Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wilsonchen

Multa Por Causa Do Xenon.

Recommended Posts

RESPOSTA DO DETRAN

Informamos a Vossa Senhoria que, o farol de xenon tem o dobro da potência das lâmpadas normais e são originalmente encontrados em carros importados, porém, a resolução 692/88 do CONTRAN que define o uso de lâmpadas para faróis que emitem luz halógenas (de 2800 a 3200 k), portanto, as lâmpadas que emitem luz azul são proibidas, pois elas não se enquadram na relação de alterações permitidas pelo código.

:legal:

Dobro de Potencia?

Mais Halógenas tem 55w.. xenon tem 35w..

Ou será q ele se refere aos Lumens?

AHHHH BRASILLL...

Falta de informação até por funcionários do detran.. da nisso..

para vocês terem noção.. o oficial que me parou para encher o saco por causa do xenon, falou que eu poderia regularizar meu carro rebaixado com mola esportiva em alguma entidade credenciada pelo inmetro.. isso não existe neh?

existe sim

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
RESPOSTA DO DETRAN

Informamos a Vossa Senhoria que, o farol de xenon tem o dobro da potência das lâmpadas normais e são originalmente encontrados em carros importados, porém, a resolução 692/88 do CONTRAN que define o uso de lâmpadas para faróis que emitem luz halógenas (de 2800 a 3200 k), portanto, as lâmpadas que emitem luz azul são proibidas, pois elas não se enquadram na relação de alterações permitidas pelo código.

Dobro de Potencia?

AHHHH BRASILLL...

para vocês terem noção.. o oficial que me parou para encher o saco por causa do xenon, falou que eu poderia regularizar meu carro rebaixado com mola esportiva em alguma entidade credenciada pelo inmetro.. isso não existe neh?

existe sim

Se for somente a mola, vc pode alegar q é peça de reposição.

Seria bom criar um tópico somente p/defesa do xenon, dando todas as informações sobre o xenon, o q a lei diz, como recorrer no caso de multa, novidades, etc. Mas tem q ser um tópico limpo, p/facilitar a leitura. Pode ser q surja alguma brecha/falha na lei. No final, poderíamos criar um modelo de documento c/todas as informações p/quem quiser imprimir e ter no porta-luva, ou até mesmo p/usar em caso semelhante ao mencionado. Se ñ servir p/recorrer da multa, pode pelo menos servir na hora de jogar uma conversa no guarda! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Peguei esta informação no site da Quantum, que trabalha com módulos de vidro e agora tb esta trabalhando com xenon e alguns acessórios.

Xenon instalado no veículo,atende a normas do CTB,sendo:Código de Trânsito Brasileiro.Por favor veja:

O ARTIGO 230 XIII DO CTB-CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO DESCRITO NA MULTA SE DIVIDE EM OUTROS ARTIGOS E RESOLUÇÕES:

1 - CTB 103 - DISPÕE SOBRE SEGURANCA DOS VEÍCULOS,SENDO QUE DENTRO DELE É CITADO VÁRIOS OUTROS ARTIGOS,MAS ELE CITA AS RESOLUÇÕES 680/87 E 692/87 QUE SÃO AS ÚNICAS RESOLUÇÕES QUE NORMATIZAM A ILUMINAÇÃO VEICULAR.

2 - ARTIGO 105 - NAO CITA ILUMINAÇÃO.

3 - ARTIGO 258 - VALORES DE MULTAS.

4 - ARTIGO 259 - PONTOS NA HABILITAÇÃO.

5 - ARTIGO 269 - MEDIDAS ADMINISTRATIVAS.

6 - ARTIGO 270 - RETENCAO DE VEÍCULO.

7 - CTN 89 - SINALIZAÇÃO DE RUAS E ESTRADAS.

8 - CTN 91 - TREINAMENTO.

9 - ARTIGO 181,183 - ESTACIONAMENTO.

10 - ARTIGO 667 - DISPOE SOBRE DIVISÃO DO TERRITÓRIO NACIONAL

EM RESUMO.

O ARTIGO 230XIII DO CTB,NÃO DIZ QUE É PROIBIDA A ALTERAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DO VEÍCULO.

MAS A RESOLUÇÃO 680/87 E 692/87 CITA AS NORMAS E ESPECIFICACOES TÉCNICAS PARA UMA ILUMINAÇÃO EM CONFORMIDADE COM A LEI.

BASEADO NESSAS RESOLUÇÕES O SISTEMA XENON ESTÁ EM CONFORMIDADE COM A LEI.

1 - POTÊNCIA - A POTÊNCIA PERMITIDA CONFORME TABELA 7 DA MESMA RESOLUÇÃO E DE ATÉ 60W P/ VEÍCULOS DE PASSEIO,O XENON TEM 35 W.

2 - COR - A NORMA PERMITE COR AMARELA OU BRANCA SENDO O XENON DE COR BRANCA VARIANDO DE 6000 A 10000 GRAUS KELVIN(COORDENADA CROMÁTICA TABELA 1).

3 - FOTOMETRIA - BASEADO EM TESTES NO INMETRO O XENON NÃO ALTERA A LINHA DE CORTE CITADA.

O XENON HOJE É UM SISTEMA QUE VISA A SEGURANÇA ATIVA,POIS AUMENTA A INTENSIDADE LUMINOSA E SUA COR BRANCA REFLETE MELHOR AS SINALIZACÕES DE TRÂNSITO SENDO HOJE ACESSÓRIO OPCIONAL EM ALGUNS CARROS.

NACIONAIS E DE LINHA EM MUITOS IMPORTADOS E OBRIGATÓRIO A PARTIR DE 2005 EM VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA

Compartilhar este post

Link para o post
RESPOSTA DO DETRAN

Dobro de Potencia?

AHHHH BRASILLL...

Em carros de passei, não existe. Só em pick-us, camionetes e caminhões.

Compartilhar este post

Link para o post
Peguei esta informação no site da Quantum, que trabalha com módulos de vidro e agora tb esta trabalhando com xenon e alguns acessórios.

Xenon instalado no veículo,atende a normas do CTB,sendo:Código de Trânsito Brasileiro.Por favor veja:

O ARTIGO 230 XIII DO CTB-CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO DESCRITO NA MULTA SE DIVIDE EM OUTROS ARTIGOS E RESOLUÇÕES:

1 - CTB 103 - DISPÕE SOBRE SEGURANCA DOS VEÍCULOS,SENDO QUE DENTRO DELE É CITADO VÁRIOS OUTROS ARTIGOS,MAS ELE CITA AS RESOLUÇÕES 680/87 E 692/87 QUE SÃO AS ÚNICAS RESOLUÇÕES QUE NORMATIZAM A ILUMINAÇÃO VEICULAR.

2 - ARTIGO 105 - NAO CITA ILUMINAÇÃO.

3 - ARTIGO 258 - VALORES DE MULTAS.

4 - ARTIGO 259 - PONTOS NA HABILITAÇÃO.

5 - ARTIGO 269 - MEDIDAS ADMINISTRATIVAS.

6 - ARTIGO 270 - RETENCAO DE VEÍCULO.

7 - CTN 89 - SINALIZAÇÃO DE RUAS E ESTRADAS.

8 - CTN 91 - TREINAMENTO.

9 - ARTIGO 181,183 - ESTACIONAMENTO.

10 - ARTIGO 667 - DISPOE SOBRE DIVISÃO DO TERRITÓRIO NACIONAL

EM RESUMO.

O ARTIGO 230XIII DO CTB,NÃO DIZ QUE É PROIBIDA A ALTERAÇÃO DA ILUMINAÇÃO DO VEÍCULO.

MAS A RESOLUÇÃO 680/87 E 692/87 CITA AS NORMAS E ESPECIFICACOES TÉCNICAS PARA UMA ILUMINAÇÃO EM CONFORMIDADE COM A LEI.

BASEADO NESSAS RESOLUÇÕES O SISTEMA XENON ESTÁ EM CONFORMIDADE COM A LEI.

1 - POTÊNCIA - A POTÊNCIA PERMITIDA CONFORME TABELA 7 DA MESMA RESOLUÇÃO E DE ATÉ 60W P/ VEÍCULOS DE PASSEIO,O XENON TEM 35 W.

2 - COR - A NORMA PERMITE COR AMARELA OU BRANCA SENDO O XENON DE COR BRANCA VARIANDO DE 6000 A 10000 GRAUS KELVIN(COORDENADA CROMÁTICA TABELA 1).

3 - FOTOMETRIA - BASEADO EM TESTES NO INMETRO O XENON NÃO ALTERA A LINHA DE CORTE CITADA.

O XENON HOJE É UM SISTEMA QUE VISA A SEGURANÇA ATIVA,POIS AUMENTA A INTENSIDADE LUMINOSA E SUA COR BRANCA REFLETE MELHOR AS SINALIZACÕES DE TRÂNSITO SENDO HOJE ACESSÓRIO OPCIONAL EM ALGUNS CARROS.

NACIONAIS E DE LINHA EM MUITOS IMPORTADOS E OBRIGATÓRIO A PARTIR DE 2005 EM VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA

Bom saber. ;) Tb é bom dar uma lida nesses artigos.

Compartilhar este post

Link para o post
RESPOSTA DO DETRAN

xenon nao emite luz azul... na escala cromatia ele é branco!

quanto a potencia... eles devem ter confundido com lampada de 100W... sempre confundem! o maluco que me parou na Blits falou essas lampada azuis ai nao pode e bla bla bla... mas elas sao de 3200K e sao brancas!

Compartilhar este post

Link para o post
RESPOSTA DO DETRAN

xenon nao emite luz azul... na escala cromatia ele é branco!

quanto a potencia... eles devem ter confundido com lampada de 100W... sempre confundem! o maluco que me parou na Blits falou essas lampada azuis ai nao pode e bla bla bla... mas elas sao de 3200K e sao brancas!

Pois é... é branco, mas o matiz se torna azulado a partir dos 4000k. Se não me engano, o limite é 4300k, e não 3200k. Andando com 8000k fica impossível se livrar da multa.

Quanto á potência, tem que explicar pra uma anta desta que a potência é ELÉTRICA, e está abaixo disto. "Luminosamente" é uma lâmpada mais potente, porém o código não especifica o limite de lúmens emitido por um farol, o que seria o extremo da burrice, pois quanto mais ilumina, melhor o farol.

É mais uma das leis que depende da interpretação ($$$) de quem a aplica, como tudo neste país.

Compartilhar este post

Link para o post
fo** né...

xenon melhora MUITO o que você ve na pista das nossas "ótimas" estradas... ajudando e contribuindo para a segurança...

e os caras vem te multar!!! :angry:

nao sou a favor da multa, mas xenon so melhora pra quem ta dentro do carro mesmo, pro coitado q vem na direcao contraria numa rodovia eh a pior coisa, parace q ta olhando pro sol, ofusca completamente a visao. e quando o carro com xenon esta atras de vc, a coisa nao muda, vc nao enxerga nada, tem q mudar os retrovisores.

Compartilhar este post

Link para o post
fo** né...

xenon melhora MUITO o que você ve na pista das nossas "ótimas" estradas... ajudando e contribuindo para a segurança...

nao sou a favor da multa, mas xenon so melhora pra quem ta dentro do carro mesmo, pro coitado q vem na direcao contraria numa rodovia eh a pior coisa, parace q ta olhando pro sol, ofusca completamente a visao. e quando o carro com xenon esta atras de vc, a coisa nao muda, vc nao enxerga nada, tem q mudar os retrovisores.

adapte uma lente projetora no seu farol... é o que eu estou fazendo! assim voce acaba com esse problema da cegueira dos que tao vindo do lado contrario!

Compartilhar este post

Link para o post
fo** né...

discordo completamente!!

msm que o ozzi falu, que com projetor resolveria o problema, xenon é lamapda fria!

nao incomoda o motorista a frente, mto menos quem vem na direção contraria..

a nao ser aqueles xenon de 50w, ai ja sao outra historia...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do xenon é que muita gente acha que é só trocar a lâmpada, e que ele tem que funcionar igual farol alto, tem que iluminar lá na PQP. Por isto que ofusca.

Se regular direito, ele não incomoda. O esquema não é iluminar mais distante, é iluminar mais num raio pouca coisa maior que o farol com a lâmpada convencional, pra não ficar pegando nos olhos de quem passa.

Compartilhar este post

Link para o post
fo** né...

Cara, ontem voltando de viagem não levei nenhuma luz alta na cara...

Isso é só regulagem do farol... regulando certo fica 100%

Compartilhar este post

Link para o post

agora o que me chateia bastante é receber 8000k nos olhos de noite, quase bati o carro pelo ofuscamento, as vezes regular não adinata muita coisa, pois a pista tem imperfeições ou mesmo subidas e decidas o que faz com que o carro mude o foco de iluminação dae já era. eu sou a favor dos xenons de 4300<=0 (menor igual a zero).

Compartilhar este post

Link para o post
agora o que me chateia bastante é receber 8000k nos olhos de noite, quase bati o carro pelo ofuscamento, as vezes regular não adinata muita coisa, pois a pista tem imperfeições ou mesmo subidas e decidas o que faz com que o carro mude o foco de iluminação dae já era. eu sou a favor dos xenons de 4300<=0 (menor igual a zero).

Cara, mas isto acontece com qualquer farol.

Uma vez um palio atrás de mim parecia que tava dando sinal de luz, me incomodou um monte, ai quando ele parou do meu lado na beira rio eu vi que era original, amarelinha mesmo, e nas ondulações ele batia a luz no meu espelho.

Assim que eu tiver um tempo vou bater uma foto do Golf do meu pai com lampadas originais do lado do meu com xenon.

Vou bater a foto com a mesma leitura e vc verá que a do golf incomoda mais.

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, mas isto acontece com qualquer farol.

Uma vez um palio atrás de mim parecia que tava dando sinal de luz, me incomodou um monte, ai quando ele parou do meu lado na beira rio eu vi que era original, amarelinha mesmo, e nas ondulações ele batia a luz no meu espelho.

Assim que eu tiver um tempo vou bater uma foto do Golf do meu pai com lampadas originais do lado do meu com xenon.

Vou bater a foto com a mesma leitura e vc verá que a do golf incomoda mais.

eu entendo que acontece com todo farol, mas sendo xenon a luz normalmente é mais forte e brilhosa o que incomoda mesmo.

Mas posta a comparação das luzes pra tirar as dúvidas. :legal:

abs

Compartilhar este post

Link para o post
sempre quando passo por postos da prf

eu desligo o xenom, passo so na meia luz

mas nunca me incomodaram tbm por causa

e isso que passo bastante com o civic saindo aqui de foz no posto

mais a meia luz, e aquela branca ou amarela?

flaram q mesmo a branca os cara encomodam.

Compartilhar este post

Link para o post
sempre quando passo por postos da prf

eu desligo o xenom, passo so na meia luz

mas nunca me incomodaram tbm por causa

e isso que passo bastante com o civic saindo aqui de foz no posto

mais a meia luz, e aquela branca ou amarela?

flaram q mesmo a branca os cara encomodam.

Acho que a meia-luz dele é o farolete.

Há quem diga que, pra passar por blitz, o ideal é apagar os faróis e passar só no farolete, pra não ofuscar o policial. Bom pra quem tem xenon seguir essa regra de boa-convivência... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

eu comprei hje um kit de 8000k, vou colocar nos milhas do meu Tempra 98... mas enfim multa ou n multa?

Compartilhar este post

Link para o post
eu comprei hje um kit de 8000k, vou colocar nos milhas do meu Tempra 98... mas enfim multa ou n multa?

segundo os coxa da minha cidade, o que eles adoram fazer, é parar carro antigo com xenon...

pois nao tem NEXO um carro antigo com xenon, nao foi projetado pra isso

SEGUNDO ELES ISSO!

Compartilhar este post

Link para o post

poxa..eu tava pensando em por xenon na minha pickup corsa..no farol e na milha..queria por tudo 6k pra não ter tanto problema..

mais agora to com receio..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um Gol 2001 GIII com xenon. Já passei por duas blits e NADA!

Mas claro, meu xenon está 100% para baixo (Não tem farol projetor? Este é o jeito)

Não incomodo ninguém que venha do contra nem que está na minha frente.

Só tem um ou outro mané que de vez em quando dá sinal de luz, mas geralmente devem ser tiozão ou vozão, pq ou era uma belina, corcel, etc.

Valeu!

Raphael

Compartilhar este post

Link para o post

tenho 8k no vectra...

carnaval desci pra praia...depois da curva ja tnha passado o posto de guarda viatura na pista...5 federal sem nada pra fazer esperando pra pegar alguem...

na hora q o xenon ilumiou eles td pararam de conversar e olharam...ja tava ate imbicando o carro pra encostar ja os kras mandaram seguir...

agora foi o q falaram ai pra tras nos post...

aqui em sampa ate moto de entrega pizza tem xenon...as vezes por isso q nao encham tanto o saco ahauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Seguindo uma dica numa discussão de um outro fórum, verifiquei as resoluções relacionadas ao assunto no Denatran:

http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

A resolução que trata do assunto, a 262/2008 (e, anteriormente, a 201/2006) permite modificações no "Sistema de sinalização/iluminação" condicionadas a emissão do CSV:

Art. 4º Quando houver modificação exigir-se-á realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme regulamentação específica do INMETRO, expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN, respeitadas as disposições constantes na tabela do Anexo desta Resolução.

Ou seja, rigorosamente falando, a instalação de faróis xenon, se não feita pela fábrica, é uma modificação no sistema de iluminação, e por isso é necessária a emissão do CSV, sem o qual a modificação é ilegal. As penalidades estão estipuladas nos artigos 98 e 106 do Código de Trânsito.

Em outras palavras, a instalação é permitida, desde seja providenciada a emissão do CSV. Proibido mesmo é colocar aqueles filmes sobre as lanternas ou faróis, de acordo com a "regulamentação específica do INMETRO":

http://www.inmetro.gov.br/legislacao/detal...e=1&seq_ato=880

Por isso, entendo que a única forma do colega recorrer da multa seria apresentando o CSV, que deve ser expedido por "Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN" (???). Imagino que para conseguir o tal CSV seja necessário morrer num $$$ razoável.

Infelizmente, como aqui no Brasil cada um faz o que quer e a fiscalização é meramente arrecadatória, há muita gente circulando com itens irregulares no veículo, mas só alguns poucos sorteados é que são multados. Daí, os poucos "sortudos" que são multados ficam com a impressão de que o foram indevidamente, mas não é o caso. É uma baderna que deixa todos revoltados.

Se não me engano, neste domingo o Autoesporte (Globo plin plin), vai apresentar uma matéria sobre faróis de xenon. Talvez traga alguma informação interessante.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu tenho um Gol 2001 GIII com xenon. Já passei por duas blits e NADA!

Mas claro, meu xenon está 100% para baixo (Não tem farol projetor? Este é o jeito)

Não incomodo ninguém que venha do contra nem que está na minha frente.

Só tem um ou outro mané que de vez em quando dá sinal de luz, mas geralmente devem ser tiozão ou vozão, pq ou era uma belina, corcel, etc.

Valeu!

Raphael

Ph , pra vc o resultado do Xenon é òtimo, em termos de visibilidade

Pro motorista que vem contra é Uma PORCARIA , essa merd@ de luz clara encomoda pra caralh# .

TEm que levar multa sim , e proibir .

Compartilhar este post

Link para o post
fo** né...

discordo completamente!!

msm que o ozzi falu, que com projetor resolveria o problema, xenon é lamapda fria!

nao incomoda o motorista a frente, mto menos quem vem na direção contraria..

a nao ser aqueles xenon de 50w, ai ja sao outra historia...

Até hoje não vi nenhuma que não encomoda , todas cegam quem vem na direção oposta

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...