Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jlm

Fiação Pra 2 Módulos

Recommended Posts

Fala moçada.... é o seguinte.....

 

Que fiação posso usar para alimentar 2 módulos....... 1 de +- 700W rms (pros falantes) e outro de 720W rms pro sub?

 

Preciso vir com uma bitola gigante da bateria até o porta malas e lá divido em 2 ou venho com 2 bitolas +- direto da bateria até os m´podulos?

 

Como faço o aterramento, tenho que puxar outro cabo de grande bitola até atrás (se sim, qual bitola) ou dá pra ligar em algum contato "terra" lá atrás mesmo e o fio com uma bitola não mto grande... 9mm2 +-?????

 

Preciso da ajuda pra saber como fazer.......

 

valeww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

faço eletrica e me falaram na faculdade q eh 6mm de diametro pra cada 30A

....

preguiça de calcular!

 

bota 16 +-

ou 21 logo, pra um futuro upgrade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara,

não sou muito qualificado para dizer isso, mas eu sempre vejo o pessoal recomendando usar o 35mm para ligar os amplis de 700rms +ou-.

 

Agora, se voce deve usar 1 de 35mm e fazer um "Y" depois ou 2 de outro MM eu não sei te dizer.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na verdade to custando a acreditar q precise de tamanha bitola pra alimentar tão pouca potência..... mas......

 

é que até agora não tive uma explicação boa a respeito..... to procurando na net ver se acho algo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo o site do Autosom.net..no teu caso deve-se passar 1 cabo de 54mm ou 2 cabos de 21mm e haja bateria! he!he!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro passo: ler os artigos do autosom.net, que você encontra aqui:

 

http://www.autosom.net/artigos

 

Determinando a classe dos seus amplificadores e seu consumo real, você chega à corrente máxima consumida a plena carga. Digamos que você chegou a um número de 150Ah.

 

Então você pega esse valor de corrente e vai até a tabela de cabos de força. Digamos que para uma distância de 4 metros (bateria ao porta-malas) você deva usar um cabo de 35mm²... Não adianta colocar um cabo menor, pois corre-se o risco dele não aguentar a corrente e aquecer a ponto de iniciar um incêndio. Não vale a pena economizar em cabos!

 

Depois, com o valor do consumo de CADA amplificador dimensiona-se os fusíveis individuais e a bitola do cabo que alimentará cada um. Digamos, 80Ah, 70Ah e cabos de 16mm² para uma distância de 1m.

 

Nesse caso, os cabos de aterramento deverão ter a mesma medida: 16mm².

 

O aterramento pode ser feito diretamente na lata do carro, pois ela toda está ligada ao negativo da bateria. Certifique-se de escolher um local sem pintura e sem oxidação, que prejudica a passagem de corrente. De preferência, aterre os dois amplificadores no mesmo ponto.

 

Pronto... tudo bem dimensionado e instalado, é só curtir... hehe

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço, e boa instalação.

 

 

Edu Nicácio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu compreendi o que vc disse.... agora.....

 

será que a prática tem mesmo q ser igual o que diz a teoria??v veja só.......

 

tenho um cabo direto até atrás de 16 ou 21mm.... não lembro e lá ele se divide em 2 de 6mm (1 pra cada amp)....... meus cabos não esquentam e nem nd...

 

fusível..... utilizo 40A pros 2 e escuto o som no talo e ele não estoura e nem nunca ameaçou..... e olha q o grave bombaa.....

 

por isso que mtas vezes eu discordo do que diz a teoria....

 

é a mesma coisa um esquema elétrico.. se vc dimensiona um projeto de um chuveiro de 5400W, certo..... na teoria, se não me engano (p/ 127V), ele exige um cabo de 10mm.... mas na pratica a gente sabe q não se usa..... usa de 4mm a 6mm q resolve sem problemas.... então... sei lá...

 

minha teimosia é justamente por não ter q gastar tanta grana com cabo de força.... vai quase 200 conto.. aí é fuedss hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, não sei se tem lógica, mas eu acho que pode ocorrer o seguinte... naquela tabela colocamos muitas vezes a potência RMS em 14.4v e a potência em 12.5v é menor do que aquela...

Não sei se falei bobagem..he!he! mas tá aí um achismo meu.

Vlw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então, não sei se tem lógica, mas eu acho que pode ocorrer o seguinte... naquela tabela colocamos muitas vezes a potência RMS em 14.4v e a potência em 12.5v é menor do que aquela...

Não sei se falei bobagem..he!he! mas tá aí um achismo meu.

Vlw.

isso significa que????? q a potencia é menor..... e se é menor...... a corrente é menor..... e se a corrente é menor...... a fiação tb é menor hehehe e por aí vai..... hehehehe pode ser isso sim. eu acho tb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz... não é a minha praia e sempre sigo os artigos do autosom dessa parte...

Mas esta história que "chuveiro aguenta", é clássica de EStalador ... já vi um cabo de 10mm derretido por um Banda Ice (credo)...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Putz... não é a minha praia e sempre sigo os artigos do autosom dessa parte...

Mas esta história que "chuveiro aguenta", é clássica de EStalador ... já vi um cabo de 10mm derretido por um Banda Ice (credo)...

se vc acha conversa de "estalador", verifique vc mesmo qual a espessura utilizada no chuveiro da sua casa..... eu fiz elétrica e sei como funciona.... é assim... a teoria nem sempre corresponde com a prática...

 

sei que não tem nd a ver o q vou falar agora mas.... se vc vai arrumar um emprego, o que vale mais o estudo e conhecimento teórico ou não mto estudo e mto conhecimento prático? ;)

 

 

não sei como funciona na eletrônica.... mas se usar o mesmo principio....

 

foi o que eu disse.... uso cabo de 16mm da bateria atá atrás, fusivel de 40A, depois ele divide em 2 de 6mm, um pra cada módulo... nunca me deu problema.... isso q ates eu usava 6mm direto pros 2..... depois q resolvi trocar e não mudou em nd..... se como eu utilizo um fusivel de 40A e ele não arrebenta, quer dizer q tenho uma corrente q não chega a isso.... e um cabo de 6mm (se não me engano) suporta +- isso..... por isso q fico me perguntando e mtas vezes acho exagero esses puta cabo.... orra.. um cabo de 35mm na parte elétrica, é pra alimentar a entrada de um prediozinho hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...