora, o mais engraçado é ver a reação das pessoas quando veêm uma caixa band-pass isobárica push-pull sendo montada (já com os falantes no lugar): "Isso não tá certo moço!" , " Como o falante pode tocar desse jeito?" , etc... E é muito mais engraçado quando os mesmos escutam o resultado... Montar BP isobária é uma forma legal de conseguir diminuir muito o tamanho da caixa, e também uma forma interessante de conseguir atingir freqüências mais baixas, além de respostas mais rápidas da caixa.
  3. A cola que indico e sempre uso é a Cascorez cola taco. É mais espessa, e uma vez colada não descola mais, a madeira quebra ao redor mas não descola... Não use pregos, pois estes sempre soltam. Use parafusos auto atarrachantes (= soberbos) para madeira com fenda philips do tamanho 35mm x 3,5mm a cada 7 cm. Use um reforço a cada 30cm para que a caixa fique a mais rígida possível. Também é legal fazer reforços equidistantes (pelo menos quatro) unindo a dianteira (ao redor do furo do falante) com a traseira Estas dicas valem tanto para MDF quanto para compensado. Uso ambos os materias para fazer caixas. MDF é definitivamente melhor, mas quem quer menos peso e menor custo pode optar por compensado.
  4. Alguém já montou uma caixa LT com o Bomber Upgrade de 15 pol e bobina simples de 4 Ohms?
  5. Será que uma caixa LT com o NAR 15SW3 fica legal em Santana? Será que funciona de forma satisfatória caixa LT com falantes na configuração isobárica push-pull?
  6. O Upgrade de 15 é mais indicado para caixa selada, e grande. O manual recomanda uma de 50 litros. Projetando pelo WinSD é melhor usar uma de 80 litros (selada) ! Dutada é bom pensar em uma de pelo menos 120 litros com dois dutos de 4 polegadas. Não me lembro do comprimento. Postarei mais tarde. Com esta caixa ele descerá muito e produzirá um bom SPL.
  7. E geralmente quem tem cultura, nivel superior, e poder, faz parte da elite brasileira, que não está interessada em resolver os sérios problemas que temos por este Brasil afora. Em geral só pensam no próprio umbigo. O resto, que se dane....
  8. UFA! Li todos os posts. Porém tem um que "mito" que ainda não vi. Tudo bem que este é mais difícil, pois acaba passando muitas vezes desapercebido. Quantos "instaladores" ao montar um sistema de super tweeters e drivers os consideram iguais? Ou seja, que tocam na mesma freqüência. Aqui, simplismente todos que conheço. E nem tente discutir com eles... Aliás eles aplicam esta "teoria" a todos os alto-falantes... Exemplo: - como o fazem: dois drivers 8 Ohms e dois super tweeters 8 Ohms. Todos em paralelo no mesmo canal teremos 2 Ohms. Imagine eles ligando em um mesmo canal um ainda um woofer... - o correto: com dois drivers de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms para os médios e os dois super tweeters de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms para os agudos. Porquê? Simples: drivers e tweeters tocam em freqüências diferentes. Senão não usuaríamos no mínimo capacitores diferentes para drivers (47 a 22uF) e super tweeters (2,2uF). E também não existiria um dos dois. Este tópico está muito bom!
  9. Tenho 31 anos. Mas garanto que estou menlhor que muita criança de 18. Estou envolvido com música desde criança. A família de minha mãe sempre cantou e muito bem. Já cantei em coral, tive aula de música, etc, etc... Posso dizer que ouvidos atentos. Quando fui montar o som de meu primeiro carro. Deixei muito vendedor de alto-falantes doido, já que não queria levar de jeito nenhum aquelas porcarias de 6x9 que eles queriam me empurrar. E ficavam as vezes furiosos quando eu falava que 6x9 era lixo. Como eu gosto de fazer as coisas pessoalmente (DIY), acabei comprando um par de mid-bass de 6 pol e um par de tweeters após muita procuar e testes. Montei sem amplificador. Resultado: muito colega da faculdade que tinha 6x9 e cd pioneer ficava f***do que o meu pobre tf dava um som melhor que o cd deles. E eu não tinha gasto nem a metade que eles tinham gasto. Depois começou o aprimoramento. Lendo matérias técnicas, procurando informações e conferindo, sempre. Hoje a galera ao meu redor me considera doente, louco. Pois por aqui a moda é trio eu detesto isso. O que eu quero é SQ, independente do que está se usando. Pô meus ouvidos não são pinico.
  10. Até onde eu sei: Tanto faz se o amp é residencial ou automotivo, o coração do amp é a fonte. E se ela for mal dimencionada, todo o resto fica comprometido. E no caso do amp automotivo temos um agravante: Alimentação limitada, tanto em tensão quanto em corrente. E com o carro desligado então...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...